Zainstaluj Steam
zaloguj się
|
język
简体中文 (chiński uproszczony)
繁體中文 (chiński tradycyjny)
日本語 (japoński)
한국어 (koreański)
ไทย (tajski)
български (bułgarski)
Čeština (czeski)
Dansk (duński)
Deutsch (niemiecki)
English (angielski)
Español – España (hiszpański)
Español – Latinoamérica (hiszpański latynoamerykański)
Ελληνικά (grecki)
Français (francuski)
Italiano (włoski)
Bahasa Indonesia (indonezyjski)
Magyar (węgierski)
Nederlands (niderlandzki)
Norsk (norweski)
Português (portugalski – Portugalia)
Português – Brasil (portugalski brazylijski)
Română (rumuński)
Русский (rosyjski)
Suomi (fiński)
Svenska (szwedzki)
Türkçe (turecki)
Tiếng Việt (wietnamski)
Українська (ukraiński)
Zgłoś problem z tłumaczeniem
A grande questão é que tem muita gente (muita gente mesmo) que acha que Early Access é jogar o game antes do lançamento e na real não é. O modelo é feito para vc pagar, comprar o game antecipadamente, ter acesso a uma versão bem anterior ao lançamento final e principalmente AJUDAR O GAME A SE DESENVOLVER, reportando bugs, sugerindo melhorias, dando opiniões etc.
Então na minha opinião, esse modelo deveria ser divulgado de forma mais clara e direta, mostrando o objetivo e como funciona exatamente.
Apesar disso sou COMPLETAMENTE A FAVOR. Dá pra contar nos dedos de uma mão quantos games implantaram esse modelo nos consoles.
Early Access = pague para ser alpha-beta tester. Não! Muito obrigado!
Ainda que você deseje muito o jogo ou quer mesmo colaborar com o desenvolvedor, acho que estão oferencendo muito pouco (para não dizer nada):
Em resumo, para mim, o Early Access (começando pela sigla EA) é absolutamente dispensável (nos moldes que ele segue hoje).
Isso eu percebo também, um monte de tópicos reclamando de bugs como se eles não fossem existir. lol
Não sei se é isso, comprar antecipadamente, até porque não existe um produto a ser comprado. Acho que é sim uma forma de ajuda pra um jogo ser feito, do contrário nunca sairia do papel.
O que tô achando mais preocupante é o quanto ficam caros.
Eu pessoalmente entraria num monte deles, mas sério... 3-4 vezes menos.
Não há razão pros preços, se comparar com outros indies que não usaram essa premissa.
Eu pensava assim também, mas acho que quando você vê potencial em um projeto, pode colaborar, mesmo só financeiramente, pra ele se tornar viável.
O que, nesse ponto, acho muito questionável, é a publicidade em torno, pelo menos aqui no Steam, como se fosse um privilégio, e não é, de jeito nenhum.
O problema acho que é exatamente esse:
E eu acho que é exatamente isso que vai acontecer, preços de AAA em indie... como assim? Que estrutura tão cara eles precisam?
É bacana para mim, pois me interesso por desenvolvimentos de jogos, embora não veja isso como profissão, mas como hobbie. Estou de olho no Kerbal, mesmo o preço sendo salgado para um jogo que ainda está em desenvolvimento. Na realidade, não partcipo muito desses projetos, porque tenho um PC fraquinho e mal tenho tempo para jogar, então não dá para ajudar muito os desenvolvedores.
Participar e finaciar o projeto é um risco, então é necessário pesquisar bem para não gastar dinheiro à toa. Estava lendo um relatório da Square-Enix em que é mencionado a possibilidade dela entrar nesses esquemas até para se aproximar mais do público.
Não vale a pena participar quando o jogo é focado na estória, pois você vai acabar conhecendo os eventos mesmo que o jogo esteja inacabado. Porém, jogos open world ou com mundo aletório, vale a pena, pois cada inicio de jogo é um novo jogo.
Acho que deveria ter uma contraprestação mais válida para a pessoa que financia o jogo, como uma dlc exclusiva, por exemplo.
Mas imagina uma grande publisher entrar nessa onda de early access... Pqp, a gente vai começar a pagar antes pra poder jogar? Aí nesses AAA vamos esperar o que, 5 anos, se finalizarem?
Essa ondinha de Early Access pode fazer isso e inflar o preço dos jogos em geral, já que estão metendo a faca nesses jogos e o pessoal tá comprando. Eu queria ver de perto um desses, e comprei ontem o Under The Ocean. Os devs me pareceram honestos, pelo menos no que se refere ao valor que estão pedindo e na participação deles nas discussões.
Ontem soube também que Prison Architect já arrecadou 2,5 MILHÕES DE DÓLARES só pelo website deles, sem contar aqui no Steam que deve ser absurdamente maior! E esse jogo não custa isso pra desenvolver nem forçando muito a barra.
Ou seja, estão querendo ter lucro e sucesso antes de fazer o jogo!
Vi esses dias Indie Game: The Movie, e os caras ficaram 2, 3, 4 anos ralando sem verba até finalizarem os jogos, mas DEPOIS ficaram milionários, porque os jogos têm qualidade.