Misao - 2024 HD Remaster

Misao - 2024 HD Remaster

Not enough ratings
(PT-BR) Misao: Guia de Conquistas 100%
By Blaze9 Gamecaster
Guia em português para os 21 achievements de Misao: Definitive Edition e Misao: 2024 HD Remaster.
   
Award
Favorite
Favorited
Unfavorite
Introdução:
Olá e bem-vindo(a) ao meu guia de achievements para o game Misao, versão do Steam, vulgo Misao: Definitive Edition ou Misao: 2024 HD Remaster.

O principal motivo que me levou a fazer este guia é que até o momento em que estou escrevendo, este jogo ainda não tinha nenhum guia em português. E acho que ele merece, pois acredito ser um game feito com carinho e cuidado.

Neste guia vamos falar sobre como conseguir todos os 21 achievements do game.
Antes de Começarmos...
Eu sugiro fortemente terminar a sua primeira run do jogo por conta própria, jogando com calma e atenção, antes de jogar novamente para fazer os achievements. Misao é um jogo curto, mas muito significativo.

Além disso, estou deixando claro que, a partir da próxima seção, darei spoilers sobre o jogo abertamente, pois levarei em consideração que você já terminou o jogo pelo menos uma vez e está na sua segunda run.

Pode ser que eu faça referências ao Mad Father (outro jogo do mesmo desenvolvedor) ao longo do guia. Como essas referências são de outro jogo, irei colocá-las com a tag de spoiler.

E também é provável que eu faça reflexões ou interpretações em certos momentos acerca de eventos do jogo. Esses trechos não influenciam nos achievements, e serão marcados com as tags (Reflexão/Interpretação). Assim ninguém vai se sentir coagido a ler minhas ideias nem concordar com elas.
Sobre o jogo:
Misao é um puzzle game de horror feito em Wolf RPG Editor (essencialmente um clone do RPG Maker) pelo game designer japonês sen, vulgo Hitodenashi no Kuukan. O jogo é sobre uma garota que desaparece misteriosamente e lança uma maldição terrível sobre uma escola. O objetivo do jogo é procurar 6 itens-chave e oferecê-los a um altar com o objetivo de selar a maldição.

Este mesmo desenvolvedor também é a pessoa por trás de Mad Father, que se passa no mesmo universo. Ambos os games tem avaliações “extremamente positivas” no Steam, e são considerados cult.

O jogo possui dois modos: modo Normal, que é o jogo principal, e o modo Truth, que serve como epílogo do jogo, e mostra a história por trás do comportamento dos personagens e permite ver o final verdadeiro do game.

A primeira versão do Steam de Misao, lançada em 2017 e chamada de “Definitive Edition”, na verdade é um remake do Misao original, que é gratuito. No dia 15 de agosto de 2024, foi lançada uma nova versão com algumas funções novas, cenas novas e cenários recriados, mas diferente do Mad Father, que foi inteiramente refeito no seu segundo remake, Misao foi apenas parcialmente refeito. Resumindo: as duas versões que podem ser jogadas desse game aqui no Steam são os dois remakes do jogo. A versão original e esses dois remakes tem essencialmente a mesma história, mas são muito diferentes em vários aspectos.

A principal diferença, além dos gráficos e cenários recriados, é que o original é extremamente violento, e eu não estou exagerando. Não que a versão do Steam não seja violenta, porque é, mas em comparação com o original, é um passeio. Aquela versão é tremendamente brutal, chocante e explícita. Uma série de coisas foi censurada na nova versão e a violência gráfica foi bem mais controlada.

Para se ter uma ideia, quando você abre a versão original e inicia um novo jogo, aparece esse aviso, pedindo cuidado ao jogar e proibindo streamar o jogo (por ser brutal demais):


Um outro exemplo mais concreto é que nas versões do Steam, durante a cena da Yoshino, quando o(a) protagonista precisa se esconder do “cientista”, ele(a) se esconde dentro de um urso que ele(a) pensa que é uma fantasia. No original, o(a) protagonista se esconde explicitamente dentro de um corpo humano. Fora que nos remakes, os seis itens que o protagonista procura são pertences de Misao (exceto o “bundle”), como seu celular, uniforme, botas, etc., enquanto que no original, esses seis itens são literalmente as partes do corpo dela.

