Troquei o processador e estou tendo tela preta
Olá a todos, estou tendo um problema bem chato com meu computador.

Specs:
MOBO: a320ma-m.2 gigabyte
Processador: ryzen 5 1600af > ryzen 5 5500
GPU: GTX 1660 super gigabyte
Ram: 16gb (2x8 xpg)
Fonte: gamemax GM 550w
SSD nvme xpg

Fiz a mudança do meu processador do ryzen 5 1600af para o ryzen 5 5500, só que após a mudança meu Pc vem apresentando tela preta. Ele inicia e consigo ter acesso a BIOS normalmente, quando aparece o windows em alguns segundos a tela fica preta e o mouse e teclado também apagam.

1. Já fiz a atualização pra uma BIOS mais recente que tem suporte ao processador.
2. Quando coloco o processador anterior o computador funciona normalmente.
3. Sempre que fiz a troca do processador retirei a bateria da placa mãe pra resetar a BIOS.
4. Já formatei o computador e agora o windows está limpo.
5. Já testei os slots da memória ram individualmente
< >
Showing 1-14 of 14 comments
Coloca de volta o processador antigo para ver se funciona, se funcionar já sabemos a onde está o problema.
Possíveis Problemas e Soluções

Placa Mãe: Placas-mãe com chipsets de entrada (como A300, A320, A520, A620, etc.) podem apresentar instabilidade ao fazer upgrade de CPU. Recomendo optar por uma placa B450 ou B550, que reduzirão significativamente esses problemas no futuro.

CPU: Verifique os pinos da sua nova CPU para garantir que não estejam tortos, faltando ou danificados. Meu conselho é aplicar um limpa-contato na CPU para remover qualquer impureza. Na placa-mãe, aplique a uma distância de 20 a 30 cm do socket, para evitar a formação de gelo devido à descompressão durante a aplicação.

Montagem: Pode parecer simples, mas se você tem conhecimento e experiência em manutenção do seu PC, é uma boa ideia realizar uma manutenção preventiva. No mundo do hardware, isso pode fazer a diferença!
king gomes Jan 18 @ 11:12am 
Os pinos do CPU novo estão todos certinhos, o processador antigo funciona normalmente quando eu coloco ele no lugar.
Sr. Xyz Jan 18 @ 11:14am 
Você chegou a reinstalar o sistema, ou só trocou o processador e já foi usando?
vi no site do fabricante da sua placa, realmente funciona o modelo mas, não sei como vc atualizou a bios, geralmente se atualiza tipo vou dar o exemplo da sua, se saiu com a versão F51d vc não pode atualizar direto pra F53d, tem que ir na seguencia F51g , F51h , F52, F53a até F53d, atualizando uma por uma, mas se vc já fez isso e ainda sim está com problema pode ser outra coisa, dificilmente será o processador, geralmente quando perde o video tem haver com a placa de video, cabo, fonte ... se não consegue resolver, leve para um técnico
Originally posted by DevilHunterBR:
Possíveis Problemas e Soluções

Placa Mãe: Placas-mãe com chipsets de entrada (como A300, A320, A520, A620, etc.) podem apresentar instabilidade ao fazer upgrade de CPU. Recomendo optar por uma placa B450 ou B550, que reduzirão significativamente esses problemas no futuro.

CPU: Verifique os pinos da sua nova CPU para garantir que não estejam tortos, faltando ou danificados. Meu conselho é aplicar um limpa-contato na CPU para remover qualquer impureza. Na placa-mãe, aplique a uma distância de 20 a 30 cm do socket, para evitar a formação de gelo devido à descompressão durante a aplicação.

Montagem: Pode parecer simples, mas se você tem conhecimento e experiência em manutenção do seu PC, é uma boa ideia realizar uma manutenção preventiva. No mundo do hardware, isso pode fazer a diferença!

Fonte: ChatGPT
https://app.gptzero.me/documents/8a972721-7329-4bf1-822e-43c38598eb8b/share

Para de passar vergonha cara.

