Recent reviews by Merlin

< 1  2  3 ... 21 >
Ahhh eu amo odiar esse game, bora continuar as horas, 1.2k já.
Posted April 1.
Um jogo de puzzle bem interessante, no estilo The Room, onde você está em uma sala, tem uma espécie de caixa na sua frente e você precisa resolver todos os enigmas para progredir.

O jogo possui 5 ''mundos'' com 4 puzzles por mundo + 1 puzzle para avançar para o próximo ''mundo'' (entre aspas porque não é mundo, mas sem spoiler)

São puzzles variados e mecânicas diferentes, mas nada que realmente inove ou fuja do que você já espera, jogos de puzzle não são meu forte, então não vou dar uma certeza sobre a dificuldade, mas julgo ser mediana, oque é bom para atrair pessoas que não são tão boas em puzzle (eu) e também agradar quem ama puzzle, acho um ótimo equilíbrio.

O jogo tem uma breve história, mas particularmente não me interessou, apenas os puzzles que realmente são interessantes, graficamente é um jogo lindo e rico em detalhes, outro fator positivo é para conquistas, quase todas as conquistas são relacionadas a histórias, o jogo também possui seleção de capítulo e é simples de conseguir liberar tudo

Recomendo para quem gosta de puzzles com uma dificuldade ok e conquistas.
Posted February 26.
Upside Down acabou me surpreendendo positivamente, quando eu inicie o game, não me esperava jogando mais do que umas 5 fases, mas incrivelmente o jogo te prende bastante.

O jogo não possui uma história e nem um motivo de porque estamos ali, o foco principal é resolver os puzzles e completar as fases. Ao longo do tempo, você só precisa fazer 2 coisas, andar (frente e traz) e pular, nada além, porém nem tudo é tão simples quanto parece, as fases possuem diversos obstáculos diferentes, se você pular e não tiver um chão aos seu pé, você morre, se bater em um espinho, você morre, se perder o tempo correto do pulo, adivinha?, você morre.

Particularmente eu fujo de jogos de puzzle, mas esse me chamou muito a atenção e me prendeu, por mais que algumas fases são bem complexas, elas te prendem, você percebe que é possível e assim vem a determinação de continuar tentando, não considero um jogo difícil, na verdade, é até simples quando você entende as mecânicas (após morrer umas 20x por fase).

Outro ponto positivo é em relação a conquistas, o 100% é bem simples, você precisa realizar algumas ações no jogo, tipo pular X vezes, morrer X vezes, ativar uma planta (algo para liberar o caminho) X vezes e por aí vai e também conquista relacionada a completar todos os neveis, em umas 2h você possivelmente já zerou e conseguiu o, 100%.

Quer um desafio divertido, sem ser algo que acabe com o seu psicológico? Upside Down pode ser uma excelente opção, com uma mecânica focada 100% em resolver os puzzles e avançar de fase, é um jogo desafiador na medida, com gráficos bonitos e jogabilidade super fluidas que funcionam muito bem, se você morrer, não culpe o personagem que não pula! Recomendo.
Posted December 4, 2023.
Assim como os demais jogos da Devcats, seu objetivo é encontrar todos os gatinhos de todos os neveis, nesse jogo em específico encontramos vários peludinhos em anos diferentes, uma verdadeira viagem no tempo, desde o criador, até o nosso presente.

Temos um lugar, e precisamos encontrar todos os gatinhos que estão ali, nem todos são tão óbvios quanto parecem e precisamos observar com bastante atenção, tem um sistema de dicas e não existe punição por cliques errado, oque é bom, se torna algo casual e divertido procurar os gatinhos.

O jogo não tem necessariamente uma história, mas ele conscientiza as pessoas que prestam atenção nos detalhes, antigamente ou gatos não eram tão bem aceitos como hoje em dia, o passado não pode ser mudado, porém, podemos moldar o futuro e proteger esses animais indefesos.

Recomendo muito para quem gosta de gatos, objetos ocultos, conquistas e algo fofo. Para o 100% é necessário comprar a DLC, para zerar leva em média umas 2h no máximo dependendo da sua dificuldade em encontrar os gatos.
Posted December 4, 2023.
Desenvolvido e publicado pela Coldwild Games, Merchant of the Skies é um jogo de construção e exploração, onde precisamos descobrir lugares, coletar recursos e buscar conquistar os céus!

