Dragon's Dogma: Dark Arisen

Dragon's Dogma: Dark Arisen

246 ratings
- Guia Completo para Iniciantes -
By Ricardo
Dragon's Dogma é uma experiência bastante recompensadora mas existe muito espaço para frustração. O jogo pode parecer simples a primeira vista, mas existem muitos elementos bem complexos. O objetivo desse guia é minimizar isso enquanto você dá seus primeiros passos no jogo!
2
   
Award
Favorite
Favorited
Unfavorite
Bem-vindo ao Guia para iniciantes de Dragon's Dogma: Dark Arisen

O ducado de Gransys é acolhedor e sombrio ao mesmo tempo; coberto de campos verdes, florestas densas e planícieis. Repleto de masmorras para explorar, aventuras a ser encontradas, histórias para serem contadas, e monstros míticos para caçar. As paisagens de Gransys estão lá para serem exploradas, juntamente com as noites escuras e ameaçadoras que trasem consigo monstros hostis.

É um mundo único e encantador mas também perigoso. Esse guia vai facilitar o seu caminho e a sua busca. Continue com o guia completo aqui na página ou caso prefira, assista em vídeo:



- Dicas de criação de personagem & pawn -


A primeira coisa que você vai fazer em Dragon's Dogma é passar algumas horas criando seu personagem. Uma dica importante aqui é que alguns atributos do seu personagem como peso e altura influenciam diretamente na jogabilidade do seu herói.

  • Quanto mais alto e mais pesado for seu personagem, mais coisas ele vai poder carregar. A altura também determina seu alcance em combate corpo a corpo, já que as armas escalam com a altura. Personagens pesados também tem mais estamina.

  • Já os personagens de estatura menor e mais leves são mais difíceis de serem acertados pois possuem uma hitbox menor e escalam e recuperam estamina muito rápido. Além de acessarem locais que personagens grandes não conseguem, como tocas de Goblins.

  • Eventualmente você vai precisar também criar seu pawn, seu companheiro de viagem. É importante ter certeza que ele complementa o seu estilo de jogo. Se o seu personagem é mais voltado para velocidade, experimente ter um Pawn com uma estatura diferente pra carregar seus items, já que o peso dos itens que você coleta ao explorar modifica sua velocidade de locomoção e recuperação de estamina. Para se manter ágil, é preciso carregar a menor quantidade de cosias possível.

  • O mesmo raciocínio se aplica na hora de escolher sua vocação(Classe do personagem), se vai de guerreiro, faça do seu pawn um mago e vice-versa. É importante ter uma boa harmonia entre os dois personagens que você pode criar.
- Vocações: básicas, avançadas & hibridas -



A principio são apresentadas apenas três vocações básicas: Fighter, Mage e Strider.

Mas quando você der seus primeiros passos por Gran Soren (Capital do jogo) e atingir o nível dez, já vai ser possível selecionar novas vocações hibridas e avançadas.



Elas não são exatamente melhores que as vocações iniciais, só diferentes. Um exemplo que deixa isso claro são as diferenças entre um mago, e um feiticeiro.

Mago é uma das vocações iniciais mas é também a única classe capaz de realizar magias de cura em todo jogo e assim dar suporte aos membros do grupo. Já o feiticeiro é uma classe avançada e tem como função causar dano massivo em todo campo de batalha.

É possível mudar de vocação durante o jogo, então se você criou um personagem e não está gostando muito dele, espera chegar até o level 10 e experimenta outra classe. Ainda que os atributos de um personagem suba automaticamente de acordo com a sua vocação: com guerreiros ganhando mais ataque e defesa ao passar de level, magos mais dano magico e defesa magica e Strider recebendo grande quantidade de stamina. Não tem porquê se preocupar em bolar uma build muito certinha. Qualquer deficiência em alguma área pode ser melhorada com equipamentos.

Todas as classes são viáveis, sinta-se livre para experimentar diferentes vocações e descobrir o que é mais divertido de jogar.

Se tiver com pressa de trocar assim que possível de classe, a opção mais rápida é fazer a viagem para Bitterblack Island, para isso basta ir até o pier à noite e falar com um NPC que vai te levar a ilha. Mas não se esquece que isso só é possível depois do nível 10.
- Sistema de skills & Augmentations -

Experimentação é incentivada através do sistema de skills. Muitas habilidades (Não todas) são compartilhadas entre classes. Por exemplo: Comprar a Skill Frazil, permite usar essa mesma habilidade com qualquer classe que use cajado. O mesmo vale para os personagens que usam arco ou espada.

