This topic has been locked
maiki797 Jul 4, 2021 @ 12:09pm
botões do controle trocados so na steam
meus botões no meu controle estão trocado so na steam isso começou ontem até antes tava tudo normal não sei pq ta assim, vou tentar descrever tipo no meu gamepad si eu aperto o botão 1 da que eu apertei botão 0 si eu aperto o botão 2 da que apertei o botão 1 e assim por diante, testei meu controle com outros jogos e pelo visto só ta dando isso na steam e com os jogos da steam tem como resolver?
Originally posted by donz3ra:
Oi @maiki senko,

Recomendo o seguinte, vá em "Steam" no canto superior esquerdo do seu launcher, depois em "configurações", desça até "controles", "configurações gerais" e dentro da tela popup que abrir, você desmarca todas as caixas de marcação que estiverem marcadas.

Feito isso, inicie seu game normalmente e veja se o problema persiste.

Pelo que entendi o seu controle é genérico. Nesse caso é importante saber, você está usando um software externo pra configurar ele? Se sim, qual o nome do controle e do programa que você está usando?

Todavia, nessa mesma tela popup em que há caixas de marcação, há uma opção de configurar os botões de acordo com o que você escolher. Recomendo que teste também com a caixa "ativar config. de controles genéricos" habilitada.
< >
Showing 1-5 of 5 comments
The author of this thread has indicated that this post answers the original topic.
donz3ra Jul 6, 2021 @ 11:27am 
Oi @maiki senko,

Recomendo o seguinte, vá em "Steam" no canto superior esquerdo do seu launcher, depois em "configurações", desça até "controles", "configurações gerais" e dentro da tela popup que abrir, você desmarca todas as caixas de marcação que estiverem marcadas.

Feito isso, inicie seu game normalmente e veja se o problema persiste.

Pelo que entendi o seu controle é genérico. Nesse caso é importante saber, você está usando um software externo pra configurar ele? Se sim, qual o nome do controle e do programa que você está usando?

Todavia, nessa mesma tela popup em que há caixas de marcação, há uma opção de configurar os botões de acordo com o que você escolher. Recomendo que teste também com a caixa "ativar config. de controles genéricos" habilitada.
maiki797 Jul 7, 2021 @ 2:48pm 
olá obrigado por responder fui nas configurações do controle e desativei todos as caixas deixei só a de controle genérico os números dos botões não mudaram mais tabom ta dando pra jogar com controle, isso só vai atrapalhar os jogos que tem que mapear os botões dentro do jogo acho q são poucos que tem que fazer isso, so pra vc ver vo mandar uns prints so pra olhar melho: https://i.imgur.com/AaUKkeo.jpeg https://i.imgur.com/Kwoira7.jpeg, obrigado a atenção
donz3ra Jul 8, 2021 @ 4:31am 
Originally posted by maiki senko:
...isso só vai atrapalhar os jogos que tem que mapear os botões dentro do jogo...

Como assim? Essa configuração do Steam vai funcionar para todos os jogos. Agora, se por algum motivo, você quiser substituir comandos dentro de um jogo específico, pode fazer normalmente, não vai ficar bagunçado.
GuiAlonsoo Feb 18, 2024 @ 7:38pm 
Esse post é mais para ajudar quem esteja precisando do que para buscar uma solução.
Estava sofrendo com um problema na Steam desde que ela sofreu essa grande atualização que deve ter em torno de no máximo 1 ano, mudanças estruturais dos Menus (inclusive os menus de configurações), mudança no aspecto do Modo Big Picture, etc.

Eu utilizava e continuo a utilizar um controle wireless genérico desde 2019 na Steam, antigamente ele era reconhecido como "Controle Genérico" ou "Generic Controller", nunca tive problemas, sempre funcionou em todos os jogos que possuiam compatibilidade com algum tipo de controle seja do perfil Xbox, seja do perfil do Playstation, porém, desde a atualização meu controle é sempre reconhecido como controle de PS3. Até ai tudo bem...
Porém, o controle apresentava uma espécie de bug, quando jogava GTA o analógico dele sempre estava emperrado para um lado, o personagem andava em circulos, fora que os botões estavam numa ordem aleatória do que de costume para um controle de perfil tanto do Xbox quanto do PlayStation.
Fiquei um tempo pesquisando e nenhuma solução servia, já que a Steam passou por uma grande mudança à partir da atualização e a forma de configurar e "resetar" o controle e remapear os botões também mudou um pouco.
Decidi ficar um tempo sem jogar pois não encontrava solução.
Recentemente, há pouco menos de 1 mês eu voltei a pesquisar e encontrei uma solução que serviu pra mim e foi diferente das que eu havia encontrado anteiormente pois eu uni dois métodos que foram:

1- Resetar/recalibrar o controle genérico pelo Windows mesmo. Por acaso quando fiz isso esse lance de o analógico ficar "emperrado" aparentemente resolveu

2- Remapear os botões direto pelas configurações da Steam:
Quando fiz o primeiro passo o botão deixou de ficar emperrado o que me permitiu seguir passo a passo o remapeamento dos botões. Após isso o controle voltou a funcionar perfeitamente. Sem bugs como estava antes.

Conclusão: Portanto, se você estiver com um problema semelhante e tenha pesquisado todas as formas de resolver e não tenha conseguido, tente utilizar esses dois métodos/passos e faça o teste em um jogo no final.

Espero ter ajudado e espero que essa solução seja eficaz de maneira geral!

Boa jogatina, galera!
Garry Feb 19, 2024 @ 11:17am 
This thread was quite old before the recent post, so we're locking it to prevent confusion.
< >
Showing 1-5 of 5 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Jul 4, 2021 @ 12:09pm