0.0 hrs last two weeks / 71.5 hrs on record
Posted: Jan 22, 2017 @ 5:35pm
Updated: Jan 22, 2017 @ 5:38pm

TL;DR: Talvez o melhor jogo da série Arkham (talvez)

Quase o comprei o jogo na semana de lançamento mas, por conta das incontáveis reclamações de bugs de lentidão no jogo (e retirada de mercado em seguida), só agora joguei ele, um ano e meio depois do lançamento.

Em resumo, gostei muito do jogo, principalmente pela história. O jogo conta o fim da série Arkham. Olhando para todos os jogos, é como se fossem os últimos 45 minutos de um longo filme de ação. Infelizmente, não há como falar muito da história sem um pequeníssimo spoiler, então lá vai (se você terminou Batman Arkham City, não é mais spoiler e pode ser lido): o jogo aborda o impacto que a morte do Coringa no jogo anterior tem sobre o Batman. Apesar de o Coringa não ser um "vilão" no jogo, ele é um personagem constante na história. Não consigo acreditar que haja um jeito melhor de finalizar a série Arkham do que o jeito que foi feito no jogo. Simplesmente, uma revista em quadrinhos do Batman animada e interativa. Tanto é que este foi o primeiro da série que decidi resolver 100% dos enigmas espalhados pela cidade, para ver o que acontece após. Valeu a pena, incrível!

Já o jogo em si, eu dividiria ele em duas partes: Batman e Batmóvel. O jogo "Batman" é o já conhecido dos outros, com aquele sistema de batalha de combos que, na minha opinião, é muito legal e divertido. O jogo faz algumas melhorias pontuais, nada muito relevante, mas ainda assim é melhor. Eu senti falta das batalhas de chefes como haviam em outros jogos (até tem algumas lutas mais elaboradas, mas não de forma tão empolgante quanto nos outros jogos). Somando prós e contras, está tão bom quanto nos jogos anteriores.

Já a parte Batmóvel é realmente a inovação na série: é um carro e um tanque de guerra ao mesmo tempo. Há missões e objetivos do jogo (principalmente com o Charada) que envolvem correr com o carro contra o tempo. Já o resto é usar o Batmovel para destruir outros tanques. E esse é o ponto que me faz ter dúvidas se o Arkham Knight é realmente um jogo tão bom. As batalhas com o Batmóvel são divertidas e interessantes, mas não consigo sentir como pertencendo ao mesmo jogo. Não só isso, são muitos comandos para usar ao mesmo tempo (várias vezes me peguei saindo do Batmóvel quando na verdade queria fazer alguma outra coisa). E o pior, primeiras horas de jogo, 50% do tempo de jogo será com o Batmóvel. Pra mim, que gostava muito do sistema de lutas citado antes, isso fica um pouco estranho no resultado final. Mal comparando, é como se eu tivesse comprado Street Fighter, e entre cada luta tivesse que jogar Need for Speed.

Graficamente, é com certeza o jogo mais bonito de todos! Gotham City é muito bonita, e tem aparência muito orgânica e natural (se existisse uma Gotam City, eu esperaria algo como é no jogo). Não só isso, cada cantinho do jogo é cheio de detalhes, e nenhum parece ser semelhante à outro (a parte subterrânea da terceira ilha do jogo talvez seja discutível nesse quesito).

Quanto ao problema de lentidão que o jogo tinha no seu lançamento, me parece que ele foi "razoavelmente bem resolvido". Na média, o jogo roda bem (rodei o jogo a uma média de 55~60 FPS usando uma configuração alta). Porém, umas 5 ou 6 vezes ao longo do tempo que fiquei no jogo (umas 60 horas), ficou lento, praticamente injogável. Quando isso aconteceu, a solução foi reiniciar o jogo e perder uns 3 ou 4 minutos de progresso.

Em resumo, gostei muuito do jogo, mas a parte Batmóvel me impede de dizer que ele é o melhor da série. Para quem gostou dos jogos anteriores, eu definitivamente recomendo muito o jogo, principalmente pela história.