4.9 hrs last two weeks / 25.6 hrs on record (5.0 hrs at review time)
Posted: Aug 9, 2023 @ 10:35pm

Mindustry é um jogo de automação, indústria, exploração em mundos fechados no estilo de Factorio, o jogo é bem leve já que originalmente foi feito para smartphones, mas ele veio para a Steam para quem joga no PC e desde então teve várias otimizações e atualizações.

O jogo tem suporte para o nosso idioma (PT-BR), além de ser bem fácil de jogar nos primeiros mapas/zonas/áreas, isso porque você conquista as zonas de um planeta que tem recursos únicos em cada uma delas e com uma árvore de tecnologia global que permite você fazer várias bases diferentes para cada zona/hexágono do planeta, o legal é que o jogo em uma das atualizações passadas adicionou um novo planeta como mais áreas a ser conquistas e um rebalanceamento, vale muito a pena jogar e testar. Eu era viciado nele no celular quando ele veio para o PC ai sim que não conseguia parar de jogar, eu to sempre parando de jogar ele e voltando, mas as paradas que eu faço nele é para jogar outros jogos tmb ksks.

O jogo tem Co-op porém da pra jogar sozinho numa boa, pra quem curte também jogar pelo smartphone, ele está de graça na "Play Store", somente a versão da Steam que infelizmente é paga mas vale a pena comprar, outro recurso nele que é bem bacana, é que se você tiver o jogo instalado no seu smartphone e na sua Steam pelo PC, você pode importar e exportar seu "save" de um dispositivo para outro, ou seja, mesmo estando fora do PC ou viajando, você pode exportar do seu PC e importar para o seu smarthphone/tablet (e vice-versa), assim continuando a jogar de onde parou mesmo não estando em casa...

A jogabilidade é muito melhor pelo Teclado e Mouse do que ao toque, porém para quem joga pelo smartphone/tablet há a opção de jogar com os controles de quem joga pelo PC.

Os gráficos são leves e bem otimizados, há opções de gráficos e desempenho para melhorar o jogo visualmente e também deixa-lo com uma performance melhor para aqueles que possuem um dispositivo lento ou pouco mais antigo. A qualidade sonora do jogo é boa e a trilha sonora de fundo não é tão enjoativa, você acaba se acostumando com ela ali, não atrapalhando em nada durante a gameplay.

Recomendo comprar esse jogo para que curte jogos estilo Factorio mas quer algo um pouco diferente, se tiver grana sobrando já compra, se quiser esperar uma promoção para compra-lo melhor ainda, e para quem curte sair do PC e continuar a jogar o que estava jogando no PC só que pelo dispositivo móvel mas sem ter que se preocupar em gastar mais nada, então esse é o jogo para esta ocasião como várias outras semelhantes, como viagens e afins.