Grupo oficial

Steam for Linux

Perfil _

Steam for Linux

36,679 Membros  |  312 Em jogo  |  6,085 Disponível  |  105 Na conversa

Nada informado.

Steam for Linux Hub
Steam for Linux Store


Anúncios _
Em 2010, anunciamos o Steam Play: uma maneira para que os usuários do Steam acessem as versões de seus jogos em Windows, Mac e Linux com uma única compra. Mais de 3.000 jogos que foram adicionados ao Steam após esta data incluem acesso ao Linux e outros novos títulos continuam sendo adicionados diariamente. Desde então, continuamos a buscar novas maneiras de trazer mais títulos para os usuários de Linux.

Há dois anos estamos nos esforçando para melhorar a qualidade e desempenho de soluções de compatibilidade do Windows com os jogos do Steam. Muito do nosso trabalho tem sido na forma de como suportar o Wine[www.winehq.org] e outros projetos de compatibilidade já existentes. Estas ferramentas foram também integradas ao cliente Steam para fornecer a mesma experiência simples, sem qualquer complicação, oferecida pelos jogos compatíveis com Linux.

Nosso objetivo com este trabalho é facilitar o acesso dos usuários do Steam para Linux a um catálogo mais abrangente. Acreditamos ainda que isto irá permitir que novos desenvolvedores consigam impulsionar o seu trabalho focando em o Linux. Isto daria a eles a opção de focar em áreas que pudessem realmente fazer uma diferença significativa para todos os usuários, como por exemplo o suporte a Vulkan[www.khronos.org].

Como um resultado, hoje estamos lançando a versão Beta de uma nova e melhorada versão do Steam Play para todos os usuários do Steam para Linux. Esta versão inclui o Proton, uma versão modificada do Wine que oferece compatibilidade com os títulos dos jogos para Windows. Estas são algumas das melhorias incluídas nesta versão:
  • Jogos do Windows que atualmente não têm versão para Linux poderão agora ser completamente instalados e iniciados diretamente dos clientes Steam para Linux com Steamworks nativo e suporte ao OpenVR.
  • As implementações do DirectX 11 e 12 agora são baseadas em Vulkan, resultando em um jogo com melhor compatibilidade e menor impacto de desempenho.
  • O suporte à tela cheia também foi aperfeiçoado: jogos em tela cheia serão expandidos para a exibição desejada sem interferir com a resolução da tela nativa ou exigindo o uso de uma área de trabalho virtual.
  • Suporte a controle de jogos melhorado: os jogos irão reconhecer todos os controles compatíveis com o Steam. Espere uma compatibilidade de controle mais inovadora do que a da versão original do jogo.
  • O desempenho de jogos multi-segmentados também foi aprimorado ao compará-lo com a versão básica do Wine.



Isto se alinha com os testes em todo o catálogo Steam que estão em andamento, visando identificar os jogos que atualmente funcionam de acordo neste ambiente de compatibilidade e corrigindo problemas com os jogos que apresentam problemas de compatibilidade. O primeiro conjunto de jogos com compatibilidade que estamos disponibilizando com esta versão beta inicial contém:
Disponibilizaremos mais títulos a medida que os resultados dos testes e os trabalhos de desenvolvimento progridam. Enquanto isso, os usuários entusiastas poderão também experimentar os jogos liberados utilizando uma sobreposição de troca no cliente Steam. Além disso, os usuários poderão também votar para que seu jogo favorito seja considerado ao Steam Play, utilizando a esta: lista de desejos.

Os jogos Steam Play liberados não serão oferecidos para compra ou marcados como compatíveis com Linux na Loja durante o período inicial do Beta.

O Proton, a ferramenta que o Steam Play usa para oferecer compatibilidade com o Windows, contém uma versão personalizada do Wine além de bibliotecas adicionais desenvolvidas paralelamente com esta ferramenta. O código é aberto e já está disponível no GitHub[github.com]!

Se você está familiarizado com projetos de código aberto, você poderá criar suas próprias versões locais do Proton. O cliente Steam oferece suporte para usá-las para executar os jogos no lugar das versões já lançadas. Participe da discussão no rastreador de problemas e compartilhe suas atualizações e resultados de testes com toda a comunidade!



Então, o que eu preciso fazer exatamente?

Nada demais, mas atente-se a isso:

É O que é o Proton? Qual é a diferença entre ele e a versão do Wine normal? Quem trabalhou nele?

