Dann May 19, 2020 @ 8:30am
Jogos da Steam causando tela azul
Galera, alguem ja teve esse problema, sepois de um tempo jogando qualquer jogo da steam o PC da tela azul? Ja vi em diversos sites e fala que pode ser problema com hardware (fonte, memoria, hd, placa de video), mas nao faz sentido nenhum, quando rodo jogos fora da steam não da esse problema (GTA V por exemplo).

Rodei o programa WhoCrashed e indica esse erro:

Crash dump directory: C:\WINDOWS\Minidump

Crash dumps are enabled on your computer.

On Tue 19/05/2020 05:44:27 GMT your computer crashed
crash dump file: C:\WINDOWS\memory.dmp
This was probably caused by the following module: Unknown (0xFFFFF80170373358)
Bugcheck code: 0x133 (0x1, 0x1E00, 0xFFFFF80170373358, 0x0)
Error: DPC_WATCHDOG_VIOLATION
Bug check description: The DPC watchdog detected a prolonged run time at an IRQL of DISPATCH_LEVEL or above.
This appears to be a typical software driver bug and is not likely to be caused by a hardware problem. This problem might also be caused because of overheating (thermal issue).
A third party driver was identified as the probable root cause of this system error.
Google query: DPC_WATCHDOG_VIOLATION

On Tue 19/05/2020 04:23:21 GMT your computer crashed
crash dump file: C:\WINDOWS\Minidump\051920-11031-01.dmp
This was probably caused by the following module: hal.dll (hal!HalBugCheckSystem+0xD8)
Bugcheck code: 0x124 (0x0, 0xFFFFA5860AC3B028, 0xB2000000, 0x30005)
Error: WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR
file path: C:\WINDOWS\system32\hal.dll
product: Microsoft® Windows® Operating System
company: Microsoft Corporation
description: Hardware Abstraction Layer DLL
Bug check description: This bug check indicates that a fatal hardware error has occurred. This bug check uses the error data that is provided by the Windows Hardware Error Architecture (WHEA).
This is likely to be caused by a hardware problem problem. This problem might also be caused because of overheating (thermal issue).
The crash took place in a standard Microsoft module. Your system configuration may be incorrect. Possibly this problem is caused by another driver on your system that cannot be identified at this time.

Conclusion
2 crash dumps have been found and analyzed.
Read the topic general suggestions for troubleshooting system crashes for more information.

Note that it's not always possible to state with certainty whether a reported driver is responsible for crashing your system or that the root cause is in another module. Nonetheless it's suggested you look for updates for the products that these drivers belong to and regularly visit Windows update or enable automatic updates for Windows. In case a piece of malfunctioning hardware is causing trouble, a search with Google on the bug check errors together with the model name and brand of your computer may help you investigate this further.

Se tiver alguma discussão relacionada a isso, coloca o link aqui que eu sigo por lá!!
Obrigado!!
< >
Showing 1-13 of 13 comments
Lance May 19, 2020 @ 9:21am 
O relatório mostra que nao é um problema relacionado ao steam.

Mas aí vc diz que "Esta de boa quando nao esta no steam"... é dificil ajudar.
ExGh0X May 19, 2020 @ 11:41am 
Já tentou usar comandos básicos no CMD? Como:
Sfc /ScanNow
Dism /Online /Cleanup-image /RestoreHealth
Chkdsk /f /r
Dann May 20, 2020 @ 8:04am 
ja fiz tudo isso, agora fui atras de atualizar a bios e os drives da placa mae, se rolar eu aviso aqui pra quem tiver o mesmo problema
Dann May 20, 2020 @ 12:00pm 
E galera, seguinte, pra quem esta tendo problemas de tela azul com jogos na steam, vou colocar um passo a passo aqui que pra mim resolveu!!

