Total War: SHOGUN 2

Total War: SHOGUN 2

72 ratings
Dicas e Truques de sobrevivência no Legendary
By Guzan
O guia tem como foco principal a dificuldade Legendary da expansão Fall of the Samurai do jogo Shogun 2: Total War, entretanto as dicas apresentadas servem também para o jogo base, assim como dicas para os clãs.

Apesar da dificuldade em foco ser a mais difícil do jogo, jogadores que ainda estão aprendendo a jogar Shogun 2: Total War ou que joguem em dificuldades mais fáceis podem utilizar o guia para aplicar a às suas campanhas, tendo em vista que por abordar a dificuldade mais difícil do jogo, a dificuldade mais fácil óbviamente está inclusa no que você pode realizar com sua facção.

Entenda e aplique em sua campanha os métodos apresentados neste guia para alcançar grandes objetivos como as conquistas Against All Odds, Hero of the Shogunate ou Hero of the Empire.
   
Award
Favorite
Favorited
Unfavorite
Introdução
Atenção: O guia pode ajudar jogadores experientes e intermediários.

Se o guia contribuir em algo pro seu conhecimento, por favor positive e adicione aos favoritos.

Viiste https://www.youtube.com/channel/UCZDn2Tff-nVcVuRtDYKhD7g e se inscreva.
As diferenças entre o Legendary e as outras dificuldades
Vou começar esse guia apontando as diferenças que o Legendary apresenta em relação as outras dificuldades do jogo, é evidente que a partir da dificuldade inicial, conforme nós subimos até o Very Hard a maior dificuldade é em relação à administração dos exércitos da inteligência artificial, ou seja, na dificuldade mais fácil a IA vai ter bem menos tropas que nas dificuldade superiores, bem como vai relaziar menos atividades de ataques às suas regiões. No Legendary, além dessa dificuldade base ser maior, algumas coisas dentro do jogo são removidas, são elas:

1) Não é possível salvar o jogo quando você bem entender.
2) Não é possível pausar a partida no campo de batalha.
3) Não tem minimapa no campo de batalha.
4) Existem algumas limitações de câmera.
5) A inteligência artificial possui os mesmos bonus que a dificuldade Very Hard, são bonus em moral, treino de unidades e etc.



A maior dificuldade do Legendary em relação a Very Hard está ilustrada no ponto (1), o fato de não poder salvar o jogo quando você desejar impede que você retorne seus saves pra melhorar alguma coisa em seu império ou pra contra-atacar algum movimento da Inteligência Artificial, o que torna essa dificulde um verdadeiro desafio comparada as outras. Existe um modo de retornar de uma batalha mau sucedida nesta dificuldade, e se resume basicamente a fechar o jogo antes que clicar na tela de fim de batalha, dessa forma o jogo vai entender que ocorreu algum crash e vai retornar do ponto anterior que foi antes do inicio da batalha no campo, todavia isso não funciona para batalhas com resolução automática porque o que vai voltar não vai ser o turno, mas sim o ponto anterior ao início da batalha que é o ponto em que os dois exércitos estão frente a frente no mapa de campanha prontos para batalhar.

O segundo ponto de dificuldade do Legendary (2) pode se tornar problemático para jogadores inexperientes na Série Total War, se o sujeito tem uma dificuldad em controlar suas unidades em tempo real e costuma pausar para realizar os ataques e movimentos, ele vai se complicar bastante no Legendary. A única forma de contornar essa situação é praticar batalhas no campo sem pausar, essa ideia também já inclui o terceiro ponto de dificuldade (3) que diz respeito a falta do mini mapa, isso requer mais atenção do jogador pra ver de onde as tropas inimigas estão vindo.

