Counter-Strike 2

Counter-Strike 2

696 ratings
Evitando formas comuns de Scam
By DESCE COM A TCHÉQUIA and 4 collaborators
Nós vamos lhe fornecer informações sobre as técnicas de scam comumente usadas e como melhor se preparar para evitá-las.
   
Award
Favorite
Favorited
Unfavorite
Introdução
Este guia irá fornecer-lhe informações sobre as técnicas de embuste comumente usados e como melhor preparar-se para evitá-los. Usuários desonestos estão sempre chegando com novas maneiras de enganar as pessoas. Esteja sempre vigilante, se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente não é.


É extremamente recomendado que você leia este post oficial do Reddit falando sobre as formas mais comuns de scam (Phishing, Quickswitching, Bait and Switch, Lending, Trading Outside Steam, Middleman Injection, Chargebacks, Gambling, Money Transfer within Steam, entre outros). (Inglês)

Guia Original em Inglês (Criado por Jimo)
http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=177244559
Steam Guard
Ter o Steam Guard ativado não vai torná-lo imune ao roubo de contas, no entanto, é essencial sempre mantê-lo habilitado. Para obter instruções sobre como ativar o Steam Guard, clique aqui (página em Inglês). Você também pode ler o guia logo abaixo (em Inglês).
http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=153396149
Recomendamos que você leia o guia Habilitando o Autenticador Móvel do Steam Guard (completamente em Português).
http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=614162580
Phishing Scams
Phishing significa em inglês, pescaria, e isso quer dizer que é uma fraude virtual que utiliza iscas pela internet, ou seja, o malfeitor cibernético se utiliza de artifícios para ludibriar a vítima e fazer com que ela informe dados confidenciais e de alguma forma furte sua conta ou seus itens, mas pode ser facilmente evitado tomando algumas precauções como por exemplo virificar a URL da página que você está visitando.

A Valve opera os seguintes sites para Steam. Se você for solicitado com uma página de login, a primeira parte da URL no navegador sempre será um dos seguintes domínios:


Além disso, todas as páginas oficiais Steam estão protegidos com um certificado SSL de Validação Estendida[pt.wikipedia.org]. A maioria dos navegadores modernos vão exibir isso na forma de um ícone de cadeado com um destaque verde e o texto "Valve Corporation [US]" à esquerda da barra de endereços.



A mais comum forma de atração para o pishing é a promessa de itens e jogos gratuitos. Quando o usuário clica no link falso ele é redirecionado para uma réplica perfeita de um site da Steam. Muitas vezes a única maneira de verificar a sua legitimidade é olhando para a forma como o endereço do site está escrito na barra de endereços. Se a ortografia da URL não é precisa, ou ele aponta para um site completamente diferente, esse site é uma farsa e foi criado apenas para roubar as credenciais da sua conta. Além disso a Steam nunca vai pedir para você fazer upload de arquivos de seu computador durante o login. Upload de arquivos do Steam específicos podem permitir que um scammer(ladrão) use essas informações para burlar o Steam Guard inteiramente uma vez que eles têm as suas credenciais, como por exemplo senhas ou login.

Logo abaixo você pode ver exemplos de como são as URL's do site oficial do Steam em alguns dos navegadores mais comuns.




Alguns sites oferecem serviços que lhe permitem entrar através do Steam. Sempre que um site oferece este serviço, o URL da página de login será sempre um dos endereços oficiais do Steam.

Se você não tem conhecimento ou certeza absoluta que a página da web que você estiver é confiável, não digite em suas credenciais. É melhor prevenir do que remediar!
Software Scams
Nunca instale softwares ou extenções no navegador de fontes não confiáveis ou desconhecidas. Scammers freqüentemente anunciam itens grátis e cheats para enganar os usuários e assim colocar vírus e malwares em seu sistema. Estes podem assumir muitas formas, tais como (.exe) arquivos executáveis, bibliotecas de ligação dinâmica (.dll), arquivos de lote (.bat), arquivos de screensaver (.SCR) ou roteiro. A intenção deste é roubar informações de cartão de crédito, contas e principalmente itens.

