Morpheus413 Mar 28, 2024 @ 2:44pm
placas de video vai acabar?
depois do que a Nvidia falou que as placas de vídeo vai acabar dentro de 10 anos por conta da IA, vocês acham que isso vai acontecer?
< >
Showing 16-26 of 26 comments
Blaquicat Mar 28, 2024 @ 7:03pm 
Meu primeiro pc foi um Pentium 100mhz com 8mb de ram (posteriormente 16) e hd de 1gb.
Kit multimedia da creative com cdrom de 4x e tres jogos, Aventura Submarina, Mad Dog 2 e Cyberia..
Windows 95 Plus!...

Que por sinal ainda tenho emulado no 86box.
https://i.imgur.com/LUWUVO4.png (um pouco melhor que meu pentium 100)
https://i.imgur.com/er7uksQ.png
Last edited by Blaquicat; Mar 28, 2024 @ 7:06pm
Lord_Dracon Mar 28, 2024 @ 7:11pm 
Originally posted by Blaquicat:

Interessante, desconhecia esse 86box.
Vou dar uma olhada depois.
Originally posted by Howdy Neighbor:
Originally posted by CavaleiroVerde (BR):

Sabia que isso que vc está fazendo é Idosofobia ? É preconceito com idosos e isso é crime hj em dia.

Eu gosto dos relatos do Sr. Xyz por ele pertencer a uma época diferente da nossa, é a mesma coisa aparecer aqui no fórum um Faraó de antes de Cristo relatando como era no tempo dele, isso é muito maneiro.

tu tem quantos anos?

Tenho 246 anos, sou um Elfo Festeiro, pelo menos é assim que eu me identifico, e você ?

Originally posted by Sr. Xyz:
Comprei meu primeiro PC há 35 anos atrás.
Era um DX2 33 MHz com 512 KB de RAM, winchester de 40MB e MS-DOS.

Lá pelos anos 2000, até meu celular tijolão era melhor que ele. 25 anos depois (hoje em dia), o celular mais barato que você pode conseguir é melhor que os PCs top de linha da época do Windows XP.

A tecnologia é mais rápida que a gente pode imaginar.

Em 10 anos, provavelmente a gente nem vai precisar ter um computador.
Só a tela e uma conexão na web já está bom.

O meu primeiro PC foi em 1998, era um Intel mas não me lembro o modelo, usava Win 95 ai depois eu lembro de ter colocado o Win 98, esse PC tinha 32 MB de memoria e na época eu fiz um upgrade para 64 MB e o PC ficou um avião ( kkkkk ), não lembro a placa de vídeo se é que tinha, me lembro que o HD era de 3GB ou 2GB algo assim.

Eu jogava Starcraft 1 e Tibia nele, tbm joguei Black White 1 travando a 5 FPS, dei final no game nestas condições.
EnZiBm Mar 29, 2024 @ 2:38am 
Originally posted by Morpheus413:
depois do que a Nvidia falou que as placas de vídeo vai acabar dentro de 10 anos por conta da IA, vocês acham que isso vai acontecer?

se acabar as placas da nvidia eu comprei amd ou intel. t+ kkkkkkkkkkk
Blaquicat Mar 29, 2024 @ 8:07am 
Originally posted by Lord_Dracon:

Interessante, desconhecia esse 86box.
Vou dar uma olhada depois.
É bem interessante, é um emulador de BIOS antiga, acho que até pentium 3 é suave de emular, mais que isso dai vale mais apena usar um vmware da vida.
Otimo para emular aqueles jogos 16bits ou de DOS.
Last edited by Blaquicat; Mar 29, 2024 @ 8:07am
Cofrinho Mar 29, 2024 @ 8:22am 
Eu imagino que a tecnologia daqui 10 anos vai chegar mais perto do que o Ray Bradbury previu em Fahrenheit 451.

Teremos uma tela do tamanho de uma parede em cada cômodo da casa. Com um gesto ou mesmo usando a voz, você vai poder assistir algum filme ou seriado, jogar um game, ou mesmo conversar com alguém em vídeo chamada.
Para ler um livro, um AI vai criar os personagens, colocá-los nos cenários, e as vozes deles e narração serão todas digitais, em qualquer língua que você quiser.