Os pontos (4) e (5) não diferenciam muito da dificuldade Very Hard, são dificuldades padrões do jogo. Você vai notar que a inteligência artificial tem muito mais tropas que você e tropas de mais qualidade com uma economia muito menor que a sua, isso acontece porque o upkeep (custo para manter unidades) é muito mais baixo para a IA, isso é feito justamente pra forçar o jogador a enfrentar batalhas em menor número e consequentemente tornar o jogo mais difícil.
O uso de Agentes
O uso de agentes na dificuldade Legendary se torna muito mais difícil que na dificuldade regular, porque sua facção não vai ter muito dinheiro sobrando em virtude das tropas que você tem que fazer desde o inicio do jogo, eu particularmente não costumo utilizar as funções pagas dos agentes nessa dificuldade, porém se você se sente confortável e consegue tirar proveito de determinado agente faça com sabedoria, pois o dinheiro gasto pode fazer muita falta em outros pontos da campanha. No Shogun 2: Total War sem a expansão Fall of The Samurai eu aconselho o uso de monges para a conversão religiosa mais rápida de cidades e para incitar revoltas nas regiões das facções inimigas que geralmente ficam desguarnecidas enquanto movem as tropas para a linha de frente, já na expansão o uso de Foreign Veterans é super recomendável, tendo em vista que em ranks altos ele pode desafiar até mesmo o Daimyo inimigo para duelos.


Certo, tendo em vista que os mais indicados são esses dois agentes supracitados em cada jogo, vai ai uma breve explanação sobre as funções de cada um:

Shogun 2: Total War

Monges: Convertem as regiões para o budismo.
- Podem converter um agente inimigo fazendo com que ele fica fora de utilização por alguns turnos até retornar a capital da facção que pertence, porém em alguns casos ele pode ficar indeifinidamente fora de ação.
- Podem incitar revoltas em alguma região fazendo com que camponeses ou em alguns casos até unidades monges ataquem a cidade local em rebeldia.
- Podem desmoralizar uma expercito inimigo reduzindo sua moral, ou inspirar um exército aliado aumentando sua moral.
- Ficando em uma cidade aliada eles diminuem as chances de revolta na região bem como aumentam a conversão religiosa da cidade e ajudam a impedir que subornem a cidade.

Monges e missionários são extremamente recomendados em campanhas na dificuldade legendary, principalmente para incitar revoltas se o jogador tiver o dinheiro necessário, um monge no nível máximo pode acabar com uma facção nos períodos finais da campanha, o grande obstáculo é o custo que cada ação do agente cobra.

Missionários: Possuem as mesmas funções do monge, mas a favor do cristianismo.

Ninjas: Possuem ações de subterfugio no mapa de campanha.
- Podem assasinar generais e agentes inimigos.
- Podem sabotar edifícios inimigos, fazendo com que fiquem danificados e exijam reparos por parte da facção inimiga.
- Podem sabotar o exército inimigo fazendo com que tenha algumas casualidades e
e impedir o movimento do exército no turno posterior.
- Podem escoltar um exército aliado fazendo com que melhore a movimentação e previna agentes inimigos.

Não é reocmendado no legendary, tendo em vista que suas ações são caras e o monge pode exercer funções mais importantes.

Geisha: É quase como o Ninja, mas o objetivo principal dela é assasinar e espionar passivamente. Diferente dos Ninjas, elas começam com o maior nível de subterfúgio.

Metsuke: É a polícia secreta do Daymio.
- Podem detectar ninjas só de estar por perto.
- Em cidades aliadas podem reprimir revoltas por taxas, assim como detectar ninjas e dentro de exércitos ele aumenta a lealdade do mesmo.
- Podem subornar cidades e generais inimigos fazendo com que nos casos mais extremos a cidade mude para seu controle e exércitos disbandam.
- Podem levar agentes inimigos a julgamente fazendo com que esses fiquem inativos por determinado período ou sejam assassinados.

É importante ressaltar que o metsuke na dificuldade legendary é importante em seu clã, mas gaste dinheiro em suas ações só se você tiver muito sobrando, pois caso contrário vale mais apena gastar com ações de monges.

