DSR ou resolução nativa?
Tenho um monitor de 1080p e uso DSR para jogar em 1440p e alguns jogos específicos em 4k. Se eu comprar um monitor nessas resoluções nativas ficará melhor e mais bonito que o DSR? Ou não vai mudar cacetas ambulantes e gigantes nenhuma?
< >
Showing 1-6 of 6 comments
Sim, é mais nitido e leve do que usar DSR, mas se for ficar trocando entre 3 resoluções pra cada jogo que vai abrir melhor ficar em 1080p mesmo, a não ser que tenha uma GPU boa
Resolução nativa é bem melhor que o DSR.

DSR só redimensiona o vídeo mas não tem o mesmo PPI de um monitor nativo de 2k ou 4k. Em um monitor de 27" 2k exemplo, tem muito mais pixel por polegada (PPI) que um monitor de 27" Full HD (mesmo redimensionando com DSR).

Mas vou alertar uma coisa que talvez seja relevantes para alguns: Se vc joga ou gosta de jogos competitivos, o 1080p ainda é favorito entre muita gente (até a data de hoje).
Outra coisa que esqueci de perguntar. O fps com resolução nativa vai ter diferença do DSR? O DSR dá menos fps do que resolução nativa ou não vai mudar nada?
Originally posted by Cafétão:
Outra coisa que esqueci de perguntar. O fps com resolução nativa vai ter diferença do DSR? O DSR dá menos fps do que resolução nativa ou não vai mudar nada?
Isso eu não sei dizer porque nunca joguei realmente em 2k ou 4k, tipo cheguei a testar 2k mas não fiquei atento a isso.

Em teoria talvez consuma mais (isso eu dizendo) porque vc vai estar renderizando mais pixel's.

Mas pode ser que não tbm, já li algo que o DSR seria mais para vc ter uma base do que seria essas outras resoluções, e se não me engado, tinha o relato que a base de frame se mantinha nas resoluções nativas.

Em resumo não sei dizer. a proporção no DSR é relativa, mas a densidade de pixel's não. então é difícil dizer pra quem não tem ou testou as duas juntas.

Se vc procurar talvez ache comparativos, mas não sei porque as vezes vídeos no youtube enganam demais.

Mas pra ser bem realista, acho que o impacto seria muito próximo viu.
Originally posted by BuuºDº:

Na maioria das vezes.

Em alguns jogos, o antisserrilhado (anti-aliasing) é um problema porque não é devidamente tratado, e fica persistente mesmo quando você usa as soluções do jogo, que geralmente são limitadas em TXAA, FXAA, SMAA e MSAA.

Nesses casos compensa usar o DSR via driver, pois a GPU irá renderizar o jogo em uma resolução maior para depois enviar para o seu monitor em sua resolução nativa. O resultado é que você ganha um antisserrilhado natural.

Originally posted by Cafétão:

Vai depender da escala do DSR. Como o jogo vai ser renderizado em uma resolução maior, maior será o consumo da GPU e poderá haver queda de fps.

Nota: Não confundir DSR com DLSS/FSR. DSR você renderiza numa resolução maior e depois diminui. DLSS/FSR geralmente é o contrário. Só recomendo usar DSR se o jogo tiver problema com antisserrilhado (e não tiver solução de DLSS/DLAA/FSR) e se sua GPU aguentar.
Last edited by Lord_Dracon; 19 hours ago
Originally posted by Lord_Dracon:
Originally posted by BuuºDº:

Na maioria das vezes.

Em alguns jogos, o antisserrilhado (anti-aliasing) é um problema porque não é devidamente tratado, e fica persistente mesmo quando você usa as soluções do jogo, que geralmente são limitadas em TXAA, FXAA, SMAA e MSAA.

Nesses casos compensa usar o DSR via driver, pois a GPU irá renderizar o jogo em uma resolução maior para depois enviar para o seu monitor em sua resolução nativa. O resultado é que você ganha um antisserrilhado natural.
Sim sim, é que deixei vago.

Quando quis dizer resolução nativa, foi me referindo a do 2k/4k é superior ao DSR.

Agora, se tratando de 1080p concordo com vc. As vezes é mil vezes melhor jogar com DSR ligado a quad HD, do que jogar há 1080p com AA ligado.

Eu mesmo faço isso em alguns jogos.
< >
Showing 1-6 of 6 comments
Per page: 1530 50