Já estamos com tecnologia de rede em Tb/s. Jogos serão todos em máquinas virtuais. Não precisa mais de i5 25400 com SSDHD+premium de 50TB e RTX 1870ti MegaSuper.
Não haverá teclado, nem controle para jogar. Apenas gesticule para virar o volante ou mirar um headshot no inimigo.

Vamos desaprender a ler e pensar. Só jogar.

Eu ja acho que as crises mundiais nao vao permitir que a tecnolgia avance tanto assim, ate pq um dos grandes conflitos que possui grande chance de se agravar é sobre os chips e onde sao produzidos. É como nos anos 2000 saia filmes e a previsao era de que em 2020 teriamos carros voadores, viajariamos no tempo, realmente poderia ter se nao existisse tantas crises e tantas freadas mundiais. Desde que o carro eletrico foi lancado (anos 90) so depois de 2020 as coisas comecaram a sair do papel.
Blaquicat Mar 29, 2024 @ 8:29am 
Originally posted by sad:
Eu ja acho que as crises mundiais nao vao permitir que a tecnolgia avance tanto assim, ate pq um dos grandes conflitos que possui grande chance de se agravar é sobre os chips e onde sao produzidos. É como nos anos 2000 saia filmes e a previsao era de que em 2020 teriamos carros voadores, viajariamos no tempo, realmente poderia ter se nao existisse tantas crises e tantas freadas mundiais. Desde que o carro eletrico foi lancado (anos 90) so depois de 2020 as coisas comecaram a sair do papel.
Concordo em partes, porém na verdade esperava-se que novas tecnologias fossem feitas para fazer os carros voarem e etc..
A verdade é que a gente só diminui o tamanho do que já existe, microchip estamos quebrando a barreira dos trilhões de transistores porém este foi inventado na década de 70, LCD preto e branco vem dessa mesma época, carros elétricos nunca foram o problema, armazenar a energia que era, e hoje utilizam tecnologia de lítio, presente nos celulares desde os anos 90..
A gente só melhora em diminuir, nada novo é descoberto a décadas.
Sr. Xyz Mar 29, 2024 @ 9:11am 
Eu imagino que a tecnologia daqui 10 anos vai chegar mais perto do que o Ray Bradbury previu em Fahrenheit 451.

Teremos uma tela do tamanho de uma parede em cada cômodo da casa. Com um gesto ou mesmo usando a voz, você vai poder assistir algum filme ou seriado, jogar um game, ou mesmo conversar com alguém em vídeo chamada.
Para ler um livro, um AI vai criar os personagens, colocá-los nos cenários, e as vozes deles e narração serão todas digitais, em qualquer língua que você quiser.

Já estamos com tecnologia de rede em Tb/s. Jogos serão todos em máquinas virtuais. Não precisa mais de i5 25400 com SSDHD+premium de 50TB e RTX 1870ti MegaSuper.
Não haverá teclado, nem controle para jogar. Apenas gesticule para virar o volante ou mirar um headshot no inimigo.

Vamos desaprender a ler e pensar. Só jogar.

Mas eu não estou falando de teletransporte do Star Trek ou carro voador do Blade Runner.

Hoje em dia você anda na rua, e só vê gente teclando no celular. Os vídeo games nunca foram tão populares, e praticamente todo mundo tem internet em casa e streaming de programas áudio visuais. Para todo esse povo curtir o que citei, são dois palitos.

Quando eu era pequeno, meu pai comprou uma TV a cores de 20". Antes eu assistia tudo em PB. Hoje você compra uma de 75" pelo mesmo preço daquele trambolho na época. Já existe a tecnologia Kinect há um bom tempo, e a IA já está extremamente avançada. Só falta um peteleco no dominó para tudo isso virar realidade.

Quanto ao "desaprender a ler", é só uma questão de tempo. Nunca vi tanto erro de gramática solto por aí, e a coisa mais rara de se ver, é alguém escrevendo com letras corridas.

Concordo em partes, porém na verdade esperava-se que novas tecnologias fossem feitas para fazer os carros voarem e etc..
A verdade é que a gente só diminui o tamanho do que já existe, microchip estamos quebrando a barreira dos trilhões de transistores porém este foi inventado na década de 70, LCD preto e branco vem dessa mesma época, carros elétricos nunca foram o problema, armazenar a energia que era, e hoje utilizam tecnologia de lítio, presente nos celulares desde os anos 90..
A gente só melhora em diminuir, nada novo é descoberto a décadas.
Nah. Tá cheio de tecnologia nova por aí. Falando em game/PC, SSD é uma delas e o VR foi muito aperfeiçoado.

Mas a maior invenção do século 21 é a raquete de matar mosquito.
Não vivo mais sem isso! :jimmykid:
✞Guerra✠ Mar 29, 2024 @ 9:11am 
Dentro do chip das RTX tem tensor cores que é o que permite a existência do DLSS/Ray Tracing. Essa tecnologia aprende em tempo real a renderizar somente coisas importantes no seu jogo pra não ocupar espaço na memória, isso é inteligência artificial.

O que ele quer dizer com o FIM das placas de vídeo é que a evolução das NPUs (placas dedicadas para o uso de IAs) pode acabar tornando a GPU um acessório da NPU.

A única coisa que vai mudar para nós é que vamos deixar de falar GPU pra falar NPU. Foi isso que eu entendi.

Acho que vai acontecer sim, mas 10 anos é muito cedo.
Last edited by ✞Guerra✠; Mar 29, 2024 @ 9:19am
Blaquicat Mar 29, 2024 @ 9:30am 
Nah. Tá cheio de tecnologia nova por aí. Falando em game/PC, SSD é uma delas e o VR foi muito aperfeiçoado.

Mas a maior invenção do século 21 é a raquete de matar mosquito.
Não vivo mais sem isso! :jimmykid:
Ser aperfeiçoado não quer dizer que é uma tecnologia nova, tudo isso que você falou já existia nos anos 80, de forma mais rudimentar obviamente.
O último grande avanço tecnológico que tivemos foi o processo de digitalização, que começou lá atrás nos anos 70.
Com relação aos PCs é a mesma coisa, só diminuímos o tamanho das coisas e colocamos mais transistores dentro, tecnologicamente falando a única diferença de um transístor de hoje para um da década de 70 é o tamanho.
Cofrinho Mar 29, 2024 @ 11:21am 

Mas eu não estou falando de teletransporte do Star Trek ou carro voador do Blade Runner.

Hoje em dia você anda na rua, e só vê gente teclando no celular. Os vídeo games nunca foram tão populares, e praticamente todo mundo tem internet em casa e streaming de programas áudio visuais. Para todo esse povo curtir o que citei, são dois palitos.

Quando eu era pequeno, meu pai comprou uma TV a cores de 20". Antes eu assistia tudo em PB. Hoje você compra uma de 75" pelo mesmo preço daquele trambolho na época. Já existe a tecnologia Kinect há um bom tempo, e a IA já está extremamente avançada. Só falta um peteleco no dominó para tudo isso virar realidade.

Quanto ao "desaprender a ler", é só uma questão de tempo. Nunca vi tanto erro de gramática solto por aí, e a coisa mais rara de se ver, é alguém escrevendo com letras corridas.

Eu nao fui literal em voltar no tempo, foi uma esperança de um futuro avançado que nao aconteceu, acredito eu que devido a tantas crises economicas. Isso que eu quis dizer e eu nao sou tao otimista quanto vc pra ver um futuro altamente tecnologico como vc espera um cyberpunk, ninguem sabe o futuro. Ate mesmo as desenvolvedoras podem estar desenvolvendo um projeto altamente tecnologico e ter que frear seu desenvolvimento por qualquer circunstancia que aparecer, o futuro é incerto.

O computador e o celular saiu dos tijolao pra vir pros smartphone de hoje em dia e nao vai melhorar mais do que ja é, pelo menos enquanto vc estiver vivo que deve ser mais uns 20 anos.
Carros hoje altamente tcnologicos que se pode jogar CS no painel de um tesla, 100% autonomo, mas que ainda precisa de rodas e pneus(que ainda fura e vc precisa de um macaco dos anos 50 pra trocar os pneus), é tipo isso que eu quero dizer. A tecnologia vai avançar, vai melhorar muita coisa, mas a base é a base.
Last edited by Cofrinho; Mar 29, 2024 @ 11:22am
< >
Showing 16-26 of 26 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Mar 28, 2024 @ 2:44pm