Fall of the Samurai

Shinobi: Basicamente tem a função do ninja do Shogun 2 TW.
- Podem assassinar.
- Podem Sabotar.
- Podem escoltar exércitos.

Ishin Shishi (Imperialistas) e Shinsengumi (Shogunato): Fazem basicamente a função de monge combinada com metsuke.
- Podem converter a população para o lado que sua facção defende.
- Aumentam a ordem pública em cidades que estejam presentes e evitam ações de outros agentes.
- Podem subornar tropas inimigas para se juntar a sua causa.
- Podem insipirar exércitos aliados com sua presença e incitar revoltas em regiões inimigas.
- Podem assasinar outros personagens.

Esse agente é recomendado na dificuldade legendary em razão de suas utilidades, porém faça uso delas apenas se tiver dinheiro para bancar.

Geisha: Na expansão elas melhoram a situação econômica de cidades em que estejam presentes, podem subornar unidades inimigas para que fiquem do seu lado.

Foreign Veterans: São estrangeiros.
- Quando presentes em suas tropas dão bonus a ela, como por exemplo bonus de precisão nos tiros.
- Podem fazer o recrutamente de unidades ficar mais barato.
- Pode assassinar outros personagens.
- Podem sabotar.

Os Foreign Veterans são extremamente úteis nas dificuldades mais difíceis do jogo em virtude de seus bonus e ações, junto com os Ishin Shishi e Shinsengumi são altamente recomendáveis devendo ter até mesmo prioridade em relação a outros agentes.







Economia
Em relação a economia de sua facção na dificuldade legendary, é preciso primeiramente ter em mente que não adianta você fazer exército que não pode manter, procure sempre equilibrar seu exército com a positividade do dinheiro que você está recebendo a cada turno, no legendary você não pode se dar ao luxo de ficar sem exército portanto tem que recruta a maior quantidade possível de soldados no menor tempo que você conseguir, mas pare de recrutar se você estiver ficando negativo. Você tem que aprender a lidar com grande quantidade de inimigos possuindo pouco exército a sua disposição.

Porucre fazer poucas unidades caras, tenha poucas unidades que sejam muito caras em seu exército, essas unidades serão a tropa de elite das suas batalhas, o resto você vai ter com preencher com unidades mais baratas. Por caras estou me referindo ao upkeep da unidade, você pode ver quanto custa manter aquela unidade por cada turno clicando com o botão direito do mouse nela, vai estar escrito Upkeep e um valor a frente.

Truque das Taxas

É evidente que quanto maior for as taxas que você cobrar do seu clã, menor vai ser o crescimento econômico das suas cidades podendo ficar até mesmo negativado e conseguentemente menor é a satisfação da população.

IMPORTANTE - É necessário apenas 2 (DOIS) turnos de insatisfação para que a sua cidade se rebele.

Não deixe em nenhuma hipótese que sua cidade fique revoltada (vermelho) por dois turnos seguidos, pois vai ter rebelião e você corre o risco de perder ela para rebeldes. É de suma importância que você preste atenção nisso para realizar esse truque.

Esse truque das taxas se refere basicamente a deixar as taxas de sua facção no máximo por um turno e no turno seguinte abaixar para o padrão que deixa a sua população feliz, isso vai fazer com que o dinheiro flua em sua economia rapidamente. Ao aumentar por um turno suas taxas até o máximo você vai arrecadar dinheiro rápido para as construções de edifícios mais caros nas cidades, bem como tropas e etc.

Ao final do turno suas cidades vão reclamar que a população está se rebelando, portanto NÃO SE ESQUEÇA de abaixar novamente as taxas no turno seguinte, caso contrário vc vai sofrer rebeliões por toda as suas regiões.

Segue abaixo um vídeo de campanha comentada que fiz jogando no Legendary, onde você poderá observar que aumento e abaixo minhas taxas conforme os turnos:


É importante deixar claro que ao fazer isso por todos os turnos vai de alguma forma afetar o crescimento econômico de suas cidades, portanto não é recomendável que você faça isso por todos os turnos.

