Install Steam
login
|
language
简体中文 (Simplified Chinese)
繁體中文 (Traditional Chinese)
日本語 (Japanese)
한국어 (Korean)
ไทย (Thai)
Български (Bulgarian)
Čeština (Czech)
Dansk (Danish)
Deutsch (German)
Español - España (Spanish - Spain)
Español - Latinoamérica (Spanish - Latin America)
Ελληνικά (Greek)
Français (French)
Italiano (Italian)
Bahasa Indonesia (Indonesian)
Magyar (Hungarian)
Nederlands (Dutch)
Norsk (Norwegian)
Polski (Polish)
Português (Portuguese - Portugal)
Português - Brasil (Portuguese - Brazil)
Română (Romanian)
Русский (Russian)
Suomi (Finnish)
Svenska (Swedish)
Türkçe (Turkish)
Tiếng Việt (Vietnamese)
Українська (Ukrainian)
Report a translation problem
Oloco mano, serio msm, vai ajudar dmss?
E sobre o intel, eu acho que seria uma boa opção, como vc pode ver no video, o cara joga tudo no ultra sem nenhum problema. E vendo pelo video, aparentemente não apresenta nenhuma gargalo
ai uma ideia de placa mae para esse i5-13600kf seria uma Gigabyte B760M Aorus Elite, que é ate a placa q vou colocar no meu upgrade do meu pc no final do ano com um i5 12400f kkk
Então eu achei bem legal, e tipo eu não descartei a ideia de ir para um 9800x3d ou 7800x3d é só que eu vi que esse processador do vídeo custa tipo metade do preço deles. Ai eu pensei se não dava pra tentar fazer uma economia nisso. Sei lá, tentar salvar um dinheiro para um outro upgrade no futuro. Mas eu posso acabar indo de 9800x3d ou 7800x3d mesmo.
Obg pela sugestão, vou considerar colocar ela se eu for mesmo de Intel. Você acha que dá pra colocar um I5 14600K nela ?
To pensando se não vou direto pra ele, pq a diferença de preço entre ele e o 13600kf não é muito grande, se não me engano.
no site da placa mãe diz que aceita 14°gen so não sei dizer se seria necessário atualizar a bios
mas outras opções de placa mãe seria a
MSI Z790 Gaming Plus Wifi
MSI MAG B760M Mortar WiFi II
MSI B760M GAMING PLUS WiFi
a e lembrando que ambas são DDR5
Opa obg
por nada mano, qualquer coisa é so chamar que tamo ai
Agora vamos a mais uma história, vou montar outra configuração pra você aqui, porém antes, sobre o intel:
É um bom processador? É um ótimo processador, intel normalmente é sinônimo de economia energética, os processadores deles costumam a ser mais "frios".
PORÉM, a AMD fez algo crucial pra quem joga (principalmente) que é colocar uma paradinha chamada 3D V-Cache, basicamente é um cache 3d aonde jogos se beneficiam MUITO dele, o que dá um desempenho MUITO superior pros AMD's que tenham um "X3D" no final da nomeclatura, devido isso eu ainda continuo recomendando um AMD por que o custo benefício é realmente BEM melhor, Amd costumam se degradar menos com o tempo também (experiência própria).
Tem uma regrinha que eu gosto de seguir:
Produtividade? Vá de intel.
Jogo? Vá de AMD.
Jogo e produtividade? Vá de AMD.
Agora vamos a configuração:
-------=Configuração=-------
Processador: Ryzen 7 5700x3D
Placa mãe: Gigabyte B550M Aorus Elite
Cooler: Thermalright Peerless Assassin 120mm
RAM: Corsair Vengeance RGB PRO SL, 32GB (2x16GB), 3200MHz, DDR4
Fonte: MSI MAG A850GL, 850W, 80 Plus Gold, Modular
SSD para JOGO: Kingston NV3 1TB M.2 2280 NVMe SSD
HD para ARMAZENAMENTO: Seagate Barracuda 2Tb 7200Rpm
SSD para sistema operacional: Kingston SA400S37 480GB. (Ou use o SSD de jogo para o sistema também).
