emergodffx Sep 20, 2024 @ 9:15am
"PROBLEMA" de audio nos jogos
É o seguinte, sempre que inicio um jogo com fone fica normal, mas caso eu resolva desconectar o fone com o jogo aberto, ele passa a ficar mudo, só voltando ao normal ao reiniciar o jogo.
O mesmo acontece ao iniciar o jogo sem fone, audio ok, mas ao conectar o fone, o audio ainda continua nos alto-falantes.
Resumindo, não consigo fazer como fazia no PS4 por exemplo, que ao conectar algum fone, o audio migrava automaticamente.
O esquisito é que essa falha está ocorrendo apenas no Steam, em outros aplicativos (VLC, Chrome, Spotify, WhatsApp, Netflix...etc) o audio muda normalmente.
Caso alguem tenha alguma dica ou solução definitiva, eu agradeço.
Last edited by emergodffx; Sep 20, 2024 @ 9:27am
< >
Showing 1-6 of 6 comments
Dexmine Sep 20, 2024 @ 9:53am 
Você tem que selecionar o dispositivo em que será reproduzido o som nas configurações do jogo. Se for um headset bluetooth, tem que ser desse jeito.
emergodffx Sep 20, 2024 @ 11:50am 
Originally posted by Niteblue:
Você tem que selecionar o dispositivo em que será reproduzido o som nas configurações do jogo. Se for um headset bluetooth, tem que ser desse jeito.
O problema não é a falta de som em si ao iniciar o jogo(seja no alto-falante ou fone).
Se eu inicio com fone desconectado, o som funciona normalmente no alto-falante, iniciando com fone é a mesma coisa...o audio em si está normal.
O problema que eu digo é: o jogo não está entendendo que, ao conectar ou desconectar o fone, o audio deveria migrar automaticamente para os auto-falantes ou fone.
Iniciando o jogo com fone: audio normal desde que o fone continue conectado, desconectar deixa o jogo mudo, e mesmo se reconectar o fone, o jogo continua mudo até a proxima reinicialização.
Iniciando o jogo sem fone: audio normal nos alto-falantes, conectar fones não muda absolutamente nada, o som apenas continua.
Vul†s Sep 20, 2024 @ 12:16pm 
Isso é totalmente dependente da aplicação, não do sistema ou dos dispositivos. Em geral boa parte dos jogos não permitem essa troca de output sem reiniciar pois o jogo registra ela e a mantém até você fechar. É que nem reinstalar algo que requer reinicialização. Tá instalado, mas só funciona após reinicialização.

Faz um teste ai: Se estiver no Windows 10 clica com o botão direito no ícone de áudio no canto inferior direito do desktop, e em sons altera por lá o dispositivo. Se vai funcionar eu não sei.
emergodffx Sep 20, 2024 @ 12:42pm 
Originally posted by Vul†s:
Isso é totalmente dependente da aplicação, não do sistema ou dos dispositivos. Em geral boa parte dos jogos não permitem essa troca de output sem reiniciar pois o jogo registra ela e a mantém até você fechar. É que nem reinstalar algo que requer reinicialização. Tá instalado, mas só funciona após reinicialização.

Faz um teste ai: Se estiver no Windows 10 clica com o botão direito no ícone de áudio no canto inferior direito do desktop, e em sons altera por lá o dispositivo. Se vai funcionar eu não sei.
Aqui eu uso Windows 11, mas acho que é isso mesmo que vc falou.
Eu reconfigurei tudo sobre audio e fui testando, mas nada funcionou no jogo.
Tive certeza quando coloquei um video de um jogo qualquer na loja do Steam, e quando mudei entre fone e alto-falantes, mudou de um pra outro normalmente.
Eu tava achando que poderia ser algo no Steam, mas não é, só no jogo mesmo...
Enfim, valeu pela ajuda ai!
Vul†s Sep 20, 2024 @ 1:35pm 
Pra resolver isso em definitivo só com uma DAC e um par de caixas com saída RCA.
Dexmine Sep 20, 2024 @ 5:17pm 
Originally posted by emergodffx:
...
Eu já havia entendido, pô. Você tem que alternar nas configurações do jogo.
Não são todos os jogos que alternam automaticamente.
Last edited by Dexmine; Sep 20, 2024 @ 5:46pm
< >
Showing 1-6 of 6 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Sep 20, 2024 @ 9:15am