Ericz 31 maja 2013 o 15:33
Early Access, conceito e valores praticados
Gostaria da opinião do máximo número de pessoas a respeito dos jogos que oferecem acesso antecipado como forma de suporte ao desenvolvimento dos mesmos.

Não somente opiniões, mas uma discussão sadia a respeito das opiniões de outros gamers, exemplos, experiências que tiveram nesse campo, enfim... conversar a respeito. :)
< >
Wyświetlanie 1-7 z 7 komentarzy
Ericz 31 maja 2013 o 16:58 
Eu tô achando um caminho meio absurdo que os independentes tão seguindo, não pelo conceito do early access em si, mas os valores. Eu acabei de postar algo no forum de um deles, a discussão era exatamente essa dos valores, vou colar aqui em inglês (tupiniquim :P) mesmo

40 dollars is the price of big publishers AAA games, a little less.
Pricing is not established just by quality. Big publishers games prices are that high because they have hundreds of people working on it in most cases, marketing, and you're paying for these kind of structure.

Indie games can bring to us high quality games for very low prices because of this, that's one of the advantages to being independent, and to support independent projects. We have quality, in a lot of cases more quality than big publishers, for a fair price. That's why supporting developers who adventure yourselves on this path.

You people are arguing by the premise that the asking price on retail is the fair price of the product. I'm just pointing why i don't think it's fair pricing by facts. There are no excuses to charge for a structure that doesn't exist.

Take like an example 2 new titles from Ubisoft: Blood Dragon and Gunslinger.
These early access games are asking MORE for something that still under development, and saying that is HALF of price. That's kind of absurd, and i don't really believe that people think it's true.

Another examples, now indie games: Van Helsing, Sanctum, Monaco, all releases and all HALF price or A QUARTER if you think 40 dollars will be the retail price. I know we can't put all games like they have the same content, but i'm talking about mid priced indie games that have good content and graphics, not some flash game.

I don't pre-purchase either, and i'm a big fan of these indie devs, because they're shown to big publishers how making a great game without big resources, although they're giving high quality games to gaming community.

I think this category may not be confused by purchasing, you are not purchasing anything, but investing on an idea, although it's different of kickstarter-like campaigns because they're already under a stage of development, and it is playable, although not finished.

They're asking to us to invest on your project, and they're giving us not the opportunity, but a taste of what you're investing for.

I don't have any problem about investing and not being able to full enjoying gameplay like it must be on the future, but i'm still concerning about indie devs taking that path, trying to charge like AAA titles from big publishers. That is not the way indie may be, and personally i'll not invest on this kind of future for independent development.
Salvego 31 maja 2013 o 16:58 
Bom, eu já tive acesso a alguns games em versão beta, mas nunca no Steam no modelo Early Access, ou seja, pagar para jogar antes um jogo ainda em desenvolvimento. Sinceramente eu gosto de ter acesso antecipado para saber oq tá rolando e como o game está se desenvolvendo, mas ainda oq eu vejo nos fóruns é uma gigantesca reclamação do game possuir esse ou aquele bug, ou por estar inacabado.

A grande questão é que tem muita gente (muita gente mesmo) que acha que Early Access é jogar o game antes do lançamento e na real não é. O modelo é feito para vc pagar, comprar o game antecipadamente, ter acesso a uma versão bem anterior ao lançamento final e principalmente AJUDAR O GAME A SE DESENVOLVER, reportando bugs, sugerindo melhorias, dando opiniões etc.

Então na minha opinião, esse modelo deveria ser divulgado de forma mais clara e direta, mostrando o objetivo e como funciona exatamente.

Apesar disso sou COMPLETAMENTE A FAVOR. Dá pra contar nos dedos de uma mão quantos games implantaram esse modelo nos consoles.
AbacoBR 31 maja 2013 o 17:20 
Sem me aprofundar muito, o primeiro julgamento que me vem é:
Early Access = pague para ser alpha-beta tester. Não! Muito obrigado!

Ainda que você deseje muito o jogo ou quer mesmo colaborar com o desenvolvedor, acho que estão oferencendo muito pouco (para não dizer nada):

• Preço: o único desconto aceitável para um Early Access é 100%. Pagar por algo incompleto (daquilo que será a versão final) e provavelmente muito bugada (natural de todo software em fase de desenvolvimento) chega a ser cômico. Já estou ajudando em aceitar o convite (dando feedback, como sempre faço) para ser beta tester e vocês ainda querem que eu pague pelo "convite"?!? Pago o jogo na versão final, não na de desenvolvimento. Posso (no caso dos jogos brasileiros) até comprar como meio de colaborar e incentivar. Mas só dessa forma mesmo.
  • Vantagem: jogar antes de todo mundo (e isso é vantagem?). Putz!
  • Desvantagem: um monte. Imagine que você jogará algo incompleto, quando lançar, será que você vai ter paciência de jogar tudo de novo?! No meu estilo de jogar, a resposta é nããão! Ou seja, minha experiência com o jogo será incompleta; Outra: corre o risco de "tomar wipe" no char após uma atualização do jogo (save anterior incompatível), que se resolve jogando tuuuudo de novo do zero! Legal!; E muitas outras desvantagens...
  • Estímulo em ter um Early Access: generalizando, não ví nenhum. O preço oferecido, ainda que você opte apenas em ajudar (financeiramente) o desenvolvedor ao invés de jogar, deveria ser muito mais atraente. Baseado na lista de jogos com o EA (xiiiii a sigla é EA!!!) nenhum deles me convenceu que o preço final será muito maior (aliás se for, vai estar "medonho" de caro hehehe) no seu lançamento.

Em resumo, para mim, o Early Access (começando pela sigla EA) é absolutamente dispensável (nos moldes que ele segue hoje).
Ericz 31 maja 2013 o 17:32 
Początkowo opublikowane przez Salvego:
tem muita gente (muita gente mesmo) que acha que Early Access é jogar o game antes do lançamento e na real não é.

Isso eu percebo também, um monte de tópicos reclamando de bugs como se eles não fossem existir. lol

O modelo é feito para vc pagar, comprar o game antecipadamente, ter acesso a uma versão bem anterior ao lançamento final e principalmente AJUDAR O GAME A SE DESENVOLVER

Não sei se é isso, comprar antecipadamente, até porque não existe um produto a ser comprado. Acho que é sim uma forma de ajuda pra um jogo ser feito, do contrário nunca sairia do papel.

O que tô achando mais preocupante é o quanto ficam caros.
Eu pessoalmente entraria num monte deles, mas sério... 3-4 vezes menos.
Não há razão pros preços, se comparar com outros indies que não usaram essa premissa.
Ericz 31 maja 2013 o 17:37 
Początkowo opublikowane przez AbacoBR:
Sem me aprofundar muito, o primeiro julgamento que me vem é:
Early Access = pague para ser alpha-beta tester. Não! Muito obrigado!

Eu pensava assim também, mas acho que quando você vê potencial em um projeto, pode colaborar, mesmo só financeiramente, pra ele se tornar viável.

O que, nesse ponto, acho muito questionável, é a publicidade em torno, pelo menos aqui no Steam, como se fosse um privilégio, e não é, de jeito nenhum.

O problema acho que é exatamente esse:

O preço oferecido, ainda que você opte apenas em ajudar (financeiramente) o desenvolvedor ao invés de jogar, deveria ser muito mais atraente.

E eu acho que é exatamente isso que vai acontecer, preços de AAA em indie... como assim? Que estrutura tão cara eles precisam?
Adriana 31 maja 2013 o 17:59 
Não tenho muita experiência comearly acess, mas financei o kickstarter de Maia e estou participando do desenvolvimento. Eu gosto da ideia de colaborar e da relação entre desenvolverdor e jogador. Dá um feedback, informar que deve ser aprimorado ou descartado.

É bacana para mim, pois me interesso por desenvolvimentos de jogos, embora não veja isso como profissão, mas como hobbie. Estou de olho no Kerbal, mesmo o preço sendo salgado para um jogo que ainda está em desenvolvimento. Na realidade, não partcipo muito desses projetos, porque tenho um PC fraquinho e mal tenho tempo para jogar, então não dá para ajudar muito os desenvolvedores.

Participar e finaciar o projeto é um risco, então é necessário pesquisar bem para não gastar dinheiro à toa. Estava lendo um relatório da Square-Enix em que é mencionado a possibilidade dela entrar nesses esquemas até para se aproximar mais do público.

Não vale a pena participar quando o jogo é focado na estória, pois você vai acabar conhecendo os eventos mesmo que o jogo esteja inacabado. Porém, jogos open world ou com mundo aletório, vale a pena, pois cada inicio de jogo é um novo jogo.

Acho que deveria ter uma contraprestação mais válida para a pessoa que financia o jogo, como uma dlc exclusiva, por exemplo.
Ericz 3 czerwca 2013 o 8:27 
Eu li por alto esse lance da Square Enix, até porque ainda é meio que um rumor e eles não falam especificamente de crowdfunding. Acredito que deva ser de outra forma.

Mas imagina uma grande publisher entrar nessa onda de early access... Pqp, a gente vai começar a pagar antes pra poder jogar? Aí nesses AAA vamos esperar o que, 5 anos, se finalizarem?

Essa ondinha de Early Access pode fazer isso e inflar o preço dos jogos em geral, já que estão metendo a faca nesses jogos e o pessoal tá comprando. Eu queria ver de perto um desses, e comprei ontem o Under The Ocean. Os devs me pareceram honestos, pelo menos no que se refere ao valor que estão pedindo e na participação deles nas discussões.

Ontem soube também que Prison Architect já arrecadou 2,5 MILHÕES DE DÓLARES só pelo website deles, sem contar aqui no Steam que deve ser absurdamente maior! E esse jogo não custa isso pra desenvolver nem forçando muito a barra.

Ou seja, estão querendo ter lucro e sucesso antes de fazer o jogo!
Vi esses dias Indie Game: The Movie, e os caras ficaram 2, 3, 4 anos ralando sem verba até finalizarem os jogos, mas DEPOIS ficaram milionários, porque os jogos têm qualidade.
< >
Wyświetlanie 1-7 z 7 komentarzy
Na stronę: 1530 50

Data napisania: 31 maja 2013 o 15:33