Estamos no céu, mais especificamente em ilhas voadoras, temos um barco voador e assim começamos a nossa história, inicialmente não sabemos muito bem oque está acontecendo, quem somos ou onde estamos, mas logo percebemos que precisamos conseguir dinheiro, e a maneira mais efetiva seria realizando algumas entregas em ilhas vizinhas, porém com isso descobrimos que temos um mundo gigantesco para explorar e diversas outras maneiras de evoluir.

Seguimos algumas missões relacionadas ao enredo, mas temos total liberdade pelo mapa, podemos explorar, encontrar novos recursos, novas missões, novos locais em qualquer momento, por mais que caso esse seja o caminho escolhido, talvez algumas coisas fiquem um pouco sem sentido inicialmente.

O começo é realmente bem difícil, nada faz muito sentido, o nosso barco tem um péssimo sistema de combustível, oque nos deixa na mão bem facilmente, temos pouco dinheiro e não sabemos onde encontramos recursos. Realmente parece um caos, e na realidade até é, porém, passando por esse momento mais complicado, somos recompensados! Conseguimos realizar algumas tarefas secundarias, que melhoram a nossa economia e nos permite comprar um barco melhor, com a exploração descobrimos lugares novos, onde fica mais fácil farmar um determinado item, e também podemos desbloquear novas habilidades que nos ajudam.

Depois de um tempo farmando recursos básicos como madeira e pedra, os itens que precisamos entregar evoluem, então ao invés de precisar entregar areia, por exemplo, precisamos entregar vidros, oque muda um pouco a dinâmica do jogo, durante a nossa exploração encontramos algumas ilhas desertas, onde possuem uma fonte de determinado item, explicando melhor, temos uma ilha onde possui apenas arvores, útil para farmar madeira e nada mais, podemos então comprar essa ilha e construir nela, assim podemos transformar essa madeira em outros itens, além de ter um farm automático, deixando tudo mais prático, onde o nosso foco acaba sendo gerenciar esses lugares.

Com esse farm automático e a criação de novos itens, ao invés de explorar, apenas pegamos o lucro, investimos em novas ilhas, expandimos e assim vivemos do lucro, deixando de lado a exploração e farm, para gerenciamento e construção, não vejo isso como algo ruim, apenas como uma mudança de foco. Enquanto temos livre acesso ao mapa para seguirmos da forma que quisermos, ainda sim o jogo tem uma narrativa e missões relacionadas a isso, porém ao zerar podemos jogar infinitamente, apenas com o nosso objetivo pessoal, porém a falta de missões secundarias, eventos ou até mesmo um motivo para continuar ali, acaba desanimando um pouco continuar após completar as missões.

Falando ainda sobre '' falta '' o jogo não apresenta nenhum ''perigo'' e escrevo isso entre aspas porque você pode sim perder o jogo, mas já falarei sobre isso, porém não existe combate, não existe punição ao voar entre as ilhas, não exista disputa, não existe nada que realmente pode te atrapalhar, oque pode acontecer é de você falir, caso fique sem dinheiro, na primeira vez o jogo te faz um empréstimo e te cobra para pagar esse valor e caso você entre em falência antes de pagar esse valor ao banco, você toma game over, mas isso só é um risco no começo, depois se torna quase impossível falir, afinal existem diversas maneiras de conseguir dinheiro e basicamente nenhuma maneira de perder a longo prazo.

Temos um ótimo jogo, com uma história interessante, objetivos e progressão produtivos, porém com um fator replay inexistente e uma facilidade muito grande do meio para o fim, um começo difícil, com pouca explicação, ''jogando'' a gente ali e deixando na sorte, acaba assustando um pouco, porém ao avançar, as coisas acabam se tornando fáceis até demais, oque acaba quebrando um pouco a imersão, mas não estraga o jogo em si, apenas facilita mesmo, é um jogo curto, se pensar apenas nas missões da história em si, umas 10h em média, porém como você é totalmente livre e pode jogar da forma que preferir mesmo após zerar, esse tempo é indeterminado, realmente é uma experiência ótima, é um jogo bem divertido, algo casual de construção, gerenciamento, evoluir, crescer e conquistar! Recomendo para quem curte esse estilo e quer uma experiência mais tranquila e divertida.

