Fyat Mar 13, 2016 @ 5:41am
(Importante) Scammers o que são?
Fui ROUBADO ou FURTADO?
Saiba que você não é roubado virtualmente, pois o ato de roubar significa apropriar-se de (bem alheio), mediante violência, ameaça ou fraude. Já que você não sofre violência alguma corporal/física para ter seus itens roubado. Então você é furtado quando tem seus itens perdidos para um Scammerapossar-se de (coisa alheia) —.

O que são Scammers?
Certamente você já deve ter ouvido a palavra Scammer, essa palavra é muito comum na comunidade de Counter-Strike: Global Offensive principalmente, já que são pessoas que aplicam golpes, afetando seu psicológico e fazendo com que você faça trocas com ele e perca seus itens (até mesmo os mais caros).

Tipos de golpes aplicados e como são aplicados.
Um Scammer ataca de diversas maneiras, desde mais simples até mais complicadas, onde exige tempo para acontecer a troca causando o furto.
Veja a baixo as maneiras já descobertas por nossa comunidade de como um Scammer pode lhe atacar:

• Jogando Dota 2 - Fácil
    Nesse caso o Scammer não irá lhe adicionar, você irá adicionar ele por estar interessado de ter visto em um site de trocas a seguinte mensagem — Estou saindo do JOGO X e migrando para o Dota 2 — uma mensagem atentadora a todos. Logo após de você ter adicionado ele, ele dirá que precisa de um item chamado "Genuine Weather Rain" ou qualquer outro item "Genuine", logo após ele irá lhe bloquear.

• Envie seus itens primeiro - Fácil
    O Scammer irá lhe adicionar querendo conversar com você, tentando ter sua confiança e nisso ele fará a proposta de um itens, normalmente esse tipo de Scammer possui a troca banida (Quando a pessoa é denunciada pelo motivo Suspeito de roubar contas ou praticar "phishing") e pedirá para enviar os itens para outro perfil primeiro e depois irá comprar o item prometido ou algo do gênero, logo após ele irá lhe bloquear.

• Instale este plugin para o TeamSpeak 3, você está precisando - Fácil
    Esse tipo de Scammer atua principalmente na comunidade de jogos competitivos, dizem que precisam de mais uma pessoa para fechar um time, então ele irá lhe mandar um "plugin" para o TeamSpeak 3 onde irá prejudicar seu inventário e sua Steam, fazendo uma "Trade Automática" dos itens, lembre-se que a Steam disponibiliza o Voice Chat, um sistema muito bom e confiável.

• YouTuber - Fácil
    Infelizmente possui pessoas que ainda caem neste tipo de golpe, perfil falso é criado se passando por um YouTuber muito conhecido, pedindo itens, ou prometendo algum tipo de divulgação, a maneira mais boba de um Scammer atacar, mas que ainda possui membros de nossa comunidade que cai neste tipo de golpe.

• Troque comigo e receba um Steam Wallet Card de $XXX - Fácil
    Golpe simples de se evitar já que a única forma de troca via Steam é de um item por outro, e não de um item por dinheiro. Ao receber a proposta de troca você irá notar uma mensagem parecida como a de baixo:

Originally posted by Scammer:
    $ 200 serão depositados em sua conta se aceitar esta Troca.
    Valve Steam Guard Code: 801548

Ou seja, a pessoa se passa por um sistema automático de troca com dinheiro da Steam, o que não existe atualmente.

• Links suspeitos - Média
    Nunca abra links com URL disfarçados ou desconhecidos, pois esse URL provavelmente possuirá algo que removera seus itens ou irá infectar seu computador conseguindo dados da sua Steam. Fique atento com links parecidos com o da Steam, como caracteres "invisíveis" ao seu olhar, veja exemplos:

• steamcommuniity.XXX → Note que possui dois "i" no link.
    • steam-community.XXX → Note que possui um "-" no link.
    • steamcommunitty.XXX → Note que possui dois "t" no link.

• Não foi o prometido - Média
    Esse tipo de Scammer atua principalmente em sites de troca, onde anunciam um item em bom estado, porém quando se troca com ele, você recebe um item que não foi combinado, temos como exemplo o CS:GO:

Em um site de troca é anunciado uma AK-47 | Vulcan (Nova de Fábrica) por um item $10,00 mais barato, porém quando você faz a troca com esse individuo, você percebe que trocou seu item $10,00 mais barato por outra AK-47 | Vulcan, porem era uma (Veterana de Guerra), ou seja, você teve seu "profit" — qualquer vantagem, benefício (material, intelectual ou moral) que se pode tirar de alguma coisa. — perdido, logo após ele irá lhe bloquear.

• Sou de confiança! - Dificil
    Neste caso você terá sua confiânça "testada" pelo Scammer, ele irá começar te pedindo para enviar o item que deseja trocar para um amigo, para o Scammer saber se você não é um Scammer (Irônico não?). Depois de você ter enviado seus itens ao seu amigo e mostrado o perfil do amigo no qual você enviou os itens, ele irá lhe bloquear e copiar seus dados básicos, como foto e nome, para pedir o item de volta ao seu amigo, enganando-o.

Como evitar cair no esquema de um Scammer
Você possui algumas formas de se proteger contra o ataque de um Scammer, veja a baixo algumas opções:

1. Adicione regras ao seu perfil.
    Você pode fazer regras para o seu perfil, acredite ou não isso ajuda a prevenir/enganar um Scammer a te atacar. Coloque as regras em um lugar onde a pessoa que for lhe adicionar consiga ler, como no "Resumo" ou em um destaque contendo a "Caixa de texto personalizado".
    Faça regras do tipo: Não aceito pessoas com perfil privado ou de nível 5 para baixo.

2. Deixe seu inventário privado.
    A maneira mais fácil de prevenir é deixando seu inventário privado ou disponível somente para amigos.

3. Verifique o inventário de quem enviou um pedido de amizade.
    Scammers não possuem somente uma conta, por isso na maioria das vezes não possuem nada em seu inventário steam, pois é passado para uma conta "nova" ou o item é imediatamente vendido no Mercado da Comunidade.

4. Verifique a reputação.
    Existe um site muito conhecido onde você pode visualizar a reputação de membros, CLIQUE AQUI[steamrep.com] para visita-lo.

Foi furtado? Política de restauração de itens do Steam pode ser encontrada neste link: https://support.steampowered.com/kb_article.php?ref=9958-MJDG-3003

Originally posted by Técnico do Suporte Ilya:
A equipe de suporte Steam não restaura itens que foram trocados por livre e espontânea vontade, mesmo que você tenha sido enganado pela outra pessoa ou que você tenha feito a troca por engano.

Como mandar um ticket para o Suporte Steam
Entre em contato com a Steam abrindo um ticket por este link, após isso siga os passos a baixo para não cometer nenhum erro: https://support.steampowered.com/newticket.php

1. Passo
    Selecione a opção: Trocas Steam/Itens de Jogo
    Selecione a opção: Denúncias de golpe (scam)

2. Passo
    Selecione a opção: Steam

3. Passo
    Assunto: Fui furtado! SEU NICK (PT-BR)
    Nome de Login Steam: SEU NOME DE LOGIN
    Sistema Operacional: SEU SISTEMA OPERACIONAL

Após isso você começará a desenvolver sua mensagem, lembre-se de sempre usar texto formal, sem xingamentos ou ameaças, informe tudo o que for possível e como foi praticado o golpe.

• Comece a mensagem indicando a data do furto fazendo um resumo do acontecimento.
    Ex.:
    "Dia 01/01/2016 acabei de ser furtado por um usuário..."

• Após ter feito seu resumo, liste todos os itens que o Scammer conseguiu levar de você.
    Ex.:

"Itens roubados pelo usuário:
    - Baioneta (★) | Degradê (Testada em Campo)
    - AK-47 | Vulcan (Bem Desgastada)"

• Logo após informe todos os dados que você sabe do Scammer
    Ex.:
    "Dados do ladrão/scammer:

- Perfil usado para comunicação com a vítima: http://steamcommunity.com/id/apenasexemplo
    - Possui 1 banimento VAC.
    - Possui seu TRADE URL banido."

• Muito bom, você indicou tudo o que o Suporte Steam precisa saber para fazer algo sobre o acontecimento, agora explique como foi aplicado o golpe.
    Ex.:
    "Ele dizia que eu deveria enviar itens para..."

• Conclua a mensagem de modo que você se preocupe com o resto da comunidade, pensando nos outros que poderão ser vítimas futuras da mesma pessoa.
    Ex.:
    "A comunidade não merece essas pessoas que tentam ganhar em cima de outras, estou apenas fazendo meu papel como membro da comunidade e ajudando a evitar que mais pessoas canham nesse golpe, para mim a regra deveria ser mudada, e pessoas como este deveriam ser banidos por IP da comunidade."

• Não esqueça de sua "assinatura" no final da página, e claro, faça um apelo para ter a resposta o mais rápido possível.
    Ex.:
    "Att.: NOME REAL | NICK http://steamcommunity.com/id/STEAM"

(Prazo para resposta entre 3 há 10 dias úteis)

ATENÇÃO: O Suporte Steam liga muito para o envio de vídeos ou Screenshots, para isso existe a opção de "Anexo", onde você pode enviar Screenshots de conversar com o suspeito. Lembre que se possível, grave qualquer tipo de trade e faça upload no YouTube, pois assim será apenas mais uma forma de provar o furto do Scammermuito importante o vídeo não conter edições —.

Originally posted by Corvo:
    Veja mais de como contatar o Suporte Steam em:
    http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=607638513

Como trollar um Scammer

Você pode se divertir com um Scammer, que tal trollar? Veja o exemplo de trollagem a baixo:

09:27 - Scammer: Olá, estou interessado em trocar minha faca atual, então notei que você postou uma trade no CS:GO Lounge e gostaria muito de trocar com você.

09:27 - Vítima: Ok, se você possuir a faca que eu quero, podemos trocar agora!

09:30 - Scammer: Sim eu tenho ela, porém teria que compra-la novamente no OPSkins, então eu gostaria de que você me enviasse sua faca primeiro para esta conta, e que eu tenha confiança na compra e troca que estou fazendo (Perfil: http://steamcommunity.com/id/VocêEstáSendoScammado)

09:32 - Vítima: Tudo bem! Pela sua educação estarei doando R$ 2.000.000,00 que consegui pela Petrobras, porém não conte isso para ninguém! Pois se alguém saber, estarei sujeito a participar da "Operação Lava Jato". Por favor, poderia passar seu e-mail do PayPal para que eu possa enviar o dinheiro?

09:33 - Scammer: LOL :notsohappychappy:

09:33 - Scammer agora está Offline.

— Este tópico está ciente e respeita todas as Regras e diretrizes para discussões no Fórum em Português —

Obrigado pela sua atenção

Guia oficial
    http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=704467126
Last edited by Fyat; Jun 15, 2016 @ 5:38pm
< >
Showing 1-15 of 59 comments
F1v3 PT Mar 13, 2016 @ 6:41am 
parabens pelo topico
Silveira Mar 13, 2016 @ 9:04am 
Originally posted by -BYFM- F1v3 PT:
parabens pelo topico
Pena que quem precisa ler, não vai ler...vão direto criar tópicozinho chorando e falando que vai processar o Steam e blá blá blá.
Mas o tópico e a inteção é ótima;
Fyat Mar 13, 2016 @ 9:05am 
Originally posted by Sr. Heleno:
Originally posted by -BYFM- F1v3 PT:
parabens pelo topico
Pena que quem precisa ler, não vai ler...vão direto criar tópicozinho chorando e falando que vai processar o Steam e blá blá blá.
Mas o tópico e a inteção é ótima;
Alguns membros da comunidade possuem a mentalidade pensando que a Steam resolverá tudo sozinha, mas a própria comunidade tem que se ajudar.
Blaquicat Mar 13, 2016 @ 9:08am 
O problema é que o "grupo de risco" não vai ler, e são justamente as pessoas que essa semana vão postar aqui no forum que foram roubadas e/ou que o steam mobile é ruim e todo aquele blablabla..
Deveria ser uma leitura obrigatorio pra todos.. mas.. infelizmente não é..

Devia ser fixado esse topico.
Fyat Mar 13, 2016 @ 9:11am 
Originally posted by Blaquicat:
O problema é que o "grupo de risco" não vai ler, e são justamente as pessoas que essa semana vão postar aqui no forum que foram roubadas e/ou que o steam mobile é ruim e todo aquele blablabla..

Essa é minha meta Blaquicat, ajudar a comunidade, espero que algum moderador veja o tópico e fixe ele no topo, pois ajudaria muito mais a comunidade se prevenir de futuros furtos, pois infelizmente ainda existe muita limpeza para se fazer em nossa comunidade gamer.
Silveira Mar 13, 2016 @ 9:19am 
Fyat, não tem nenhum MOD que fala português...talvez consiga comunicar com algum e conversar. Mas não adianta se o tópico será fixado ou não...quem precisa ler não lê. 90% criam tópicos iguais todo dia, infelizmente.
treviz Mar 13, 2016 @ 9:50am 
Ótimo tópico!! devia ser fixo :steamhappy:
Sr. Xyz Mar 13, 2016 @ 1:07pm 
Originally posted by Zeus Negro!!:
Quem fixa um tópico? Um moderador?
Existem vários tópicos que deveriam ser fixos, como informações sobre bans, pagamentos e prazos de compensação, limitações de conta, etc.
Talvez seja o caso de tentar entrar em contato. Se denunciarmos um tópico (vários usuários), escrevendo "Please, pin this" no campo do motivo funcionaria?
Fyat Mar 13, 2016 @ 1:09pm 
Originally posted by Xyz:
Quem fixa um tópico? Um moderador?
Existem vários tópicos que deveriam ser fixos, como informações sobre bans, pagamentos e prazos de compensação, limitações de conta, etc.
Talvez seja o caso de tentar entrar em contato. Se denunciarmos um tópico (vários usuários), escrevendo "Please, pin this" no campo do motivo funcionaria?
Não iria funcionar, tanto é que se você for denunciar um tópico ou uma mensagem aparecerá a seguinte informação:
Aviso: Use isso SOMENTE para denunciar mensagens de spam, propaganda e problemáticas (assédio, briga ou ofensa).
Sr. Xyz Mar 13, 2016 @ 1:15pm 
Regras foram feitas para serem quebradas. Se não há outra maneira de chamar a atenção de um moderador para pinar um tópico, tem que se virar de algum jeito.
Afinal, não é em todo o lugar que se vê gente tão empenhada: http://steamcommunity.com/discussions/forum/9/
Fyat Mar 13, 2016 @ 5:15pm 
Originally posted by DarthWound:
Thread pinned, thank you Fyat for your help.
Sorry I don't speak PT/BR and translators are quite crappy.

You could do something like what I did in french forums : http://steamcommunity.com/discussions/forum/25/648814841525026846/
The translation of what you asked me :D

"Entenda como evitar e resolver problemas relacionados a golpes - Por favor, leia este tópico escrito por _Fyat"
(I need to wait a while to post on your profile ;-;, copy it and say when you have saved since then is deleted my message ^^)
Fyat Mar 13, 2016 @ 5:26pm 
Originally posted by Blaquicat:

Obrigado amigo, meu tópico foi fixado ^^'
Fyat Mar 13, 2016 @ 5:26pm 
Regras foram feitas para serem quebradas. Se não há outra maneira de chamar a atenção de um moderador para pinar um tópico, tem que se virar de algum jeito.
Afinal, não é em todo o lugar que se vê gente tão empenhada: http://steamcommunity.com/discussions/forum/9/
Fyat Mar 13, 2016 @ 5:27pm 
76561198072325646 Mar 13, 2016 @ 8:37pm 
Excelente tópico, acredito que agora a quantidade de tópicos ''inúteis'' criados por pessoas que foram roubadas vai diminuir bastante.

Aproveitando o tópico eu vou deixar uma dica para quem não sabe como contatar o Suporte Steam, eu traduzi e atualizei um guia criado por um usúario ♥♥♥♥♥♥ que pode ser extremamente útil:
http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=607638513
Sim, ele autorizou a tradução e os devidos créditos foram dados.
Last edited by 76561198072325646; Mar 25, 2016 @ 3:32pm
< >
Showing 1-15 of 59 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Mar 13, 2016 @ 5:41am