Arqueiro Verde Apr 23, 2013 @ 1:10pm
[Dica] Melhorar o desempenho do jogo GTA IV em seu computador
Olá pessoal, aqui estou eu com mais uma dica que encontrei no site Game Vicio, resolvi testar e fazer um tópico aqui explicando como melhorar o desempenho do GTA IV em sua máquina.

Bom, o teste foi feito em duas máquinas diferentes. O primeiro teste feito em 2009:
  • Placa de Vídeo: Nvidia Geforce 9800GTX+
  • Processador: Intel Core 2 Duo E6550 2.33 GHz
  • Memória: 2GB
  • Sistema Operacional: Windows Vista Ultimate 64 bits

Teste feito por mim em 2013:
  • Placa de Vídeo: Nvidia Geforce GT640 2GB GDDR3
  • Processador: Intel Core 2 Duo E7400 2.80 GHz
  • Memória: 8GB
  • Sistema Operacional: Windows 8 Pro 64 bits

Como algumas pessoas devem saber, o GTA IV foi mal desenvolvido, se tornando "pesado" até nas melhores máquinas da atualidade (em comparação com jogos recentes). Tanto é que ele não reconhece com perfeição placa gráficas DDR2 e DDR3, para ter a prova disso, só entrar no menu GRAPHICS do GTA IV, que na parte debaixo terá a numeração 433MB, a qual é o valor que o game reconhece de sua placa, no meu caso é menos de 1/4 dela.

Fuçando em fóruns encontrei um meio de resolver este problema:

1) Entre na pasta do GTA IV, abra seu Steam e acesse:
Propriedades (do jogo) > Arquivos Locais > Navegar pelos arquivos locais

2) Abra a pasta GTAIV e crie um arquivo de texto chamado commandline.txt

3) Dentro desse aquivo de texto, coloque um desses comandos:
  • -availablevidmem 2.0 (para placas GDDR2)
  • -availablevidmem 3.0 (para placas GDDR3)
  • -availablevidmem 4.0 (para placas GDDR5)

Vídeo demonstrando como fazer:
http://www.youtube.com/watch?v=FT3iiI9Inzc
=========================================

Pronto, está concluído, mas se quiser ganhar mais FPS ainda, siga os passos adicionais a seguir:

1) Acesse novamente a pasta do jogo e entre na pasta COMMON e faça uma cópia da pasta SHADERS (para eventuais problemas, tenha sempre um backup).

2) Dentro da pasta SHADERS faça os seguintes passos, para placas NVIDIA:
  • Inverta o nome de win32_30_atidx10 para win32_30_nv8
  • Inverta o nome de win32_30_nv8 para win32_30_atidx10

Para placas ATI (não testado):

• Inverta o nome de win32_30_atidx10 para win32_30_low_ati
  • Inverta o nome de win32_30_low_ati para win32_30_atidx10

Dicas finais:

Mantenha sempre atualizado o driver da sua placa gráfica:
Mantenha o jogo atualizado sempre baixando e instalando os patches oficiais:

Espero ter ajudado, comente aqui o que achou. Para mim melhorou e muito o desempenho, pois como puderam ver, minha máquia é simples. Obrigado mais uma vez.
Last edited by Arqueiro Verde; Mar 25, 2015 @ 11:47am
< >
Showing 1-15 of 21 comments
Ericz Apr 24, 2013 @ 5:38pm 
Não tem nada pra HD3000 não? LOL
Tanto Max Payne 3 quanto GTA IV (ambos Rockstar) rodam muito mal, muito aquém de outros jogos atuais que consigo rodar com configurações mais baixas no notebook, como Sleeping Dogs, Batman Arkham City, Defiance, Planetside 2 e etc...

A tela de configuração de vídeo tem os controles todos travados, não acessíveis nem pra reduzir a qualidade ou resolução...
jessicarsxd Jan 23, 2014 @ 12:00pm 
Parece que melhorou aqui vlw ^^
:angrytiger:
Marvador Jan 23, 2014 @ 12:07pm 
Esses Commandlines nunca funcionam comigo, devo ter algum tipo de azar com relação à isso.
jessicarsxd Jan 23, 2014 @ 12:46pm 
na verdade eu só coloquei lá e joguei não sei diferenciar se pegou ou não, caraa imagina o GTA V... u.u
Arqueiro Verde Jan 23, 2014 @ 5:54pm 
Gandalf, o command line não faz mágica, ele apenas libera memória que o jogo segura, entende? Eu tenho uma placa com 3GB, mas ele mostra só 700MB, tenho que usar esse commandline para fazer o jogo reconhecer os 3GB.