Análise em vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=ioWARrJvzUU
Posted November 18, 2023. Last edited November 18, 2023.
Gone Home se trata de um Simulador de caminhada, aquele clássico jogo onde o seu objetivo é passear do ponto X ao Y durante todo o jogo em busca de respostas, chaves ou qualquer outra coisa, mas não pense nisso como algo ruim, esse jogo é excelente.

Após passarmos um tempo em viagem, voltamos para a casa, porém para a nossa surpresa a casa está totalmente vazia, sem nenhum motivo aparente, então precisaremos entrar, explorar e tentar descobrir oque aconteceu com a sua família. Grande parte da história, ou até mesmo toda a história é contada pelas notas que você encontra explorando, sem elas, nada vai fazer sentido, então explorar e ler, é realmente algo importante para a narrativa,

Algumas notas que encontramos então relacionadas 100% a história principal, fazendo com que a nossa protagonista faça alguns comentários sobre aquilo, onde podemos entender cada vez mais sobre o enredo. O jogo é curto, imersivo, e com uma história muito interessante e agradável de se acompanhar, sem spoiler, mas com um ótimo final para quem ler tudo.

As conquistas são simples, pegar colecionáveis, interagir com algumas coisas específicas, fazer algumas speedruns (simples se usar um guia) o jogo não possui seleção de capítulos, mas te permite explorar livremente mesmo após zerar (ele salva antes do momento final) e por ser um jogo curto, não é um problema começar novamente.

Realmente me surpreendi positivamente, tenho esse jogo na steam a uns 6 meses e nunca realmente me animei de jogar, mas é realmente uma experiência gratificante, a história é muito envolvente e bem trabalhada, por mais que dependa 100% da leitura e exploração do jogador, a recompensa de entender e apreciar esse jogo é realmente muito valiosa. Recomendo em promoção, porque por mais q seja um jogo bem interessante, o preço cheio é complicado para uma experiência curta, no mais, não espere ação, combate, sustos, apenas uma caminhada, com bastante leitura!
Posted November 14, 2023.
Voltou =)
Posted November 6, 2023.
Análise em tópicos e sem spoiler

Historia - Somos Jack Leary, trabalhamos como um engenheiro espacial, estamos em marte a 1 dia de nossas tão preciosas férias. Porém, recebemos um alerta sobre Fort Solis, algo aconteceu ali e precisamos ir investigar oque há de errado ali. Temos uma excelente premissa para começar, com o foco principal sendo no enredo, repleto de mistérios, suspense e segredos, somos levamos a investigar cada vez mais '' a fundo '' este lugar, porém consequências são reais. Chegando no local, percebemos que de fato algo aconteceu, o lugar está totalmente deserto, porém um alerta foi emitido, então é assim que começamos a nossa aventura, tentando descobrir oque está acontecendo ali.

Jogabilidade - A jogabilidade é muito simples, podemos andar, interagir com alguns itens específicos, olhar o mini mapa, encontrar, ler e ouvir mensagens/vídeos para descobrir a história e é literalmente isso oque podemos e faremos ao longo do jogo. A todo momento que estamos explorando, ao mesmo tempo, estamos em contato com a nossa parceira, que ficou na '' base '', então esse dialogo entre os personagens e a interação acaba nos proporcionando momentos engraçados, como, por exemplo, encontramos uma revista, contamos para ela, e ela faz uma piada, criando um momento descontraído e divertido.

Pontos Positivos - Os gráficos e a trilha sonora são os pontos mais forte do jogo, a história em si é ótima, porém a jogabilidade lenta quebra um pouco a imersão, porém, os gráficos ricos em detalhes, cada cenário parece algo real, as expressões dos personagens, é tudo muito gratificante de olhar e admirar, tudo é realmente muito bonito, mostrando o potencial dos desenvolvedores e da UE5. A trilha sonora também não fica atrás, tudo tem o seu som característico, a tempestade de areia, barulhos em areas distintas e até mesmo passos em um andar superior de onde estamos somam para deixar o clima mais tenso a cada momento.