Já as habilidades passivas (ou Augmentations), são compartilhadas entre todas as classes. Com isso em mente, uma boa ideia é mudar a vocação do seu Guerreiro que tem como objetivo aguentar muito dano (ou tankar) para mago, só para comprar a Augmentation de mago que garante uma resistência a danos mágicos maior. É um sistema simples e maleável, misturar essas habilidades ativas e passivas em um mesmo personagem é divertido e efeitivo.
- Sistema de Pawns: Tendências & Conhecimento -

Dragon's Dogma não é apenas sobre o seu personagem. O sistema de pawns é uma das características principais do jogo. Seu grupo é formado por dois pawns que podem ser recrutados de amigos ou desconhecidos e um Pawn criado por você, que pode ser recrutado também por outros jogadores ou amigos.

Importante frisar que não existe nenhuma forma de se jogar on-line ou controlar seu pawn quando recrutado por outro jogador.

Duas mecânicas se destacam nesse sistema: o sistema de conhecimento e o sistema de tendências.
  • Sistema de conhecimento - Knowledge system -
Seu Pawn pode ser recrutado por outros jogadores; completar quests em outros mundos vai dar a ele mais conhecimento sobre quests, monstros e localizações.
Então se alguém contrata o seu pawn e termina uma quest que você ainda não completou, quando você iniciar seu jogo e for fazer essa mesma quest ele vai saber exatamente o que fazer e comunicar a você; a mesma lógica se aplica a fraquezas dos inimigos.

Por isso é importante estar sempre contratando novos pawns para o seu grupo, já que diferente do seu Pawn principal, eles não sobem de nível com você e Pawns mais experientes tem mais conhecimento sobre quests e monstros e assim se saem melhor durante a exploração e combate.

  • Sistema de tendências - Inclination system -

É vital ajustar e entender a forma como os pawns se comportam dentro e fora das batalhas. No momento de criação do seu pawn algumas perguntas serão feitas; responda com cuidado e selecione o que você preferir já que as tendências iniciais do seu pawn serão afetadas nessa escolha.

Com o tempo, no entanto, elas podem mudar. Existem diversas formas de contribuir para tendência de um Pawn, por exemplo:

Usar o comando "Help" fora do combate, faz com que magos conjurem buffs nas suas armas. Já dar o comando "Help!" em combate, faz com que um pawn mago pare tudo que está fazendo para te curar. Fazer isso faz com que pouco a pouco a tendência do seu Pawn mude, assim, quando ele for convocado para outro mundo, ele vai ficar regularmente curando e dando buffs para o personagem controlado pelo jogador sempre que possível.

Como explicado na própria história, pawns são um reflexo do seu mestre, então mesmo coisas pequenas como durante o combate parar para quebrar caixas ou catar ervas, altera o comportamento do seu pawn.

É preciso tomar cuidado com isso. Um guerreiro que para o combate para catar ervas é completamente inútil e muitos jogadores experientes contratam pawns baseados em suas tendências.


Para checar as inclinações do seu pawn basta ir no menu de pause e acessar seu status.

Ajustar a tendência correta é tão importante quanto ter os melhores equipamentos. Uma maneira fácil de fazer isso que muitos não sabem é fazer uso das poções de tendências, vendidas por um NPC chamado Johnathan no acampamento.


NPC vende diversas poções de tendências e outros itens em troca de Rift Stones.

É possivel usar também a cadeira do conhecimento para passar para o seu pawn o que você espera dele, mas o uso de poções é a maneira mais efetiva de mudar o comportamento do seu Pawn para o que você deseja.


Trate seu pawn como a namorada que você nunca teve.

Importante notar que mesmo usando as poções, com o tempo as tendências ainda podem mudar. O pawn busca sempre mimicar o que o seu dono faz ou comanda, por isso é uma boa ideia de vez em quando dar uma olhada em como elas estão as configuradas.

