This topic has been locked
bruzy Apr 9, 2021 @ 10:43am
Placa de vídeo fazendo um BARULHÃO (O que aconteceu?)
(Tenho 3 fans RGB no gabinete, 1 placa de vídeo com 2 fans e o fan do processador).

Algum deles do nada começa a fazer um barulho semelhante a turbina de um avião por uns 20 segundos.

MUITO ALTO , depois para e volta ao normal.

Alguém sabe o que pode ser?

:top:

Edit1 : Galerinha!

O pessoal da AMD em um grupo falou que é pq eu ATUALIZEI O DRIVER NOVO , essa nova versão está acabando com placas de vídeo. Já queimou de várias pessoas no grupo que participo.

Tomem cuidado pessoal da AMD.

Vou ter que voltar para uma versão anterior agora... Eu sabia que não era normal esses barulhos.

Edit2 : PROBLEMA NÃO RESOLVIDO. O barulho ainda continua dos fans.

Em um fórum, falaram que eu fui azarado e estou com o FAMOSO problema das RX 570 e 580, onde os fans disparam do nada.

Edit3: Acabei de ver que é somente um FAN / COOLER que fica disparado do nada. O outro fica parado.

Como é que pode isso?

Last edited by bruzy; Apr 16, 2021 @ 5:27pm
Originally posted by Lordecalibre:
Originally posted by bruzy:
Originally posted by sandrosfc:
Ah, entendi agora. Tive uma também, de 8Gb da XFX, tive q vender com muita dor no coração, ano passado. Você deve tá falando do Adrenalin né? Dá pra configurar bastante coisa nele, curva de fan por exemplo. Eu fazia Undervolt na minha, por padrão ela era bem instável, depois, ficou magicamente estável, clock, tudo. Dá uma conferida. E 1 ano de uso é bom dar uma limpeza também, tira ela do pc e passa um pincel nas fans, se tiver muita poeira. O bom dessa placa( além de muito bonita) é que ela têm backplate, já ajuda a proteger o pcb.

Eu comprei essa Sapphire justamente pelo backplate, eu particularmente acho feio placa de vídeo sem. :steamfacepalm:

Falando em limpeza, tem como limpar ela sem desmontar nada dela? Já vi vídeos no Youtube que tem um pessoal que desmonta tudo e limpa, eu acho perigoso e tenho medo de estragar de fato.

?????????????
Você quando limpa sua casa , você não move as coisas do luga para limpar direito não e ?
a mesma coisa se aplica ao pc como todo , não nego não e um saco desmontar o pc todo e da aquela limpada perco um dia inteiro , placa de video então nem se fala você tem que ter um kit de chaves para varios tamanhos de parafusos e mete a mão na massa ! ou você mesmo ou leva a uma assístencia tecnica e paga para os caras limparem .

Se você for desmonta tome os devidos cuidados e tenha calma para desmontar a sua placa , use uma mesa , e bom ter pasta termica cinza de qualidade e oleo de maquina singer , eu uso na minha r7 360 vida loka kkkkkkkkkk , eu uso um pincel de pintar com cedas moles 19mm ou 25,4mm serve , uma escova de dentes suave . nem media e nem dura , tem que ser a suave por que as cedas são bem moles e cotonetes de ouvido e um vazinho de oleo de maquina singer .

Nada de borracha como muito tecnico fdp indica para limpar conector pci express ou mesmo os pentes de memoria , passar borracha nisso e o mesmo que dizer quero estragar a minha memoria , quando se passa a borracha vc tira a sujeita e tira também junto o banhamento a ouro não e atoa que depois de umas limpadas de dourado fica prateado ai ferrou e erro de memoria , travamento , tela azul e os cambau .

Depois de desmontar a placa limpe ela toda com o pincel , nada de força bruta , tenha carinho com ela , passe o pincel com jeito , com delicadeza entre os conctores , solid capacitores , e blá , blá , blá , não passe o pincel no processador , NÃO PASSE O PINCEL NO PROCESSADOR GRÁFICO DA PLACA , você limpa o processador gráfico com o cotonete tem que ter carinho ! tira a pasta velha só no cotonete compre um pacote de cotonete você vai gastar muitos , vai limpando toda area do processador até não resta mais nada da pasta termica antiga e vai deixar o chip tão limpo igual a um espelho , vai poder ver seu reflexo nele , você vai perceber que o chip esta pronto para colocar a nova pasta termica ,
coloque com jeito e passe com calma e devagar use a ponta de uma regua ( aquelas transparentes de escola serve ) , passe em toda a superficie do chip .

Ventoinha limpe ela toda use um pano umido , tenha cuidado com as helices , limpe como se limpa-se as helices de um ventilador deixando impecável e no centro onde fica os rolamentos da ventoinha afoga no oleo de maquina singer , para ajudar a deixar os rolamentos bem lubrificados e espere secar para remontar , faça essa parte primeiro , oleo de maquina singer demora um pouco para secar , e com certeza a ventoinha vai ficar toda melada .

Conector pci express o pente que e conectado no pc ele e limpo com cotonetes , passes de forma suave e você vai notar que a sujeira vai sair de boa na ponta do algodão e também vai notar um realce no brilho dourado , e agora entra o macete depois de passar a ponta dos cotonetes que são de algodão você vai terminar passando a escova de dentes com cedas suaves , justamente para não deixar nenhum vestigio de algodão nesses conectores , e também passe de forma suave .

Bom esse e o meu tutorial básico de como limpar uma placa de video . deixa o like , click em gostei ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

FAÇA POR SUA CONTA E RISCO ! Como eu disse você pode fazer por conta própria ou leva a uma assistência para os técnicos limpem para você !.
( nesses tempos de pandemia se prepara pra facada no preço ! )
< >
Showing 1-15 of 57 comments
bruzy Apr 9, 2021 @ 10:51am 
NattHS Apr 9, 2021 @ 10:52am 
os meus pcs sempre fazia isso
Sr. Xyz Apr 9, 2021 @ 11:04am 
Com certeza é alguma ventoinha.
Se você não consegue distinguir qual é, desative as do gabinete e aguarde para ver se é uma das da GPU ou a do processador.
Se não fizer ruído nelas com o tempo, vá ativando cada uma do gabinete até descobrir qual é.

À partir disso, você pode tentar fazer uma boa limpeza nesta. Se não resolver, somente trocando.

P.S.: Existe a da fonte também.
Last edited by Sr. Xyz; Apr 9, 2021 @ 11:08am
Opium Honey Apr 9, 2021 @ 11:05am 
O computador do meu marido tinha isso também. Fazia mais barulho no frio. Ele resolveu trocando o cooler, pois parece que estava com folga no rolamento.

:TalesofWinds_WhiteFox:
𝒴𝓊𝓀𝒾 Apr 9, 2021 @ 11:15am 
Sem querer uma pá da fan tinha estourado.
Com isso a causa do Barulho.
eu nao conseguiria ter um pc desse, eu deixo o pc ligado enquanto durmo, pq ele faz dinheiro 24 horas por dia, imagian dormir com esse barulho e essas luzes kkk
eu ate arranquei o led do meu fane colei fita isolante da luz do monitor kkk
bruzy Apr 9, 2021 @ 11:59am 
Falaram em um fórum de hardware que provavelmente é da placa de vídeo e ela pode estar usando duas ventoinhas no máximo, por isso dá esse barulho do nada.

Alguém tem um programa bom pra configurar placa de vídeo?

É uma RX 580 Sapphire.

acho dificil ela começar a fazer isso do nada e ser algo normal, tem um termo que eles falam quando o cooler da placa de video começa a fazer barulho, inclusive as fabricantes trocam na rma
é um defeito se chama "Coil Whine" e a tendencia é piorar
se for cooler do gabinete sai mais facil e barato trocar
bruzy Apr 9, 2021 @ 12:03pm 
Originally posted by KUBARK USSR LAIKA DOG:
acho dificil ela começar a fazer isso do nada e ser algo normal, tem um termo que eles falam quando o cooler da placa de video começa a fazer barulho, inclusive as fabricantes trocam na rma
é um defeito se chama "Coil Whine" e a tendencia é piorar
se for cooler do gabinete sai mais facil e barato trocar

Pois é, essa placa de vídeo tem um ano, acho pouco tempo de vida pra começar a dar problemas.

Bem que me recomendaram comprar placa de vídeo da Nvidia.

esse seletronicos durma mais ou menos isso mesmo, é pra gente ter que trocar a cada ciclo, por isso so compro peças com 3 anos de garantia, e no ultim omes de garantia eu vendo e compro do novo ciclo
celualr acontece isso com a bateria, apos 700 recargas a bateria começa a ficar mais fraca
Sr. Xyz Apr 9, 2021 @ 12:14pm 
Só compro NVidia, mas não é exatamente isso.

Coolers e outros componentes da placa são da montadora.

Só tive este problema até hoje com uma da marca Zotac, que coloquei na minha lista negra.
Originally posted by Sr. Xyz:
Só compro NVidia, mas não é exatamente isso.

Coolers e outros componentes da placa são da montadora.

Só tive este problema até hoje com uma da marca Zotac, que coloquei na minha lista negra.

steam censurou a palavra "negra" kkkk
eita mundinho frouxo
sandrosfc Apr 9, 2021 @ 12:22pm 
Acontece em algum momento específico? Jogando, ou sem estar jogando(pc ocioso, em idle)? Por exemplo, eu uso o Wallpaper Engine, e têm alguns wallpapers mais pesados digamos assim que faz um uso mais estressante da GPU, daí começa o acionamento da fan pra esfriar.
bruzy Apr 9, 2021 @ 12:25pm 
Originally posted by sandrosfc:
Acontece em algum momento específico? Jogando, ou sem estar jogando(pc ocioso, em idle)? Por exemplo, eu uso o Wallpaper Engine, e têm alguns wallpapers mais pesados digamos assim que faz um uso mais estressante da GPU, daí começa o acionamento da fan pra esfriar.

Começa do nada, jogando, ou, não jogando.

Minha placa de vídeo tava configurando tudo no máximo pra rodar mais FPS, será que foi isto?

Fiz um reset e deixei tudo na configuração de fabrica aqui.

sandrosfc Apr 9, 2021 @ 1:57pm 
Pode ser uma boa, aqui configuro minha placa pelo Afterburner mesmo, só a curva de fans. Tá usando driver atualizado?
< >
Showing 1-15 of 57 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Apr 9, 2021 @ 10:43am