A versão original continua gratuita e livre para ser baixada na internet, porém se você for um sujeito que tem dificuldade em lidar com horror corporal (tipo eu), não recomendo. Na realidade eu confesso que, no momento em que estou escrevendo este guia, tentei jogar um pouco da versão original, e simplesmente entrei em choque. Aquele jogo tem uma atmosfera tremendamente assustadora. Ou seja, por mais que tenha gostado da versão do Steam, não tankei a original.

E para concluir esta introdução:
“Qual das versões é a melhor?”: as três versões são diferentes entre si, então eu recomendaria jogar todas três. Aqui no Steam, eu recomendaria jogar primeiro a versão 2017 (Definitive), e depois jogar a versão 2024, que tem algumas cenas e textos a mais, mas o roteiro do jogo é o mesmo.
Sobre os Achievements:
Misao possui 21 achievements, e praticamente todos são missable (perdíveis). Apesar disso, é um game considerado fácil de platinar, principalmente por ser curto. Eu terminei minha platina em pouco mais de quatro horas.

Para concluir a platina serão necessárias no mínimo 4 runs do jogo: duas do modo normal (uma para cada protagonista) e duas do modo Truth (idem). Irei separar os 21 achievements em duas categorias: Modo Normal e Modo Truth.

A diferença entre os protagonistas é que o Aki homem é mais misericordioso e mais humano do que a Aki mulher. Isso fica claro durante o gameplay, quando ele se recusa a cometer barbaridades. Já a Aki mulher aparenta ter uma boa consciência social, mas também tem um perfil psicopata e não possui problema nenhum em matar quem quer que seja a sangue frio.

(Reflexão) Inclusive, acredito que li em uma nota do desenvolvedor que o motivo pelo qual Library quis fazer amizade com a Aki é porque ela a enxergava como semelhante, ou seja, não-humana. Isso é fortalecido no modo Truth, quando aparece a cena em que Misao ajuda Aki a procurar sua lente de contato colorida, expondo seus olhos vermelhos. No caso do protagonista masculino, não sei se isso se aplicaria, pois as cenas dele são diferentes.
Sobre as Deathtraps:
Apesar de ser um jogo curto, em Misao você pode morrer em praticamente todos os cenários. Existem ao todo 42 armadilhas mortais (deathtraps) no jogo (na versão Definitive. Na versão 2024 existem novas deathtraps), sendo que em alguns cenários têm várias.

Alguns dos achievements estão relacionados com armadilhas específicas, mas não existe um achievement exigindo que você encontre todas as deathtraps. Porém, se você encontrar 40 delas, o jogo destrava a habilidade de mudar a imagem do menu principal.

Eu entendo isso como se o desenvolvedor te desse um tapinha nas costas enquanto te parabeniza pelo seu masoquismo, fazendo um sinal de “ok” com a mão.

Achievements - Modo Normal (Parte 1):
Estes são achievements que podem ser destravados no decorrer do jogo principal. Alguns estão relacionados à história do jogo e outros a alguma deathtrap. A maior parte são missable.

Nota: os screenshots usados neste guia são da versão 2017 (Definitive Edition), mas os locais dos achievements são os mesmos para a versão 2024.

My First Quicksave
Faça um quicksave.


Quando assumir controle do personagem, aperte Shift (Definitive Edition) ou Ctrl (2024 Remaster) para dar um quicksave. Provavelmente você irá fazer este na sua primeira run.

Baggage Check
Verifique seus itens.


Auto-explicativo. Unmissable.

Good Listener
Converse com Library várias vezes.


Depois que encontrar Library e der um nome a ela, você poderá pedir dicas ou conversar. Escolha a opção “Talk” para escutar o que ela tem a dizer 3 vezes. Quando seus diálogos começarem a se repetir, esse achievement aparecerá.

Repulsive
Encontre Hanako.