Crescimento econômico das cidades

Quanto mais suas cidades crescerem na construção de edifícios, maior será a arrecadação que ela vai proporcionar. Portanto tenha em mente que nos momentos de paz que você tiver no início do jogo em sua campanha no Legendary é de suma importância que você se concentre em desenvolver suas cidades, utilize o truque das taxas exposto acima para arrecadar dinheiro rápido para a construção de edifícios, tenha em mente que alguns edifícios proporcionam um grande aumento na economia, mas também podem gerar insatisfação na região.

Quando você conseguir paz após as conquistas iniciais da campanha que são mais turbulentas, passe vários turnos apenas construindo para que você tenha uma base sustentável quando estiver em guerra, além é claro de guarnições de qualidade que vão aumentar significamente suas chances de defesa em cidades estratégicas como em sua capital por exemplo.

Saiba também que quanto mais caro for o edifício em sua cidade, mais caro será para consertar quando ele for danificado.

Saquear cidades / opção Loot

Utilize essa opção apenas quando não tiver mais saída em sua campanha. Tenha seus exércitos sempre preparados para saquear alguma cidade inimiga próxima, mas lembre-se que a cada vez que você saquear uma cidade o seu Daymio vai perder honra, perdendo honra a lealdade e satisfação de sua facção vai cair e você corre sérios riscos para administrar sua facção.

Ao saquear uma cidade importante você vai ganhar muuuito dinheiro, mas utilize apenas como ÚLTIMO RECURSO, casos como:

- Quando você estiver com seus portos bloqueados, a economia negativa e vários edifícios caros destruídos.

- Quando seu Daymio tiver muita honra sobrando.

- Quando você estiver falido (bankrupt) por alguns turnos, nesse caso você vai começar a perder exército então é importante que ganhe dinheiro rápido para manter as coisas funcionando.



Diplomacia
A diplomacia desempenha um papel fundamental na dificuldade Legendary, de forma que se você arrumar guerra com muitas clãs, logo logo isso vai se tornar uma bola de neve e você não vai mais conseguir alcançar a paz.

Procure atacar e dominar cidades próximas de facções que não tenham alianças, assim você evita o fardo de lutar com mais facções por uma conquista, quanto menos inimigos no começo, melhor.

Não demore muito pra atingir o Realm Divide no Fall of the Samurai porque seus clãs aliados vão começar a se matar e isso pode fazer com que algum deles comece a lhe atacar também e não há nada pior que um vizinho te atacando pela porta dos fundos.

Mantenha o máximo de tratados comerciais que você conseguir, quanto mais melhor nesse caso.

Truque para ganhar dinheiro com a diplomacia

Com esse truque você vai conseguir fazer caixa rápido no começo do jogo.

O truque é simples, todo clã que não esteja em guerra contigo e que faça divisa com o seu tem interesse em ACESSO MILITAR (Military Acces) por parte do seu clã. Procure por meio do sistema de diplomático fazer contato o quanto antes com clãs que façam divisa territorial com o seu e ofereça acesso militar de no máximo 20 turnos, de preferencia 10 por uma quantidade de dinheiro que eles lhe entreguem, vá aumentando a quantidade de dinheiro até perceber que mais que determinada quantia faz com que eles não queiram mais conversa contigo. Através desse método você pode conseguir até 6000 de ouro de algum clã que esteja bem financeiramente.

O motivo para colocar no máximo 20 ou 10 turnos no acesso militar é óbviamente para que você possa ganhar mais grana em cima deles depois que esse acesso acabar, sempre que você estiver dividindo território com alguma nova facção proponha esse acordo. Isso também serve para forçar tratado comercial com clãs que não querem nada contigo, dessa forma eles ficam felizes o suficiente com o acesso militar a ponto até de aceitar um acordo comercial junto com a proposta que você está oferecendo.

Tenha em mente que esse truque não vai funcionar após o Realm Divide. Não peça acesso militar junto com o seu para evitar insatisfação no acordo por dinheiro.

