Sr. Xyz May 29, 2021 @ 3:45pm
2
[INFORMATIVO] O jogo roda no meu PC?
Esse jogo roda no meu PC?

Essa é uma pergunta normalmente difícil de responder na maioria das ocasiões, já que provavelmente você está nas configurações próximas às mínimas.

Leve em consideração que para rodar bem o jogo, é preciso ter um sistema comparável aos requisitos recomendados, sendo que os requisitos mínimos apenas dizem que o jogo pode abrir e ser jogado nas configurações mínimas, incluindo resolução de tela.

O problema é que quando se está beirando os requisitos mínimos, outros parâmetros vão influenciar no resultado, como qualidade e condições da placa mãe e outros componentes, bem como o funcionamento do sistema operacional e seus aplicativos residentes em uso, assim a resposta nunca será precisa.

IMPORTANTE: Nunca pergunte com quantos FPS vai rodar. Se houver uma resposta, será pura especulação.

Entendendo as especificações

Para isto, vamos pegar como exemplo o GTA V.

- Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
Neste caso fica bem claro que não vai rodar em processadores e sistemas operacionais de 32 bits.

Sistema Operacional:
- Windows 8.1 64 Bit, Windows 8 64 Bit, Windows 7 64 Bit Service Pack 1
Isso não quer dizer que o jogo não vai rodar em sistemas mais novos, apenas que ele tem suporte para rodar nestes sistemas, e no caso de mais recentes, como o Windows 10, existe a seleção de compatibilidade. Não estou levando em consideração sistemas diferentes do Windows.

Processador:
- Intel Core 2 Quad CPU Q6600 @ 2.40 GHz (4 CPUs) / AMD Phenom 9850 Quad-Core (4 CPUs) @ 2.5 GHz
Veja se seu processador não foge muito do requisitado, como quantidade de núcleos e velocidade. Em alguns casos o processador é de menor peso, caso seus outros componentes sejam melhores que os requisitos mínimos.

Memória:
- 4 GB de RAM
Complica bastante se for menor, e vai depender MUITO do resto de seu sistema ser MUITO melhor que o resto das especificações.

Placa de vídeo:
- NVIDIA 9800 GT 1 GB / AMD HD 4870 1 GB (DX 10, 10.1, 11)
É imprecindível que a placa seja compatível com o Direct X especificado, pois no contrário não deve rodar. Para saber se sua placa é comparável à especificada, veja as tabelas comparativas da NVidia[www.clubedohardware.com.br] ou da AMD[www.clubedohardware.com.br]. Nas tabelas você encontra links para os comparativos de modelos para notebook.

Armazenamento:
- 72 GB de espaço disponível
Não vá deixar seu disco sem espaço após a instalação do jogo. É recomendado deixar sempre 15% a 20% do disco para o sistema trabalhar sem problemas.

Placa de som:
- 100% compatível com DirectX 10
Nunca vi um jogo ter problemas de compatibilidade de som depois dos anos 90, mas pode acontecer. Procure ter um sistema de som nas configurações mínimas.

--------------------------------------------------------------------

Fala logo se roda! Esse monte de informação me dá dor de cabeça!

Impaciente? Não seja por isso. Existem sites que dizem se os jogos rodam ou não, à partir das especificações fornecidas por você.
O mais conhecido é o Can I Run It?[www.systemrequirementslab.com]

Tudo indica que o jogo não vai rodar no meu PC

É uma pena, mas você ainda pode tentar. O Steam trabalha com um sistema de reembolsos para estes casos. Não vá jogar por mais de 2 horas e não espere mais de 14 dias para não perder o direito.
https://store.steampowered.com/steam_refunds/

-------------------------------------------------------------------------------

COMENTÁRIOS SÃO BEM-VINDOS!!!

Caso você ache que esteja faltando alguma informação ou mesmo acredita que estou falando alguma besteira, deixe-me saber.
Last edited by Sr. Xyz; May 30, 2021 @ 12:15pm
< >
Showing 1-15 of 19 comments
Lowned May 29, 2021 @ 3:48pm 
boa iniciativa esse forum, vai ajudar muita gente
Sr. Xyz May 29, 2021 @ 3:58pm 
Originally posted by Lowned:
boa iniciativa esse forum, vai ajudar muita gente
Obrigado! Foi feito para isso! :epiwink:
Chad Howard May 29, 2021 @ 4:01pm 
Gente que não sabe olhar requisito mínimo/recomendado e comparar com seus specs deveria ficar jogando em console, PC não é pra eles.
annaesec May 29, 2021 @ 4:17pm 
Muito bom! Vejo muitas pessoas perguntando diariamente sobre isso, vai ajudar muita gente!
Sr. Xyz May 29, 2021 @ 4:21pm 
Originally posted by Arcanum:
Gente que não sabe olhar requisito mínimo/recomendado e comparar com seus specs deveria ficar jogando em console, PC não é pra eles.
Tem uma certa razão. mas algumas especificações são muito complicadas, como processadores e GPUs.