- Verificar conexões de memoria RAM e placa de video;
- Atualizar drive da placa de video;
- Atualizar BIOS da placa mãe;
- Atualizar o windows;
- Atualizar Chipset da placa mãe;

Provavelmente deve resolver, pra mim a chipset e a BIOS estava desatualizada, dai depois de um tempo de jogo o PC travava e dava tela azul reiniciando o sistema!
meheezen May 20, 2020 @ 5:38pm 
Originally posted by dpheoaf:
Error: DPC_WATCHDOG_VIOLATION
Bug check description: The DPC watchdog detected a prolonged run time at an IRQL of DISPATCH_LEVEL or above.
seria interessante saber qual driver causou esse erro, manja de windbg?

Error: WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR
file path: C:\WINDOWS\system32\hal.dll
problema com HAL? parece serio

E galera, seguinte, pra quem esta tendo problemas de tela azul com jogos na steam, vou colocar um passo a passo aqui que pra mim resolveu!!

- Verificar conexões de memoria RAM e placa de video;
- Atualizar drive da placa de video;
- Atualizar BIOS da placa mãe;
- Atualizar o windows;
- Atualizar Chipset da placa mãe;

Provavelmente deve resolver, pra mim a chipset e a BIOS estava desatualizada, dai depois de um tempo de jogo o PC travava e dava tela azul reiniciando o sistema!
vlw por voltar aqui e informar como resolveu.

uma dica, sempre baixe os drivers de chipset diretamente no site do fabricante; diversos drivers que o Windows instala automaticamente são instaveis (sem contar antigos)
Last edited by meheezen; May 20, 2020 @ 5:40pm
Dann May 20, 2020 @ 11:14pm 
show man, vou ficar esperto com isso!!!
TexXxX May 27, 2020 @ 7:45pm 
aqui dps de um tempo jogando PES2020 a tela congela e da tela azul e as vezes eu preciso reiniciar o pc segurando o botao, porem e so no PES eu preciso fazer isso tbm?
meheezen May 27, 2020 @ 10:41pm 
Originally posted by TexEz:
aqui dps de um tempo jogando PES2020 a tela congela e da tela azul e as vezes eu preciso reiniciar o pc segurando o botao, porem e so no PES eu preciso fazer isso tbm?
No caso do OP se trata de algo especifico da maquina dele.

Analise os logs e veja se o problema é o mesmo
TexXxX May 28, 2020 @ 5:40am 
Originally posted by meheezen:
Originally posted by TexEz:
No caso do OP se trata de algo especifico da maquina dele.

Analise os logs e veja se o problema é o mesmo

pior q o meu e so nesse lixo de PES2020, deixei o pc ligado da meia noite ate 8 da manha, com pubg rodando no lobby, nada aconteceu...fechei o pub abri o PES n deu 3 minutos deu tela azul....parece q qnto maior tempo o pc tiver ligado maior a chance de dar tela azul no PES,to quase vendendo esse pc pra comprar um PS4, ja procurei de tudo e n acho uma solucao, a unica q eu achei foi essa aqui de atualizar a BIOS, mas como e so no PES2020 q esta acontecenndo fiquei com um pouco de receio...qq vcs acham!?
Dann Jun 3, 2020 @ 6:16am 
tenta fazer esses procedimentos, pra mim dava problema em alguns jogos da steam!!
Blaquicat Jun 3, 2020 @ 8:02am 
Eu li em algum lugar que os processadores ryzen precisam atualizar a bios da placa mãe pra alguns jogos funcionarem, não sei se foi seu caso.
TexXxX Jun 4, 2020 @ 1:08pm 
tenta fazer esses procedimentos, pra mim dava problema em alguns jogos da steam!!

acabei de ver aqui a minha BIOS esta com a ultima versao, deve ser esse lixo de jogo, so acontece jogando ele, nesses ultimos dias nem tela azul aparece ele so fica com a tela congelada tenho q dar master reset kkkk
Rogger Jan 10, 2021 @ 7:23pm 
Estou com o mesmo problema, mais não só no PES 2021 e sim em outros jogos. CS ja não da nem PUBG LITE, Warzone da isso. irei formatar se resolver volto e digo.
< >
Showing 1-13 of 13 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: May 19, 2020 @ 8:30am