0.0 hrs last two weeks / 8.2 hrs on record
Posted: May 15 @ 7:43pm

Remorse: The List conta uma história bem intrigante sobre luto e crime. Para desenvolver sua narrativa, faz o jogador ir atrás de pistas sobre o passado da família do protagonista, ao mesmo tempo que precisa enfrentar criaturas bizarras pelas ruas de uma cidade praticamente abandonada. O jogo possui diversas semelhanças com outro jogo de terror de sobrevivência, Cry of Fear, desde as criaturas, puzzles, mapa e sua atmosfera.

A narrativa é interessante, sendo construída a partir de "memórias" que precisam ser encontradas e reunidas, fitas a serem tocadas e bosses a serem derrotados; inicialmente é confusa (quem é quem, quem fez o quê, etc.) mas até o final do jogo é possível descobrir o motivo de toda a conturbação com personagem principal. Os monstros possuem uma estética horrivelmente interessante que se relaciona com a história do jogo (como ocorre em Silent Hill, as criaturas parecem ser fruto da mente do protagonista), possuindo uma quantidade generosa de diferentes criaturas a serem enfrentadas, dando até agonia quando estão próximas e em combate; negativamente, os bichos parecem ter uma hitbox bem grande, dando dano mesmo quando não estão perto.

Em relação aos puzzles, são relativamente tranquilos e gostosos de serem resolvidos, por vezes fazendo o jogador olhar ao redor do ambiente ou ler uma pequena fábula para a resolução. Já o mapa possui uma ótima atmosfera, deixando o jogador no clima certo, porém também é frustante (como nos já citados Cry of Fear e SIlent Hill), não dando indicação de onde o player está, onde ir em seguida (sendo bem não-linear nesse sentido), além de certas áreas do mapa possuírem indicação no mapa do inventário mas aparentemente não poderem ser acessadas.

Ah, e as armas. Há uma certa quantidade delas espalhadas ao redor do jogo, até permitindo que várias possam ficar no inventário sem precisar descartar uma por outra, além da munição, que ao meu ver, não foi tão escassa quanto seria.

Por fim, há alguns extras. Além de colecionáveis ao redor do mapa, o jogo possui três finais (neutro, ruim e bom) que convergem por poucas escolhas que o jogador toma ao decorrer da história. Há também 9 desafios após zerar, que infelizmente não possuem conquista ao serem concluídas. Há também uma DLC que, por meio de mais puzzles divertidos, narra e esclarece os acontecimentos da família do protagonista; e também não tem conquista quando zerado.

Enfim, Remorse: The List, apesar de curto, tem uma boa narrativa e uma boa atmosfera e recorda alguns clássicos de survival horror.

Nota: 7,5/10