LH Oct 18, 2015 @ 7:24pm
REEMBOLSO - CRITÉRIO DAS DUAS SEMANAS E JOGOS QUE NÃO FUNCIONAM
Há pouco tempo descobri que a Steam reembolsa jogos, o que é muito interessante e justo, pois pode acontecer de o cliente comprar um jogo e não gostar, ou comprar sem querer, o jogo pode não fucionar direito. Contudo, o reembolso é feito de acordo com alguns critérios. Caso estes não sejam atendidos, esta é a mensagem que o cliente receberá:

"Solicitações de reembolso são analisadas individualmente e normalmente não são concedidos para produtos comprados há mais de 14 dias ou usados por mais de duas horas. Para itens de jogos, o período de reembolso é de 48 horas e o item não pode ter sido consumido, modificado ou transferido."

Eu recebi essa mensagem em 4 dos jogos que tentei devolver. 3 dos jogos haviam sido comprados há mais de 14 dias, e o outro, havia sido jogado por mais de duas horas, o que já torna o reembolso impossível. E é justamente por causa dos 3 jogos com que não consegui reembolso que escrevo esse texto. Isso porque esse critério é EXTREMAMENTE INJUSTO! Eu sequer consumi o jogo. Todos os 3 tem menos de 2 horas jogadas. E eu não vou conseguir jogar mais, ou seja, consumir o jogo inteiro, porque esses jogos não foram otimizados para computador. Ou o FPS cai drasticamente o tempo inteiro ou fica travando. "Senhor dos Anéis: Guerra no Norte" só consegui jogar por sete horas. Trava demais. Assim como ocorre com "The Witcher 2", o qual joguei apenas por 40 minutos. "Assassin's Creed 2 joguei apenas por 90 minutos. O FPS cai o tempo inteiro. Poderiam dizer que é a minha máquina que está obsoleta. Mas não. Atende pelo menos todos os requisitos mínimos e chega até a atender recomendados.
Então, eu pago por um produto, o qual eu não vou poder consumir por inteiro e minhas únicas saídas são ou tentar pedir reembolso ou esperar um patch dos desenvolvedores, das produtoras. Contudo, estes não estão nem aí, para não dizer outras coisa. Já conseguiram o dinheiro dos clientes mesmo. A Snowblind, que fez "Senhor dos Anéis: Guerra no Norte" nem oferece mais suporte para o jogo no site. Não há mais fóruns oficiais. A única saída seria o reembolso, mas não me é dado, porque faz mais de 14 dias que comprei os jogos. E EU SEQUER CONSUMI O JOGO! E PIOR. NEM VOU CONSEGUIR.Paguei por um produto que não vou conseguir consumir. Não porque não quero. Mas porque o produto não permite. Bom, mas aparentemente, isso não importa, o que importa é a Steam, as produtoras e os desenvolvedores receberem o dinheiro do cliente. Ainda que o cliente se veja obrigado a deixar o jogo parado, por não conseguir jogar. RIDÍCULO!
Last edited by LH; May 30, 2017 @ 9:04am
< >
Showing 1-15 of 106 comments
marcelocn Oct 18, 2015 @ 7:30pm 
parei de ler na metade
mas é a regra, passou 14 dias q já é bastante tempo vc não consegue pedir reembolso
da próxima vez q comprar um jogo, jogue-o não espere mais de 14 dias para testá-lo, é bem simples
fMagrão '96 Oct 18, 2015 @ 8:45pm 
Originally posted by ♥♥♥♥:
[...] esse critério é EXTREMAMENTE INJUSTO! Eu sequer consumi o jogo. [...] "Senhor dos Anéis: Guerra no Norte" consegui jogar por sete horas. Trava demais. [...] O FPS cai o tempo inteiro. Poderiam dizer que é a minha máquina que está obsoleta. Mas não. Atende pelo menos todos os requisitos mínimos e chega até a atender recomendados.[...] RIDÍCULO!
Especificações mínima ou recomendada nunca me satisfizeram também, principalmente de jogos DX9.
Mantenha seu PC com o dobro das especificações recomendadas. Evite HD Seagate; use SATAIII 6Gb/s no modo AHCI optimizado com a tecnologia Intel Rapid. Fonte com folga na potência para quando a tela encher de inimigos e FXs - queda de energia muito pequena/rápida é percebida como lag.
Quando eu assumi esta postura, consegui jogar até jogos que me arrependi de ter comprado.
:capsule:
Felipe Oct 19, 2015 @ 12:21am 
Como essa pirralhada adora essa palavra... "Mimimi, injustiça, mimimi".

Presta mais atenção no que tu compra e, assim, tu evita esse tipo de coisa, tanto com jogos por aqui como no 'mundo lá fora'.
Zaphre Oct 19, 2015 @ 7:22am 
mimimimimimimimimi

Véi... se seu PC não roda AC2, a culpa é inteiramente sua. 2 horas de jogo é mais do que o suficiente pra saber se o PC vai rodar um jogo de maneira desejável... e 14 dias é mais do que o suficiente pra vc baixar o jogo e dar uma jogadinha.

