Not Recommended
11.7 hrs last two weeks / 3,346.0 hrs on record (1,890.3 hrs at review time)
Posted: Sep 16, 2019 @ 12:17am
Updated: Sep 17, 2019 @ 7:23pm

Jogo ruim, mas com características de jogo bom.

Quase dois mil horas, em três anos jogando isso. Chegou a hora de avaliar este jogo.
"Dead by Daylight" já me chamou a atenção, primeiramente, em ter uma trilha sonora muito marcante e bem-produzida, o designer dos assassinos são espetaculares, assim como as animações deles, que são convincentes. O jogo, como todos já devem saber, trata-se de 4 jogadores contra 1, sendo este o assassino, doravante killer, que deve impedir os quatro sobreviventes de fugirem. Essa ideia funciona muito bem e faz com que tentemos de novo e de novo a fugir, mesmo morrendo o dia todo como sobrevivente. Esconder-se atrás de uma árvore e passar por pouco para ser descoberto traz uma grande adrenalina e satisfação que torna o jogo mais incrível. O melhor de tudo é o sistema de upgrade, melhorar os personagens e assassinos para que se jogue melhor e em novos estilos. Eu mesmo já tentei vários estilos: stealth, atiçador, reparador, salvador etc.

No entanto, o jogo peca na qualidade de apresentação final, não condizendo com o valor total do jogo, mesmo com tantos conteúdos. Primeiramente, porque esses conteúdos são pagos e caros. As DLCs de personalização de personagens são muito caras sendo exclusivamente, algumas, compradas com dinheiro real. O jogo nunca se livrou de problemas constantes de glitches e bugs. São tormentos que prejudicam sempre a experiência e progresso dos jogadores. O sistema de balanceamento nunca está perfeito. No início, o jogo parecia bem mais balanceado do que atualmente, mesmo com as engrenagens que reparavam instantaneamente os geradores ou os ganchos serem para sempre destruídos. Isso porque o jogo era mais dinâmico e de múltiplos objetivos para todos fazerem algo para que o grupo se beneficie, enquanto o killer tinha que atuar mais estrategicamente, ser muito rápido. Hoje, entretanto; os sobreviventes, mesmo juntos, não conseguem ter uma chance balanceada de fugir. Isso porque está muito fácil de ser killer. Quando eu jogo como tal, mato todos facilmente sem nenhuma estratégia complexa, pois as perks dos killers têm sido melhoradas com o tempo, enquanto as dos sobreviventes rebaixadas (tome como exemplo as perks: corrida explosiva ou decisive strike). Para piorar, o killer pode fechar a escotilha não dando oportunidade alguma do sobrevivente escapar. A chance de todos ganhar aparece somente quando nos deparamos com killers que são controlados por jogadores novatos. O objetivo não é de que, com certeza, os sobreviventes fujam em todas partidas. Mas quando eu, jogando como killer, consigo matar todos, facilmente, em 20 partidas consecutivas, é porque há algo errado.

Desta forma, como várias vezes acontece, quando percebemos que a partida já está completamente perdida para o sobrevivente, não é raro encontrar jogadores se matando ou se desconectando e , até mesmo, no primeiro minuto de jogo. No início do lançamento, era muito difícil ver esses comportamentos ocorrendo. O sistema de Rank é muito estranho, pois agora seu rank não melhora por você escapar ou por cumprir objetivos, mas sim fazendo muitas ações diversificadas em uma só partida, desviando-nos de ajudar a equipe de escapar com o objetivo principal: abrir os portões. Antes, uma das propostas do jogo era você decidir em salvar uma pessoa ou agir de maneira mais egocêntrica para salvar os demais. Atualmente, se você tenta salvar os demais, reparando ou distraindo o killer, você é punido no sistema de rank. Se você continua reparando o gerador para abrir os portões, o jogo lhe desconta pontos por não salvar alguém em perigo. Isto é bacana, mas há circunstâncias comuns onde largar o gerador e resgatar alguém ocasiona a morte em massa de todos e os geradores destruídos. Decisões egocêntricas eram importantes no jogo para decidir a vitória dos sobreviventes.

Basicamente, três anos se passaram em que estou jogando isso. O jogo é um dos mais divertidos para jogar com amigos, mas, fora isso, é frustrante pela má funcionalidade dos sistemas de rank, programação, jogabilidade etc. O jogo nunca se sentiu como se tivesse saído do early access. Por outro lado, é um jogo importante para que apareçam novos concorrentes com definições melhores, assim como o 'White Noise 2', que se destaca pela qualidade e execução.
34 Comments
GarlicPops Mar 12, 2020 @ 8:22pm
A análise começou bem mas infelizmente não vai muito além de uma análise de main survivor reclamando que killer é OP. O jogo atualmente é desbalanceado para ambos os lados, não é fácil jogar de killer e nem é fácil jogar de survivor, da mesma forma que um main survivor se enfurece com as vantagens que o killer tem, se você falar com qualquer main killer vai saber o quanto frustrante é jogar de killer. Então procure analisar sobre a perspective de toda a comunidade, não apenas da sua.
BEND Oct 31, 2019 @ 3:27am
parece que algumas pessoas não sabem interpretar um texto e falam asneiras sobre a análise do cara kkkkk
Lixx Oct 16, 2019 @ 2:42am
O jogo tá desbalanciado para oa sobreviventes amigão um pode ficar loopando vc e os outros fazem gen rush , se os sobreviventes n conseguem ganhar é incompetência por parte deles
TOGURO RS Oct 15, 2019 @ 10:48am
Jogou o jogo 3 anos e depois diz q é ruim, chega a ser uma piada esse teu cometário, nem li o resto.
xLєgєиdαяy Oct 13, 2019 @ 2:11pm
jogou o game por 2k horas e fala que é ruim, lul, imagina se fosse bom
Brimm Oct 10, 2019 @ 7:13pm
Alem do fato de os killers estarem mt mais facil , parece q no jogo os, ganchos estao colados um com outro , antes de o sobrevivente ter uma chance de escapar o killer ja coloca ele no gancho antes msm de ele completar a barrinha , ( ex : vc foi derrubado , mas antes disso vc derrubou UM gancho na area q foi pego , quando o killer te pega e vc tenta escapar , nem metade da barrinha e o killer ja te colocou no gancho) , sem falar q alguns personagens do killer estao mt mais apeloes como a praga , the pig , ghost e mts outros q em um porrada ou uma habilidade apelona nem dar chance para o sobrevivente tentar escapar
Marky Oct 9, 2019 @ 8:28pm
Cara, jogar de killer tbm n é facil...Principalmente rank 1. Sobre a escotilha, cara os sobreviventes são extremamente tóxicos, te zoa por perder, e te xingam por ganhar...Ficam brincando com vc, até vc ficar puto...
samurai Oct 8, 2019 @ 11:15am
O jogo é top por causa dos bugs kk
Gabe Sep 27, 2019 @ 7:24pm
2 k de horas pra bostejar coisas como "as dlcs são muito caras". Sendo que o jogo ainda oferece a possibilidade de se conseguir jogando, com a moeda do jogo. Caro seria ter que pagar em dólar, mas a Steam faz um favor pros brasileiros e o preço fica acessível. Falou muito e só falou bosta.
Lino Sep 25, 2019 @ 7:06am
2k de horas e escreve uma biblia pra falar que não gostou?! TA DE SACANAGEM!