Pontos Negativos - A jogabilidade em si deixa muito a desejar, o mini mapa que temos para nos guiar é quase que descartável, além de não ser tão interessante de se usar, não podemos correr nem nada do tipo, o jogo também possui QTE (eventos de ação rápida), porém errar ou acertar em 99% das situações não fazem nenhuma diferença, você não sofre nenhum tipo de punição ou pressão para ir a algum lugar ou errar algo, mesmo que algo supostamente perigoso esteja acontecendo, nada te impede de ir aos quartos procurar colecionáveis, por exemplo, a sensação de urgência ou preocupação é nula, você é livre para explorar e aproveitar a história sem preocupações. O nosso protagonista é lento e para chegar em determinados lugares, parece que ele fica uma eternidade caminhando, não importa o momento.

Conquistas - O jogo possui algumas conquistas relacionadas a história, algumas relacionadas a interagir com alguma parte do cenário e algumas de colecionáveis, não é necessário rejogar, a maioria dos colecionáveis podem ser objetivos após zerar, já que o jogo salva antes do momento final, porém tem alguns itens (poucos mesmo) que são perdíveis, e o jogo não possui seleção de capítulo, então preste bastante atenção caso queira o, 100%, porque se perder algum colecionável perdível, só poderá pegar esse item em novo jogo.

Bugs - Não tive problemas com bugs em si, tive com quedas de frame, infelizmente a otimização deixa muito a desejar, tendo altas quedas de frame, sem um motivo aparente, às vezes você está andando por um lugar onde já andou várias vezes e temos uma queda de frame, atrapalha um pouco, mas normalmente estabiliza rapidamente.

Conclusão - Temos um excelente jogo, com gráficos, trilha sonora e historia ótimos, porém com uma jogabilidade lenta que quebra totalmente a imersão que o jogo tenta criar a todo momento. Vou citar um exemplo, precisamos ir urgentemente ao lugar X, a trilha sonora deixa você tenso, os gráficos deixam você vidrado na tela, a história te deixa curioso para saber oque tem no lugar X, porém seu personagem anda calmamente como se nada tivesse acontecendo e se você quiser parar e interagir com algum colecionável, ele vai tranquilamente falar sobre aquilo e toda aquela imersão criada, já não existe mais. O jogo possui umas 5h de campanha e para o 100% depende apenas de você pegar os colecionáveis que faltaram. Recomendo para quem curte esse estilo de jogo, onde a jogabilidade não é o foco e sim a experiência.
Posted November 2, 2023.
Começamos a nossa aventura sendo exilados da nossa tribo/ilha e acabamos indo parar em uma ilha vizinha, ao chegarmos lá, descobrimos que eles também são uma tribo de exilados e nos oferecem os primeiros cuidados, além de instruções para exercemos a nossa ''profissão'' no caso, construtor. Aprendemos a construir um lugar para dormirmos e construirmos, incluindo maneiras para conseguir alimento e beber água, após essa introdução das mecânicas básicas de sobrevivência, somos levados a fazer um '' ritual'' para acalmar a ira dos Deuses. Durante esse ritual, temos uma visão, ao contar isso para o ancião da tribo, que está nos guiando desde o começo, ele fala que possivelmente somos a pessoa enviada pelos Deuses para os salvar de algo terrível, e é assim que a trama realmente começa.

Se tratando de um jogo de sobrevivência em mundo aberto, precisamos explorar, encontrar recursos, construir armas e estruturas, além de buscar água, comida, descansar e gerenciar a nossa tribo. Olhando assim, parece realmente algo complexo, mas é muito simples e relaxante, na realidade esse jogo tem mecânicas de sobrevivências, mas não é tão difícil ou punitivo, como, por exemplo, podemos tomar água no rio, e dormir por 8h para descansar sem nenhuma punição na fome ou na sede. Ao construirmos determinadas estruturas, como, por exemplo, uma areá de pesca, podemos determinar algumas pessoas da tribo para serem responsáveis por pescar, e isso vale para tudo, então com pouco tempo de jogo, deixamos de fazer as mecânicas básicas e passamos a apenas gerenciar as coisas, oque nos da bastante tempo para explorar, coletar recursos e avançar na história principal.

O sistema de construção é totalmente pré-definido, onde precisamos apenas escolher o lugar onde queremos construir e ir colocando os recursos nos lugares definidos. Temos um limite de peso infinito, não sendo punidos por carregar muitas coisas ao mesmo tempo, oque facilita muito o farm, mas quebra um pouquinho a imersão dos jogos de sobrevivência. Os itens respawn em poucos minutos, onde podemos apenas dormir um pouquinho e tudo estará disponível para farmar, não sendo necessário passar muito tempo ou nos afastando demais de nossa base. A ilha não oferece nenhum perigo, não precisamos andar com medo de inimigos ou animais selvagens, é claro que podemos morrer para algumas coisas, mas nada que seja realmente preocupante ao explorar.