Unmissable pois é necessário passar por ela para dar continuidade na história. Para fazer este, vá ao banheiro feminino no 1F, bata na porta do box que tem algo brilhante dentro 3 vezes, e se afaste. “Hanako do banheiro” vai aparecer. Saia do banheiro e dê um quicksave. Volte e tente passar por ela sem permitir que ela te abraçe (se ela te abraçar, você morrerá).

Na hora em que ela estiver parada, corra rapidamente por ela e interaja com o item brilhante no box. Hanako vai te abraçar mas vai te achar fedido(a) e não vai matá-lo(a). Você estará safe e esse achievement vai aparecer.

Memory
Leia o diário na biblioteca.


Na biblioteca no 2F, você conhecerá Aya Library, e poderá dar um nome a ela. Quando terminarem de conversar, interaja com a estante à direita da sala. Você vai encontrar um diário bem familiar (para quem jogou Mad Father, pelo menos)... E esse achievement vai aparecer.


Nota: Se você se recusar a ser amigo de Library duas vezes, ela te mata.

Nota 2: (Spoiler do Mad Father) O diário conta exatamente a mesma coisa que Aya conta no prólogo de Mad Father, então é correto dizer que pertence a ela, e que Library na verdade é Aya.

Nota 3: (Spoiler do Mad Father) Se você tentar colocar o nome da Library de “Aya”, ela não deixa, diz que esse nome não serve e que “só o pai pode me chamar assim”. Porém uma teoria levantada pelo vgperson indica que essa não é a Aya real, e sim o clone feito por Alfred no outro mundo, que aparece no final verdadeiro do Mad Father. Faz sentido, pois Misao também se passa no outro mundo.

A Work of Parody
Leia "The Lazy-Eyed Ranger."


Dentro do quarto de Library, na estante ao lado do criado-mudo, tem um livro chamado The Lazy-Eyed Ranger. Leia este livro e esse achievement vai aparecer.

Nota: Se você se recusar a ler o livro depois de interagir com ele, você morrerá.

Spirits' Temptation
Pule do terraço.


No 1F, à esquerda das escadas, você verá uma garota caindo e se espatifando no chão. Dê um quicksave e se aproxime dela. Você vai tomar um susto, e aparecerá uma cena onde o(a) protagonista é possuído(a) por um espírito e se joga do terraço da escola. Esse achievement aparecerá em seguida.

Você morrerá.


Nota: este tem que ser feito antes de terminar de distribuir os lírios brancos pelas carteiras, do contrário a garota não irá mais se jogar do terraço.

Nota 2: na versão 2024, a garota espatifada irá lhe atacar quando você passar por ela, então você pode acabar fazendo este achievement sem querer. Para não deixar ela lhe atacar, você deve correr.

Nota 3: (Interpretação) a cena dela se espatifando no chão aparece toda vez que você entrar neste cenário, dando a entender que é um sofrimento constante, mas não fica claro se é um sofrimento espiritual ou físico (se ela realmente se joga do terraço várias vezes ou se ela apenas sente como se estivesse se jogando e isso é transmitido ao jogador através da visão dela se espatifando).

For the Grub
Almoce.


Desça ao 1F e entre na cafeteria (ao lado da enfermaria ao sul das escadas). Nessa sala terão dois zumbis. Um estará numa mesa comendo sabe-Deus-o-quê, e o outro estará cortando algo na copa. À esquerda terá uma refeição prontinha, servida, totalmente normal e nem um pouco suspeita. Dê um quicksave, interaja com a refeição e assista a cena.

Você morrerá.

Nota: na versão 2024, este cenário foi refeito e a refeição aparece numa mesa ao norte e não à esquerda.

Savage
Recuse-se a ajudar Yoshino.


No 2F, à direita da biblioteca, você passará pela sala de aula, e adiante chegará ao laboratório, onde presenciará a cena da Yoshino. Interaja com ela. Ela vai pedir ajuda, e vai aparecer um prompt onde você pode escolher sim ou não. Escolha não para se recusar a ajudá-la e esse achievement vai aparecer.

Mais à frente direi o que penso de Yoshino.