Originally posted by Pai dos pobres:
vi no site do fabricante da sua placa, realmente funciona o modelo mas, não sei como vc atualizou a bios, geralmente se atualiza tipo vou dar o exemplo da sua, se saiu com a versão F51d vc não pode atualizar direto pra F53d, tem que ir na seguencia F51g , F51h , F52, F53a até F53d, atualizando uma por uma, mas se vc já fez isso e ainda sim está com problema pode ser outra coisa, dificilmente será o processador, geralmente quando perde o video tem haver com a placa de video, cabo, fonte ... se não consegue resolver, leve para um técnico

⬆️⬆️⬆️ Provável resposta correta ⬆️⬆️⬆️
king gomes Jan 18 @ 12:03pm 
Originally posted by Sr. Xyz:
Você chegou a reinstalar o sistema, ou só trocou o processador e já foi usando?
Formatei o computador e sempre que mudava o processador retirava a bateria da placa mãe pra resetar a BIOS
king gomes Jan 18 @ 12:05pm 
A versão instalada era uma anterior a que tem suporte pro processador, então só atualizei pra versão que tinha suporte. Lembrando que mesmo depois de atualizar a BIOS consigo usar o processador antigo mas não o novo
king gomes Jan 18 @ 12:06pm 
Entrei em contato com a loja e vou mandar o processador pra eles, muito provavelmente fui sorteado na loteria com um processador ruim.
Originally posted by king gomes:
Entrei em contato com a loja e vou mandar o processador pra eles, muito provavelmente fui sorteado na loteria com um processador ruim.
cara é raro ser o processador, apostaria mais na placa mãe, mas como não tem como testar com outro processador da versão 5000, então fez certo, mas se mandarem um novo e não for isso, já pode trocar a placa mãe, conselho de quem já passou raiva com isso, eu tive um problema que o meu processador as vezes ficava travado nos 525mhz uma coisa assim, e minha placa mãe é biostar, troquei tudo, processador, memoria, placa de video, ssd, fonte e nada resolvia até que troquei a placa mãe, nunca mais deu o problema com todas as peças que estavam na antiga, e na época eu falei com a fabricante mandava atualizar a bios, falava que era problema no processador e na verdade era aqueles mosfets lixo da placa mãe biostar, odeio marca chinesa.
Originally posted by king gomes:
cara é raro ser o processador, apostaria mais na placa mãe, mas como não tem como testar com outro processador da versão 5000, então fez certo, mas se mandarem um novo e não for isso, já pode trocar a placa mãe, conselho de quem já passou raiva com isso, eu tive um problema que o meu processador as vezes ficava travado nos 525mhz uma coisa assim, e minha placa mãe é biostar, troquei tudo, processador, memoria, placa de video, ssd, fonte e nada resolvia até que troquei a placa mãe, nunca mais deu o problema com todas as peças que estavam na antiga, e na época eu falei com a fabricante mandava atualizar a bios, falava que era problema no processador e na verdade era aqueles mosfets lixo da placa mãe biostar, odeio marca chinesa.
Eu evito o máximo colocar coisa de marca chinesa pq não sou sortudo com isso, já tive uma Asus tuf b450 que simplesmente morreu. Esperar o retorno da loja e talvez tenha que trocar a MOBO mesmo.
Eu dei uma pesquisada rapida e essa mobo a320ma-m.2 gigabyte não é recomendada para usar em um Ryzen 5000.

Se pá o processador está normal, deve ser a placa mãe.
Originally posted by Cavaleiro FVerde (BR):
Eu dei uma pesquisada rapida e essa mobo a320ma-m.2 gigabyte não é recomendada para usar em um Ryzen 5000.

Se pá o processador está normal, deve ser a placa mãe.
Vou esperar o retorno do RMA, no pior dos casos eu pego uma mobo nova, obrigado por ajudar no meu problema
alex_oz Jan 19 @ 11:37am 
antes tinha isso tbm no meu pc foi somento colocar o antigo e depois colocar novamente o novo que voltou , as vezes tem aquele sistema de que aonde esta bom nao se mexe .
< >
Showing 1-14 of 14 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Jan 18 @ 9:16am