O Wolfenstein: The New Order, por exemplo pede i7, mas tenho certeza que roda razoavelmente em um i3. Muita gente deixaria de comprar por isso.
Placas de vídeo são as piores nestes casos, e muita gente que tem uma GT 1030 com GDDR5 pode achar que vai rodar bem num jogo que pede uma GTX 680.
Last edited by Sr. Xyz; May 29, 2021 @ 4:21pm
Oregonl May 29, 2021 @ 4:31pm 
Além disso fica mais uma dica de quem usou pc ruim por muitos anos: Quando tiver dúvidas se seu pc roda um jogo, pesquise no youtube o nome do jogo + sua placa de vídeo.

Exemplo: GTA V GT 730, Monster Hunter World Gtx 970, por ai vai. (Se conseguir achar um vídeo demostrando com uma placa de vídeo + processador igual ao seu melhor ainda)

Obviamente nunca vai corresponder exatamente igual sua configuração, mas já da pra se ter uma boa noção, principalmente se roda ou não.
Хэскапэь May 29, 2021 @ 5:54pm 
caramba! que post bem feito. parabéns amigo :lovecube:
LACHOWSKI May 29, 2021 @ 8:25pm 
Obrigado Xyz.
Irei mostrar esse guia para minhas primas, primos e irmãos.
EnZiBm May 29, 2021 @ 8:50pm 
no início do gta 5 acho que essas configs rodavam, hoje não sei , o bicho tá bem pesado.
MarcosFelipe94 May 29, 2021 @ 9:12pm 
Ótimo tópico man!! tomara que seja fixado.

Com certeza vai ajudar o povo que for novo nisso, acredito que todos aqui tivemos essa fase complicada de descobrir se X jogo roda no nosso PC e essas informações já vão ajudar quem ainda não sabe.
Alkemy May 29, 2021 @ 10:43pm 
Muito informativo, pq vc n publica um guia?
(apenas) suponho que consiga mais engajamento lá, visto que tem muita gente que alopra aqui no fórum
Last edited by Alkemy; May 29, 2021 @ 10:43pm
Lockhart May 30, 2021 @ 6:38am 
Excelente tópico, Sr. Xyz.

Creio que teria mais visibilidade se você editasse o seu tópico fixo "Problema para rodar um jogo - Poste aqui!" e incluisse um link para este tópico, caso o mesmo não seja fixado.

Os dois assuntos estão meio que relacionados.
Sr. Xyz May 30, 2021 @ 12:12pm 
Originally posted by Rescape:
caramba! que post bem feito. parabéns amigo :lovecube:
Obrigado! :steamthumbsup:

Originally posted by Okabe:
Obrigado Xyz.
Irei mostrar esse guia para minhas primas, primos e irmãos.
Opa! Mostre para os vizinhos também. :jimmykid:

Originally posted by MarcosFelipe94:
Ótimo tópico man!! tomara que seja fixado.

Com certeza vai ajudar o povo que for novo nisso, acredito que todos aqui tivemos essa fase complicada de descobrir se X jogo roda no nosso PC e essas informações já vão ajudar quem ainda não sabe.
Valeu! Exagero acreditar que será fixado, mas facilita bastante colar o link deste para informar alguém que faz perguntas difíceis a este respeito! Tamos aí!

Originally posted by Alkemy:
Muito informativo, pq vc n publica um guia?
(apenas) suponho que consiga mais engajamento lá, visto que tem muita gente que alopra aqui no fórum
Obrigado! Criarei guias no dia em que descobrir como se faz para não associá-los a um jogo, mas a sugestão é ótima!

Originally posted by Lockhart™:
Excelente tópico, Sr. Xyz.

Creio que teria mais visibilidade se você editasse o seu tópico fixo "Problema para rodar um jogo - Poste aqui!" e incluisse um link para este tópico, caso o mesmo não seja fixado.

Os dois assuntos estão meio que relacionados.
Interessante a ideia. Vou pensar nisso. Preciso mesmo editar aquele tópico, pois tem informações desatualizadas. Obrigado!
vini CSGOSKINS May 31, 2021 @ 6:10am 
TORIITO :c May 31, 2021 @ 6:49am 
Originally posted by CAPY:
Na verdade requisitos mínimos não querem dizer muita coisa já que o jogo sofre atualizações e em sua maioria cada uma delas o jogo fica mais pesado. O ideal é pesquisar vídeos de performance de um hardware similar no ano atual.
< >
Showing 1-15 of 19 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: May 29, 2021 @ 3:45pm