Derfel Cadarn
Sao Paulo, Brazil
"Agora, perdoei o mundo e a mim também. Aprendi a sorrir novamente. Um dia eu chego lá. Eu sei que irei. Mesmo que não leve nove, mas novecentas vidas." :catmug:
"Agora, perdoei o mundo e a mim também. Aprendi a sorrir novamente. Um dia eu chego lá. Eu sei que irei. Mesmo que não leve nove, mas novecentas vidas." :catmug:
Currently Offline
                                      William Hope Hodgson
                                           Abra a porta,
                                             E ouça!
                                             Apenas o rugido abafado do vento,
                                             E o resplendor
                                             De lágrimas ao redor da lua.
                                             E, na imaginação, os passos
                                             De Calçados desvanecentes -
                                             Na noite afora com os mortos.

                                              "Fique quieto! E ouça
                                              O pranto aflito
                                              Do vento no escuro.
                                              Fique quieto e ouça, sem sopro ou suspiro
                                              Os calçados que trilham os éons perdidos.
                                              O som que lhe traz a morte.
                                              Quieto e ouça! Quieto e ouça!"


                                                        Os Calçados dos Mortos


Lista de Jogos Zerados:
2023 [www.backloggd.com] 2024 [www.backloggd.com]
2025 [www.backloggd.com]
Listas [www.backloggd.com]

Lista de Filmes Assistidos:
2024 [letterboxd.com]
2025 [letterboxd.com]

Lista de Series Assistidos:
2025 [www.justwatch.com]

Backlog Filmes
Watchlist Filmes [letterboxd.com]

Setup:
RTX 3070 Mineration Edition
Ryzen 3600 Chinese Red Version
32 Gb Ram DDR4
Artwork Showcase
Just Waiting for the Time to Come.....
7 1
Screenshot Showcase
Red Dead Redemption 2
23 2 2
Review Showcase
Prós
  • Graficamente muito bonito.
  • Os Inimigos são muito detalhados.
  • Os Efeitos Sonoros foram bem caprichados.
  • O Clima e a Ambientação são espetaculares.
Contras
  • A má Distribuição dos comandos da esquiva/corrida e agachar.
  • Acesso para os itens chaves poderiam ser mais imersivo/de fácil acesso.
  • Poderiam ter explorado itens escondidos, forçando o jogador a explorar e interagir mais com objetos e cenário.
Duração: 3:25. Finais: 1 Final. Tradução: Já é localizado para o Português-Br. Configuração: RTX 3070 - Ryzen R5 5600 - 32gb Ram Dispositivo VR: Quest 2. Roteador: TP-Link AX73 Leitura de 12 a 14 Minutos.

Quando comprei um Quest 2 eu estava procurando experimentar o diferente no segmento de games, da mesma forma como foi com o Steam controller, você estar literalmente naquele mundo, seja lá qual for, é um conceito antigo que já foi abordado em história de ficção científica e papos na adolescência com amigos, hoje isso é possível, e está em crescimento. Propagation é tudo o que eu gosto em um jogo, e experienciar isso em VR foi algo espetacular.


O Hotel
O Enredo…

Uma misteriosa doença se propagou e os mortos voltaram à vida. Jogamos com Emily Dias, presa na cozinha do Paradise Hotel e desesperada para encontrar sua irmã perdida. Uma oportunidade aparece e o exército entra em contato pelo rádio em busca de sobreviventes, mas só poderão resgatá-los no último andar do prédio. Agora Emily vai ter que entrar no inferno para fugir desse lugar, e tentar encontrar sua irmã no caminho.[/i]

Propagation é um Survival-Horror, desde o seu ritmo até a gameplay, encontrar itens chaves para prosseguir, destrancar portas, economizar munição, ler documentos, é praticamente RE1 em VR. O enredo é simples e objetivo bem no estilo filmes de zumbi, ela é interessante e fez eu querer chegar até o final, que tem um gancho colossal para uma sequência, poderiam muito bem ter um “part 1” no título desse jogo.

https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=3395253763


Sobrevivendo ao Inferno
Ambientação, Gráfico e Trilha Sonora

Graficamente é muito bonito, os inimigos são extremamente bem detalhados e animados, os cenários também tiveram uma atenção enorme.
A Ambientação e o clima é absurdo, souberam o momento certo de introduzir os inimigos e os momentos de tensão. Desde o começo você fica apreensivo, não sabendo se logo atrás da porta vai ter um inimigo à espreita, ou se aquele morto vai levantar bem no momento que estiver vasculhando um armário em um local escuro, com isso criam vários momentos impactantes.