Você pode evitar a instalação de software malicioso e add-ons, por engano, evitando ligações de pessoas que você não conhece. É comum que um sequestrador conta para mascarar um link do site para olhar inocente, no entanto uma vez que é clicado ele redireciona para uma página da Web que baixa conteúdo nocivo.

É importante sempre manter seu navegador atualizado e verificar regularmente seu computador com um anti-vírus e ferramenta anti-malware.
Scam de personificação ou imitação (impersonator)
Funcionários da Valve e a maioria dos Moderadores da Valve podem ser identificados pelos emblemas correspondentes no seu perfil Steam.



Funcionários da Valve e Moderadores Steam Community NUNCA vão pedir ou ameaçá-lo para conseguir as credenciais da sua conta Steam, chave de CD, ou cartão de crédito. Eles também nunca ameaçar punir usuários por se recusar a fazer negócios ou a clicar em links. A Valve não fornece suporte em outros locais, apenas no site do Steam Suporte.

Scammers, muitas vezes, se passam por um funcionários da Valve ou moderadores do Steam para intimidar os usuários a entregar itens valiosos ou credenciais da conta.

Scammers também vão representar usuários da sua lista de amigos e membros respeitáveis dentro da comunidade steam por falsificação de seu nome e seu perfil de steam para dar-lhe uma falsa sensação de confiança neles. Na maioria das vezes eles vão lhe pedir para emprestar um item que nunca será devolvido. Este tipo de golpe pode ser evitado caso você saiba com quem está negociando e deixou aqui uma dica importante, nunca empreste seus itens para ninguém.
Scam de dinheiro
Sempre que você for trocar itens com outros usuários não aceite nada que não possa ser adicionado à janela de comércio, tais como dinheiro ou CD keys. É comum para scammers prometer pagamento em uma data posterior ou através de outros meios, em troca de itens que eles nunca pretendem pagar. Não há nenhuma maneira para fazer cumprir ou assegurar que o outro usuário vai cumprir o prometido na negociação. A única maneira de ter certeza de que transações são feitas de forma justa e legitimamente é apenas o comércio de itens que podem ser colocados na janela de comércio.

No exemplo abaixo, o scammer tenta persuadir o usuário, ele diz que o usuário (trader) vai receber o dinheiro uma vez que o comércio tenha sido concluído, digitando uma mensagem na janela de bate-papo.



Também é comum que este tipo de fraude ocorra através das Trade offers (Inglês). Se você não estiver familiarizado com as ofertas de troca você pode saber mais lendo este guia abaixo. (Inglês)

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=175759531

No exemplo abaixo, o scammer tenta persuadir o usuário através das ofertas de troca (Trade Offers).



Os fundos da carteira (wallet funds) não podem ser transferidos ou negociados a partir de uma conta Steam para outra através da janela do comércio. A única maneira de vender um item e receber os fundos da carteira Steam é vendê-lo no Mercado da Comunidade Steam. Para obter informações sobre como fazer isso, você pode ler o FAQ oficial ou seguir o guia abaixo.

http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=614081859

Outra forma de scam (golpe) pode ocorrer quando as pessoas compram itens ou contas do Steam através de sites de leilão como o eBay. Não há nada que proteja os usários de terem seus itens "roubados'' desses websites porque a maioria não tem acordo com a steam. Vender ou trocar contas do Steam é contra os Steam EULA.
Verificando Trocas
Antes de clicar no botão "Confirmar Troca" em qualquer comércio (trade), você deve garantir que tudo está na janela de comércio. É importante passar o mouse sobre cada item na janela de comércio para garantir que você está negociando o item desejado com o nome correto, descrição e efeito. É comum que um scammer renomear um item para induzi-lo a acreditar que é outra coisa. Você pode facilmente identificar um item de renomeado pela leitura do texto vermelho em miniatura do item. O título de um item de renomeado também está entre aspas.



O item em questão é do jogo Team Fortress 2, mas o mesmo ocorre com itens de Counter Strike: Global Offensive quando o item é renomeado.

Além disso, cada ação do comércio, tais como adições e remoções de itens são registrados no canto inferior esquerdo da janela dentro de histórico de bate-papo. Em geral, não apresse qualquer decisão na hora da troca. Scammers vão tentar apressá-lo em uma troca na esperança de que se você cometa um erro e não perceba que eles têm itens removidos da troca.



Como você pode ver abaixo, o item do scammer foi removido da janela de troca.



Para obter informações sobre como executar um Trade no Steam você pode ler o guia do Jimo para novos usuários:
http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=160483480
Autenticador Móvel do Steam Guard
Faz pouco tempo que o Steam disponibilizou em seus aplicativos para dispositivos móveis uma ferramenta extremamente importante para ajudar a manter sua conta e seus itens seguros, para saber tudo sobre esta ferramenta, clique aqui ou leia o guia abaixo:
http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=614162580
Originally posted by Valve:
Adicionar um número telefónico à sua conta Steam dá-lhe mais opções para recuperar a sua conta, caso se esqueça da palavra-passe, ou caso a sua conta seja roubada. Pode usar uma SMS para redefinir a sua palavra-passe ou para restaurar o Autenticador do Steam Guard.
Reportando Usuários
Denunciar um golpista, ladrão ou phisher pela Comunidade Steam sempre será melhor que enviar um chamado ao Suporte Steam com a sua denúncia. Uma denúncia pela Comunidade inclui as melhores informações sobre as interações entre as contas e pode ser analisada mais rapidamente.

Se você testemunhar um usuário que está tentando enganar os outros usuários através do Steam Community, você pode denunciá-lo visitando seu perfil Steam e clicando no botão "Mais" no topo da página.

No menu, selecione o botão "Denunciar Violação".

Depois de clicar em "Denunciar Violação" a janela de denúncias aparece. Clique na categoria apropriada e preencha uma breve descrição do que o usuário estava fazendo e por que você está denunciando-o.Quando estiver pronto, clique no botão "Enviar a denúncia".



Se alguém tenta enganá-lo através da janela de trocas pode considerar como um golpe tentado, clicando no ícone de bandeira perto da parte inferior da janela do comércio.

Na janela do relatório descreva como o golpe tentado aconteceu e clique em "Relatar Scam".



Os relatórios são revistos pela Valve e Moderadores Voluntários da Comunidade Steam.

Você também pode apresentar um relatório no site SteamRep[forums.steamrep.com] para alertar outros usuários do scam. O SteamRep mantém um banco de dados de infrações comerciais anteriores para scammers culpados.

Também recomendamos a leitura Denunciando um golpista, ladrão ou phisher deste artigo.
Obtendo ajuda do Suporte Steam
Se você tiver sido vítima de uma fraude e você perdeu o acesso à sua conta Steam, a única maneira de recuperar o acesso a ela é entrar em contato com o Suporte Steam imediatamente. O Suporte Steam não é obrigado a recuperar todos os itens perdidos.

O guia abaixo é um tutorial ensinando a contatar o Suporte Steam.
http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=607638513
Além disso, você vai querer proteger o seu sistema para que não volte a acontecer outro roubo (scam). O seguinte guia irá lhe dar instruções sobre como isso pode ser feito.
http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=337490163

Agradecimentos e Colaboradores
Agradecimentos
Obrigado por ler nosso guia! Caso você tenha alguma dúvida deixe um cometário abaixo, faremos de tudo para responder o mais rápido possível, por favor tenha paciência.

Esperamos ter ajudado a todos, deixe seu feedback para que eu possamos melhorar os guias e atualizar nosso trabalho. Se tiver alguma sugestão ou ideia, por favor comente abaixo.

Obrigado e divirtam-se!

Colaboradores
Espaço destinado as pessoas que ajudaram de alguma forma a construir este guia.
  • Obrigado ao Saygarn e ao BTRZ por traduzir uma parte do conteúdo;
  • Obrigado ao Jimo por ceder os direitos do guia original;
  • Obrigado ao MORENO NOSTOSO por participar de atividades necessárias para completar algumas imagens utilizadas no guia;
  • Obrigado ao adr! e ao Pedro por corrigir alguns erros ortográficos;
  • Obrigado ao BrunoFzB por completar um tópico do guia;
  • Obrigado ao Xiba por traduzir alguns termos em Inglês;
  • Obrigado ao Kadurama por ajudar a divulgar o guia e nosso trabalho;

Caso você encontre algum erro ortográfico ou gramatical por favor entre em contato ou deixe um comentário abaixo, o erro será corrigido e seu nome será adicionado aqui.
107 Comments
Deku Jan 29, 2023 @ 1:58pm 
Tmj! Fixado no perfil. Muito obrigado :heartsmile: :Emily3_Like:
Mii ︻芫==---- Oct 16, 2022 @ 4:31pm 
obg pelas informações
76561198118541303 Jun 26, 2022 @ 2:50am 
᠌᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌ 𝘐 𝘭𝘪𝘬𝘦𝘥 𝘺𝘰𝘶𝘳 𝘨𝘳𝘦𝘢𝘵 𝘸𝘰𝘳𝘬, 𝘢𝘯𝘥 𝘢𝘱𝘱𝘳𝘦𝘤𝘪𝘢𝘵𝘦𝘥 𝘪𝘵, 𝘬𝘦𝘦𝘱 𝘪𝘵 𝘶𝘱.
᠌ ᠌᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌᠌᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌ 𝘐 𝘸𝘪𝘴𝘩 𝘺𝘰𝘶 𝘢𝘭𝘭 𝘵𝘩𝘦 𝘣𝘦𝘴𝘵, 𝘢𝘯𝘥 𝘵𝘩𝘦 𝘣𝘦𝘴𝘵, 𝘢𝘯𝘥 𝘴𝘶𝘤𝘤𝘦𝘴𝘴 𝘪𝘯 𝘭𝘪𝘧𝘦.
᠌ ᠌᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌᠌ ᠌ ᠌ ᠌ 𝘞𝘪𝘵𝘩 𝘭𝘰𝘷𝘦, 𝘚𝘮𝘪𝘭𝘦 ... :heart_eyes_yeti: :tigerinablanket::half_moon:
darkdroider Sep 11, 2021 @ 7:46am 
DORSIA [autor(a)] 25/jul/2018 às 14:38
Infelizmente o Steam não tem histórico de amigos, o máximo que você pode fazer é tentar encontrar algum comentário que fizeram em uma screenshot ou coisa do tipo, aí é só clicar no perfil do usuário e denunciar.


tem sim meu bom:
site que mostra o histórico de amigos(não-oficial)...Ele começa a monitorar só depois que vc faz login nele...é seguro uso a anos: https://steamfriends.info/#


aqui dá pra ver o histórico de mensagens até um certo tempo:
https://help.steampowered.com/en/accountdata/GetFriendMessagesLog
Mamilos Dec 8, 2020 @ 8:21am 
:brazil::gearthumbsup:
Michel Mello Sep 1, 2019 @ 7:36am 
Excelente, um dos melhores guias que já vi na Steam.
BK7 Jun 20, 2019 @ 5:14pm 
Perfeito :cwd_heart:
𝑅𝑒ℎ Feb 10, 2019 @ 12:37pm 
Ótimo guia! :gearthumbsup::RoflCat:
rldthiago Nov 17, 2018 @ 6:52pm 
Bloqueei e denunciei esses dois Suspeitos ( GIFTS MACHINE e ave ja , mas não enviei a conta deles para análise.
Rod Nov 2, 2018 @ 3:36pm 
:47_thumb_up: