Team Fortress 2

Team Fortress 2

Not enough ratings
Engenheiro - Guia para iniciantes
By KURAI
Está cansado de ter suas construções obliteradas pelo time adversário? Quer saber o que fazer contra aquele espião sacana que te pega desprevenido? Deseja entender o que torna um posicionamento bom em ótimo? Veio ao lugar certo! Com minhas 6 mil horas de jogo (dessas, aproximadamente mil de engenheiro), irei ensinar-lhes os conceitos básicos que vão ajudar sua jogatina com nosso amado construtor de chata e monótona para algo mais agitado e emocionante! Bom, na medida do possível, isto é...
   
Award
Favorite
Favorited
Unfavorite
O que é o Engenheiro?
O Engenheiro é a 6ª classe jogável e é categorizada como uma classe de defesa. Esta classe é capaz de construir poderosas sentinelas, podendo ser aprimoradas dos níveis 1-3, aumentando seu poder de fogo e vida em cada nível, indispensáveis distribuidoras, sendo capaz de suprir seu time com vida, munição e metal, também possuindo a capacidade de ser aprimorada dos níveis 1-3, aumentando sua velocidade de reabastecimento de munição, vida e cura em cada nível, e, por fim, teletransportadores, estes sendo utensílios cruciais para locomoção no campo de batalha, ainda mais para classes lentas, com níveis de 1-3, e com cada nível aumentando a sua velocidade de recarga entre teleportes. Além disso, o Engenheiro também possui em seu arsenal uma escopeta e uma pistola, ambas armas sendo secundárias de outras classes, no entanto, isso não significa que ele não seja capaz de causar um estrago em mãos habilidosas!
Arma Primária: Escopeta
A escopeta utilizada pelo Engenheiro é a mesma que o Soldado, Pyro e Heavy utilizam em seu equipamento secundário, possuindo 6 + 32 cartuchos, cada cartucho causando como dano base 60 de dano (6 de dano x 10 balas por cartucho). Embora seu título como secundária em outras classes venha sugerir o o contrário, esta arma é forte, causando até 90 de dano por tiro em curtas distâncias, servindo como uma ótima maneira de se proteger caso seus adversários queiram se aproximar um pouco de mais de você ou de suas construções. Espiões inimigos serão o seu alvo mais comum enquanto utilizar esta belezinha. É recomendável você usar esta arma apenas quando puder fazer bom uso de sua distância efetiva, o que tende a ser entre uma curta/média distância. Existem outras armas que podem ser equipadas além desta, no entanto entrarei em mais detalhes sobre estas em um guia futuro que estará linkado aqui caso já esteja publicado.
Arma Secundária: Pistola
A pistola utilizada pelo Engenheiro, embora a seja a mesma que é utilizada no Scout, possui uma diferença considerável na quantidade de balas em reserva. A pistola de ambas as classes causam dano base de 15 por balas, com 12 balas em cada clipe, no entanto, enquanto o Scout possui apenas 36 balas em reserva, o Engenheiro possui 200. Isso significa que você pode utilizar esta arma para causar dano em inimigos à distância com facilidade e sem preocupações, o que é ideal para a classe, tendo em vista que sua primária, embora forte, não consegue competir muito bem contra outras classes. Atrapalhar a mira de Snipers adversários que estão buscando sua cabeça, enfraquecer um inimigo à distância ou até mesmo causar dano junto à sua sentinela são usos ideais para esta arma, mas leve em consideração que esta arma fica imprecisa depois do primeiro disparo, tornando alvos à longa distância um pouco mais complicados de se duelar, o que, embora não seja seu trabalho, é algo importante de se manter em mente.
Arma Branca: Chave Inglesa
A chave inglesa é a arma que você mais vai estar utilizando enquanto joga de Engenheiro, com ela você consegue aprimorar, acelerar o processo de construção, reparar e reabastecer a munição de suas construções. Para entendermos melhor como utilizar a chave inglesa, é importante entendermos como funciona o sistema de utilização de metal do Engenheiro.


O que é metal?

Metal é a "moeda" que o Engenheiro possui para construir suas construções, você inicia com 200 de metal e consegue reabastecer com pacotes de munição (cada pacote reabastece, de menor para o maior, 41, 100 e 200) e distribuidoras.

Por que eu devo ligar para meu metal?

Além de ser um recurso relativamente escasso, você precisa de metal para construir suas construções, repará-las, reabastecê-las de munição e aprimorá-las.

Certo, agora com isso fora do caminho...

Como exatamente a chave inglesa funciona?

