MAKUROSU Oct 21, 2022 @ 10:30pm
+-80°C Ryzen 7 5800x
Recentemente comprei esse processador, e comecei jogar RDR2. Consigo jogar o jogo no ultra e tals, mas o processador chega, a mais ou menos, 75 - 80 graus. Dei uma leve pesquisa e vi que ele é realmente bem quente.

Edit: Acabei de testar Chivaly 2. Coloquei tudo no mínimo para testar. O uso estava em 23% e o processador continuava a 80°

A questão é que eu ainda não investi em refrigeração, até o momento uso o cooler da própria AMD - esse cooler é o que veio junto com o meu antigo processador, Ryzen 3400G -. O que eu queria saber é se de alguma forma essa temperatura é ""normal"" e se posso jogar com ele assim sem me preocupar.

Aceito dicas, tanto em software, quanto em hardware. Vi que tem alguns programas que auxiliam nesse problema, e eu também quero investir na refrigeração assim que possível.:alchemistcs:
Last edited by MAKUROSU; Oct 21, 2022 @ 10:44pm
< >
Showing 1-11 of 11 comments
Eu uso Ryzen 9 5950x que é um modelo um pouco acima do seu o TDP é o mesmo e acredito que isso reflete um pouco na temperatura. Não consegui usar uma solução aircooler com ele, lembro que no primeiro dia vi isso, tive que comprar um water cooler 360mm, acho que voce deveria fazer o mesmo, talvez não um 360mm mas talvez 240mm. O melhor que da pra fazer é pesquisar alguém com um processador igual o seu qual cooler ele usa e quais temperaturas ele tem.
Lordecalibre Oct 22, 2022 @ 6:18am 
E claro que esse Ryzen 7 5800x vai ficar quente o que vc espera de um processador com
8 núcleos e threads: 16 ? isso não e mais core 2 quad ou quad corre não processadores com 4 núcleos não , isso ai esta trabalhando em outro nível ! processando e consumindo muita energia , então tem que ter um bom refrigeramento , aquele coller da amd só presta para até processadores de 4 núcleos , para processadores como o seu e bom comprar um water cooler , lembre-se se seu processador esquenta demais sua placa mãe pode acabar sofrendo e gerando algum tipo de dano por altas temperaturas , já que o processador esta em cima dela !
JpR Oct 22, 2022 @ 7:30am 
Você pode fazer undervolt, que é diminuir a voltagem da CPU, desligar o turbo boost, baixar frequências, vai diminuir o desempenho mas vai baixar a temperatura também. Aí você vai segurando as pontas até trocar o cooler box que é uma verdadeira porcaria. Eu tava usando o cooler padrão no meu 5600G e num dia quente chegou pegar quase 65º no CSGO, que é um jogo leve e ainda por cima tava no mínimo. Pra mim, um air cooler baratinho de 100 pila resolveu, você vai ter que investir num water cooler bacana ou então naqueles air coolers bem parrudos.
Last edited by JpR; Oct 22, 2022 @ 7:33am
Zaphre Oct 22, 2022 @ 7:34am 
Eu tive problema pra encaixar o backplate certo na placa mãe. Quando tu coloca o cooler nele tem que empurrar atrás pra fazer o contato certo, foram umas 2-3 tentativas pra encaixar o cooler corretamente. e quando dava errado ficava nessas temps.

Depois que acertei o encaixe não passa dos 60
MAKUROSU Oct 22, 2022 @ 8:04am 
Originally posted by JpR:
Você pode fazer undervolt, que é diminuir a voltagem da CPU, desligar o turbo boost, baixar frequências, vai diminuir o desempenho mas vai baixar a temperatura também. Aí você vai segurando as pontas até trocar o cooler box que é uma verdadeira porcaria. Eu tava usando o cooler padrão no meu 5600G e num dia quente chegou pegar quase 65º no CSGO, que é um jogo leve e ainda por cima tava no mínimo. Pra mim, um air cooler baratinho de 100 pila resolveu, você vai ter que investir num water cooler bacana ou então naqueles air coolers bem parrudos.
Como faço isso?
JpR Oct 22, 2022 @ 8:28am 
Originally posted by Makakurosu:
Originally posted by JpR:
Como faço isso?

Vai ter que fuçar lá na bios, dá uma pesquisa sobre undervolt
alguns vídeos sobre o tema que achei
https://www.youtube.com/watch?v=EHpYkjata1s
https://www.youtube.com/watch?v=T3fp5esdKBo

Se achar que dá trabalho fazer tudo isso então é só desligar o turbo boost que é mais fácil, tem que procurar lá na bios também. Seu processador pode chegar a 4.7GHz, se desligar vai ficar no clock base de 3.8GHz
Last edited by JpR; Oct 22, 2022 @ 8:43am
Brantes Oct 22, 2022 @ 8:32am 
Originally posted by Tomast1337:
Eu uso Ryzen 9 5950x que é um modelo um pouco acima do seu o TDP é o mesmo e acredito que isso reflete um pouco na temperatura. Não consegui usar uma solução aircooler com ele, lembro que no primeiro dia vi isso, tive que comprar um water cooler 360mm, acho que voce deveria fazer o mesmo, talvez não um 360mm mas talvez 240mm. O melhor que da pra fazer é pesquisar alguém com um processador igual o seu qual cooler ele usa e quais temperaturas ele tem.
qual Wc vc usa?
Gui Oct 22, 2022 @ 10:40am 
vc é louco de usar um 5800x com coolerbox kkkkkkkkkk, no minimo wc 240 e se der 360mm pra manter isso frio.
★ ArkaneFlux ★ Oct 22, 2022 @ 11:50am 
O que eu recomendo neste caso:

1: Fazer uma corrente de ar no seu gabinete com 6 coolers, 3 na frente para sugar o ar para dentro e as outras tiram o ar quente para fora.

2: Eu uso o Gamdias Boreas E1-410 Lite, esse cooler diminuiu mais ou menos uns 15 a 10 graus do meu processador POREM eu uso um 5600, não sei se serviria para um 5800X MAS ainda sim seria muito melhor que esse cooler box que vc usa.

3: Uma boa pasta térmica ajuda muito.

Eu acho sacanagem vc ter que limitar o poder do seu processador por conta disso, basicamente vc pagou caro por algo que vc não vai poder usar todo o potencial, por isso sugiro que vc analise esses 3 tópicos que citei.

Obs: Quem me recomendou o cooler foi o DskillerBR ai, vlw :steamthumbsup:
Originally posted by Brantes Σ:
qual Wc vc usa?

Water Cooler EVGA CLC, 360mm, ele da conta bem, mas acho um pouco barulhento quando esta 100%.
MAKUROSU Oct 22, 2022 @ 1:27pm 
Eu fiz algumas coisas e consegui diminuir uns 10°C. Mas mesmo assim ainda vou investir em refrigeração. Obrigado
< >
Showing 1-11 of 11 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Oct 21, 2022 @ 10:30pm