o correto é "o steam" ou "a steam"?
hoje de manhã entrei no fórum e me deparei com um tópico inusitado: é "a steam" ou "o steam"? esse tópico foi criado em 2017 e desde então recebeu mais de 180 comentários, mas nenhum deles chegou a um veredito. para variar, o tópico rendeu mais brigas que respostas.

mas eu achei essa discussão interessante e resolvi trazê-la novamente à tona. eu pensei numa resposta para isso e a deixarei logo abaixo, mas sinta-se livre para discordar de mim e comentar abaixo qual sua opinião.

Originally posted by Capablanca:
steam é uma palavra que vem do inglês e, na tradução literal, significa vapor. isso poderia ser um argumento de que, ao menos na língua portuguesa, steam é uma palavra masculina. mas isso não é um argumento forte, ok? veja, se considerássemos apenas as traduções literais para definirmos os gêneros dos substantivos, instagram seria uma palavra feminina. no entanto, por uma questão meramente estilística, convencionamos falar "o instagram" ao invés de "a instagram".

reforço que não existe na norma culta um algoritmo para definir se uma palavra é masculina ou feminina. essa, inclusive, é uma das maiores dificuldades de quem está aprendendo português. por que "colher" é feminino e "talher" é masculino? não há um critério para isso, apenas é. você tem que conhecer a palavra para dar o veredito.

por isso, concluo: se é "a steam" ou "o steam", não dá para saber. as duas formas são aceitáveis, visto que nenhuma foi difundida entre os falantes nativos da língua portuguesa. e não adiantaria chegar ao gabe newell em pessoa e perguntar a ele qual a forma correta, pois isso sequer é levado em conta na língua inglesa. lá é simplesmente "the steam".

claro, também há construções de metonímia que podem ser levadas em consideração, como por exemplo quando eu digo "vou entrar na steam" para me referir à loja de jogos, ou quando eu digo "vou entrar no meu steam" para me referir ao meu perfil. no entanto, essas formas, embora também sejam aceitáveis, não garante qual está certo e qual está errado. apenas varia com o contexto.
Last edited by c a p a b l a n c a; May 25, 2024 @ 5:29am
Originally posted by Sr. Xyz:
Steam é uma marca estadunidense.
Poucos substantivos em inglês são considerados masculinos ou femininos. Coisas por lá não têm gênero, com algumas exceções. Por exemplo, carros e outros veículos (inclusive a nave estelar Enterprise :deltashield:) são normalmente qualificados no feminino.

Quanto ao Brasil, não me lembro de ter algum substantivo sem gênero.
Provavelmente não existe.

Quanto ao Steam, não precisa levantar a saia para descobrir o que tem em baixo.
É só ver os artigos oficiais:

1. https://store.steampowered.com/steam_refunds/

Título do artigo acima: Reembolsos no Steam
no = em + o
O Steam é masculino

2. https://store.steampowered.com/subscriber_agreement/

Mesma coisa no SSA: Acordo de Assinatura do Steam
No documento, todas as menções ao Steam são no masculino.

Ou seja, SEM DÚVIDA ALGUMA, Steam em português brasileiro (de portugal também) são substantivos masculinos.
< >
Showing 1-12 of 12 comments
O correto é usar pronome neutro
Originally posted by Kubark, In Memory of Laika:
O correto é usar pronome neutro
concordo linda 🌷 me passe seu whatsapp por gentileza
Dallas May 25, 2024 @ 7:33am 
Ca
Dallas May 25, 2024 @ 7:33am 
guei
The author of this thread has indicated that this post answers the original topic.
Sr. Xyz May 25, 2024 @ 7:50am 
Steam é uma marca estadunidense.
Poucos substantivos em inglês são considerados masculinos ou femininos. Coisas por lá não têm gênero, com algumas exceções. Por exemplo, carros e outros veículos (inclusive a nave estelar Enterprise :deltashield:) são normalmente qualificados no feminino.

Quanto ao Brasil, não me lembro de ter algum substantivo sem gênero.
Provavelmente não existe.

Quanto ao Steam, não precisa levantar a saia para descobrir o que tem em baixo.
É só ver os artigos oficiais:

1. https://store.steampowered.com/steam_refunds/

Título do artigo acima: Reembolsos no Steam
no = em + o
O Steam é masculino

2. https://store.steampowered.com/subscriber_agreement/

Mesma coisa no SSA: Acordo de Assinatura do Steam
No documento, todas as menções ao Steam são no masculino.

Ou seja, SEM DÚVIDA ALGUMA, Steam em português brasileiro (de portugal também) são substantivos masculinos.
Five| May 25, 2024 @ 8:00am 
O steam, acho que está meio obvio.
Five| May 25, 2024 @ 8:00am 
agente fala steam sem pronome, então por isso fica essa duvida
Liza May 25, 2024 @ 8:36am 
eu falo os dois
Só não falar nenhum, só fala o nome que não tem erro
TheLevelCap May 27, 2024 @ 6:02am 
A própria empresa usa "o steam" então esse provavelmente é o correto
a r e k u s h i May 27, 2024 @ 7:50am 
Esse tópico já é recorrente, então permaneço com meu pensamento anterior.

Ok, o correto é "o Steam", porém entenda que ao referenciar "a Steam" apesar de errôneo, quero dizer de forma simplificada "a plataforma Steam"/"a loja Steam", que está correto.
Lord_Dracon May 27, 2024 @ 9:47am 
Não acho que está certo ou errado, nem quem tiver certo nem errado vai estar certo ou errado. Vai todo mundo estar errado.
< >
Showing 1-12 of 12 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: May 25, 2024 @ 5:28am