Uma dica geral é evitar as tendências Guardian e Nexus. Elas são comumente evitadas por jogadores mais experientes já que ambas focam em defender apenas um alvo. Na maior parte do tempo o pawn fica do lado do alvo que precisa defender sem fazer nada e só ataca quando o seu alvo é atacado. Um guerrreiro que fica do lado de um mago esperando ele ser atacado ajuda muito menos do que um que busca atacar todos os alvos durante todo combate.
- Dicas de exploração & quests -


Tomando todos os cuidados acima você vai estar pronto para explorar e completar quests em volta de Gransys! Mas antes de se aventurar é importante seguir essas dicas:

  • Explore bem e encontre quests.
    Dragon's Dogma é cheio delas; algumas você pode encontrar em tavernas e estalagens (nos quadros de aviso) e outras você precisa explorar o mapa e encontrar sozinho.

  • Não rusha a história principal.
    Muitas quests vão simplesmente falhar caso você faça isso. Falhar em uma simples side-quest pode fazer com que várias outras quests futuras também não apareçam. Antes de sair completando missões principais, explore bem e complete as side-quests que estiverem ao seu alcance.

  • Sempre que possível volte aos locais com quadros de aviso.
    Cada quadro oferece quests únicas e de vez em quando aparecem novas missões por lá.

  • Cuidado com as missões de escolta.
    Uma vez que aceitar esse tipo de missão, você vai ter que completar na hora. Elas são bem difíceis e caso falhe não é possível tentar de novo. Complete-as quando já estiver bem familiarizado com os inimigos.

  • Use a Eternal Ferrystone.
    Uma forma simples de voltar para um lugar previamente explorado para ver se tem novas quests é usar a Eternal Ferrystone. Você vai encontrar esse item no seu báu, assim que terminar a quest que te leva até a capital Gran Soren. Esse item te permite teleportar para alguns lugares predeterminados no mapa e originalmente era um bônus na versão de consoles mas no PC ela foi incluída para todos.

  • Coloque portcrystals em locais distantes.
    Mais tarde no jogo você vai encontrar os portcrystals. Esse item complementa a mecânica de teleporte e você pode colocá-los em qualquer lugar do mapa para mais tarde se teleportar livremente para esse ponto usando a ferrystone.

  • Use o sistema de save a seu favor!
    O jogo foi projetado para se ter apenas um personagem. No entanto, apesar de só ter um espaço para personagem o save é dividido em dois slots que servem propósitos diferentes. O primeiro é um espaço para saves manuais e auto-saves e o segundo serve para checkpoints que acontecem sempre que você descansa em uma estalagem ou acessa uma riftstone. Caso venha a fracassar em alguma quest, pause e coloque o jogo para recomeçar de um checkpoint, assim você pode voltar atrás caso tenha progredido da maneira errada.
- Equipamentos & Loot -


Enquanto explora você vai se deparar com diversos itens, uma boa ideia é comprar uma picareta para poder minerar materiais. Ataques de grande impacto como uma magia poderosa ou um ataque com uma espada de duas mãos também funcionam caso você ainda não tenha o equipamento certo para fazer isso.

Mas lembre-se: O peso dos itens que você coleta ao explorar modificam sua velocidade de locomoção e recuperação de estamina. Carregue a menor quantidade de cosias possível.


Dragon's Dogma não é um jogo realista mas em relação a itens consumíveis ele tem um approach mais factual. Itens consumíveis, comidas e materiais tem data de validade e podem apodrecer, por isso não espere pegar um peixe ou tirar uma maçã do pé e ficar com ela no inventario para sempre. Eventualmente o item vai passar para o estado mofado (moldy) e em seguida apodrece (rotten). Itens depositados no baú não apodrecem no entanto, isso só acontece enquanto eles estão no seu inventário.

Por alguma razão os itens mofados valem muito dinheiro e são mais fortes. Então é uma boa ideia deixar itens mofarem para vender a um mercador por um preço alto. Itens como Beast Steak em seu estado mofado vale 5 vezes mais do que no estado comum, uma peça vale 1500 moedas de ouro, e é uma ótima forma de fazer algum dinheiro.
- Loja Black Cat & mecânica de forjas -


A loja Black Cat só pode ser acessada na Capital Gran Soren; lá você vai encontrar um NPC que vende muitos itens raros e únicos e também itens de quest que você possa ter vendido acidentalmente.

O melhor serviço que ele oferece no entanto, são as forjas. Essa mecânica permite recriar qualquer item do jogo que não seja arma ou armadura. Muitos itens são simplesmente duplicados de forma perfeita e outros ficam marcados como forja. Itens marcados como forja não mantém suas propriedades mágicas.



Forjas são muito úteis se usadas da forma correta, especialmente em quests. Por exemplo:

  • Um item de quest chamado Gold Idol que garante 30% de desconto em qualquer loja, pode ser forjado. Fazendo isso, quando você entregar o item para finalizar a quest será possível manter a forja no inventário e assim garantir o desconto para sempre.

  • O item mágico Wyrmkin’s Ring que reduz o tempo de conjuramento de um magia em 15% é outro item de quest que pode ser forjado. Por se tratar de uma forja de um item mágico ele perde sua habilidade especial, mas a forja pode ser entregue para completar a quest e assim manter o item original e o bônus do item.

Existem diversos itens como esses, por isso é bom ter em mente essa mecânica. Sempre verifique os benefícios de cada item.
- Dicas de combate -


Goblins, Ogros, Ciclopes, Quimeras: Que Venham!
Ok, você tá quase pronto para salvar o mundo. Mas não se esqueça, it's dangerous to go alone take this with you:
  • Durante batalhas com um dos vários monstros gigantes do jogo, tente mirar em diferentes partes do corpo para tirar vantagem do sistema. Você pode atacar o braço de um ciclope e forçar ele a derrubar o tacape, atacar as pernas para fazer com que ele perca o equilíbrio e eventualmente caia ou atacar a cabeça para tirar bastante dano.

  • Um bom exemplo de inimigo que tenta deixar claro como o sistema funciona é a Quimera. Ela tem três cabeças e você pode focar seus ataques na cabeça de cabra para evitar que ela conjure magias, cortar fora a cabeça de cobra para não ser envenenado e assim em diante...

  • Muitos inimigos como o Griffo tem fraquezes elementais. Tente sempre ter pelo menos um mago no seu grupo pra dar buffs. Na maior parte dos casos ataques do elemento fogo e sagrado(Fire & Holy) são os que tiram maior dano. Golpes sagrados tem também o beneficio de curar cada vez que você dá dano, mas fogo é melhor para lutar contra monstros.

  • Por último, se você aprender uma versão avançada de uma magia ou habilidade que precisa ser carregada para ser usada, continue segundo o botão até ela carregar após o limite inicial da barra, caso solte antes a versão usada será a básica e não a avançada.
- Conheça o Nautilus -
Eu espero que esse guia tenha sido útil para você, considera se inscrever ou visitar nosso canal Nautilus e bom jogo!
14 Comments
Eren Feb 2, 2023 @ 4:10am 
@User_Invable Você precisa ir em opções>jogabiblidade>permitir pawn ser usado online(algo assim) Pra saber se ele foi usado ou não com o tempo, vá em um lugar pra descansar e pode ser noite ou dia. Quando acordar e o jogo salvar vai dar pra saber se o pawn foi usado por outro Arisen
User_Invable Jan 18, 2023 @ 3:33am 
Eu queria saber como faço pra recrutar em meu pawn pra outros mundos,é enquanto eu não tô jogando?
b3$t Nov 23, 2022 @ 7:18pm 
Nunca tinha jogado esse game, uns dias atras entrou em promoção e comprei pra minha conta, e me apaixonei, jogo muito bom e profundo. Vllw pelo guia :luv:
thglara May 3, 2021 @ 1:22am 
Excelente guia
Historiador Dec 9, 2019 @ 8:31am 
Já conheço bem o jogo mas quando vi esse guia não pude deixar de vir reconhecer o excelente trabalho. Parabéns.
Hyoga Jun 21, 2018 @ 1:40pm 
Boas dicas, esta sendo de grande utilidade pra um iniciante como eu.
Formaldeído Oct 21, 2017 @ 3:35am 
Excelente guia!
Xavi Sep 26, 2017 @ 9:43am 
O teu pawn não desaparece do teu gameplay, o que acontece é que da próxima vez que descansares num "inn" no modo online, vais receber os RC e os items do teu pawn.
Quando descansas num "inn" é quando o jogo comunica com o servidor e faz upload do teu pawn, e verifica se foi recrutado por outros jogadores, etc.
SkyDore_ Jul 27, 2017 @ 7:22am 
A minha única duvida nisso tudo é. Como vou saber se alguém recrutou meu pawn? ele vai sumir do meu gameplay por exemplo?
Kiruchi Kayotsu May 6, 2017 @ 9:45am 
Muito obrigado, me ajudou a começar com sorte. Btw, parabêns está bem explicado.:steamhappy: