Ajuda com Computador
Olá pessoas, ultimamente o computador do meu primo tem apresentado problemas reiniciando frequentemente , passou por duas assistência técnica diferentes e eu fui dar uma olhada com um eletricista para ver se era problema na fiação da casa , no filtro de linha reiniciava direto , no nobreak aguentou umas horas.

Situação do pc que conheço:

Amd comparado a um i3 6 geração, gt 750 gddr5 1gb
8gb ram ddr3

Não cheguei a ver a fonte dele mas funcionava normalmente antigamente
Mudou de windows 10 para 11 > O primeiro problema era um loop de reinicialização do reparo automático do windows 10

Sobre temperatura eu consegui olhar com o msi afterburner e manteve abaixo de 50 graus

Uma coisa que notei foi o lugar onde ficava a luz verde do power ficava piscando uma luz vermelha várias vezes.

Outro problema que o técnico citou foi o hd estar "estourado" ele colocou outro de 1tb mas deixou o antigo de 500gb(com uns 4 gb sobrando) , se o hd estivesse corrompido poderia forçar reinicialização? o windows está no ssd de 150 e os jogos dele está nesse hd antigo.

Desculpa pela formatação desse texto , ou se estiver confuso por favor perguntem.

Se alguém puder dar uma luz agradeço, que o garoto já esta quase um mês com o computador dando problema indo de técnico em técnico e ninguém resolve.
Alkuperäinen julkaisija: Sr. Xyz:
Problemas desse tipo normalmente são causados por fonte problemática.
Tente substituir por uma de outro computador para ver se resolve, aí é só comprar uma fonte nova.
< >
Näytetään 1-6 / 6 kommentista
Caian 11.10.2022 klo 6.39 
1° Se o problema for na concessionária de energia elétrica, já temos um ponto. Com o prolema sendo realmente no fornecimento, não tem muito o que fazer.

2° Formata o pc e instala o W10 limpo, faz uma formatação low level.

3° Essa temperatura tá muito boa, mas se possível, deixa a pasta térmica em dia e o pc limpo.

4° A luz vermelha, na maioria das vezes, normalmente significa a leitura do HD/SSD.

5° Sobre o armazenamento; SSD: armazenamento de dados mais essenciais, como windows e outros programinhas básicos. HD: armazenamento de arquivos mais brutos, como jogos, filmes, programas pesados entre outros.

6° Se possível não fique dando o computador em mão de "técnico", já que nenhum deles irão resolver o seu problema. Computador tem peças caras, distribuir na mãos de desconhecidos não é bom.

7° Sobre a questão de energia, tem que verificar como está a fonte desse PC. Tem que prestar atenção se a ventoinha está para o lado de fora, se não está muito sujo ou até mesmo dar uma olhada pra ver se os capacitores não estão inchados.

8° Se possível, deixe espaço sobrando do HD/SSD. Ele não precisa de 150 jogos.

Dá uma lida com atenção, espero ter ajudado. :cupdevil:
Viimeisin muokkaaja on Caian; 11.10.2022 klo 6.46
Noah 11.10.2022 klo 7.30 
󠀡 lähetti viestin:
Tem também a questão da formatação que talvez poderá solucionar o problema. Já que esses 150 jogos instalados não sabemos se é original ou pirateado, pois o risco de ter algum malware ou até mesmo um ransomware é enorme. Se o "técnico" fez um teste com outro HDD e não houve problema algum, pode ser o seu HDD que contenha algum problema ou até com vírus, mas como eu disse acima, pode ser também o seu no-break / filtro de linha, a tomada elétrica do seu cômodo da casa, sua placa mãe...

Jogos que ele tem pelo que vi era Battlenet, Steam e um Pokemon la.
Não cheguei a ver qual antivirus ele usa , um avg ou avira adiantaria para checar se tem esse ransoware?
Vou ver se consigo pedir pro tio meu tio trazer a cpu dele aqui pra testar na luz.
Noah 11.10.2022 klo 7.32 
Agora que vi vocês falando o ssd é de 150gb que está somente o windows e o jogos não olhei direito mas pelo que vi é um pokemon , steam e battlenet
Tämän ketjun aloittaja on ilmaissut julkaisun vastaavaan alkuperäiseen aiheeseen.
Problemas desse tipo normalmente são causados por fonte problemática.
Tente substituir por uma de outro computador para ver se resolve, aí é só comprar uma fonte nova.
Jotabe 11.10.2022 klo 18.10 
Primeiro, problema de reiniciar aleatoriamente e se for SÒ na casa do teu amigo com certeza é algo lá, principalmente se 3 técnicos já testaram ( supondo que os mesmos fizeram testes corretamente e não só ligaram e viram que estava funcionando e disseram que estava bom )
Agora, a fonte é que tipo ? tem chave seletora de tensão atrás dela ? Se sim usa em estabilizador ou nobreak ? E qual tensão deixa na chave ?
Qual o AMD ? Se for da época dos FX tem modelos que chegavam a consumir 125W só o processador, e algumas fontes ou estabilizadores / nobreaks davam problema.
Pelo que vc falou agora ele tem SSD e mais 2 HD´s ligados, mais o FX ( supondo ) mais a placa de vídeo, uma fonte dessas genérica deve abrir o bico quando usada toda a potencia do sistema
A temperatura que vc viu provavelmente é da placa de vídeo, use um programa tipo Hwmonitor pra monitorar a temp do processador tb. Se for mesmo um FX dos esquentadinhos provavelmente ele está desarmando por causa da temperatura do processador ou mesmo do chipset da placa-mãe ( que aquecia muito nessa série de processador )

Ideal tb não é usar estabilizador nem nobreak, e, se possível, ter uma fonte boa para teste.
Fazendo isso elimina a maioria dos problemas iniciais, e dai pode testar o resto do sistema ( memoria, software/etc )
Até mesmo colocar um outro HD e instalar o sistema Windows ( faça uma pendrive de boot pela própria ferramenta da microsoft, não pegue desses sites que tem windows modificado e com dezenas de programas já instalados ou mesmo com windows ativado ) e instalar só windows ( deixe com a mensagem pedindo ativação, não vai afetar os testes ) e drivers e testar a fundo. Assim teria certeza do hardware.
Recomendo usar o Windows 10, windows 11 em máquinas mais antigas é propenso a dar mais problemas, pois nem sempre terá drivers certificados bem como a Microsoft não garante compatibilidade completa com o Windows 11 para máquinas antigas!
Viimeisin muokkaaja on Jotabe; 11.10.2022 klo 18.11
Noah 27.10.2022 klo 8.19 
Acabei esquecendo de atualizar aqui , obrigado a todos que ajudaram , realmente era a fonte , após a troca por uma nova de 600w ele parou de reiniciar
< >
Näytetään 1-6 / 6 kommentista
Sivua kohden: 1530 50

Lähetetty: 11.10.2022 klo 5.49
Viestejä: 6