Não declare guerra em facções inimigas enquanto o acordo estiver vigente para evitar que outras facções fiquem insatisfeitas com suas ações, portanto não proponha esse acordo a facções que você pretende atacar em breve.

O primeiro vídeo da campanha comentada que fiz no youtube mostra a mim fazendo esse acordo:


Vassalos

Shogun 2: Total War

Faça vassalos apenas após o Realm Divide, pois quando ocorrer o RD qualquer você que você tiver vai lhe trair, de qualquer forma fique atento a vassalos porque eles tendem a te trair de qualquer forma.

Fall of the Samurai

Não faça vassalos que não defendam sua mesma causa, por exemplo: vassalos que imperialistas enquanto seu clã é do shogunato. Quando ocorrer o Realm Divide eles vão te trair.

No começo de sua campanha escolha entre ter vassalos ou ter aliados, porque caso contrário algum aliado seu vai acabar atacando um vassalo e você será forçado a entrar em guerra ou a ter um debuff na sua diplomacia. Após o Realm Divide pode fazer vassalos do shogunato tranquilamente.

Os vassalos desempenham um papel de suma importância no Fall of the Samurai, porque após o Realm Divide eles não te traem e te ajudam nas conquistas rápidas e ataques sorrateiros por trás do exército inimigo, além disso o territórios deles conta como seu e cada vassalo aumenta um ponto na honra de seu Daymio.

Aliados e Realm Divide

Primeiramente é importante ressaltar que é muito importante manter aliados em ambos o jogos, pois na dificuldade Legendary você não vai conseguir lidar com todos os ataques da inteligência artificial, portanto faça com que a inteligência artifical jogue a seu favor, matenha boas alianças e evite muitas guerras, só assim você vai ter sucesso na campanha.

No Fall of the Samurai principalmente é preciso que você calcule o momento certo pro Realm Divide e acelere pra que ele aconteça se necessário, veja se os clãs da mesma aliança que a sua estão perdendo ou ganhando, veja se o equilíbrio de poder está a seu favor, não deixe que clãs da mesma aliança que a sua sejam eliminados e sobrem apenas clãs da aliança inimiga, se esse for o caso é preciso fazer o Realm Divide o quanto antes para que você possa combater o inimigo de igual para igual e não fique cercado de inimigos sem muitos aliados para auxiliar. Faça a inteligência artifical lutar por você, com bons aliados você pode apenas se defender enquanto eles expandem o terriório da sua aliança e eliminam inimigos importantes, mas não se esqueça de capturar as cidades necessárias para a vitória na campanha.

No Shogun 2: Total War procure atrasar o Realm Divide o máximo que puder, se prepare e aumente seu exército para que possa combater todos os clãs inimigos que vão se virar contra você, se possível capture Kyoto antes do Realm Divide ou como última cidade para tal pois Kyoto além de ter ótimas defesas ainda te da muito dinheiro em troca e é a cidade principal da campanha.

Vídeo que acelero o Realm Divide no Fall of the Samurai:





Militar
Visão Geral

O seu foco durante toda a campanha no Legendary vai ser aumentar seu exército evitando é claro falir. Você deve aumentar seu exército e ir conquistando cidades até conseguir pelo menos 2 full stacks para avançar em território inimigo, 1 full stack para defender sua capital e todo o seu território na parte de trás e alguns barcos que possibilitem a defesa da área marítima de sua região.

Vale ressaltar que os barcos no Fall of The Samurai tem uma importância ainda maior que no jogo base, uma vez que no Shogun 2: Total War o máximo que os barcos inimigos poderiam fazer era bloquear seus portos, isso prejudica muuuuuuito a sua economia, porém não tanto quanto no FOTS, na expansão apenas alguns barcos perto de suas cidades são capazes de praticamente acabar com toda a sua economia e suas cidades, porque eles tem a opção de bombardeio o que permite que destruam diversos edifícios em suas regiões e depois você não terá dinheiro pra bancar a reconstrução deles. Além dos barcos também serem capazes de defender os drop's (desembarques) inimigos em sua região principal.