Gabinete (gosto pessoal): Rise Mode Wave Black
Kit Fan: Kit 5 Fan Gamdias Aeolus RGB 120mm.
-------=Explicação por partes=-------
Já que visa economia, sugiro talvez montar um AM4, 90% dos usuários ainda estão nele devido ao preço exorbitante de um AM5. O AM4 é "pau pra toda obra", roda tudo igual a um AM5, só não é a última geração (por que lançaram o AM5 kkkkkk).
Então vamos de AM4:
Processador eu recomendo o meu, é um Ryzen 7 5700X3D, é basicamente o topo de linha da série 7 da AM4, só não é o topo topo por que ainda existe o 5800x3D que foi lançado antes, esquenta mais e é escasso no mercado Brasileiro, então o 5700x3D vai te servir. (só confira o anúncio bem antes de comprar, pois existe o 5700, ele é outro processador).
Memória ram segue o mesmo raciocínio da configuração AM5, a diferença é que a memória pra um AM4 deve ser uma DDR4 e não uma DDR5 como é na versão mais recente.
Então vá de:
Memória Ram 2x16gb 32 Gigas Kingston Fury Ddr4 3200mhz
(Você pode ver memórias escritas HyperX Fury, ao invés de só Fury, é completamente normal, a kingston vendeu a marca HyperX, deixando as memórias após a venda, só com o nome Fury.)
ou
Corsair Vengeance RGB PRO SL, 32GB (2x16GB), 3200MHz, DDR4
Evite comprar memórias no Mercado Livre, o índice de falsificação é muito grande, existem "carcaças" de memória sendo vendidas no mercado, então existem empresas que compram memórias paralelas e colocam na carcaça de uma memória de marca, tentando te enganar e te vendendo uma memória falsificada (o mesmo vale pra SSD).
o Air cooler eu te recomendaria o mesmo, já que refrigeração nunca é demais, esse eu manteria o:
Thermalright Peerless Assassin 120mm
Evite comprar coolers baratinhos, 3D cache é quente, então opte por marcas referência.
Caso queira outra opção:
Deepcool Ag400
Agora a placa mãe:
Placa mãe AM4 tem alguns truques que a galera costuma ignorar.
Um deles é o modelo, as empresas durante muito tempo tem feito uma "reciclagem" de placas mãe, conforme os processadores Ryzen foram melhorando. Como funciona:
linhas antigas da ryzen, como o Ryzen 7 2700 usavam por ex uma placa com nomeclatura 400, existiam as A420, B450 e X470 (entre outras).
A ryzen foi lançando processadores Ryzen de gerações superiores como o Ryzen 7 3700, 5700, etc e as marcas de placa mãe fizeram a nomeclatura 500, então existem as A520, B550, Z570, etc.
Qual a ideia brilhante dessas mesmas empresas? "Ninguém vê esses números, só atualiza a bios ai".
Eles pegaram por exemplo, as B450 e atualizaram a bios pra serem compatíveis com processadores novos, fazendo assim uma gambiarra.
É ruim? é e não é, por que: Placas mais antigas tinham menos dissipação em peças que alimentam o processador, você só atualizar uma placa não torna ela mais eficiente, só torna ela compatível. Ou seja, tem placas que esquentam e estouram mosfets, capacitores, etc.
Agora, se você pegar uma B450 TOPO de linha, ai sim, você tem a dissipação que os processadores novos suportam, porém uma B450 topo de linha é o mesmo preço de uma B550 nova. Então vá de B550, que foi construída especificamente pra guentar porrada.