E o que ajuda mais ainda na imersão e na tensão são os efeitos sonoros caprichados, desde o ranger da porta aos gritos e grunhidos dos zumbis, tornando a experiência aterradora. A trilha sonora também é competente, seguindo e ajudando no clima do jogo.

Felizmente podemos desligar todo o hud, como o contador de munição e a linha que sinaliza quando um item está sendo selecionado à distância, recomendo desligar os dois, seja lá qual dificuldade jogar. Ainda bem que se atentaram a isso.
É muito bacana terem localizado para o Português-BR, algo ainda raro em jogos VR, principalmente vindo de um estúdio independente, muito obrigado!


Performance e Pcismo

Na parte gráfica eu deixei tudo no alto, escala de resolução do jogo em 120 em boa parte do tempo, mas na reta final tive que abaixar para 116 pois estava tendo umas quedas de frames, e também tive que ligar a opção vídeo buffering no virtual desktop, aumentando a latência, mas sinceramente, mesmo beirando os 50, não prejudicou, e ajudou em manter os frames estabilizados em 72. No todo, não é um jogo pesado.


Sobrevivendo ao Hotel
A Gameplay

Em Propagation passamos por corredores estreitos, quartos vazios e tubulações apertadas, evocando um sentimento de claustrofobia enorme, a sensação de horror iminente é grande.
A exploração é estilo Survival Horror clássico, com um pouco de backtracking, escassez de munição e chaves para portas trancadas.

O Manejo das armas, algo muito importante em jogos VR, atirar, recarregar e engatilhar é muito bem feito e gratificante, e as poucas interações com o cenário como abrir gavetas e portas funciona perfeitamente. Temos 2 armas no jogo e uma variedade bacana de inimigos, levando em conta a duração do jogo, achei bem justo, que consigam expandir em uma eventual sequência.

https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=3414686532

A escassez de recursos é algo intrínseco no Survival Horror, e aqui talvez seja um dos jogos que mais explorou isso ao extremo, nem Re1 clássico fez eu passar tanto veneno com falta de munição, obrigando eu resetar o jogo [no difícil]. Então tomem cuidado. Acabou a munição, você ficará preso. É um jogo com uma dificuldade muito boa mesmo no normal.

Há várias opções de controles para diversos dispositivos VR, cada um deles determina uma porcentagem de verticalidade da mão. Não escolha o ”Touch [steamvr]” pois sempre que apertar o botão de descarregar a munição, vai aparecer um hud ridículo de pause bem em cima da mão. Se quiser um botão dedicado e livre para o pause, configure em outro botão.

Eu mudei a posição de alguns comandos, como por exemplo a corrida e a esquiva, esquivar apertando o analógico é bizarro, troquei para o botão B, e o agachar para o X (que nem usei, eu agachava fisicamente).
Em outros botões deixei para screenshot e gravação de últimos X segundos de vídeo no Obs usando o app Openvr2key.


O Fatídico “Poderia ser Melhor…”:
  • Alguns Itens poderiam ser mais escondidos, munição embaixo de uma caixa, remédio embaixo de uma cama etc, a exploração seria melhor aproveitada, incentivando e aproveitando melhor a interação com objetos e cenários.

  • Se Defender: Seria legal se tivesse um forma de se defender caso acabasse a munição, nada desbalanceado, algo como objetos para arremessar, ou até uma faca como arma branca.

  • Portas Possuídas: A porta se fechando sozinha em um estrondo muitas vezes proporciona sustos, mas é algo bobo e irreal, e diminui completamente a apreensão e decisão do tipo: “deixar a porta aberta para evitar que um inimigo de dentro me surpreenda ou fecho para não entrar um inimigo de fora?”.

  • O Menu onde ficam os itens chaves poderia ser mais perto do mapa, ou melhor, poderia ter um menu separado para eles, fazendo com que abrisse ao interagir com a bolsa, seria mais imersivo e menos chato do que abrir o menu, sair da seção do mapa, ir para a parte de itens chaves, pegar com uma mão, fechar o inventário para então usar o item, e se você deixá-lo cair, vai ter que fazer tudo de novo.

  • O Assistente de Dicas do diário fica mostrando o que fazer, algo que achei bem desnecessário, principalmente em um jogo que tem todo o estilo Survival Horror clássico como grande influência.

