LH Oct 18, 2015 @ 7:24pm
REEMBOLSO - CRITÉRIO DAS DUAS SEMANAS E JOGOS QUE NÃO FUNCIONAM
Há pouco tempo descobri que a Steam reembolsa jogos, o que é muito interessante e justo, pois pode acontecer de o cliente comprar um jogo e não gostar, ou comprar sem querer, o jogo pode não fucionar direito. Contudo, o reembolso é feito de acordo com alguns critérios. Caso estes não sejam atendidos, esta é a mensagem que o cliente receberá:

"Solicitações de reembolso são analisadas individualmente e normalmente não são concedidos para produtos comprados há mais de 14 dias ou usados por mais de duas horas. Para itens de jogos, o período de reembolso é de 48 horas e o item não pode ter sido consumido, modificado ou transferido."

Eu recebi essa mensagem em 4 dos jogos que tentei devolver. 3 dos jogos haviam sido comprados há mais de 14 dias, e o outro, havia sido jogado por mais de duas horas, o que já torna o reembolso impossível. E é justamente por causa dos 3 jogos com que não consegui reembolso que escrevo esse texto. Isso porque esse critério é EXTREMAMENTE INJUSTO! Eu sequer consumi o jogo. Todos os 3 tem menos de 2 horas jogadas. E eu não vou conseguir jogar mais, ou seja, consumir o jogo inteiro, porque esses jogos não foram otimizados para computador. Ou o FPS cai drasticamente o tempo inteiro ou fica travando. "Senhor dos Anéis: Guerra no Norte" só consegui jogar por sete horas. Trava demais. Assim como ocorre com "The Witcher 2", o qual joguei apenas por 40 minutos. "Assassin's Creed 2 joguei apenas por 90 minutos. O FPS cai o tempo inteiro. Poderiam dizer que é a minha máquina que está obsoleta. Mas não. Atende pelo menos todos os requisitos mínimos e chega até a atender recomendados.
Então, eu pago por um produto, o qual eu não vou poder consumir por inteiro e minhas únicas saídas são ou tentar pedir reembolso ou esperar um patch dos desenvolvedores, das produtoras. Contudo, estes não estão nem aí, para não dizer outras coisa. Já conseguiram o dinheiro dos clientes mesmo. A Snowblind, que fez "Senhor dos Anéis: Guerra no Norte" nem oferece mais suporte para o jogo no site. Não há mais fóruns oficiais. A única saída seria o reembolso, mas não me é dado, porque faz mais de 14 dias que comprei os jogos. E EU SEQUER CONSUMI O JOGO! E PIOR. NEM VOU CONSEGUIR.Paguei por um produto que não vou conseguir consumir. Não porque não quero. Mas porque o produto não permite. Bom, mas aparentemente, isso não importa, o que importa é a Steam, as produtoras e os desenvolvedores receberem o dinheiro do cliente. Ainda que o cliente se veja obrigado a deixar o jogo parado, por não conseguir jogar. RIDÍCULO!
Last edited by LH; May 30, 2017 @ 9:04am
< >
Showing 16-30 of 106 comments
Ares Oct 19, 2015 @ 9:42am 
Então, eu não tinha lido totalmente o op pq é meio grande, agora passei o olho de novo para ver qual o jogo do caso " Se o meu notebook atende aos requisitos mínimos e até recomendados, ao menos com os gráficos no mínimo, deveria ser possível de jogar sem problemas", e sim, o jogo deveria estar jogável. Tem muito jogo que consigo jogar até bem abaixo do minimo com um pouco de google-fu...

Atualize drivers, desinstale porcarias, remova programas da inicialização do seu SO se tiver muita bosta que você não usa abrindo sozinha, googleie por formas de melhorar a performance do jogo, etc. Talvez até formate o PC se tiver com muita porcaria e você tiver tendo dificuldade para "limpar" o SO.
󠀡 Oct 19, 2015 @ 10:44am 
Não adianta testar um jogo antes do prazo de 14 dias sendo que você póssa passar dele de 2 horas. E outra, nem todos os requisitos mínimos vai te garantir de poder jogar como quer. É a mesma coisa que comprar um Danone ao invés de comprar um Chandelle, vai achar que tem gosto igual mas não tem. Se o seu computador atente aos requisitos mínimo, é melhor jogar com ele tudo no low e ainda sim vai estar com fps com menos 30. É Lei isso. "Ah mais eu tenho uma placa de vídeo boa" não importa, tendo um PC não tão muito potente não vai fazer o jogo ficar ótimo, será um quebra-galho. Chega a jogar com 60-70 de fps no Low e 40 ou 30 no Normal.

Também acho que foi um mimimi seu, há jogos que eu comprei e me arrependi, doeram no bolso mas eu sigo em frente.
Silveira Oct 19, 2015 @ 10:54am 
Não li nen lerei. Mas...suponho que esteja reclamando do prazo. Cara, 14 dias é tempo suficiente para baixar, a não ser que vc tenha 300kbps de internet. 2 horas é tempo suficiente para jogar e ver se tem problema ou não, se gostou ou não.
Zaphre Oct 19, 2015 @ 10:58am 
Originally posted by ♥♥♥♥:
Originally posted by DskillerBR:
mimimimimimimimimi

Véi... se seu PC não roda AC2, a culpa é inteiramente sua. 2 horas de jogo é mais do que o suficiente pra saber se o PC vai rodar um jogo de maneira desejável... e 14 dias é mais do que o suficiente pra vc baixar o jogo e dar uma jogadinha.

Se vc comprou o jogo e foi jogar mais de 14 dias depois da compra.... lascou-se.

Sem contar a legislação brasileira garante ao consumidor um direito de arrependimento de 7 dias, ou seja, a lei brasileira te da 7 dias pra desistir de qualquer contrato ou compra, a steam oferece 14 dias... o dobro do prazo.

"Inteiramente", sério!? Então, meu notebook atende a todos os requisitos mínimos e até recomendados e a culpa é inteiramente minha!? E não! Duas horas não são suficientes para saber se o jogo vai rodar sem problemas no computador. Tanto que com o "Senhor dos Anéis: Guerra no Norte" os problemas começaram a partir das 7 horas de jogo aproximadamente. Quando desisti do jogo. Pode pesquisar no google, o que não falta são pessoas reclamando que não conseguem terminar o jogo. Algumas como eu, não conseguem nem jogar.

Notebook... aí está seu problema...
Blaquicat Oct 19, 2015 @ 2:31pm 

Sim, existe. O código de defesa do consumidor... que anula qualquer contrato de aquisição e serviço em um prazo de 7 dias, a lei de propriedade intelectual não tem absolutamente relaçao nenhuma com isso...

Se existe uma relação entre consumidor e prestador, o CDC da garantias sim.

Mas valeu pela deseinformação, como sempre.
Valeu pela grosseria desnecessária, como sempre..
Software é propriedade intelectual, alguém "escreveu", existem inclusive regras para o uso de parte de código fonte.

Licença de uso software não é nem aquisição nem serviço, e não tem nenhuma prestadora de serviços envolvida, apenas um vendedor vendendo "licenças", vulgo "cd-key".

"No Brasil a proteção autoral dada aos programas de computador é idêntica a aquela dada aos autores literários (direito autoral). Plínio Cabral conceitua que essas proteção se funda em dois estatutos legais (Lei 9.609/98, e Lei 9.610/98) e das convenções internacionais assinadas pelo Brasil, em especial o chamado acordo TRIPS - “ Acordo sobre aspectos do Direitos de Propriedade Intelectual Relacionadas ao Comércio”. (CABRAL, 2000)."
Last edited by Blaquicat; Oct 19, 2015 @ 2:33pm
Zaphre Oct 19, 2015 @ 4:56pm 
Originally posted by Blaquicat:

Sim, existe. O código de defesa do consumidor... que anula qualquer contrato de aquisição e serviço em um prazo de 7 dias, a lei de propriedade intelectual não tem absolutamente relaçao nenhuma com isso...

Se existe uma relação entre consumidor e prestador, o CDC da garantias sim.

Mas valeu pela deseinformação, como sempre.
Valeu pela grosseria desnecessária, como sempre..
Software é propriedade intelectual, alguém "escreveu", existem inclusive regras para o uso de parte de código fonte.

Licença de uso software não é nem aquisição nem serviço, e não tem nenhuma prestadora de serviços envolvida, apenas um vendedor vendendo "licenças", vulgo "cd-key".

"No Brasil a proteção autoral dada aos programas de computador é idêntica a aquela dada aos autores literários (direito autoral). Plínio Cabral conceitua que essas proteção se funda em dois estatutos legais (Lei 9.609/98, e Lei 9.610/98) e das convenções internacionais assinadas pelo Brasil, em especial o chamado acordo TRIPS - “ Acordo sobre aspectos do Direitos de Propriedade Intelectual Relacionadas ao Comércio”. (CABRAL, 2000)."

Citar algo que você achou no google não muda o fato de que você está errado. Compras digitais são sim respaldadas pelo CDC, inclusive empresas que estabeleceram operações no brasil como Microsoft com a XBLA e a Sony com a PSN tiveram que readaptar seus Termos de Uso de acordo com a legislação brasileira, já que mesmo sendo um termo de acordo mútuo entre contratante e contratado, é ilegal que existam clausulas leoninas ou abusivas contra o consumidor.

Na austrália a valve foi processada pela agencia reguladora de proteção ao consumidor (equivalente ao nosso PROCON) exatamente pela falta ou pela precariedade de como os reembolsos funcionavam na Steam... e adivinha... a Valve perdeu. E lá existem as mesmas regras de propriedade intelectual que aqui.
http://www.pcgamesn.com/australian-consumers-rights-regular-sues-valve-over-steam-refund-policy

E na alemanha... a mesma coisa
http://www.pcgamesn.com/german-consumer-protection-group-sues-valve-over-steam-used-sales-ban-despite-eula-changes

Mas sério, excelente trabalho desinformando. Continue assim.
Last edited by Zaphre; Oct 19, 2015 @ 5:01pm
Blaquicat Oct 19, 2015 @ 5:31pm 
Citar algo que você achou no google não muda o fato de que você está errado. Compras digitais são sim respaldadas pelo CDC, inclusive empresas que estabeleceram operações no brasil como Microsoft com a XBLA e a Sony com a PSN tiveram que readaptar seus Termos de Uso de acordo com a legislação brasileira, já que mesmo sendo um termo de acordo mútuo entre contratante e contratado, é ilegal que existam clausulas leoninas ou abusivas contra o consumidor.

Na austrália a valve foi processada pela agencia reguladora de proteção ao consumidor (equivalente ao nosso PROCON) exatamente pela falta ou pela precariedade de como os reembolsos funcionavam na Steam... e adivinha... a Valve perdeu. E lá existem as mesmas regras de propriedade intelectual que aqui.
http://www.pcgamesn.com/australian-consumers-rights-regular-sues-valve-over-steam-refund-policy

http://www.pcgamesn.com/german-consumer-protection-group-sues-valve-over-steam-used-sales-ban-despite-eula-changes

As leis da Australia não são iguais as leis daqui, muito menos da Alemanha.

Não foi "algo do google", mas como você prefere escrever um caminhão de texto (que li por cima) do que pesquisar o que está falando realmente..

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=obras_visualiza&id_o=590
Eu citei um livro de um autor bem mais conhecido do que a sua opinião, não és tão chato com isso? posta ai aonde no CDC fala de qualquer software ou qualquer coisa a respeito.

Lembre-se de que você têm a licensa de uso, e não tem o CD para devolver, conforme o CDC "implica"

Mas valeu de novo pelas grosseiras e agressões, tente ser simples, não precisa escrever um caminhão de texto que ninguém vai ler..
Last edited by Blaquicat; Oct 19, 2015 @ 5:32pm
Zaphre Oct 19, 2015 @ 6:16pm 

As leis da Australia não são iguais as leis daqui, muito menos da Alemanha.

Não foi "algo do google", mas como você prefere escrever um caminhão de texto (que li por cima) do que pesquisar o que está falando realmente..

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=obras_visualiza&id_o=590
Eu citei um livro de um autor bem mais conhecido do que a sua opinião, não és tão chato com isso? posta ai aonde no CDC fala de qualquer software ou qualquer coisa a respeito.

Lembre-se de que você têm a licensa de uso, e não tem o CD para devolver, conforme o CDC "implica"

Mas valeu de novo pelas grosseiras e agressões, tente ser simples, não precisa escrever um caminhão de texto que ninguém vai ler..

A única coisa que você está citando é a lei de propriedade intelectual.

O CDC é amplo, ele não precisa especificar uma atividade pra garantir os direitos sobre ela, mas já que você insiste.

art. 3
art 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

§ 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.

Não interessa o que está sendo consumido, o que importa é se existe ou não a relação entre fornecedor e consumidor. A única coisa que a prorpiedade intelectual garante ao desenvolvedor é o que o nome implica... propriedade.

Tanto que, como já disse antes, a PSN e a XBLA foram obrigadas a se adaptar ao CDC para poderem operar legalmente suas respectivas lojas online em solo brasileiro, algo que você achou relevante ignorar.

E eu até poderia pesquisar, mas 5 anos de bacharelado em direito e mais 2 anos de pós me garantem conhecimento o suficiente pra ficar horas aqui te corrigindo sem precisar abrir o google.

Sério, se quer usar o google pra fingir que sabe algo, ao menos faça corretamente, não pegue o primeiro resultado na pesquisa.
Last edited by Zaphre; Oct 19, 2015 @ 6:21pm
Blaquicat Oct 19, 2015 @ 7:47pm 
Beleza mano, essa é a tua opinião..

Na minha opinião, licença de uso é diferente de produto ou bem..
Tanto que a steam só está aceitando politicas de reembolso de pouco tempo pra cá e por influencia externa ainda.

Sem falar licenças de software como windows, que também pode ser revogado e não tem direito de reembolso se comprado digitalmente (sem mídia)

Softwares vendidos digitalmente estão mais para "aluguel" que tu só paga uma vez, pois você não adquire realmente o produto, só o direito de usa-lo, famoso DRM, já ouviu falar?
Last edited by Blaquicat; Oct 19, 2015 @ 8:02pm
Zaphre Oct 19, 2015 @ 9:12pm 
Beleza mano, essa é a tua opinião..

Na minha opinião, licença de uso é diferente de produto ou bem..
Tanto que a steam só está aceitando politicas de reembolso de pouco tempo pra cá e por influencia externa ainda.

Sem falar licenças de software como windows, que também pode ser revogado e não tem direito de reembolso se comprado digitalmente (sem mídia)

Softwares vendidos digitalmente estão mais para "aluguel" que tu só paga uma vez, pois você não adquire realmente o produto, só o direito de usa-lo, famoso DRM, já ouviu falar?

Não é uma opinião, é um fato. Vá estudar antes de falar merda. Propriedade intelectual não tem relação nenhuma com direito do consumidor. Enquanto existir uma relação entre fornecedor e consumidor, indepenente da natureza do produto, existem garantias e obrigações a serem seguidas, não interessa se o produto é fruto de um contrato, uma licença ou um sanduiche do mcdonalds.

E não importa se a política de reembolso é externa ou não. Ela existe e está de acordo com a legislação brasileira, que foi o que eu quis dizer desde o começo com o meu post lá em cima antes de você tentar mostrar algum conhecimento que você não possui. E se não existisse tal legislação no brasil, a Steam poderia facilmente excluir o país da lista de elegíveis a ele, coisa que ela não fez e nunca fará.

E ta aqui... se quiser fazer o reembolso do seu Windows (midia digital), fique a vontade.
http://www.microsoftstore.com/store/msbr/pt_BR/DisplayHelpReturnsRefundsPage
A política de devolução total do Microsoft Store é definida nos Termos de uso e venda. A política de devolução é aplicada além dos direitos legais de devolução que o consumidor venha a ter por meio de leis.

Você poderá desistir do contrato de compra e solicitar um reembolso sem apresentar o motivo em até catorze (14) dias. O período de desistência expirará após catorze (14) dias partir de:

(i) Para serviços e produtos ESD, quando o produto for disponibilizado para download ou o serviço for iniciado; e
Cara... é prazeroso te corrigir.
Last edited by Zaphre; Oct 19, 2015 @ 9:35pm
Blaquicat Oct 20, 2015 @ 3:31am 
Deve ser mesmo "prazeroso" me corrigir, pessoas inferiores sempre se emocionam corrigindo os outros, elas se sentem engrandecidas, mas isso é só emocional, na realidade nada mudou.

Sobre a microsoft você pode estar certo, não sabia que a politica tinha mudado.

Mas com relação a steam, não, você está errado (não adianta ficar nervosinho)
É facil você falar que a steam "habilitou" o reembolso por causa da lei brasileira né? Sendo que o CDC é bem mais velho do que a politica relativamente recente da steam.

Faz o seguinte, compra um jogo, joga 3~5hrs ele hoje e amanha, e tenta reembolsar ele depois, vê se a lei brasileira vai te ajudar..
Last edited by Blaquicat; Oct 20, 2015 @ 4:11am
LH Oct 20, 2015 @ 4:10am 
Originally posted by Sr. Heleno:
Não li nen lerei. Mas...suponho que esteja reclamando do prazo. Cara, 14 dias é tempo suficiente para baixar, a não ser que vc tenha 300kbps de internet. 2 horas é tempo suficiente para jogar e ver se tem problema ou não, se gostou ou não.

Pior que na época a internet tava com restrição para a Steam. Tava baixando a 20kbps. Mas, cara, eu estou sim reclamando do prazo também, porque estão colocando esse critério, acima do fato de que não vou poder consumir o produto, sendo que meu notebook atende os requisitos. Enfim, o menino bom aqui embaixo, explicou um negócio que faz todo o sentido e eu não tinha para pensar. É como o mercado funciona. Ainda assim acho injusto, porque no final das contas, ninguém vai fazer nada. As produtoras não estão nem aí.