Proton é uma ferramenta baseada em uma versão modificada do Wine. As melhorias do Wine incluídas foram desenvolvidas e financiadas pela Valve em colaboração com a CodeWeavers. Estes são alguns exemplos de como temos trabalhado juntos desde 2016:
  • vkd3d[source.winehq.org], a implementação Direct3D 12 baseada em Vulkan
  • As pontes API nativas OpenVR e Steamworks
  • Várias soluções de desempenho e funcionalidade de wined3d para Direct3D 9 e Direct3D 11
  • Tela cheia aprimorada e compatibilidade com controles
  • A versão "esync[github.com]" para melhoria de desempenho multi-segmentado
Modificações no Wine são submetidas mais além se forem compatíveis com os objetivos e exigências de um projeto maior do Wine. Como resultado, usuários Wine já têm se beneficiado de partes deste trabalho por mais de um ano. O restante está disponível como parte do nosso repositório do código fonte para o Proton e seus módulos.

Além disso, temos apoiado o desenvolvimento do DXVK[github.com], a implementação Direct3D 11 baseada em Vulkan. este apoio inclui:
  • Aplicação do desenvolvimento DXVK em nosso grupo de gráficos código aberto desde fevereiro de 2018.
  • Fornecimento de suporte direto do nosso grupo de gráficos de código aberto liberados para solucionar os problemas com o driver que afetam o DXVK e proporcionar a implementação de protótipos de novos recursos do Vulkan que melhorem a funcionalidade do DXKV.
  • Trabalhando conjuntamente com nossos parceiros da Khronos, Intel e AMD para coordenar os recurso Vulkan e compatibilidade de driver
Como está o desempenho?

Uma melhoria no desempenho deve acontecer em jogos onde a tradução gráficas da API são necessárias, mas não há uma razão fundamental para que o título Vulkan funcione mais lentamente.

Existem jogos que nunca funcionarão com o Proton?

É provável que alguns jogos usando DRM complexo e sistemas antitrapaça apresentem dificuldade de compatibilidade ou nunca serão compatíveis.

Quando novos títulos se tornarão compatíveis com o novo Steam Play?

Iremos liberar novos pacotes de jogos conforme os testes estejam sendo finalizados, sem tempo determinado. Novos jogos serão adicionados ao sistema sem necessidade de atualização do Cliente Steam.

Posso experimentar um jogo com Proton mesmo que ele não esteja classificado como compatível?

Sim. Nas opções do Steam Play do seu Cliente Steam você poderá ativá-lo para todos os jogos.

Existe algum plano para compatibilidade com macOS?

Apesar do Wine e o Proton funcionarem com o macOS, não há, por enquanto, nenhum plano de compatibilidade da funcionalidade do Steam Play com o macOS .

Sou um desenvolvedor, se meu jogo já é compatível com Linux, isto muda alguma coisa?

Provavelmente não. Se você já adaptou o seu código comum ou está usando uma engine compatível com Linux, pode continuar o que estava fazendo, nada vai mudar.

Sou um desenvolvedor, eu não estou planejando usar focar em Linux, o que devo fazer para tirar maior vantagem do novo Steam Play?

Recomendamos que ofereça suporte nativo para Vulkan para que tenha o melhor desempenho em todas as plataformas, ou para oferecê-lo pelo menos, como uma alternativa. Outra boa ideia é evitar qualquer DRM middleware invasivo de terceiros, os quais podem prevenir o bom funcionamento de recursos de compatibilidade.

P: Sou um desenvolvedor, meu jogo foi liberado no Steam Play, isto significa que terei que suportar outra plataforma?

Não. Se um jogo foi liberado como resultado dos nossos testes, verificamos que a experiência é idêntica (exceto para uma melhoria esperada de impacto moderado). Usuários jogando no Steam Play encontrando problemas específicos do Linux devem entrar em contato com o Steam para obter ajuda. Lembre-se que os usuários provavelmente já vinham jogando o seu jogo usando Wine, agora você apenas tem maior visibilidade.

----

Se você tiver outras dúvidas, acesse a Comnidade Steam e inicie uma conversa!
- Pierre-Loup

Ver todos os 1266 comentários
Ver todos os 359 comentários
Ver todos os 187 comentários
Ver todos os 151 comentários

Próximos eventos _

0 eventos nas próximas 2 semanas

Ver todos