TheCake Apr 26, 2024 @ 5:07am
RTX 3060 ou RTX 4060?
Bom dia a todos, infelizmente ontem perdi minha RTX 2060 para uma queda de energia, ela foi de vasco, eu trabalho com edição de vídeo então preciso de uma nova o quanto antes. RTX 3060 de 12gb me parecia a mais interessante (preciso dos 12gb para o After Effects - Programa de edição), porém, eu encontrei algumas RTX 4060ti por preços interessantes.

A questão é que a internet está cheia de gente dizendo que a serie 40 foi a pior ate agora, e a RTX 3060 continua sendo a mais custo beneficio. Alguém podem me dar uma luz, quais as vantagem de cada uma, ou é tudo verdade e eu vou de 3060 mesmo?

PS: Sei que não tem nada haver com o assunto mas comprei um Nobreak que um amigo recomendou - Nobreak APC Back-UPS 1500VA (se souber algo, gostaria da opinião)

Desde já, agradeço
Originally posted by a r e k u s h i:
O nobreak está ok, ele está de acordo e consegue suprir a necessidade energética do seu computador, com muita folga, tenho um de 2000VA.

Falam apenas que a 40 foi a mais fraca pelo ganho de desempenho baixo em relação a série 30, e por conta das placas mais de entrada terem menos VRAM que as versões da série 30, como no exemplo da 4060 padrão só ter a versão 8GB, enquanto a 3060 base tem a versão de 12GB, porém, o custo energético da série 40 é menor que a série 30, ela entrega mais desempenho exigindo menos custo energético.

A único empecilho na escolha da série 30 é a ausência do DLSS 3 (Frame Generator), tendo que ficar a mercê do FSR 3, que é outra tecnologia, tem um desempenho pior que o DLSS 3,
pela maneira que ambas funcionam, principalmente pelo fato que o DLSS 3 em teoria só funcionaria caso a placa tenha um componente chamado Optical Flow Accelerator, presente só na série 40. Mas o FSR 3 provavelmente irá quebrar um bom galho no futuro, no fim da vida da placa.

Na época ainda não havia lançado a 4060, então comprei uma RTX 3060 12GB, que era o que eu conseguiria comprar na época.

Sinceramente, no teu lugar não pegaria nem a 3060 nem a 4060, optaria por uma 4060TI 16GB de VRAM, já que VRAM é mais importante que desempenho por clock nesse caso. E uma 4070TI de 16GB tá com um preço bem alto.

Se deseja mais desempenho e VRAM junto, 4070 12GB poderia vir a calhar, só verificar sua fonte se ela consegue suprir a necessidade energética da placa, já que vai aumentar consideravelmente.
< >
Showing 1-9 of 9 comments
The author of this thread has indicated that this post answers the original topic.
a r e k u s h i Apr 26, 2024 @ 5:27am 
O nobreak está ok, ele está de acordo e consegue suprir a necessidade energética do seu computador, com muita folga, tenho um de 2000VA.

Falam apenas que a 40 foi a mais fraca pelo ganho de desempenho baixo em relação a série 30, e por conta das placas mais de entrada terem menos VRAM que as versões da série 30, como no exemplo da 4060 padrão só ter a versão 8GB, enquanto a 3060 base tem a versão de 12GB, porém, o custo energético da série 40 é menor que a série 30, ela entrega mais desempenho exigindo menos custo energético.

A único empecilho na escolha da série 30 é a ausência do DLSS 3 (Frame Generator), tendo que ficar a mercê do FSR 3, que é outra tecnologia, tem um desempenho pior que o DLSS 3,
pela maneira que ambas funcionam, principalmente pelo fato que o DLSS 3 em teoria só funcionaria caso a placa tenha um componente chamado Optical Flow Accelerator, presente só na série 40. Mas o FSR 3 provavelmente irá quebrar um bom galho no futuro, no fim da vida da placa.

Na época ainda não havia lançado a 4060, então comprei uma RTX 3060 12GB, que era o que eu conseguiria comprar na época.

Sinceramente, no teu lugar não pegaria nem a 3060 nem a 4060, optaria por uma 4060TI 16GB de VRAM, já que VRAM é mais importante que desempenho por clock nesse caso. E uma 4070TI de 16GB tá com um preço bem alto.

Se deseja mais desempenho e VRAM junto, 4070 12GB poderia vir a calhar, só verificar sua fonte se ela consegue suprir a necessidade energética da placa, já que vai aumentar consideravelmente.
Boa analise do meu amigo Arekushi, concordo com ele.
TheCake Apr 26, 2024 @ 5:51am 

Eu tenho uma XPG Core Reactor 650w Plus Gold, ela aguenta uma RTX 4070?
a r e k u s h i Apr 26, 2024 @ 5:56am 
Originally posted by TheCake:

Eu tenho uma XPG Core Reactor 650w Plus Gold, ela aguenta uma RTX 4070?