  • Ao ejetar o pente da pistola, automaticamente a munição restante volta para a bolsa, seria legal ao menos nos obrigar a pegar o pente que caiu no chão e então depois colocar na bolsa, seria muito mais imersivo.

https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=3463448437

Propagation: Hotel Paradise é um jogo com qualidades incríveis para um jogo índie VR, graficamente muito bonito, inimigos extremamente detalhados, o clima e todo o desenrolar do jogo é incrivelmente construído, o deixando tenso e em alerta o jogo todo e proporcionando muitos sustos, tudo que um Survival Horror tem para oferecer está aqui. Nessa minha curta viagem pelo mundo VR, com certeza esse jogo ficou no Hall dos meus preferidos até agora. Podem comprar sem medo [é claro, sempre em promoção, economizar dinheiro nunca é ruim], garanto que não vão se arrepender.
Featured Artwork Showcase
Dodge Ninja
294 15 4
Artwork Showcase
Inferno - Hell
1
Screenshot Showcase
Half-Life 2: VR Mod
5
Recent Activity
2.6 hrs on record
last played on Apr 27
1.4 hrs on record
last played on Apr 27
10.1 hrs on record
last played on Apr 22
Jazz Apr 28 @ 2:15pm 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣠⡾⡇⠛⢶⡀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣠⡾⢋⡼⠁⠀⣸⡇ Olha a hora do café :espresso:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣿⣳⠏⠀⣠⠞⣡⡏
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢿⣿⡄⢸⣯⡾⠋
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠙⠳⠸⡟⠁
⢸⡟⠛⠛⠛⠛⠛⠛⠛⠛⠛⠛⠛⠛⠛⠛⠛⢻⢿⣷⢀⣀⣀⣀⡀⠀
⢸⡇⠀⣶⢦⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠐⠶⣒⣒⣿⣋⣥⣄⡉⢻⣆
⢸⣿⠈⣇⣾⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠶⠶⢶⣿⠁⠀⢸⡇⢰⣿
⠀⢻⣆⢻⣿⡄⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠒⠒⣾⣯⣤⣴⠟⣡⣿⠃
⠀⠈⢿⣎⠻⣷⡀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠛⣿⣿⣭⣥⣴⡿⠟⠁⠀
⠀⠀⠈⢿⣷⣄⠑⣦⡄⠀⠀⠀⣀⠀⢛⣻⣿⡟⠉⠉⠉⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⣴⡶⠶⠿⠿⢿⣶⣤⣤⣤⣤⣽⣿⠿⠛⣛⣟⣷⡆
Jazz Apr 14 @ 7:18am 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢀⣀⡤⠴⠶⠶⠒⠲⠦⢤⣀
⠀⠀⠀⠀⢀⡠⠞⠋⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠈⠉⠲⠤⣄⡀
⠀⠀⣀⡴⠋⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣤⡿
⠀⢾⣅⡀⠀⠀⠀⠀⣀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⢀⡦⠤⠄⠀⠀⢻⡀
⠀⠈⢹⡏⠀⠀⠐⠋⠉⠁⠀⠻⢿⠟⠁⠀⠀⢤⠀⠀⠠⠤⢷⣤⣤⢤⡄⠀
⠀⠀⣼⡤⠤⠀⠀⠘⣆⡀⠀⣀⡼⠦⣄⣀⡤⠊⠀⠀⠀⠤⣼⠟⠀⠀⢹⡂
⠀⠊⣿⡠⠆⠀⠀⠀⠈⠉⠉⠙⠤⠤⠋⠀⠀⠀⠀⠀⠀⡰⠋⠀⠀⠀⡼⠁
⠀⢀⡾⣧⡀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠜⠁⠀⠀⠀⣸⠁⠀
⠀⠀⠀⡼⠙⠢⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⣰⠃

