Recent reviews by ✪ Hallzzz

Falando dos aspectos gerais do jogo, DayZ é incrível. A ambientação é extremamente imersiva seja caminhando nas florestas seja nas cidades e vilarejos. Se me permitem a ironia, o ambiente é muito vivo, a vida selvagem em DayZ é vasta e variada, indo desde pequenos coelhos, ovelhas, cervos, a alcateias de lobos e até mesmo ursos. A mecânica de sobrevivência é muito desafiadora, necessitando a busca constante por medicamentos, comida, água, roupas, armas e munição, sendo possível caçar/pescar e preparar a carne de animais. Além de ser muito imprevisível, você pode jogar por horas e não ver um jogador, outras vezes você vai se com encontrar sobreviventes aos montes, sempre com aquele receio se é apenas um cara que apenas quer coletar recursos, sem confusão, ou se é alguém que te matará na primeira oportunidade. Uma história que resume esse game... Certa vez, eu estava em uma vila buscando por água e encontrei com um cara que estava com o mesmo objetivo, eu e ele tínhamos armas e poderíamos começar um confronto a qualquer momento, fiquei com medo de perder meus itens, assim como ele. Pois bem, nos unimos a procura de água, conforme íamos andando e nos ajudando, formamos momentaneamente uma dupla, até que em um dado momento percebi que ele havia montado uma armadilha de urso pra tentar me prender, notei a tentativa dele em me matar e o matei antes, e nessa hora eu descobri que ele não tinha munição nenhuma. Enfim, isso é DayZ!

Sobre os servers, existem os servers da comunidade que são full mods, que de certa forma mais focados em PvP, onde se acha armas, e demais itens, com muita facilidade, porém necessitam de muitos mods, alguns chegando a mais de 20 gb de conteúdos a serem baixados. Uma dica pra quem pretende jogar em server com mod, escolhe um e fica, porque geralmente cada server tem mods específicos e que podem gerar conflito com os de outros servers, precisando baixar mais mods e consumir mais espaço.
Já os servers oficiais o buraco é mais embaixo, os loots, são escassos, e seus spawns são bem balanceados, por exemplo, não espere achar uma AK-47 dentro de uma casa em um vilarejo, pois uma das maiores reclamações que vejo sobre o jogo é o fato de muitos jogadores, que não tem paciência em ficar looteando cidades, e que querem respawnar e já sair encontrando rifle, munição, colete e mochila, como eu disse, "em servers oficiais não funciona assim", é preciso ter paciência e ir progredindo de cidade em cidade, se arriscando em acampamentos militares e afins. Alias, os servers oficiais são bem cheios, o que é muito bom. Os PvPs nesses servers, ocorrem com certa frequência, embora muitos achem que server oficial é PvE, só pra matar zumbi, mas diferentemente dos servers com mods, a dificuldade em achar certos itens faz com que o jogador dê muito valor a eles, logo há sempre o receio de perder tudo e começar do zero.

Falando em morrer e perder tudo, se você nunca jogou nenhum jogo de sobrevivência ou teve contato com DayZ na época do mod em 2012, já esteja ciente desde já que você vai morrer, e morrer, e morrer, e morrer, quando achar que já entendeu como funciona, vai morrer de novo. Porque DayZ não tem tutorial, ele não se presta a te ensinar as mecânicas do jogo, porque justamente a ideia é que o próprio jogador descubra no decorrer de sua caminhada no game. Você vai morrer de fome, de sede, espancado por zumbis, de frio, de doenças, sem contar quando algum outro jogador resolve te matar. Caso você seja do tipo de jogador impaciente ou que se estressa fácil jogando, passa longe do DayZ, pois é muito comum você passar um dia inteiro explorando cidades e bases militares, ficar full loot e morrer na primeira trocação. Afinal de contas, DayZ é sobre sobreviver, acima de tudo, você vai matar e morrer, mas deve estar sempre disposto a recomeçar.