Os gráficos são realmente muito bonito, por mais que sejam simples, eles possuem umas cores vivas e bonitas, o mapa em si é agradável e fácil de se localizar, porém, algumas áreas acabam sendo vazias demais e não temos nada para ver ou fazer por lá, a trilha sonora é ótima e imersiva. Temos uma árvore de '' habilidades '' que na realidade são rituais que podemos fazer para desbloquear novas construções, ao coletar recursos e construir, aumentamos o nível dessas habilidades, que facilitam e melhora o sistema de construção e coleta de recursos.

Mesmo se tratando de um jogo de sobrevivência em mundo aberto, a parte da sobrevivência é deixada um pouco de lado, morrer não nos traz nenhuma punição, não tem perigos reais na ilha, não precisamos comer o tempo inteiro, podendo às vezes passar mais de 1 dia sem comer, encontrar água não é um problema, então as mecânicas mais comuns de um jogo de sobrevivência, por mais que existam, é de forma leve e até divertida, tornando uma experiência bem relaxante, dando espaço para aproveitarmos a história e gerenciar a nossa tribo, inclusive gerenciamento é realmente bem presente, ao designar pessoas para trabalhar em determinadas funções, acaba que precisamos apenas supervisionar se tudo está funcionando corretamente e curtir a história. É realmente um jogo ótimo e divertido, funciona muito bem, nos proporcionando uma aventura divertida e interessante, com uma boa história, com duração de umas 12h dependendo da forma que for jogar, no momento que estou fazendo essa analise o jogo não possui conquistas e não possui uma boa compatibilidade com o controle, mas ainda, sim, recomendo para quem quer um jogo de sobrevivência mais '' simples''.
Posted October 31, 2023.
21/11/23 - Basicamente todos os dias tem algum tipo de atualização no jogo, as mecânicas em si, gráficas e de construção tiveram uma melhora significativa, a inteligencia dos dinos melhorou em alguns pontos e piorou em outros, eles não te seguem tão fácil para uma trap e saem com facilidade, porém no combate eles não te atacam o tempo todo. o desempenho não mudou, continua meio duvidoso, os servidores ainda estão cheios, mas é bem jogável e divertido, continuarei acompanhando esse jogo que tanto gosto.

Analise dia 26/10/23 - Setup Rx 6750 xt, R5 5600g, 32gb Ram, instalado em um SSD. Gráficos com tudo no médio, resolução em 2k, oscilando entre 30 a 50 FPS.

É aquelas né, vou fazer a analise estilo the last of us no lançamento, otimização não existe, servidores lagados, caindo e dando wipe (reset), o jogo sofreu adiamentos de horas para o seu lançamento, ficou disponível para jogar por volta das 3:30 da manha, joguei por cerca de 1h e 30 e os servers caíram e foram resetados 2h depois, loguei por volta das 7:30 e joguei até as 10h da manha, onde novamente os servers caíram e ninguém sabe se terá outro reset ou não.

Todos os servidores TODOS estão lotados 70/70, o jogo não possui suporte ao FSR no momento (não sei se terá), apenas ao DLSS, então é resolução nativa nesse incrível jogo para os usuários de amd, (euzinha) os gráficos mesmo no médio estão de fato lindos, é totalmente perceptível a evolução gráfica, porém ao custo de toda estabilidade e desempenho do planeta. O jogo em si continua exatamente o mesmo, apenas com algumas melhorias em uns itens, e a possibilidade de adotar bbs selvagens. Temos apenas o The Island disponível e não temos itens tek no inicio, mas com o lançamento dos mapas, vão colocar (pelo menos falaram né). Esse pacote INCLUI todas as DLCS ATÉ O GENESIS 2, porém no lançamento esses mapas ainda não estão disponíveis, porém ao serem lançados, já poderemos baixar sem custo adicional.

A minha experiencia foi 100% em servidores oficias, então não tenho nada para falar sobre mods ou servers Uno oficiais. Atualizarei a analise conforme o jogo for melhorando (ou piorando)
Posted October 26, 2023. Last edited November 21, 2023.
< 1  2  3 ... 21 >