Originally posted by Ares:
Melhor ter devolução com um monte de regras do que não ter devolução.
E imaginem se você pudesse devolver o jogo sem limite de tempo, você compra hoje e daqui uns meses vai devolver, o steam levaria prejuízo pois provavelmente já repassou a parte do desenvolvedor. Acredito que eles devem segurar seu dinheiro esses 14 dias, se fosse para aumentar o período, os desenvolvedores iriam chiar, e 14 dias é pelo menos uns 10 dias a mais do que deve levar para você instalar um jogo que comprou e testar se funciona.
Ou se pudesse devolver com mais de duas horas, teria fdp terminando jogo e devolvendo.
Last edited by LH; Oct 20, 2015 @ 4:22am
LH Oct 20, 2015 @ 4:11am 
Originally posted by Ares:
Então, eu não tinha lido totalmente o op pq é meio grande, agora passei o olho de novo para ver qual o jogo do caso " Se o meu notebook atende aos requisitos mínimos e até recomendados, ao menos com os gráficos no mínimo, deveria ser possível de jogar sem problemas", e sim, o jogo deveria estar jogável. Tem muito jogo que consigo jogar até bem abaixo do minimo com um pouco de google-fu...

Atualize drivers, desinstale porcarias, remova programas da inicialização do seu SO se tiver muita bosta que você não usa abrindo sozinha, googleie por formas de melhorar a performance do jogo, etc. Talvez até formate o PC se tiver com muita porcaria e você tiver tendo dificuldade para "limpar" o SO.

Não adianta. Já tentei.
LH Oct 20, 2015 @ 4:35am 
AHAHAHAH! Vou repetir porque as pessoas não prestam atenção. INDIFIRENTEMENTE de os gráficos do jogo estarem no low ou no high, o fps cai muito ou fica dando umas travadas, o tempo inteiro. Mais uma vez. Tenho um notebook que passa longe dos requisitos mínimos e atende até recomendados. Parece que os requisitos não servem para nada. Daí, bom, tem o fato da Steam colocar a regra dos 14 dias acima do fato de que não vou poder consumir o produto. Acho injusto. Mas tenho que dançar conforme a música. Contudo, agora, vou acabar ficando com os jogos parados na biblioteca. As produtoras largaram de mão os jogos. Você não consegue mais nada do "The Lord of the Rings: War in the North", "The Withcer 2", "Assassin's Creed 2".

Originally posted by Madruga:
Não adianta testar um jogo antes do prazo de 14 dias sendo que você póssa passar dele de 2 horas. E outra, nem todos os requisitos mínimos vai te garantir de poder jogar como quer. É a mesma coisa que comprar um Danone ao invés de comprar um Chandelle, vai achar que tem gosto igual mas não tem. Se o seu computador atente aos requisitos mínimo, é melhor jogar com ele tudo no low e ainda sim vai estar com fps com menos 30. É Lei isso. "Ah mais eu tenho uma placa de vídeo boa" não importa, tendo um PC não tão muito potente não vai fazer o jogo ficar ótimo, será um quebra-galho. Chega a jogar com 60-70 de fps no Low e 40 ou 30 no Normal.

Também acho que foi um mimimi seu, há jogos que eu comprei e me arrependi, doeram no bolso mas eu sigo em frente.
Blaquicat Oct 20, 2015 @ 4:49am 
AHAHAHAH! Vou repetir porque as pessoas não prestam atenção. INDIFIRENTEMENTE de os gráficos do jogo estarem no low ou no high, o fps cai muito ou fica dando umas travadas, o tempo inteiro. Mais uma vez. Tenho um notebook que passa longe dos requisitos mínimos e atende até recomendados. Parece que os requisitos não servem para nada. Daí, bom, tem o fato da Steam colocar a regra dos 14 dias acima do fato de que não vou poder consumir o produto. Acho injusto. Mas tenho que dançar conforme a música. Contudo, agora, vou acabar ficando com os jogos parados na biblioteca. As produtoras largaram de mão os jogos. Você não consegue mais nada do "The Lord of the Rings: War in the North", "The Withcer 2", "Assassin's Creed 2".
Olá!
Amigo, como você sabe que seu notebook passa longe dos requisitos minimos?
Lembre-se de quem uma placa para notebook tem limitações em comparação a uma placa de desktop, ou seja, uma GT640M (notebook) é bem mais "fraca" do que uma GT640 para PC.

Qual é a configuração do seu note?
Last edited by Blaquicat; Oct 20, 2015 @ 4:50am
< >
Showing 16-30 of 106 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Oct 18, 2015 @ 7:24pm