Melhor olhar as recomendações de cada fabricante, se tu procurar cada um tem alguma tabela indicativa para cada placa de vídeo e quantidade de Watts que sua fonte deverá ter, além do fato que seu processador também é um componente importante, então dependendo do seu processador, 650W não é o suficiente.

https://dlcdnets.asus.com/pub/ASUS/Accessory/Power_Supply/Manual/RECOMMENDED_PSU_TABLE.pdf

https://br.msi.com/blog/recommended-psu-table

Deixei da Asus e MSI, mas olhe para o manual da fabricante da placa de vídeo se for comprar.
Jack Sparrow Apr 26, 2024 @ 8:02am 
Se você tiver com grana sobrando, vai na 4060TI pra cima como a r e k u s h i orientou (são os únicos tipos de série 40 q valem a pena), agora se você realmente tiver que escolher entre 3060 ou 4060 por orçamento, é melhor ir de 3060, porque ela tem 4GB a mais de VRAM que a da série 40 e também pelo que tenho visto o pessoal não tá se importando muito com o frame generator, já que ele aumenta o imput lag, além de que as placas da Nvidia vão receber suporte da AMD para o FSR3 + Frame Generator se você ainda fizer questão dessa tecnologia (eu sei não se compara ao dlss da Nvidia, mas sinceramente é tudo uma porcaria que mais atrapalha que ajuda, eu nunca liguei na minha 3060, já que eu jogo fps e inimigos distantes ficam borrados).

4060 é scam, entrega 10~20fps (sem frame generator) em comparação a 3060 e há jogos que ela chega a entregar até menos (aconteceu no horizon zero dawn).

https://www.youtube.com/watch?v=R_wfUTlf5Ns

Eu não tenho conhecimento sobre Nobreak, ainda estou começando a pesquisar pq preciso, mas comecei a cair nuns probleminhas como o fato de a minha fonte ter PFC ativo, aí precisa ser um tipo específico de nobreak, enfim. Não consigo te ajudar

Last edited by Jack Sparrow; Apr 26, 2024 @ 8:11am
󠀡 Apr 26, 2024 @ 8:30am 
Eu OPTARIA pela RTX 3070 ao invés da RTX 4060Ti. RTX 3070 tem muito mais CUDA Core que a 4060Ti (além também dela ser 256bits). Provavelmente você consegue encontrar a 3070 no mercado e pode fazer as comparações de preço.

Fuja de placas que contém 128 bits, o recomendável de hoje em dia é 256bits e de entrada é 192bits. A maioria dessas RTX 4060Ti são de 128 bits por isso recomendo pegar uma RTX 3070 que é MUITO melhor.
Jᴀɢᴜᴀʀ Apr 27, 2024 @ 9:02am 
Estou com essa mesma duvida do mano Cake, porem a pergunta no meu caso vai ser outra. Sera que vale a pena comprar alguma dessas GPUs usadas? Uma 4060ti com mais de 8gb ta bem mais cara que uma comum de 8gb. No meu caso seria para jogar, sera que uma 4060ti 3 fans 8gb + Ryzen 7 5700 ja segura de boa os jogos atuais? Usando Ray Tracing e etc, configs mais altas.
Last edited by Jᴀɢᴜᴀʀ; Apr 27, 2024 @ 9:03am
󠀡 Apr 27, 2024 @ 9:09am 
Originally posted by Jᴀɢᴜᴀʀ:
Estou com essa mesma duvida do mano Cake, porem a pergunta no meu caso vai ser outra. Sera que vale a pena comprar alguma dessas GPUs usadas? Uma 4060ti com mais de 8gb ta bem mais cara que uma comum de 8gb. No meu caso seria para jogar, sera que uma 4060ti 3 fans 8gb + Ryzen 7 5700 ja segura de boa os jogos atuais? Usando Ray Tracing e etc, configs mais altas.

Pra jogar você não terá tantos problemas o problema seria se você trabalhasse com renderização, modelagem, etc. Conforme eu falei do exemplo acima é justamente aquilo que eu quis dizer, quanto mais CUDA Core, melhor. Agora se você vai apenas jogar onde muitos jogos são otimizados não tem problema nenhum.
Huelloween Apr 27, 2024 @ 9:11am 
Esse nobreak é um lixo, não é nem no break, é short break. Compra um nobreak online de verdade, que trabalha o tempo todo com onda senoidal pura, ou não usa nada. Isso aí só vai funcionar como estabilizador praticamente e vai ferrar ainda mais seu pc.
< >
Showing 1-9 of 9 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Apr 26, 2024 @ 5:07am