⠀⠀⠀⠀⠀Tenha uma ótima semana! :Dustbunny:
Jazz Apr 9 @ 2:21pm 
:rarebutterfly:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀:rarebutterfly:
:butterfly:⠀⠀⠀⠀:SparkleBubbles:
:SparkleBubbles:⠀⠀:SparkleBubbles:⠀⠀⠀⠀⠀⠀:butterfly::rarebutterfly:
⠀⠀:SparkleBubbles:⠀⠀⠀⠀⠀⠀:rarebutterfly::SparkleBubbles::SparkleBubbles::butterfly:
:rarebutterfly:⠀⠀:SparkleBubbles:⠀⠀:butterfly::SparkleBubbles::SparkleBubbles::SparkleBubbles::rarebutterfly:
:butterfly::SparkleBubbles:⠀⠀:SparkleBubbles::SparkleBubbles::SparkleBubbles::SparkleBubbles::SparkleBubbles::butterfly:
⠀⠀:rarebutterfly::SparkleBubbles::SparkleBubbles::SparkleBubbles::SparkleBubbles::SparkleBubbles::rarebutterfly:
⠀⠀⠀⠀:butterfly:⠀⠀:SparkleBubbles::SparkleBubbles::butterfly:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀:rarebutterfly::SparkleBubbles::rarebutterfly:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀:butterfly:
Jazz Apr 7 @ 7:55pm 
⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠿⠿⠿⠿⠿⢿⣿⣿⣿⣿⣿
⣿⣿⣿⣿⣿⡿⠛⠉⠁⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠈⠙⠻⣿⣿⣿
⣿⣿⣿⠿⠁⠀⢀⡀⠤⠤⠐⠒⠒⠒⠲⠤⢄⣀⠀⠈⢿
⣿⣋⣁⣀⣀⣈⣀⣀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠈⠑⠢⠘⣿
⣿⣿⢻⣿⡿⠘⣿⣿⣿⣷⣶⣶⣦⣤⣤⣤⣤⡤⣶⡜⢿
⣿⡿⠀⢹⣧⣴⣿⣿⠃⠈⢿⣿⣿⣿⣿⠃⠀⢿⣿⡌⣿⡇
⣿⠁⠀⡀⣿⣿⣿⣿⡆⠀⠘⡿⠿⠿⠿⠀⠀⣼⣿⡇⢸⡇
⣿⣦⣬⣿⣿⣿⣿⣿⠟⣀⣤⡀⠀⠀⠀⣀⣌⢻⣿⡇⣼⡇
⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠋⠀⠻⠾⠇⠀⠀⠀⠿⠾⠃⠙⡃⢿⡇
⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠋⠀⠀⠀⢀⣀⣀⣀⣀⣀⠀⠀⠀⠁⢀⣿
⣿⣿⣿⣿⣿⠃⠀⠀⣠⣾⣿⣿⢛⡛⣿⣿⣿⣦⠀⢠⣾⡇
⣿⣿⣿⣿⣿⣀⡀⢰⣿⣋⣙⣿⣿⣿⣿⣷⣶⣿⡇⢸⣿
⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡈⢿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠇⣼⣿
⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣮⡛⠿⢿⣿⣿⣿⠿⠟⣫⣾⣿⣿
⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣶⣶⣶⣶⣾⣿⣿⣿⣿⣿
Jazz Apr 4 @ 11:32am 
⣴⣶⣶⣶⣤⣄⣀⠀⠀⠀⠀⢰⢰ ⠀⠀⠀⠀⣀⣠⣤⣶⣶⣶⣶
⠹⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣶⣤⡠⢈⡎⣄⣠⣶⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⠏
⠀⠈⢿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡿⠁
⠀⠀⠀⠙⠿⠿⢟⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣟⠿⠿⠋
⠀⠀⠀⠀⠀⢠⡿⣿⣿⣿⣿⣇⢁⣿⣿⣿⣿⣿⡇
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠙⠻⣿⣿⣿⠿⠸⣿⣿⣿⡿⠛

⠀⠀⠀⠀⠀⠀The Butterfly Effect :butterfly:
Jazz Mar 31 @ 9:53am 
Tenha uma ótima semana :nkLove:
⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡿⣧⡘⣿⣿⠿⢛⠻⣿⣿⠿⠿⣿ ⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡿⡿⡸⠿⠘⣇⢹⡏⢴⣿⣿⢌⣶⣾⣷⢹ ⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡿⠟⠛⠙⢿⣾⣷⣷⣮⣶⠿⠇⢸⠸⣷⡘⣿⣿⣿⣿⣿⠟⣼ ⣿⣿⣿⣿⣿⡿⣉⣴⡶⣀⣀⣸⣿⣿⣿⣿⣇⣴⣶⡸⣇⢻⣿⡌⣿⡿⠟⣡⣾⣿ ⣿⣿⣿⣿⣿⣷⢹⣿⣯⣭⣽⣿⣿⣿⣿⣟⣛⢿⣿⣷⡹⡌⢿⣿⣨⣶⣿⣿⣿⣿ ⣿⣿⣿⣿⣿⣿⡎⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣷⢹⣿⣿⢇⣷⠈⠟⠻⣿⢉⣴⠘⢻ ⣿⣿⣾⣿⣿⣿⣷⠙⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣿⣶⣾⡿⢋⣾⡿⢀⣾⠄⣡⣾⣴⡟⣸ ⣿⣿⣿⣿⣿⢿⣿⡄⠻⠿⣿⣿⣿⡿⠿⠿⢟⣫⣼⡿⢋⣤⣿⣿⣼⣿⣿⠟⣠⣿ ⣿⣿⣿⣿⠿⡈⣿⣷⢠⣛⣿⡿⠿⣛⣬⣭⣍⣛⠃⣴⣿⣿⣿⣿⠿⣋⣤⣾⣿⣿