Se vc comprou o jogo e foi jogar mais de 14 dias depois da compra.... lascou-se.

Sem contar a legislação brasileira garante ao consumidor um direito de arrependimento de 7 dias, ou seja, a lei brasileira te da 7 dias pra desistir de qualquer contrato ou compra, a steam oferece 14 dias... o dobro do prazo.

Artigo 49 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990 Art. 49
O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
Last edited by Zaphre; Oct 19, 2015 @ 7:46am
Blaquicat Oct 19, 2015 @ 7:35am 
Saudades da época que a steam não fazia re-embolsos.
L.Lawliet Oct 19, 2015 @ 8:29am 
Falar mal de the witcher 2 prova que seu computador não presta, quem joga nos requisitos minimos sabe que o jogo vai vir com lag, se não gosta do lag compre um pc novo e pare de chorar.
Blaquicat Oct 19, 2015 @ 8:43am 
Originally posted by DskillerBR:
mimimimimimimimimi

Véi... se seu PC não roda AC2, a culpa é inteiramente sua. 2 horas de jogo é mais do que o suficiente pra saber se o PC vai rodar um jogo de maneira desejável... e 14 dias é mais do que o suficiente pra vc baixar o jogo e dar uma jogadinha.

Se vc comprou o jogo e foi jogar mais de 14 dias depois da compra.... lascou-se.

Sem contar a legislação brasileira garante ao consumidor um direito de arrependimento de 7 dias, ou seja, a lei brasileira te da 7 dias pra desistir de qualquer contrato ou compra, a steam oferece 14 dias... o dobro do prazo.

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
Licenças de uso, no caso da steam, não cabe no artigo 49..

Está mais proximo da lei LEI Nº 9.609 , DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
"Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências."

"CAPÍTULO IV
DOS CONTRATOS DE LICENÇA DE USO, DE COMERCIALIZAÇÃO
E DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA"
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9609.htm

Não existe lei brasileira que ampare a desistência de um jogo "comprado", já que você tecnicamente não está comprando o jogo, está "comprando"(na pratica fechando um contrato) de licença de uso que lhé permite jogar nele, é um contrato.
Last edited by Blaquicat; Oct 19, 2015 @ 8:45am
LH Oct 19, 2015 @ 9:07am 
Originally posted by fMagrão '96:
Originally posted by ♥♥♥♥:
[...] esse critério é EXTREMAMENTE INJUSTO! Eu sequer consumi o jogo. [...] "Senhor dos Anéis: Guerra no Norte" consegui jogar por sete horas. Trava demais. [...] O FPS cai o tempo inteiro. Poderiam dizer que é a minha máquina que está obsoleta. Mas não. Atende pelo menos todos os requisitos mínimos e chega até a atender recomendados.[...] RIDÍCULO!
Especificações mínima ou recomendada nunca me satisfizeram também, principalmente de jogos DX9.
Mantenha seu PC com o dobro das especificações recomendadas. Evite HD Seagate; use SATAIII 6Gb/s no modo AHCI optimizado com a tecnologia Intel Rapid. Fonte com folga na potência para quando a tela encher de inimigos e FXs - queda de energia muito pequena/rápida é percebida como lag.
Quando eu assumi esta postura, consegui jogar até jogos que me arrependi de ter comprado.
:capsule:

Obrigado, cara! Vou tentar alguma dessas soluções, porque manter o computador com o dobro das especificações recomendadas, na minha realidade, é quase impossível. Fica muito caro. Mantenho boa parte, se não todas das recomendadas. Deveria ser o suficiente.

Last edited by LH; Oct 19, 2015 @ 9:08am
LH Oct 19, 2015 @ 9:12am 
Originally posted by marcelocn:
parei de ler na metade
mas é a regra, passou 14 dias q já é bastante tempo vc não consegue pedir reembolso
da próxima vez q comprar um jogo, jogue-o não espere mais de 14 dias para testá-lo, é bem simples

Bom, vou fazer isso mesmo. Não tinha feito antes, porque realmente não tinha tempo de jogar o jogo na hora. Enfim, ainda acho injusto colocarem esse critério acima do fato de que não vou poder consumir o jogo.
Last edited by LH; Oct 20, 2015 @ 4:40am
LH Oct 19, 2015 @ 9:22am 
Originally posted by Felipe:
Como essa pirralhada adora essa palavra... "Mimimi, injustiça, mimimi".

Presta mais atenção no que tu compra e, assim, tu evita esse tipo de coisa, tanto com jogos por aqui como no 'mundo lá fora'.