Assim como todas as armas brancas (exceto Scout e Espião), a chave inglesa causa 65 de dano por ataque, sendo capaz de matar classes de 125 de vida com dois golpes, o que torna ela uma arma decente para lidar com Espiões caso ele chegue perto de mais e você não tenha munição em sua escopeta. Isso não é tudo, já que, com esta arma, você consegue acelerar o processo de construção de suas construções significativamente! Basta você golpear (soa contra-intuitivo, na realidade, super intuitivo) sua construção que está em processo de ser construída com sua chave inglesa e ela irá se erguer ainda mais rápido. Você também pode reparar suas construções por um custo de metal (3 de vida por cada 1 metal gasto) e aprimorá-las, gastando 25 de metal por golpe e custando 200 de metal por nível, totalizando 400 de metal caso você queira aprimorar qualquer construção sua de nível 1 ao nível 3. Você também consegue destruir sabotadores que Espiões inimigos colocarem nas suas e nas construções de seus Engenheiros aliados, necessitando dois golpes para destruir um sabotador e salvar a vida de sua preciosa sentinela.
PDAs: Construção e Destruição
Os PDAs de construção e destruição são os equipamentos que o Engenheiro utiliza para, como o nome sugere, construir e destruir as suas construções. Cada construção tem um custo em metal diferente para poder ser erguida, com a sentinela custando 130 de metal, a distribuidora custando 100 de metal, e teletransportadores custando 50 de metal cada (entrada e saída). Para construir uma sentinela, basta você ter o metal necessário e apertar a tecla de número 1 no seu teclado, para construir uma distribuidora, basta você ter o metal necessário e apertar a tecla de número 2 no seu teclado e, por fim, para construir os teletransportadores, basta você ter o metal necessário e apertar as teclas de 3 e 4 para construir a entrada e saída no local que você desejar. Vale ressaltar, embora você consiga pegar suas construções do chão quando você está perto delas e aperta o disparo secundário do seu mouse (mouse2), há situações onde é mais prático você destruí-las ao invés de ir buscá-las, como quando elas estão numa posição que foi tomada por inimigos. Isso é especialmente importante para teletransportadores, já que não é uma ideia muito boa enviar seus aliados para o que é o equivalente a um matadouro.
Construções: Sentinela
A sentinela é a construção que o Engenheiro irá construir com mais frequência, não só por sua popularidade, mas também pelo fato de ser a construção que seus adversários mais irão, com unhas e dentes, tentar obliterar o mais rápido possível. Como previamente citado, ela possui 3 níveis diferentes, com uma sentinela de nível 1 possuindo 150 de vida e atirando 4 balas por segundo, cada bala causando 16 de dano, totalizando 64 de dano por segundo. Embora isso pareça pouco em comparação com outras classes e até mesmo outras armas dentro de sua própria classe, uma sentinela de nível 1 é um oponente formidável por múltiplos motivos, sendo eles o fato de possuir mira impecável, de ser um ótimo complemento ao seu próprio dano e por desencorajar os adversários em avançarem. Ao você aprimorar sua sentinela de nível 1 ao nível 2, você aumenta a vida base de sua construção para 180 e também adiciona mais um barril, aumentando sua cadência de tiro de 4 balas para 8 balas por segundo, agora possuindo um dano por segundo de 128, o que é capaz de matar classes de 125 de vida em um segundo. Por fim, você pode aprimorar sua sentinela de nível 2 ao nível 3, aumentando sua vida para 216 e adicionando um ataque de foguetes, estes atacam a cada 3 segundos, causando dano variável entre 50-150 dependendo da distância do Engenheiro em relação ao inimigo, totalizando um dano por segundo de 128 + 50-150. Isso significa que o dano por segundo de uma sentinela de nível 2 e 3 são praticamente os mesmos, tornando a necessidade de construir uma sentinela de nível 3 menos importante à não ser que a vida extra venha salvar sua construção de uma morte.

