0.0 hrs last two weeks / 24.7 hrs on record
Posted: Jan 6, 2016 @ 4:00pm
Updated: Jan 6, 2016 @ 4:02pm

TL;DR: Um adventure sobre "decisões". O que importa é decidir como a história vai prosseguir, sem ter muita certeza de como a decisão irá impactar o jogo no final. É um jogo único, e altamente recomendado.

"Life is Strange é um jogo baseado em história focado nas escolhas do jogador, e onde as consequências de todas as ações dentro do jogo terão impacto no passado, presente e futuro. Pense bem antes de tomar uma decisão..." (tradução minha).

É com a frase acima que cada um dos 5 episódios de Life is Strange inicia, e ela é a melhor maneira de descrever o jogo. Ele não é um jogo de habilidade, onde você precisa treinar muito para passar algum inimigo difícil. Tão pouco é sobre resolver puzzles difíceis. É um adventure sobre acompanhar uma história, e em diversos momentos você decidir qual ação tomar, sabendo que de alguma forma o que você escolhou e deixou de escolher terão impacto na forma como a história se desenvolve.

Por conta disso, acompanhar o desenvolvimento da história é essencial para aproveitar o jogo. Se você gosta de ação e interagir nos jogos, talvez esse jogo não seja para você. O jogo possui um número absurdo de diálogos, e faz parte da experiência acompanhar a história. Se você se interessar em jogar Life is Strange, faça um favor a si mesmo e afaste-se o máximo possível de fontes de spoilers. Saber o impacto final de uma decisão pode estragar definitivamente o jogo, tal como um hack de invencibilidade irá deixar um jogo de tiro chato.

É difícil falar sobre a história do jogo sem passar spoilers. Aqui vai o máximo que consigo contar sem estragar seu jogo. Você controla Max, uma garota de 18 anos estudante de fotografia. A história é sobre o reencontro de Max com sua antiga melhor amiga, Chloe, ao mesmo tempo em que não há pistas sobre o desaparecimento de uma garota muito popular na escola de fotografia. Saber mais do que isso pode estragar sua experiência no jogo. Mas na minha opinião, a história é muito boa e envolvente. Em diversos momentos, emocionante.

A personagem principal, Max, tem o poder de voltar no tempo, o que permite ao jogador tomar uma decisão e ver o que acontece nos instantes seguintes. Assim, é possível saber qual será a consequência, no curto prazo, de tomar a decisão. O problema decorre no longo prazo. Um exemplo bem claro, que acontece logo no inicio do jogo, é o seguinte (minor spoiler, considero que dá pra ler sem impacto no jogo): em determinado momento, Max encontra o segurança da escola discutindo com uma aluna. Você pode tirar uma foto da discussão, o que irá permitir que você prove adiante no jogo que a discussão ocorreu. Mas você pode intervir na discussão, o que fará você ganhar a amizade da outra aluna. Voltar no tempo permite o jogador entender claramente cada uma das decisões. Nunca há uma escolha certa, apenas aquela que você simpatiza mais ao ver a cena. Tomar essas decisões é a graça do jogo.

Adicionalmente, há alguns poucos puzzles no jogo, mas todos muito bem feitos. Também há algumas partes de exploração, que permitem encontrar detalhes no cenário que poderão ajudar no futuro da história. Por exemplo, você pode encontrar detalhes (como uma anotação em um papel) que podem te ajudar a tomar uma decisão muito tempo depois no jogo. Esses casos não bloqueiam o progresso no jogo, mas te deixam com a sensação de que se você tivesse prestado mais a atenção, poderia fazer algo fod# naquele momento do jogo. Também há casos onde você pode simplesmente deixar de falar com alguns personagens por não ter explorado suficientemente o cenário, e isso também terá impacto na história. Em outros casos, você pode voltar no tempo para permitir que uma conversa tome rumos diferentes por saber de informações que você desconhecia antes de iniciar a conversa.

Graficamente, o jogo é bonito, mas senti falta de uma melhor qualidade na expressão de sentimentos dos personagens. Por conta do foco na história, você passa grande parte do tempo observando o rosto dos personagens em cenas com grande carga emocional. Apesar de não ser ruim, esse jogo seria muito beneficiado com uma captura de expressões avançada, como a que foi criada para o L.A Noire.

Em termos de som, gostei muito da trilha sonora. São poucos os momentos em que há musica tocando no jogo, mas todos muito bem escolhidos. E tudo ajuda a aumentar a carga emocional das cenas em que tocam.

Se você se interessou, mas ainda não tem certeza, recomendo comprar o primeiro episódio (em promoção, dá pra pagar menos de R$6). A demo não chega a mostrar nenhuma das decisões, apenas introduz a história, e por isso não recomendo muito. Se gostar do primeiro episódio, você deve definitivamente comprar os outros. Foi assim que eu fiz. E não me arrependo, o jogo é realmente muito bom!