Elderan3 Jun 20, 2023 @ 6:07pm
Transferência do dinheiro da carteira da steam para minha conta corrente.
Fiz a compra do jogo Killing floor 2, na promoção pelo valor de R$18.24. Porém, esse dinheiro irá me fazer falta, logo fui atrás de pedir reembolso do valor pago. O pagamento do produto foi realizado via PiX, entretanto para a minha surpresa a empresa não faz a devolução via mesma forma de pagamento (já causando prejuízo devido à necessidade do dinheiro gasto erroneamente). Sendo assim, com a má informação, ou quase nenhuma, encontrada no suporte da Steam, fiz o reembolso para a minha carteira da Steam, imaginando que então seria possível realizar a transferência para minha conta corrente.

Agora devo lembrar à empresa que, dentro de 7 dias, pelo código brasileiro de defesa do consumidor, a empresa é obrigada a fazer a devolução do dinheiro que paguei. Impossibilitar que eu não tenha de volta em minha conta corrente o valor pago, vai me prejudicar. Quando se trata da devolução do valor deve ser o dinheiro, ou o credito no cartão, menos a forma que está sendo praticada na qual, fico com um valor, que preciso com certa urgência usá-lo, virtual.

Como não consigo nenhum canal de comunicação direta com o suporte (um atendente ) da empresa espero que a equipe de suporte leia esta reclamação, pois a impossibilidade da devolução do meu dinheiro, que não pode estar na carteira da steam, pois é destinado à importante prioridade, como compra de medicamentos. Eu levarei o caso ao procon, e a órgãos competentes, até reaver o dinheiro que saiu de minha conta corrente, novamente em seu lugar de origem.

O prazo que dou para que algum atendente do suporte assuma este caso e me reembolse é de 24h. Caso contrário o primeiro passo será o PROCON, seguido da defensoria pública. Pois o dinheiro não é mais da steam, logo não deve estar em nenhum de seus seguimentos, como por exemplo a carteira da steam. Ressaltando que não há nenhum produto o qual eu vá comprar no momento da loja da steam.

Mais uma vez gostaria de chamar a atenção do SUPORTE da steam, pois eu tomarei as medidas cabíveis para que este dinheiro seja transferido para minha conta corrente.

Espero além da discussão no fórum, uma mensagem séria e direta tratando do assunto comigo via e-mail.
Last edited by Elderan3; Jul 1, 2023 @ 9:42am
< >
Showing 1-15 of 22 comments
Хэскапэь Jun 20, 2023 @ 6:09pm 
ohnono el no sab
Gold Jun 20, 2023 @ 6:43pm 
https://help.steampowered.com/pt-br/

Link do Suporte.

Ninguém do Suporte vai vir aqui, se é o que você espera.
Mikewazowski93 Jun 20, 2023 @ 6:57pm 
Aqui ninguém vai te ajudar, é da comunidade e não do suporte steam... porém... se não me engano, quando assinamos os termos da steam sem ler e quando pedimos o reembolso sem ler, lá consta que o dinheiro volta pra carteira steam e não para forma de pagamento usada pelo usuário, a não ser, se não me engano for por cartão de crédito, mas posso tá enganado.
Elderan3 Jun 20, 2023 @ 7:17pm 
Agora pelo menos eu consegui achar o lugar para entrar em contato com o suporte, pois apenas haviam links que guiavam a possíveis soluções
marcelocn Jun 20, 2023 @ 7:53pm 
faz o favor, depois posta aki falando como foi no procon viu, to curioso pra saber
Sr. Xyz Jun 20, 2023 @ 8:01pm 
Originally posted by Elderan3:
Agora pelo menos eu consegui achar o lugar para entrar em contato com o suporte, pois apenas haviam links que guiavam a possíveis soluções
O suporte não vai resolver e você vai continuar com o dinheiro na carteira.

Na hora de fazer a compra há informações sobre reembolsos, e lá diz que não é possível retornar, mas como sempre, o "Li e concordo com os termos" significa "Não li, e se acontecer alguma coisa, depois eu vou no PROCON ou no ReclameAqui".

Agora explicando:
O Steam é uma empresa estadunidense, e só recebe em dólar. Existe um mediador (PagSeguro) que recebeu em real de você, e pagou o Steam em dólar. Não há como retornar esse dinheiro.

Para qualquer outra ação que fizer na internet, não se esquece de ler os termos.
n1co^ Jun 20, 2023 @ 8:03pm 
é uma empresa internacional, nada que voce faca pela lei brasileira afeta a empresa. Voce simplesmente perdeu seu dinheiro, nao tem como comprar erroneamente.
Sr. Xyz Jun 20, 2023 @ 8:07pm 
Originally posted by nico:
é uma empresa internacional, nada que voce faca pela lei brasileira afeta a empresa. Voce simplesmente perdeu seu dinheiro, nao tem como comprar erroneamente.
Perdeu nada!

Killing Floor 2 é um ótimo jogo, e ele vai se divertir de montão! :lunar2019smilingpig:
n1co^ Jun 20, 2023 @ 8:12pm 
é um bom jogo mesmo, mas eu rachei o bico, com procon e defensoria publica pra steam KAKAKAKAKAKA, gastou erroneamente, e ta precisando de 18 reais, mas na hora de comprar o joguin foi na sede zKkkkkakakakakkakakaka
Lord_Dracon Jun 20, 2023 @ 8:18pm 
O pagamento do produto foi realizado via PiX, entretanto para a minha surpresa a empresa não faz a devolução via mesma forma de pagamento
Não seria uma surpresa se você tivesse ao menos lido a mensagem “tooltip” que aparece quando você escolhe a forma de pagamento:

https://imgur.com/a/m3nltzt

Sendo assim, com a má informação, ou quase nenhuma, encontrada no suporte da Steam
1) https://store.steampowered.com/steam_refunds/

2) https://store.steampowered.com/steam_refunds_methods

Na dúvida era só dar uma “goolgada”, e não partir para dedução.

Agora devo lembrar à empresa que, dentro de 7 dias, pelo código brasileiro de defesa do consumidor, a empresa é obrigada a fazer a devolução do dinheiro que paguei.
Devo lembrar que o código de defesa do consumidor brasileiro não significa nada para a Steam, pois ela é uma empresa estadunidense sem representação oficial no Brasil (sem CNPJ), logo, fora da jurisprudência das nossas leis.

Portanto, conforme as regras de reembolso citadas nos links acima, a Steam não é obrigada a te devolver o dinheiro na mesma fonte do pagamento, exceto se o pagamento tiver ocorrido nas exceções que constam no 2º link acima, muito menos te transferir de volta para a sua conta corrente.

pois a impossibilidade da devolução do meu dinheiro, que não pode estar na carteira da steam, pois é destinado à importante prioridade, como compra de medicamentos.
Sinto muito ao ler isso.

Mas se o dinheiro iria te fazer falta para comprar medicamentos, porque não analisou isso antes de vir aqui gastar com jogos?

Estranho essa sua prioridade hein.

O prazo que dou para que algum atendente do suporte assuma este caso e me reembolse é de 24h. Caso contrário o primeiro passo será o PROCON, seguido da defensoria pública.
1º) Você não dita as regras por aqui. Isso quem faz é a Steam como empresa e você só está aqui porque aceitou seus termos, tendo lido eles ou não.

2º) Vai perder tempo porque não vai dar em nada, justamente porque o PROCON não tem jurisprudência em uma empresa estrangeira.

E para iniciar um processo judicial, você terá que fazê-lo em uma corte dos Estados Unidos.

https://store.steampowered.com/subscriber_agreement/brazilian/#10

10. TAXAS PARA LEIS APLICÁVEIS/MEDIAÇÃO/JURISDIÇÃO/ADVOGADOS Para todos os Assinantes fora da União Europeia e do Reino Unido: (...) Sujeito à Seção 11 (Resolução de Disputa/Arbitragem Vinculante/Renúncia de Ação Coletiva) abaixo, você e a Valve concordam que qualquer reivindicação declarada em qualquer processo legal deverá ser iniciada e mantida exclusivamente em qualquer tribunal estadual ou federal localizado em King County, Washington, com jurisdição do assunto. Você e a Valve concordam com a jurisdição exclusiva de tais tribunais. (...)

Espero além da discussão no fórum, uma mensagem séria e direta tratando do assunto comigo via e-mail.
Você pode tentar entrar em contato com o suporte, mas eles não irão te contatar apenas por ter postado em um fórum.
Last edited by Lord_Dracon; Jun 20, 2023 @ 8:19pm
Miranda ~ Jun 21, 2023 @ 10:27am 
Sempre que meu dia está um pouco para baixo, esse tipo de tópico sempre coloca um sorriso na minha cara dkdjskk meio imoral rir da desgraça alheia? Sim, mas a prepotência e tentativa de carteirada que me mata
Blaquicat Jun 21, 2023 @ 12:05pm 
https://imgur.com/RPc3I2H

Se tivesse escrito ali que tu tinha que dar o @, dai tu tinha lido com certeza.
Хэскапэь Jun 21, 2023 @ 1:00pm 
Originally posted by Sr. Xyz:
Originally posted by nico:
Perdeu nada!

Killing Floor 2 é um ótimo jogo, e ele vai se divertir de montão! :lunar2019smilingpig:
Mas pior que ele reembolsou, nem pra se divertir com o tiroteio frenético rock’n roll :VBCOOL:
Хэскапэь Jun 21, 2023 @ 1:04pm 
Originally posted by Lord_Dracon:
O pagamento do produto foi realizado via PiX, entretanto para a minha surpresa a empresa não faz a devolução via mesma forma de pagamento
Não seria uma surpresa se você tivesse ao menos lido a mensagem “tooltip” que aparece quando você escolhe a forma de pagamento:

Sendo assim, com a má informação, ou quase nenhuma, encontrada no suporte da Steam

Agora devo lembrar à empresa que, dentro de 7 dias, pelo código brasileiro de defesa do consumidor, a empresa é obrigada a fazer a devolução do dinheiro que paguei.
Devo lembrar que o código de defesa do consumidor brasileiro não significa nada para a Steam, pois ela é uma empresa estadunidense sem representação oficial no Brasil (sem CNPJ), logo, fora da jurisprudência das nossas leis.

Portanto, conforme as regras de reembolso citadas nos links acima, a Steam não é obrigada a te devolver o dinheiro na mesma fonte do pagamento, exceto se o pagamento tiver ocorrido nas exceções que constam no 2º link acima, muito menos te transferir de volta para a sua conta corrente.

pois a impossibilidade da devolução do meu dinheiro, que não pode estar na carteira da steam, pois é destinado à importante prioridade, como compra de medicamentos.
Sinto muito ao ler isso.

Mas se o dinheiro iria te fazer falta para comprar medicamentos, porque não analisou isso antes de vir aqui gastar com jogos?

O prazo que dou para que algum atendente do suporte assuma este caso e me reembolse é de 24h. Caso contrário o primeiro passo será o PROCON, seguido da defensoria pública.
1º) Você não dita as regras por aqui. Isso quem faz é a Steam como empresa e você só está aqui porque aceitou seus termos, tendo lido eles ou não.

2º) Vai perder tempo porque não vai dar em nada, justamente porque o PROCON não tem jurisprudência em uma empresa estrangeira.

E para iniciar um processo judicial, você terá que fazê-lo em uma corte dos Estados Unidos.

10. TAXAS PARA LEIS APLICÁVEIS/MEDIAÇÃO/JURISDIÇÃO/ADVOGADOS Para todos os Assinantes fora da União Europeia e do Reino Unido: (...) Sujeito à Seção 11 (Resolução de Disputa/Arbitragem Vinculante/Renúncia de Ação Coletiva) abaixo, você e a Valve concordam que qualquer reivindicação declarada em qualquer processo legal deverá ser iniciada e mantida exclusivamente em qualquer tribunal estadual ou federal localizado em King County, Washington, com jurisdição do assunto. Você e a Valve concordam com a jurisdição exclusiva de tais tribunais. (...)

Você pode tentar entrar em contato com o suporte, mas eles não irão te contatar apenas por ter postado em um fórum.
Tome!
Lord_Dracon Jun 21, 2023 @ 1:21pm 
Originally posted by Rescape:
Originally posted by Lord_Dracon:

Sinto muito ao ler isso.

Tome!

Tome o quê?

Não retiro nada do que eu disse.

A questão original não era se o jogo seria reembolsado, e sim dele ter o valor do reembolso na carteira Steam devolvido para a conta corrente original, já que ele pagou via PIX.

Como você tem certeza disso? Cadê o print do chat dele com o suporte da Steam mostrando que eles abriram uma exceção?
< >
Showing 1-15 of 22 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Jun 20, 2023 @ 6:07pm