Pode ter certeza que a inteligência artificial na dificuldade Legendary após o Realm Divide ou até antes vai o tempo todo desembarcar unidades em seu território para capturar sua capital ou cidades desguarnecidas da sua região natal.

Como já mencionado anteriormente, evite fazer unidades muito caras (com Upkeep alto) para que você não fica negativo economicamente e não consiga manter esse exército posteriormente, os barcos são as unidades mais caras do jogo mas são essenciais no Fall of the Samurai para que você seja vitorioso, faça barcos antes do Realm Divide para que você possa se defender e bomardear os inimigos próximos.

Resolução Autormática de Batalhas

Utilize apenas quando você estiver invadindo cidades e a força da batalha pender para o seu lado, pois vai evitar que você perca tropas em uma invasão pelo campo de batalha, porém tenha cuidado com essa opção porque ela é uma faca de dois gumes e pode lhe prejudicar de forma irreversível na dificuldade Legendary.

Não utilize em nenhum momento em batalhas marítimas, essa opção só prejudica seus barcos e não elimina os do inimigo mesmo quando você está em vantagem.

Batalhas no campo

Procure sempre ter barcos para lhe ajudar nessa batalhas na dificuldade Legendary, proteja sempre seu general. Nessa dififuldade você não pode pausar ou ver o mini mapa então tenha muito cuidado com o movimento da cavalaria inimiga, procure sempre focar o general inimigo para que as tropas deles fiquem sem moral quando este morrer. Posicionamento nessas batalhas seja em campo aberto ou na cidade é a chave para a sua vitória em situações adversar.

Vídeo exemplo em que luto contra a IA nessa dificuldade:


Formação do exército

- Se possível tente manter pelo menos uma unidade de cerco em cada um dos seus stacks.

- Utilize cavalaria na dificuldade Legendary apenas se você fizer um bom uso, caso contrário elas são dispensáveis por lanceiros em suas tropas.

- Tenha umas 4 ou 5 unidades boas corpo a corpo como por exemplo Samurais. O resto podem ser unidades de tiro, evite o uso de arqueiros porque o upkeep deles é muito alto para a dificuldade Legendary.
17 Comments
Hohlenwerger Jul 7, 2023 @ 10:25pm 
Muito bom
senhor havan Feb 23, 2019 @ 4:51pm 
Excelente guia, eu gostaria que houvesse mais guias fodas como esse em portugues mas pena q todos os outros guias são em inglês. otimo trabalho
Yumi Sep 8, 2016 @ 11:54pm 
Excellent+++:yinyang:
Velamoris Feb 12, 2015 @ 12:39pm 
Cara excelente guia me ajudou bastante
Moo|.\\ Jul 23, 2014 @ 5:49am 
English moda fucka.
Internet Waste Aug 24, 2013 @ 5:19pm 
Agradeço o guia, ajudou bastante. Props e continua no bom caminho.
Berethor Walker Aug 1, 2013 @ 9:48pm 
Muito bom mesmo, antes do RD no Shogun II normal já é na verdade um RD, os caras que tem nada a ver com você começam a declarar guerra
OskarOS Jul 18, 2013 @ 4:23pm 
Buena guia men, inicie una campaña legendaria con los jozai y me han dado hasta por debajo de la boca.
Rafa Borges Jul 17, 2013 @ 7:23pm 
Vlw Guzan pela resposta.

Ótimo tópico, parabéns.
Guzan  [author] Jul 17, 2013 @ 5:18pm 
Realm Divide é uma etapa no jogo onde sua facção ganha muita fama e você deve escolher em que lado vai ficar (shogunato ou imperial) no Fall of the Samurai.

No Shogun 2 normal o seu clã fica sozinho contra o resto que sobrou na campanha. :sadpanda: