Shiro Feb 20, 2014 @ 5:39pm
Vários jogos e softwares recebendo "region-lock" no Steam brasileiro
Hoje fui trocar Thief com um amigo e fui surpreendido pelo fato de que o jogo agora é region-locked para nós, ou seja, só pode ser trocado com usuários de determinados países. São eles:

Argentina, Bahamas, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Vários outros jogos (e até aplicativos) também receberam region-lock hoje, algo que até então só tinha ocorrido com Metal Gear Rising e Castlevania: Lords of Shadow 2 (ambos publicados pela Konami).

Eis uma breve lista compilada por mim e pelo colega Gaba. Pode haver outros que ainda não descobrimos.

7 Days to Die
Assetto Corsa
Banished
Castlevania: Lords of Shadow 2
Divinity: Original Sin
HAWKEN - Nemesis Bundle
Hegemony Rome: The Rise of Caesar
Injustice: Gods Among Us Ultimate Edition
Kerbal Space Program
Men of War: Assault Squad 2
Metal Gear Rising: Revengeance
MODO Steam Edition
Ohm Studio Pro XL
PAYDAY 2
Rust
Sonar X3
South Park: The Stick of Truth
The Banner Saga
Thief

Para esclarecer, o region-lock é uma medida adotada pelas produtoras desses jogos para evitar que usuários de outras regiões comprem versões mais "baratas" dos jogos, já que, desde que o Steam começou a utilizar o Real aqui no Brasil, a maioria dos preços ficou favorável para nós. Situação semelhante ao que ocorre com a loja russa. Os ♥♥♥♥♥♥♥ procuram os russos porque eles conseguem jogos muito mais baratos.

Se alguém souber de outro jogo ou software que recebeu essa restrição, por favor comente aqui para eu adicionar à lista.
< >
Showing 1-15 of 20 comments
//D.TheHammer Feb 20, 2014 @ 6:38pm 
Detalhe: o lock é retroativo para vários jogos - muitas copias já compradas adquiriram lock.

Meu Injustice por exemplo.

Palhaçada, não posso mais ativar meu jogo.

Shiro Feb 20, 2014 @ 6:52pm 
Originally posted by D.TheHammer:
Detalhe: o lock é retroativo para vários jogos - muitas copias já compradas adquiriram lock.

Como assim? Ele tava no seu inventário e recebeu o lock?
//D.TheHammer Feb 20, 2014 @ 7:10pm 
Originally posted by s2x.Shiro:

Sim.

Vários desses jogos tiveram lock retroativa, sejam Sul Americanos ou CIS-Russos.

Palhaçada das grandes, e cabe até processo. Uma pena que diferente da UE aqui é muito pouco vantajoso financeiramente, mas simplesmente cercearam meu direito de fazer o que qusier com uma cópia de destinação final - direito irrenunciável do consumidor.

Simplesmente não posso ativar meu Injustice agora. Palhaçada
Shiro Feb 20, 2014 @ 7:49pm 

Sim.

Vários desses jogos tiveram lock retroativa, sejam Sul Americanos ou CIS-Russos.

Palhaçada das grandes, e cabe até processo. Uma pena que diferente da UE aqui é muito pouco vantajoso financeiramente, mas simplesmente cercearam meu direito de fazer o que qusier com uma cópia de destinação final - direito irrenunciável do consumidor.

Simplesmente não posso ativar meu Injustice agora. Palhaçada

Bom, não entendo por quê não pode ser ativado, se você é BR também. Mas de qualquer modo, tenta entrar em contato com o suporte, eu nunca vi isso de as cópias receberem region-lock com efeito ex tunc (lol), mas é uma sacanagem das grandes mesmo. Pelo menos todos os adquiridos quando eram ROW deveriam manter essa qualidade, mesmo se não ativados imediatamente.
Last edited by Shiro; Feb 20, 2014 @ 7:50pm
Salvego Feb 20, 2014 @ 8:11pm 
Pois é, tem muita gente reclamando e isso foi previsto quando recebemos a conversão da loja para reais. Simples, com a alta do dólar os preços dos games não são reajustados por aqui e fica muito, mas muito mais barato você comprar no Brasil do que no exterior.

Como essa prática aumentou, as produtoras perceberam que muita gente estava comprando no Brasil e ativando lá fora. Não tem outra maneira a não ser começar a fazer o region lock.

Eu mesmo já comprei vários jogos para ♥♥♥♥♥♥♥, tanto aqui no Steam como na Nuuvem, e vejam bem, até mesmo na Nuuvem os games estão com region lock, ou seja, é uma especificação direta da produtora e não do Steam ou da Valve.

Enfim, difícil fica pra quem tem "negócios" no Steam, faz trocas com muita frequência, compra e vende games. Pra quem viaja muito para o exterior também terá problema em jogar os games quando estiver lá fora. Agora, para a massiva parte dos brasileiros que ficam em casa só jogando, é bom para aproveitar os preços baixos brasileiros.

Ou se quiserem tem o jogo sem trava, compre o mesmo game na Amazon, GMG, Gamersgate, chaves WW, mas paguem os 60 dólares de lá (o equivalente a R$ 153). Eu ainda acho que vale a pena pegar por aqui mesmo...
//D.TheHammer Feb 20, 2014 @ 9:05pm 
Bom, não entendo por quê não pode ser ativado, se você é BR também. Mas de qualquer modo, tenta entrar em contato com o suporte, eu nunca vi isso de as cópias receberem region-lock com efeito ex tunc (lol), mas é uma sacanagem das grandes mesmo. Pelo menos todos os adquiridos quando eram ROW deveriam manter essa qualidade, mesmo se não ativados imediatamente.

Meu Injustice é RUS, infelizmente. Comprei semana passada :(
Shiro Feb 20, 2014 @ 9:05pm 
Pois é Salvego. Honestamente, isso me prejudica um pouco porque eu fazia trocas com ♥♥♥♥♥♥♥ com uma certa frequência. Nada de "lucro" exorbitante, mas dava pra juntar um pouco pra comprar cartas, etc.. E lógico, tudo dentro do próprio sistema do Steam, nada de Paypal e congêneres.

O que pega mesmo é esse negócio de viajar, morar fora (nunca se sabe o dia de amanhã). Eu não quero cópias marcadas como "BR" atreladas à minha conta do Steam. Prefiro pagar mais, e ter a certeza de que não terei qualquer tipo de problema no futuro. Então, se isso se generalizar, o jeito vai ser mesmo comprar em sites como os que você mencionou, ou pagar um excedente para americanos que sempre pegam a versão "ROW" (rest of the world), ou seja, sem region-lock.
Last edited by Shiro; Feb 20, 2014 @ 9:06pm
AbacoBR Feb 20, 2014 @ 9:35pm 
Originally posted by Salvego:
[...]Ou se quiserem tem o jogo sem trava, compre o mesmo game na Amazon, GMG, Gamersgate, chaves WW, mas paguem os 60 dólares de lá (o equivalente a R$ 153). Eu ainda acho que vale a pena pegar por aqui mesmo...

E olha Salvego, quem quiser fazer isso tem que correr, porquê na GamersGate já colocaram lock no Saints Row IV:

http://www.gamersgate.com/DD-SR4BR/saints-row-iv-brazil

A vantagem (neste caso da GG) é que o preço deles, mesmo considerando um dólar absurdo de R$ 2,55 + IOF fica em torno de R$ 81,35 (mais barato que na Nuuvem), mas infelizmente, ainda mais caro que no Steam.

Por um outro lado, no meu caso, que desde 2012 comprei cerca 70% de tudo (tirando na época do Summer e Winter Sales) por fora do Steam, isso pode representar uma forte concorrência aqui no Brasil (para quem tem cartão internacional, claro). Principalmente o GMG que permite acumular descontos e vem ganhando de 10 a 0 das atuais promoções do Steam.

Por outro lado... se der dois passos para fora de casa...
FTN1971 Feb 20, 2014 @ 9:44pm 
Complicado isto.Fazer o lock retroativo ?!?!?!?Parece mais coisa nossa isto de mudar as regras no meio do jogo!!!
E quem anda na ética socrática ?
Shiro Feb 20, 2014 @ 9:46pm 
Não entendo. Qual a justificativa para o GamersGate colocar lock para cópias vendidas pra nós, se pagamos o mesmo? Não faz nem sentido, se o objetivo é coibir o abuso de preços de outras regiões.
Last edited by Shiro; Feb 20, 2014 @ 9:47pm
AbacoBR Feb 20, 2014 @ 9:55pm 
Não entendo. Qual a justificativa para o GamersGate colocar lock para cópias vendidas pra nós, se pagamos o mesmo? Não faz nem sentido, se o objetivo é coibir o abuso de preços de outras regiões.

Aí é que está:

O preço do RoW da GG é igual ao do Steam-US: 39,99 dólares.
Já o preço BR está U$ 29,99.

Ou seja, igual o que fez o Steam na conversão, os preços para BR está diferenciado em relação aos demais.
Shiro Feb 20, 2014 @ 9:57pm 
Originally posted by AbacoBR:

Aí é que está:

O preço do RoW da GG é igual ao do Steam-US: 39,99 dólares.
Já o preço BR está U$ 29,99.

Ou seja, igual o que fez o Steam na conversão, os preços para BR está diferenciado em relação aos demais.

Ah, ok. Não sabia que o GamersGate estava diferenciando os preços por região.
Salvego Feb 21, 2014 @ 3:47am 
Então, se isso se generalizar, o jeito vai ser mesmo comprar em sites como os que você mencionou, ou pagar um excedente para americanos que sempre pegam a versão "ROW" (rest of the world), ou seja, sem region-lock.

Cara, SE um dia eu for morar fora, e pra mim essa alternativa é forte, pq meu irmão mora em Los Angeles, aí eu penso nisso. Pensar nisso como uma forma de se precaver pode gerar custos adicionais desnecessários. Por enquanto vou sempre comprar onde for mais barato pra eu aproveitar o game aqui em casa. :)

Originally posted by AbacoBR:
Abaco, não sabia que o GG estava com preços regionais para o Brasil. Bom saber. Vou ficar de olho...
Shiro Feb 21, 2014 @ 11:16am 

Meu Injustice é RUS, infelizmente. Comprei semana passada :(

Dá uma olhada nos fóruns do Steam, muita gente tava comentando a mesma coisa, parece que começaram a tirar essas restrições retroativas. Vê se sua cópia voltou ao normal.

http://forums.steampowered.com/forums/showthread.php?t=3226016
Shiro Feb 21, 2014 @ 11:41am 
Em tempo, parece que vários dos jogos listados tiveram o region-lock REMOVIDO hoje, entre eles Injustice e Rust. Depois eu atualizo, pq estou no laptop da minha namorada, e DETESTO teclado de laptop.
< >
Showing 1-15 of 20 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Feb 20, 2014 @ 5:39pm