Nota: esse achievement é missable. Se você responder que sim (quando ela pedir ajuda), a cena dar-se-á continuidade e não será possível voltar. Então responda que não primeiro e depois responda que sim.

Hide and Seek
Esconda-se numa caixa de papelão.


Ainda na cena da Yoshino, quando o Alfred Cientista estiver se aproximando e o protagonista precisar se esconder, faça-o dentro de uma caixa de papelão que estará parcialmente aberta à direita do urso. Dê um quicksave antes. Assista a cena e esse achievement vai aparecer.

Você morrerá.


Helping Hand
Salve Kudoh.


No ginásio, na cena do Kudoh, irá aparecer um prompt onde você poderá escolher se quer ajuda-lo ou observar o que vai acontecer. Escolha ajuda-lo. O protagonista correrá para tentar ajudar mas acabará se ferrando junto. Você não poderá dar quicksave dentro do ginásio, nem no corredor do lado de fora (onde tem a boneca cantando “Kagome, Kagome”, mas não se vire, ou ela te mata), então faça isso antes de entrar no corredor, onde tem o papel rosa (vermelho na versão 2024) com o aviso da boneca.

No remake essa cena foi inteiramente refeita, e a meu ver ficou melhor. No original é uma cena extremamente violenta...

Este achievement é missable.
Achievements - Modo Normal (Parte 2):
In Concert
Toque o piano.


Na sala de música, no 2F, toque o piano e esse achievement aparecerá. Para chegar lá, você precisará coletar sal para espantar o espírito do corredor.

Para coletar o sal, vá ao laboratório perto de onde aconteceu a cena da Yoshino, e deve ter uma mandrágora branca (mandrágora de sal). A mandrágora vai seguir o protagonista sempre, então faça-a passar ao lado do telefone. Ela vai desmaiar com o susto e vai permitir que você a agarre. Caso a mandrágora esteja presa, liberte-a usando a máquina com a tela brilhante.

Leve-a à cafeteria e use a mandrágora de sal na máquina à direita do zumbi cortando algo. Você coletará o sal. Use o sal no corredor no local onde o espírito está parado e você poderá passar.

E sim, quando tocar o piano, você morrerá.

Nota: na sala de música, se você se levantar da cadeira enquanto o espírito estiver tocando, você morrerá.

Nota 2: no laboratório, cuidado para não passar ao lado do telefone, senão você morrerá.

Nota 3: na cafeteria, cuidado para não colocar a mandrágora explosiva no lugar da de sal, do contrário você morrerá (e explodirá a cafeteria junto).

Nota 4: a peça que o protagonista tenta tocar é Arabesque N° 1, de Claude Debussy, caso tenha ficado curioso.

G-R-O-S-S!
Cheire um vaso sanitário.


Entre no banheiro masculino no 1F e interaja com algum dos sanitários. O protagonista deve reclamar da nojeira e esse achievement vai aparecer.

Another Self
Encontre a mensagem atrás do laboratório.


No laboratório, perto de onde aconteceu a cena da Yoshino, tem uma sala que você só pode acessar usando um amuleto, protegida por um espírito em forma de cabeça (se tentar avançar sem o amuleto, você morrerá). Seguindo por esse caminho, você chegará a uma sala com várias bonecas (Oi, Alfred). Na sala além, verá um tubo de suspensão com alguém do sexo oposto ao do(a) protagonista dentro. Dê a volta no tubo e leia a mensagem que tem atrás, e esse achievement irá aparecer.

Para conseguir esse amuleto, vá à sala de música no 2F, sente-se na cadeira e escute o espírito tocar. Como gesto de gratidão, ela dará uma caixinha ao protagonista. Você só pode abrir essa caixinha com a Small Key.

Para conseguir a Small Key (chavezinha), use as moedas que você pegou do banheiro onde estava Hanako, e use-as na máquina de bebidas da cafeteria. O protagonista vai reclamar que queria chá mas recebeu um energético. Leve esse energético ao Tohma, que está no quarto da Library junto à biblioteca. Quando ele beber, irá cuspir um item, que será a Small Key. Use-a para abrir a caixinha e você ganhará o amuleto.


