Recent reviews by Obi-Wan Kenobi

Melhorou bastante com este último patch, mas ainda tem que melhorar.

Ótima história. Tirando os problemas com o jogo, ele possui ótima jogabilidade, com varios golpes e situações novas, além da incrementação do batmóvel que permitiu um novo tipo de combate.

Recomendo a todos. Se o seu pc roda, compre. Vale a pena. Não deixe essas críticas negativas com relação à performance te privarem de jogar essa maravilha.
Posted September 11, 2015.
Depois de mais de 800 horas de jogo, acho que está na hora de fazer meu review do jogo.

Pois bem, então, assim seja:

Ótimo jogo que assim como outros da Valve dá uma leve distorcida no conceito de FPS, transformando este jogo em um jogo baseado em classes com objetivo. Tem seus prós e contras, mas digo que o tempo gasto não foi perdido, e sem dúvida vou ainda jogar por muito tempo sem enjoar.

A comunidade do jogo é ótima, ao mesmo tempo que ruim. Difícil explicar em poucas palavras, mas vou tentar resumir: é uma comunidade que é bem receptiva ao mesmo tempo que não, tendo dois extremos, que são jogadores que vão "sair do seu caminho" pra te ensinar algumas mecânicas do jogo, e outros que ao ver que você é novo no jogo vão te expulsar do jogo por ser um cara inexperiente. O segredo pra curtir o jogo é ignorar o segundo tipo de pessoa.

O jogo possui ótima jogabilidade, mas tem alguns problemas de balanceamento, mas não se preocupe, mesmo o jogo sendo de 2007, a Valve ainda dá uma certa atenção a ele, e ele ainda recebe alguns updates por ano. Um problema a colocar aqui é que o modo de treinamento do jogo é incompleto e não explica a função das classes no jogo, além do fato de que fica praticamente escondido no menu principal, sendo mais fácil para um novo jogador encontrar uma partida nova, mas o modo de treinamento. Os bots para treinamento não funcionam em todos os modos de jogo, mas nos modos que funcionam são de grande ajuda para novos jogadores, servindo principalmente para entender como funcionam os modos de jogo. Outro ponto a destacar é que nem todos os mapas possuem nav files, então os bots nao vao funcionar em todos os mapas.

Quanto a hackers, nessa 800 horas de jogo me encontrei com no máximo 10, então a qualidade dos jogadores brasileiros mais a eficácia do VAC garantem um bom serviço em impedir o uso de hacks no jogo, embora isso não seja 100% verdade.

O jogo pode ser difícil no começo já que muitas vezes alguém com poucos minutos de jogo vai enfrentar alguém com mais de 1000 horas de jogo, o que sem dúvida vai causar frustração a um jogador novo, mas com perseverança, você pode melhorar.

Outro ponto a trazer é a possibilidade da mudança de layout, permitindo novos modos de jogar uma determinada classe alterando as armas que você utiliza. Você começa sem nenhuma arma, mas não se preocupe com isso, pois as armas stock são ótimas, e muitas vezes você vai encontrar outros jogadores com muito tempo de jogo ainda utilizando stock, já que não são as armas mais equilibradas no jogo. Quem joga com as armas stock não está em desvantagem. Quanto à essa infinidade de armas, ela permite alterar o modo de jogo de todas as classes, diferenciando dos demais FPS baseado em classes como Overwatch, que utiliza inúmeras classes, causando muito mais confusão do que o sistema TF2, que permite que o jogador adquira novas armas e nova jogabilidade com tempo, podendo aprender com calma a função de cada classe, sem ter nenhuma classe que seja capaz de fazer a mesma função de maneira igualmente eficaz, tornando cada classe única. Ex: enquanto no overwatch temos varias classes de cura, no TF2 temos apenas o medic, mas sua infinidade de armas permitem que ele altere seu jeito de jogar para a situação, sem precisar mudar de classe e ter que aprender os "trejeitos" dessa nova classe.

Mas enfim, resumindo os prós e contras:

Prós:
- Boa jogabilidade
- Bela arte de jogo (opinião pessoal)
- Metade da comunidade é bem receptiva a novos jogadores
- Se você entende inglês, as piadas jogo são ótimas, o que torna a jogatina muito mais prazerosa
- O jogo ainda está nos holofotes, ou seja, ainda recebe updates e é "notícia"
- Hackers são raridade (experiência pessoal)
- O modo como cada classe funciona e cada arma muda o estilo de jogar é incrível
- O jogo não separa jogadores veteranos de jogadores novos (o que pode ser um ponto contra), permitindo que novos jogadores se vejam "forçados" a treinar para se tornar melhor e poder competir melhor contra jogadores mais experientes

Contras:
- Metade da comunidade não é receptível a novos jogadores, o que pode tornar um pé no saco as experiencias iniciais
- Você pode encontrar discrepâncias enormes entre jogadores novos e jogadores veteranos, e isso muito constantemente, pois o sistema atual não separa jogadores novos de veteranos (o que também pode ser um ponto pró)
- Se você não entende inglês, todas as piadas em inglês se tornam sem sentido e sem necessidade
- Os bots e modo de treinamento estão incompletos/inacabados/abandonados
- O jogo possui alguns problemas de balanceamento

Mas no fim, na minha experiencia pessoal, eu diria que valeu mesmo muito a penas as 800+ horas no jogo. Recomendo muito.

Edit (Jungle Inferno update):
O jogo continua sendo ótimo e os novos efeitos de chamas do pyro funcionam de forma mais eficiente que as anteriores. O jogo sofreu diversas alterações de equilibrio, e ainda existe muito potencial nele. Continua com algumas falhas, mas no geral ainda é meu jogo favorito, agora com mais de 1000 horas.

Edit 2 (Novembro 2018):
Agora com mais de 1,5k de horas, é importante frisar que o jogo continua sendo ótimo. A punica questão que anteriormente nao mencionei e agora acredito ser bom mencionar é o fato de que a equipe de desenvolvedores do jogo é extremamente pequena e não se comunica com os jogadores, fazendo com que a experiência seja extremamente frustrante deste lado, além de que qualquer exploit demora meses para ser corrigido. POrém também é importante frisar que este é um jogo com mais de 11 anos e que continua recebendo conteúdo, embora nao seja com tanta frequência. No mais, ainda amo este jogo de paixão.
Posted July 17, 2013. Last edited November 22, 2018.