Jessicars, o GTA V se for bem portado, poderá até ser mais leve que o GTA IV, sim, mais leve... O GTA IV foi portado nas coxas pelos desenvolvedores, porque o público pressionou demais (igual estão fazendo com o GTA V), se o GTA V for bem desenvolvido para PC, rodará de boa em PCs que rodam o GTA IV.
jessicarsxd Jan 23, 2014 @ 9:11pm 
Eu li em uma pagina aqui o tanto de erro que a versão PC tem pra ser corrigido obs não sei se é verdade esse jogo tem muito rumores acho que vai vir com as mesmas config do Max payne 3 um pouco mais pesado por ser mundo aberto um pouco tipo muito u.u kkk https://www.facebook.com/photo.php?fbid=599927256760692&set=a.239950246091730.58999.239927406094014&type=1&stream_ref=10
Last edited by jessicarsxd; Jan 23, 2014 @ 9:12pm
Arqueiro Verde Jan 23, 2014 @ 9:40pm 
Isso daí são apenas rumores, meu PC (que já não é mais o citado), por exemplo, roda BF4 no ultra, em 1440p a 80fps, enquanto GTA IV roda no very high a 60fps, era para rodar bem melhor. GTA V, se for bem feito, será mais leve que o GTA IV, pois o motor gráfico dos dois é a mesma, só que mais polida.
Max Payne é muito leve, se exigir o mesmo que ele, ainda sim será mais leve que GTA IV, já que, repito, GTA IV foi muito muito mal feito para os PCs.
Last edited by Arqueiro Verde; Jan 23, 2014 @ 9:40pm
FTN1971 Jan 26, 2014 @ 12:46am 
Giosepe , realmente parece ( pelo q li em foruns ♥♥♥♥♥♥♥) qiue o GTA IV foi porcamente adptado pra PC , com Intel Graphics eu não via nada e agora com uma GTX 650 TI que não é top mas é acima da média me dá um " Warning" se coloco no mediun!!! Vai saber.
Arqueiro Verde Jan 26, 2014 @ 2:50am 
Pois é FTN1971, a minha é uma GTX780sc e dificilmente passa dos 60fps, ainda que tenho um i7 e 16GB... GTA IV foi muito mal portado, por isso nem estou com tanta pressa que saia o GTA V.
Last edited by Arqueiro Verde; Jan 26, 2014 @ 2:51am
FTN1971 Jan 26, 2014 @ 4:50am 
Vero , tua máquina é a prova de que algo lá está errado , esperemos o V.
LeoShaddz Feb 8, 2014 @ 6:44pm 
Nossa essa macumba de trocar nome de pasta fez milagre aqui, antes cm o commandline + tudo no min + gamebooster + conf minimas do win7 (Tudo pra rodar o GTA IV hue) ainda dava umas travadas mas depois de min renomear as pastas (Obs: Minha placa é NVidia Geforce 520) ta rodando liso. Vlw :)
SecoFC Mar 24, 2014 @ 8:37pm 
Aqui com a minha R9 280X o jogo (tanto o GTA 4 qto o EFLC) fecha após o benchmark. Não há cristo que faça o game concluir o teste.
O resto da Config é:
Phenom II X4 965
8Gb de Ram
MSI 870-G45
Fonte OCZ 700W
Win 8.1
Originally posted by ϟ Ericz:
Tanto Max Payne 3 quanto GTA IV (ambos Rockstar) rodam muito mal, muito aquém de outros jogos atuais que consigo rodar com configurações mais baixas no notebook, como Sleeping Dogs, Batman Arkham City, Defiance, Planetside 2 e etc...

A tela de configuração de vídeo tem os controles todos travados, não acessíveis nem pra reduzir a qualidade ou resolução...
se ta loco isso ae nem é placa de video é claro que vc vai ter lag.... isso é uma onbord compre uma vga off-bord EX: GTX 660-GTX 550-GTX 670.
SecoFC Jun 24, 2014 @ 10:51am 
Originally posted by EDUARDO LUZ:
Originally posted by ϟ Ericz:

se ta loco isso ae nem é placa de video é claro que vc vai ter lag.... isso é uma onbord compre uma vga off-bord EX: GTX 660-GTX 550-GTX 670.

Ele joga no notebook, como que ele vai colocar placa de vídeo?
FTN1971 Jun 24, 2014 @ 11:07am 
Eduardo , o GTA parece que tem todo aquele pronlema de adptação pro PC e etc.E vc tem razão quanto os Intel com chip integrado atré a 3º geração , mas estou percebendo que os desenvolvedores estão se rendendo a força da Intel.Meu sobrinho comprou um Vaio ii5 , 4º geração e a nova gama de lançamentos tá rodando legal.Far Cry 3 , Ghosts , BF4 , etc .Nada de ultra , mas bem razoável no médio..Os caras tem que se render a Intel , é líder de mercado.Mas de fato o GFTA IV eu com uma GTX 650 TI rodo cheio de defeito.

A tela de configuração de vídeo tem os controles todos travados, não acessíveis nem pra reduzir a qualidade ou resolução... [/quote]
se ta loco isso ae nem é placa de video é claro que vc vai ter lag.... isso é uma onbord compre uma vga off-bord EX: GTX 660-GTX 550-GTX 670. [/quote]
< >
Showing 1-15 of 21 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Apr 23, 2013 @ 1:10pm