Nota: a pessoa no tubo é o(a) outro(a) Aki, e mudará de acordo com o protagonista que você escolher, mas a mensagem é a mesma.

Nota 2: na versão 2024, ao encontrar esta mensagem, serão desbloqueados dois avatares dos protagonistas.

Bad End
Veja o final ruim.


O que decide o final do jogo é a pessoa que será sacrificada no final. Você poderá escolher entre o Tohma e o professor Kurata. Faça Tohma morrer para ver o final ruim.

O achievement aparecerá em seguida.

Nota: a frase de Library depois de matar Tohma com a Aki mulher é... apropriada para ela.

(Reflexão) Tenho certeza que esse final ruim é o primeiro de muitos jogadores, pois o jogo, até esse momento, não apresenta indícios claros dos abusos que Misao sofria nem da natureza real de Kurata, mas faz sentido pensar que ela guardaria rancor de Tohma por ele ser um mulherengo maldito.


Normal End
Termine o jogo principal com o protagonista masculino.


Auto-explicativo. Para ver o final normal, você tem que sacrificar Kurata. O protagonista masculino não irá matar ninguém diretamente, mas acontecerá uma cena onde Tohma e Kurata escorregarão de um penhasco e o protagonista terá que escolher entre qual dos dois irá salvar. Escolha salvar Tohma. Isso fará Kurata cair e o sacrifício estará completo. Volte ao altar, termine a oferenda e assista o final.

Normal End 2
Termine o jogo principal com a protagonista feminina.


O jogo é basicamente o mesmo exceto alguns diálogos, mas as cenas finais mudam.

Como eu disse antes, a Aki mulher não tem essa de não querer cometer barbaridades. Se ela tiver que sujar as mãos, ela sujará. Vá à enfermaria e use o bastão na frente do professor, e o serviço vai estar feito em seguida. Volte ao altar, termine a oferenda e assista o final.

Até agora fizemos 17/21 achievements.

Achievements - Modo Truth:
Estes são os achievements que podem ser destravados no modo Truth. Para acessar esse modo é preciso terminar o jogo no modo Normal e conseguir o final canon (final normal). O modo Truth é mais linear do que o modo normal, mas alguns desses achievements são missable.

Pay Your Way
Dê moedas a Misao.


Na área principal, no túmulo do meio, você acessará a memória de Yoshino, que mostrará Misao sofrendo algum tipo de crueldade/maldade/covardia/injustiça/barbaridade/perversidade/agressão (todas essas palavras são apropriadas). A cena seguinte mostrará 3 clones de Misao espancando Yoshino. A memória mudará de acordo com o protagonista que você usar, mas essa cena será a mesma. Nos mictórios haverão 3 itens, e entre eles, moedas. Tente dar essas moedas a um dos clones e esse achievement aparecerá.

Nota: o item que o protagonista usará para se livrar dos clones muda de acordo com a escolha do protagonista, mas o único item que nunca irá funcionar são as moedas. A Aki mulher usará o bastão para bater nos clones (parece algo que ela faria) e o Aki homem usará sal para espantá-los.

Nota 2: a cena da crueldade/maldade/covardia, etc. cometida contra Misao pode variar.

(Reflexão) Falar sobre essa cena me faz lembrar de um comentário do desenvolvedor sobre Yoshino. Já escutou a expressão “mexe com alguém do seu tamanho”? É justamente o que ela não faz. Ela é uma covarde que só mexe com quem é menor do que ela (literalmente ou socialmente), ou com gente que ela sabe que não poderá reagir. Uma das ilustrações extras da galeria se chama “unrequited love”, e mostra Thoma e Yoshino, dando a entender que Yoshino também gostava de Thoma secretamente, indicando que as barbaridades cometidas por ela contra Misao podem ser uma forma dela se vingar por Misao ter ganhado a atenção de Thoma. O desenvolvedor também cita Saotome, que tem uma personalidade amigável, e como Yoshino não mexe com ela, por esta ser socialmente mais importante.

Release
Liberte Kurata no modo Truth.