Sim eu presto. E PRESTEI. Você pelo jeito precisa prestar mais atenção no que você lê antes de sair defecando pela boca. Vou repetir. Meu notebook atende a todos os requisitos mínimos e alguns recomendados de todos os 4 jogos de que eu havia falado. TEORICAMENTE, com os gráficos do jogo no mínimo, eles deveriam rodar sem problemas, mas não. Com os gráficos no máximo ou no mínimo, INDIFERENTEMENTE, cai o FPS ou trava o jogo o tempo inteiro.
Last edited by LH; Oct 20, 2015 @ 4:40am
Ares Oct 19, 2015 @ 9:24am 
Melhor ter devolução com um monte de regras do que não ter devolução.
E imaginem se você pudesse devolver o jogo sem limite de tempo, você compra hoje e daqui uns meses vai devolver, o steam levaria prejuízo pois provavelmente já repassou a parte do desenvolvedor. Acredito que eles devem segurar seu dinheiro esses 14 dias, se fosse para aumentar o período, os desenvolvedores iriam chiar, e 14 dias é pelo menos uns 10 dias a mais do que deve levar para você instalar um jogo que comprou e testar se funciona.
Ou se pudesse devolver com mais de duas horas, teria fdp terminando jogo e devolvendo.

IMO o sistema de devolução é um bonus legal, mas que poderia nem ter como era antes. Se você pretende usar desse bonus, siga a risca as regras, pois elas são necessárias para que o sistema exista, sem elas iria ter abuso, a volvo iria perder dinheiro e cancelar o sistema.
Last edited by Ares; Oct 19, 2015 @ 9:25am
LH Oct 19, 2015 @ 9:25am 
Originally posted by L.Lawliet:
Falar mal de the witcher 2 prova que seu computador não presta, quem joga nos requisitos minimos sabe que o jogo vai vir com lag, se não gosta do lag compre um pc novo e pare de chorar.

Primeiramente, tem eu e mais um monte de gente reclamando na internet da performance desse jogo. Segundamente, quem joga sabe mesmo que o jogo vai vir com lag se o computador só atender aos requisitos mínimos? Pensei que a pessoa soubesse que teria que jogar com todos os gráficos no mínimos pra poder jogar sem problemas.
Last edited by LH; Oct 20, 2015 @ 4:43am
Zaphre Oct 19, 2015 @ 9:26am 
Originally posted by Blaquicat:
mimimimimimimimimi

Licenças de uso, no caso da steam, não cabe no artigo 49..

Está mais proximo da lei LEI Nº 9.609 , DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
"Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências."

"CAPÍTULO IV
DOS CONTRATOS DE LICENÇA DE USO, DE COMERCIALIZAÇÃO
E DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA"
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9609.htm

Não existe lei brasileira que ampare a desistência de um jogo "comprado", já que você tecnicamente não está comprando o jogo, está "comprando"(na pratica fechando um contrato) de licença de uso que lhé permite jogar nele, é um contrato.

Sim, existe. O código de defesa do consumidor... que anula qualquer contrato de aquisição e serviço em um prazo de 7 dias, a lei de propriedade intelectual não tem absolutamente relaçao nenhuma com isso...

Se existe uma relação entre consumidor e prestador, o CDC da garantias sim.

Mas valeu pela deseinformação, como sempre.
Last edited by Zaphre; Oct 19, 2015 @ 9:29am
LH Oct 19, 2015 @ 9:30am 
Originally posted by Ares:
Melhor ter devolução com um monte de regras do que não ter devolução.
E imaginem se você pudesse devolver o jogo sem limite de tempo, você compra hoje e daqui uns meses vai devolver, o steam levaria prejuízo pois provavelmente já repassou a parte do desenvolvedor. Acredito que eles devem segurar seu dinheiro esses 14 dias, se fosse para aumentar o período, os desenvolvedores iriam chiar, e 14 dias é pelo menos uns 10 dias a mais do que deve levar para você instalar um jogo que comprou e testar se funciona.
Ou se pudesse devolver com mais de duas horas, teria fdp terminando jogo e devolvendo.

Concordo! Bom, eu vou começar a testar os jogos dentro do prazo dos quatorze dias para não ter mais problemas. Mas o que não dá é ficar com um produto que não vou poder consumir. Se o meu notebook atende aos requisitos mínimos e até recomendados, ao menos com os gráficos no mínimo, deveria ser possível de jogar sem problemas.

Originally posted by Blaquicat:
Saudades da época que a steam não fazia re-embolsos.
LH Oct 19, 2015 @ 9:39am 
mimimimimimimimimi

"Inteiramente", sério!? Então, meu notebook atende a todos os requisitos mínimos e até recomendados e a culpa é inteiramente minha!? E não! Duas horas não são suficientes para saber se o jogo vai rodar sem problemas no computador. Tanto que com o "Senhor dos Anéis: Guerra no Norte" os problemas começaram a partir das 7 horas de jogo aproximadamente. Quando desisti do jogo. Pode pesquisar no google, o que não falta são pessoas reclamando que não conseguem terminar o jogo. Algumas como eu, não conseguem nem jogar.
< >
Showing 1-15 of 106 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Oct 18, 2015 @ 7:24pm