Construções: Distribuidora
A distribuidora uma das únicas fontes de cura e munição além de pacotes de munição e médicos no jogo inteiro e, por conta disso, é uma das construções mais importantes do arsenal do Engenheiro. Antes de falarmos sobre como ela funciona, vale ressaltar que esta é uma construção que deve estar perto do seu time à todo custo, tendo em vista sua incrível utilidade e ao fato de que, às vezes, é difícil achar um médico em uma partida casual, além de fornecer munição infinita ao seu time. Com isso explicado, a distribuidora no nível 1 tem 150 de vida base, fornece vida em uma taxa de 10 de vida por segundo, assim como 20% de munição por segundo e 40 de metal a cada 5 segundos para engenheiros. Quando aprimorada do nível 1 ao nível 2, a distribuidora agora possui 180 de vida, fornece 15 de vida por segundo, 30% de munição por segundo e 50 de metal a cada 5 segundos. Por fim, uma distribuidora aprimorada do nível 2 ao nível 3 possui 216 de vida, fornece 20 de vida por segundo, 40% de munição por segundo e 60 de metal a cada 5 segundos. Muitas vezes uma distribuidora de nível 1 é mais que o suficiente para suprir seu time com munição e vida, por conta disso, ela deve ser construída perto de onde seu time está batalhando. Lembre-se que, embora sua distribuidora deva estar avançada, você ainda deve construí-la num local que é conveniente para você fazer um bom uso dela também.
Construções: Teletransportadores
Os teletransportadores são com certeza a construção mais útil do Engenheiro, principalmente em mapas extensos, sendo capaz de trazer seu time para a frente de batalha o mais rápido possível e, consequentemente, ganhando a partida. No nível 1, o teletransportador tem vida base de 150 e tem um tempo de recarga entre teleportes de 10 segundos. Quando aprimorado do nível 1 ao nível 2, o teletransportador agora possui 180 de vida e tem um tempo de recarga entre teleportes de 5 segundos. Por fim, quando aprimorado do nível 2 ao nível 3, o teletransportador agora possui 216 de vida e um tempo de recarga entre teleportes de 3 segundos. Essa construção é a mais importante de se manutenir tendo em vista o seu imenso potencial e, embora um teletransportador de nível 2 seja o suficiente em partidas menos acirradas, um teletransportador de nível 3 pode ser o motivo da vitória do seu time. Você irá querer construir um teletransportador em um local relativamente seguro, porém, perto de onde a ação está ocorrendo, para maximizar sua efetividade.
Engenheiro: Dicas
Certo, agora que você entende um pouco melhor o kit de nosso querido construtor, aqui vão algumas dicas para melhorar o seu empenho em suas partidas.

Não tenha medo de abandonar o navio

Como um Engenheiro, é impossível você manter suas construções vivas para sempre, faz parte do design do jogo elas serem destruídas e, por conta disso, é importante você saber quando você tem que abandonar o seu ninho de sentinela para garantir a sua sobrevivência. Lembre-se: você não consegue construir se você estiver morto!

Dê prioridade ao espião

É muito fácil você entrar num ciclo sem fim de destruir um sabotador de um Espião inimigo, só para ele colocar um outro imediatamente. Matar ou espantar o Espião tem de ser sua principal prioridade em situações como essa, mesmo que no processo você acabe perdendo sua construção. Você vai conseguir construir outra em alguns instantes, é melhor garantir que esta nova não sofra o mesmo fim que a anterior e cortar o mal pela raiz.

Cuidado quando mover seu equipamento

Quando movendo sua sentinela ou qualquer outra construção de uma posição para outra, seu personagem fica mais lento que o normal, além disso, todas as construções tem de passar por uma animação de "reconstrução" quando colocadas no chão novamente e, embora esta seja mais rápida do que simplesmente construir uma nova construção do zero, ainda sim toma tempo, principalmente se esta estiver aprimorada, com cada nível de aprimoramento adicionando um segundo no tempo de reconstrução. Mantenha isso em mente quando movendo suas construções para posições mais agressivas, isto pode salvar sua vida.

Construa perto de fontes de metal

Como citado previamente, metal é um recurso escasso, portanto, construir perto de pacotes de munição é uma ótima ideia não só para acelerar seu processo de aprimoramento como também servir de reserva em situações de emergência. É recomendável sempre ter no mínimo a quantia de metal para construir uma distribuidora à todo momento.

Sua sentinela é um obstáculo

Embora construir no último ponto pareça uma ótima ideia quando se trata de longevidade, sua sentinela tem de servir seu papel como protetora de área, impedindo e atrasando o avanço do time inimigo. Sempre tente construir sentinelas em posições em que você consiga fugir caso o time adversário avance demais e em posições que observem a região que você pretende defender ao mesmo tempo.
Conclusão
Com essas informações, você já tem o conhecimento necessário para se sair muito melhor em suas jogatinas de Engenheiro. Espero que este guia tenha lhe servido bem, caso tenha gostado, considere curtir, compartilhar e favoritar! Com este sendo meu primeiro guia, suporte e feedback estão muito bem-vindos. Pretendo fazer uma versão avançada deste guia, com diferentes armas e combinações de equipamentos para te tornar o melhor engenheiro possível, além de demonstrar algumas de minhas estratégias que aprendi nos meus anos de competitivo. Até a próxima pessoal! Paz e amor <3
4 Comments
Doko T. Loustre Apr 7, 2023 @ 1:09pm 
primeiro guia que eu abro e ele nao é um meme...incrivel
KURAI  [author] Apr 7, 2023 @ 10:20am 
raridade, não? rsrs
Dog_Guarada Apr 7, 2023 @ 8:59am 
um guia q ñ é um meme?
mas q porra?
Demoguy Apr 3, 2023 @ 10:46am 
[voz de cliente americano dublado satisfeito]
Graças a este guia, eu nunca mais tive problema com franceses invisíveis!