Auto-explicativo. Kurata terá sua sepultura afastada das outras, e também tem a maior backstory. Serão mostrados os vários abusos que Kurata sofreu na sua juventude, que o influenciaram a se tornar extremamente amargurado e inseguro, juntamente com outras experiências negativas. A cena termina com Aki conversando com o professor, e declarando que o aceita pelas suas virtudes. Kurata é libertado, mas diferente dos alunos, ao invés de um bebê, na sua sepultura aparece um gatinho.

Nota: na versão 2024, existem duas deathtraps nesta lembrança, então é possível morrer nesta quest. As duas estão num corredor estreito, onde Kurata aparece se aproximando lentamente do protagonista. Se ele alcançar o protagonista, irá enforcá-lo(a). A outra deathtrap é, caso o protagonista se esconda no armário por muito tempo, Kurata irá entrar e matá-lo(a). Para dar continuidade é preciso se esconder no armário, e quando questionado se deseja sair, sair.

(Interpretação) o fato de Kurata não renascer como um bebê, e no seu lugar aparecer o gatinho, pode ser interpretado de várias maneiras. Pode ser que Kurata não quisesse renascer, já que Onigawara diz que se a pessoa tiver muita vontade de viver, ela poderia renascer. Nesse caso, o gato pode simbolizar que Kurata estaria dando a chance de viver para aquele gato ao invés de si próprio, ou talvez o gato simbolize a virtude de Kurata como ser humano, tal virtude que ele não teve na sua morte. Uma outra interpretação seria que Onigawara simplesmente não permitiu que Kurata renascesse, e por isso o gatinho veio em seu lugar.

Special Friend
Termine o modo Truth com o protagonista masculino.


Auto-explicativo. O final será um pouco diferente dependendo do protagonista que você escolher, mas a consequência será a mesma, onde o espírito de Misao ficará satisfeito. No caso do protagonista masculino, Misao tenta levar Tohma para o além, e Aki intervém. Misao se vê no espelho e se enxerga um monstro, e questiona Aki se ele se tornaria seu namorado, e aceitaria permanecer ali, com ela. Aki responde que ele não pode se permitir aceitar, por impulso, ser namorado dela, pois eles não se conhecem bem o bastante para isso, mas que se ela quer alguém que a aceite e esteja ao seu lado, ele pode ser essa pessoa, fazendo-a entender que esse relacionamento pode evoluir a algo além da amizade, se ela assim permitir.

Óbvio que isso não é possível já que ela está morta, mas para alguém desesperado, a simples intenção de querer fazer a diferença já é importante. Misao fica satisfeita e o jogo termina com Aki acordando na sua carteira na escola e observando a palavra “Obrigada” no quadro negro, assim como algumas cenas extras mostrando Onigawara ressuscitando Ayaka e os jovens cuidando dos bebês.

Nota: não é necessário salvar Kurata para ver o final verdadeiro, nem ver a memória de Ayaka. Ela será ressuscitada por Onigawara no final independentemente.

Precious Friend
Termine o modo Truth com a protagonista feminina.


Auto-explicativo. A maior parte dos eventos é igual ao do protagonista masculino, mas com a Aki mulher o final é um pouco diferente. Misao tenta levar Tohma para o além e Aki intervém, dizendo que se ela o ama, deve deixá-lo ir, pelo bem dele. Misao traz à tona o interesse secreto de Aki por Tohma, e propõe que os três fiquem ali, dizendo que poderiam fazer dar certo. Aki mostra o espelho a Misao, que se enxerga, e entra em pânico. Aki acolhe Misao, e se oferece para ficar com ela, dizendo que “três é demais, mas nós duas podemos ser felizes”. Misao fica satisfeita e o jogo termina da mesma forma que acontece com o protagonista masculino.

Conclusão:
Com isto, terminamos nosso guia dos 21 achievements de Misao. Espero que tenha sido uma leitura agradável e boa sorte a todos nas suas runs!

----//----

Changelog:

V1 16/08/2024 – Versão inicial
1 Comments
Mike Nov 1, 2024 @ 7:29pm 
obg, ajudou muito já que o jogo ainda n tem tradução :marijaonlooker::marijaonlooker: