Fans/ventoinhas são na fonte ou na placa mãe?
Oi estou montando um PC e, quero comprar ventoinhas(5 ventoinhas 2 em cima tirando o ar quente e 3 empurrando ar), só que estou com uma pulga atrás da orelha, eu conector as ventoinhas na fonte ou na placa mãe?(b460m plus tuf gaming). E outra soube que se ligar na fonte elas irão rodar em 100%, mas, isso diminui a vida útil dela?
< >
Сообщения 110 из 10
Olha boa parte das pessoas que eu conheço, e também em fóruns de hardware preferem conectar direto na fonte, segundo elas conectar direto na placa mãe pode acabar sobrecarregando ela, mas essa parte eu já não sei se é verdade, nunca busquei nada que comprovasse.

Sim elas conectadas na fonte giram em 100% o tempo inteiro e desgastam mais rápido, além do barulho que em certos casos chega a ser insuportável, o ideal seria você ter uma controladora de fans, pra conectar elas na fonte e alterar a velocidade quando quiser, tem kits de fans como a gamdias por exemplo( que eu considero um ótimo cxb) que já vem com 5 unidades e a controladora, porque geralmente a controladora sozinha é meio carinha.
Отредактировано Du hast; 3 дек. 2020 г. в 22:49
A placa mãe costuma ter no máximo (as placas mais comuns) 1 ou 2 entradas pra fans. Conectando na placa mãe você tem um controle via BIOS de velocidade. Porém 99,9% das pessoas conectam na fonte devido a passagem de cabos ser mais simples e menos problemática, já que realmente falam que conectando na placa mãe, corre risco de "surtos".

Porém tem fontes que também não tem muitas entradas pra fans. Então se a sua não tiver, vai precisar de um split ou uma controladora.

Tem um kit da c3tech que já vem com a controladora, tenho 2 desse instalado no meu Pc, realmente me surpreenderam
Автор сообщения: Alexandermitriev
Olha boa parte das pessoas que eu conheço, e também em fóruns de hardware preferem conectar direto na fonte, segundo elas conectar direto na placa mãe pode acabar sobrecarregando ela, mas essa parte eu já não sei se é verdade, nunca busquei nada que comprovasse.

Sim elas conectadas na fonte giram em 100% o tempo inteiro e desgastam mais rápido, além do barulho que em certos casos chega a ser insuportável, o ideal seria você ter uma controladora de fans, pra conectar elas na fonte e alterar a velocidade quando quiser, tem kits de fans como a gamdias por exemplo( que eu considero um ótimo cxb) que já vem com 5 unidades e a controladora, porque geralmente a controladora sozinha é meio carinha.
Obrigado acho que vou fazer isso, comprar um controlador e conectar na fonte e assim pode decidir oq fazer "obrigado amigo, vc é um amigo"
Tem que ver qual cooler é, tem uns que da pra emendar um no outro e ligar em 1 conector na fonte , mas ai tem que saber se o seu é rgb ... pra não fazer errado eu falaria com um técnico na sua cidade ou um amigo que entende pra não comprar errado.
Imagine o barulho com as ventoinhas rodando 100%!
Existem adaptadores que liga um cabo para recebem energia da fonte e outro cabo para receber o controle de velocidade da placa-mãe.
Автор сообщения: Decottignies
Imagine o barulho com as ventoinhas rodando 100%!
Existem adaptadores que liga um cabo para recebem energia da fonte e outro cabo para receber o controle de velocidade da placa-mãe.
Meu computador tem exatamente 7 fans rodando em 100% e é silencioso.

Barulho não é questão de quantidade e sim da qualidade das ventoinhas, todas elas tem uma métrica (dBA) referente a quantidade de ruido do fan, é isso que se tem que ver na hora de comprar um.

Se meter 4 ventoinhas de 10 conto no pc ele vira um drone.
Отредактировано TORIITO :c; 5 дек. 2020 г. в 6:47
Автор сообщения: TORIITO :c

Barulho não é questão de quantidade e sim da qualidade das ventoinhas, todas elas tem uma métrica (dBA) referente a quantidade de ruido do fan, é isso que se tem que ver na hora de comprar um.

É uma questão de física, basta fazer a conta. Uma ventoinha de 12x12cm girando a 2.000 RPM tem eficiência de 100 m³/h. Acima de 2Krpm é que inicia o barulho e é acima disso que as ventoinhas são eficientes. Para se ter uma ideia, ventoinhas de servidor giram entre 6 Krpm e 10 Krpm e entre 300 a 1200 m²/h
Отредактировано Decottignies; 5 дек. 2020 г. в 20:03
Автор сообщения: Decottignies

É uma questão de física, basta fazer a conta. Uma ventoinha de 12x12cm girando a 2.000 RPM tem eficiência de 100 m²/h. Acima de 2Krpm é que inicia o barulho e é acima disso que as ventoinhas são eficientes. Para se ter uma ideia, ventoinhas de servidor giram entre 6 Krpm e 10 Krpm e entre 300 a 1200 m²/h
Sim! Por que é um servidor! Então não IMPORTA o barulho.

Seu cálculo tem questão de lubrificação e tipo de induzido utilizado? Ou você tá se baseando só no cálculo? Até por que existem coisas que são eficientes e silenciosas independente de quantas trilhões de rotações existe.

É exatamente por isso que existe a métrica.
Sim! Por que é um servidor! Então não IMPORTA o barulho.

Seu cálculo tem questão de lubrificação e tipo de induzido utilizado? Ou você tá se baseando só no cálculo? Até por que existem coisas que são eficientes e silenciosas independente de quantas trilhões de rotações existe.

É exatamente por isso que existe a métrica.

O cálculo é simples área cm² x rotação x quantidade de fans em série = fluxo de ar.

Não existe ventoinha silenciosa acima de 2 Krpm e as eficientes trabalham acima de 4 Krpm. Isso se agrava com o tamanho, quanto menor a ventoinha pior é.

Falo de ventoinhas com rolamento de esferas e motor sem escovas, mas o que faz barulho são as lâminas (blades). Você escolhe: Ou eficiência (alta rotação) ou silencioso.
Em estação de trabalho se usa dissipadores de cobre para aumentar a dissipação de calor com menos fluxo de ar.

Отредактировано Decottignies; 5 дек. 2020 г. в 20:02
Lembrando que, desde uma simples ventoinha ou uma turbina de avião só começa a ter empuxo acima de 60% da rotação.
< >
Сообщения 110 из 10
Показывать на странице: 1530 50

Дата создания: 3 дек. 2020 г. в 20:57