Vá de:
Gigabyte B550M AORUS ELITE (rev. 1.3) (já é compatível com o X3D de acordo com o site da Gigabyte)
ou
MSI B550M PRO-VDH WIFI
Agora sobre a placa de vídeo:
Você pode manter sua ideia inicial de pegar uma 5070ti porém aqui vão recomendações de placas bem boas, e bem mais custo benefício do que esse meme ambulante chamado RTX 50:
GALAX RTX 4060 1-CLICK OC 2X V2
ou
RTX 4060 Ti Eagle OC Gigabyte
placas boas que vão rodar tudo que você precisa no talo, você perde as tecnologias novas da série 50? perde, mas nada que vá te impedir de jogar algo.
o SSD e o HD mantém o mesmo da configuração passada.
A fonte também pode manter a mesma da configuração passada, porém vou dar outra recomendação:
MSI MAG A850GL, 850W, 80 Plus Gold, Modular, mesma coisa da outra, dá pra economizar espaço.
e uma opção mais barata:
CORSAIR CX750 80 Plus Bronze Não Modular, ou seja, vai ficar uma medusa dentro do pc pra você esconder, porém é mais barata.
só presta atenção se for pegar a da corsair pra não ser a VS750, a linha VS é uma verdadeira bomba, muito antiga, opte pela linha CX.
gabinete segue a mesma da configuração passada, assim como os kits de fan.
Porém vai aqui uma recomendação de gabinete baratinho:
Gabinete Rise Mode Wave Black (com mesh frontal).
basicamente é uma configuração que vai rodar tudo o que você sonhar em jogar, durante bons anos.
As pessoas acham que só por que existe o AM5 que você PRECISA de um AM5.
Obviamente o AM5 vai se solidificar até aposentar o AM4, porém ele é muito recente, muito caro, até isso acontecer já vai ter se passado ANOS.
AM4 ainda é lider de mercado, a única diferença é que eles não vão lançar mais nada novo, já que o foco é o AM5 agora.
Tenho uma experiencia terrível com placas mãe da Gigabyte corro dela sempre que possível. Em cerca de que... 6 anos mais ou menos, tive problemas com 4 placas mães da Gigabyte. A última foi uma b450m steel legend, cara tenho meio que trauma dessa fabricante no quesito Placa mãe.
No meu caso acho a Asus muito, mas muito superior a Gigabyte. Estou agora com uma Asus b550m Tuf Gaming plus (não dessas que vendem agora). A que tenho por incrível que pareça foi fabricada aqui no Brasil. E não sei porque, não se acha mais dela tão fácil e nem tão barata tbm... essa plaquinha é bem bruta, é sério.
Mesmo ela sendo chipset B550, o circuito de alimentação, qualidade dos mosfets, as bobinas dela enfim... é um absurdo, tem muito é teste dela (muito na gring4) rodando um R9 5900X de boa, em full load.
Pena não achar muito fácil dela, até achei umas mas ATX >
https://www.kabum.com.br/produto/632759/placa-mae-asus-tuf-gaming-b550-plus-ddr4-am4-atx?srsltid=AfmBOorVb0ejgquGCg4RsTqkONL2VbAcijALYmcD8Ht9UyhAdhEOkBdptkc
E porque falei tanto "especificamente de MOBO"? Pelo simples fato de achar que ainda vale a pena investir em AM4 (lembrando que é minha opinião).
Vou simplificar ainda mais, se vc tem grana sobrando pra comprar tudo da geração "mais atua, tudo atualizado, e aquilo tudo de sempre" compre. Mas tenha em mente que tudo é muito inflamado quando se trata de "novidade", estamos no Brasil amigo kkk.
Agora se pretende ter um bom setup, e as vezes economizando uma boa grana, se atente ao chipset AM4. Se procurar e pesquisar bem, tem muita opção de setup tanto basico, como mais parrudão.
E observação totalmente a parte: Se atente muito, mas muito bem em resfriamento cara. Não digo em encher o gabinete de fans. Estou me referindo a um bom hardware pra refrigerar seu CPU.
Eu vejo fans como complementos, não solução térmica.
Mil vezes vc investir em um bom Cooler/Water cooler, que pegar uma coisa modesta pra refrigerar um CPU quente e investir uma fortuna em fans.
Só estou alertando isso, porque estamos em uma fase que os CPU's estão atingindo Clocks muito altos, e isso tem sua consequência... Calor, estão fazendo overclock nos CPU's na fábrica antes de enviar kkk (só resenha mesmo).
Falei pra caramba, e tinha mais coisa que queria talvez "alertar", mas esqueci heh, talvez não era tão importante hehe.
Boa sorte ai.
De todo modo, esse problema da Steel legend B450 é bem comum, no texto aqui de cima eu menciono sobre a tal gambiarra das b450 em ryzen novo. E é basicamente isso mesmo, a maioria das vezes dá ruim kkkkkkkkkk O ideal pra ryzen novo seria uma B550m, e dependendo do modelo até uma X570.
Dito isso, caso queira fugir das duas marcas, vou adicionar opções da MSI no post que fiz aqui em cima
Exatamente, ai que entra o que estou falando, e acho que vc concorda com o que falei.
Se um chipset b550 em alguns casos já faz bastante "sucesso" e entrega uma boa performance. Imagine investir em um chipset X570? Ainda na data de hoje é outro nível, outro patamar (e as vezes mais em conta que um chipset mid da nova geração)... Vai entender.
E realmente acho que varia muito de caos em casos, MOBO Gigabyte pra mim não rola cara, é sério mesmo. Sempre teve problemas com placas deles.
Totalmente diferente da Asus, se te falar que nunca teve problemas nenhum com MOBOS da Asus vou estar mentindo. mas o único problema tbm foi a plaquinha de rede em uma que tive, resolvi pondo uma externa, fora isso nunca mais.
Pra ter uma noção usei uma Asus não lembro o modelo... Por o que uns 7 anos, com um i7 4770, nem o PC desligava, só colocava pra adormecer. Pssei para meu filho depois disso tudo, ele usou, trocou de sistema e ele ainda tá lá com ela e o i7, funcionando impecável heh.
Agradeço a todo mundo que participou do tópico, vocês me ajudaram muito a ter uma ideia do que fazer, e tenho certeza que vão acabar ajudando mais pessoas que acabem encontrando esse tópico no futuro. Então muito obrigado e desculpa se eu falei bobagem, eu realmente não entendo muito sobre. Mas me interessei e vou pesquisar mais sobre. De qualquer forma, muito obrigado!!
O op do tópico, vulgo hero, me mandou solicitação de amizade, falou sobre o gift card, disse que teria que esperar até amanhã pra enviar e eu entendi, falei que esperaria, que não tinha problema nenhum. E o cara simplesmente me bloqueou
Tipo assim, não tem problema nenhum não me mandar a parada, por mais que ache desnecessário falar que ia fazer X ou Y, mas assim, bloquear pra não precisar mandar (ou por qualquer outro motivo)? É bem engraçado. Da próxima só chega e fala "ó irmão, não vai dar pra mandar não, mas obrigado pela ajuda" e tá tudo bem.
De qualquer modo, vou deixar meus posts com a configuração aqui, não vou apagar por que acredito que isso possa realmente ajudar outras pessoas assim como, supostamente, ajudou o op.
E eu sei que o Hero vai ler isso aqui e tá tudo bem irmão, fica na paz
Tô relatando isso aqui só por que achei engraçado mesmo, enfim.
Golpe, gostaria de informar a todos que o Hero não presentou nada, só está prometendo
Man, te juro que não queria rir, e só estou rindo porque sei que vc não vai se importa com isso, (e nem mesmo com o ocorrido).
Bom, prefiro não dar minha opinião sobre. Mais uahsuahsuas... Ai caraca, ai quebra né Toriito.
O Hero, vê se paga o setup que se tá montando hein, seu sacana.