Abordando alguns pontos que são desagradáveis. Primeiro a respeito de bugs, como qualquer jogo, DayZ está recheado de bugs, obviamente, nem todos impactam negativamente na gameplay. Porém, itens sumindo do inventário, bug da mira (o qual te impossibilita mirar com scope), zumbi batendo através da parede, entre outros, são alguns que podem frustrar o jogador. Felizmente, vários updates com correções são lançados mas, nunca consertam tudo. E segundo, Cheaters, se você é uma pessoa normal, certamente tem um profundo ódio por cheaters e em DayZ esses malditos também atacam. Apesar disso, durante minhas atuais horas de jogo, ainda não me deparei com nenhum (Aleluia), contudo, isso não quer dizer que não existam. Como eu jogo nos servers oficiais, estes são "protegidos" pelo VAC (Valve Anti Cheat), que se você joga Counter-Strike, sabe o que isso significa. Pois bem, já li relatos em fóruns de DayZ de jogadores que morreram pra cheaters, os quais se teletransportavam nas costas, ou então usavam uma espécie de "God Mode" e não morriam e os clássicos aimbots. Uma dica que eu li nesses fóruns e uso, e que pode explicar porque até hoje não me deparei com nenhum cheater, é: quando entrar em um server oficial, dê Shift + TAB e veja os jogadores que estão no server e tente identificar alguma "steam suspeita", por exemplo, jogador que não possui conta na comunidade, não possui amigos ou que deixa todas as informações da conta no privado, ou então player com nick esquisito, cheio de números ou escritos em chinês, por mais que não queiram dizer muita coisa, aparentam ser contas criadas as pressas ou contas secundárias, caso se identifique alguma, troca de server.

Sobre o desempenho do jogo, meu PC não é dos melhores, tenho uma placa de vídeo bem ultrapassada (GTX 750ti), porém o jogo se comporta muito bem, jogo com algumas configurações de vídeo entre médio e alto, e rarissímas vezes tive quedas de FPS, algo que, confesso, me surpreendeu, visto que há algum tempo testei o DayZ quando ele estava de graça por um fim de semana e sequer conseguia andar, de tão travado.

DayZ é um título obrigatório para quem gosta de jogos de sobrevivência, como qualquer jogo, ele melhora muito quando se joga com amigos. Para quem gosta do estilo, mas quer um PvP, já disse acima e reintero, recomendo os servers da comunidade onde o pau come sem dó.
Enfim, um jogaço!!!
Posted February 9, 2022. Last edited November 26, 2023.
O jogo é incrível! A trama, apesar de momentos clichês, é muito envolvente e te prende muito facilmente, a mitologia do universo do jogo é muito bem construída e bem contada, através de livros, cartas, documentos, poemas e por meio de diálogos com alguns personagens.
A mecânica do jogo é ligeiramente complicada no começo, mas não demora muito pra pegar o jeito. Algo que me atraiu muito em Dishonored é a grande variedade de meios que lhe é oferecido para se completar uma missão, são vários caminhos com desafios variados, dando a liberdade completa de improvisar ou planejar cada passo, além, é claro, de se optar ou não pelo modo furtivo.
Quanto ao tempo de gameplay, eu levei 15 horas para completar o jogo fazendo as sides missions e buscando todas as runas e encantos de ossos e usando o máximo da furtividade, algo que pode aumentar mais ainda o tempo de gameplay.
Dishonored é um jogo muito bom, que me prendeu por 15 horas durante dois dias, e é uma excelente pedida aos que gostam de boas histórias e te uma grande dose de stealth.
NOTA: 9,5/10
Posted July 19, 2020.
Uma obra prima, simplesmente fantástico. Esse é sem sombra de dúvidas o melhor jogo que já joguei na minha vida, por uma série de razões, é instigante, imersivo, desafiador, um enredo muito bem feito, onde até as quests secundárias são interessantes, personagens cativantes... enfim, um jogo obrigatório para amantes de RPG e, também, da saga do bruxão.

Nota: +8000/100
Posted June 28, 2019.
O jogo é legal, bastante tático, difícil em algumas partes, para os que gostam de bancar o Rambo eu não recomendaria, porque em muitas missões o modo stealth é essencial, e a change de você perder a paciência com o jogo é alta.
O DayZ mod é fantástico, realmente muito bom, tirando eventuais bugs que ocorrem, como zumbis que ignoram as paredes e alguns itens sumindo do nada, mas o mod é muito bom recomendo pra quem gosta de jogar com os amigos, é uma ótima pedida, ou seja jogar DayZ em grupo pode te proporciar muitas horas de gameplay.
Posted October 13, 2017.