Neg Jan 21, 2020 @ 11:01am
TDR Failure em pc novo, ajuda!!
Galera eu montei o PC tudo ok, nenhuma peça defeituosa ou estragada. Ao montar o pc eu instalei o windows 10 por pendriver e atualizei a BIOS. Logo após os procedimentos padrões eu baixei a ultima versão do drive da Radeon (não reconhecia a placa antes de instalar os drivers) direto pelo site oficial. Fiz o mesmo com os outros (não tenho entrada para cd/dvd).
Meu problema é que, sempre após algum tempo de uso (pouco ou muito, ou até mesmo logo após abrir um jogo) recebo o erro de que o driver de video parou de responder e recuperou-se, daí a tela pisca e volta, mas repitida algumas vezes o pc entra em tela azul (TDR) e reinicia.
Já fiz os procedimentos padrões que o pessoal posta no youtube (sfcscannow, tentar update nos drivers...)
Alguém poderia me dar suporte técnico? Caso resolva prometo recompensa de R$10 em gift card.
Mãe: A320m-hd
Pcu: ryzen5 3600 hex
Gpu: radeon 590 8gb
Ram: 2x 8gb
Fonte: 500w 80plus EVGA
Hd seagate 6gb/s 1tb
Originally posted by meheezen:
meu palpite está na fonte subdimensionada, segundo um site de estimativa de consumo, sua maquina puxa aproximadamente 420W quando sob-estresse.
https://outervision.com/power-supply-calculator

recomendo medir o consumo real para ter certeza.

uma fonte de 500W (considerando 80% de eficiencia) vai conseguir fornecer 415W trabalhando no talo (o que não é recomendado). recomendaria uma fonte de 650-750W para não ter problemas, uma boa fonte de 600W aguentaria (mas costuma sair mais caro)

outro coisa que você pode tentar é mudar o registro do Windows e aumentar o limite do TDR para 8 segundos. erros de TDR acontecem quando a placa de video não reporta o status ao sistema oparacional dentro de um certo periodo, o sistema "pensa" que a placa parou de responder e reinicia o driver.

em todo caso, a menos que você tenha uma fonte 80+platinum (que garante 90% de eficiencia) sua fonte está subdimensionada.
< >
Showing 1-11 of 11 comments
miracebolada Jan 21, 2020 @ 11:27am 
Tira uma memória e testa sozinha, faça isso com as duas...Pode ser a memória
The author of this thread has indicated that this post answers the original topic.
meheezen Jan 21, 2020 @ 12:07pm 
meu palpite está na fonte subdimensionada, segundo um site de estimativa de consumo, sua maquina puxa aproximadamente 420W quando sob-estresse.

uma fonte de 500W (considerando 80% de eficiencia) vai conseguir fornecer 415W trabalhando no talo (o que não é recomendado). recomendaria uma fonte de 650-750W para não ter problemas, uma boa fonte de 600W aguentaria (mas costuma sair mais caro)

outro coisa que você pode tentar é mudar o registro do Windows e aumentar o limite do TDR para 8 segundos. erros de TDR acontecem quando a placa de video não reporta o status ao sistema oparacional dentro de um certo periodo, o sistema "pensa" que a placa parou de responder e reinicia o driver.

em todo caso, a menos que você tenha uma fonte 80+platinum (que garante 90% de eficiencia) sua fonte está subdimensionada.
Last edited by meheezen; Jan 21, 2020 @ 12:08pm
Neg Jan 21, 2020 @ 1:54pm 

Vou tentar trocar a fonte o quanto antes. Sendo isso, te envio o gift card o quanto antes. Me add e comenta no perfil pra me deixar lembrado
Lordecalibre Jan 21, 2020 @ 2:17pm 
A resposta e simples troque sua fonte , essa sua placa ai usa no minimo o Fornecimento de Energia: 500 watts !
recomendo uma fonte de 750 w pra cima !
meheezen Jan 21, 2020 @ 2:24pm 
Originally posted by Lordecalibre:
recomendo uma fonte de 750 w pra cima !
acima de 750W já é exagero cara.

o ideal é manter o consume entre 20% e 90% do que a fonte entrega (pois a eficiencia de fontes com PFC ativo com carga abaixo de 20% é horrivel, e acima de 90% não costuma ser bom, mas aí você tem que levar em consideração os "picos de consumo", então é sempre bom ter uns 10% de reserva, sem contar que variações de tensão de entrada também influenciam o que a fonte consegue entregar, e vamos ser sinceros; as redes elétricas no Brasil não são das mais estáveis)
Dane Jan 21, 2020 @ 2:27pm 
Não tem relação com a sua dúvida, mas pô cara, é sacanagem esse ryzen numa a320.
Neg Jan 21, 2020 @ 2:31pm 
Originally posted by DaneRod_F:
Não tem relação com a sua dúvida, mas pô cara, é sacanagem esse ryzen numa a320.
Ss, numa discussão antiga me disseram a mesma coisa, então providenciei outra placa (b350 se não me engano). Todavia, como aqui é interior, demora um século pra chegar.
Last edited by Neg; Jan 21, 2020 @ 2:31pm
Duncay Jan 21, 2020 @ 3:04pm 
Eu começaria pelo driver de vídeo, tentaria um antigo. . .se não resolver, faria a reinstalação física de cada uma da peças começando pela Gpu. Culpar a fonte de cara não rola.
meheezen Jan 22, 2020 @ 5:51am 
Originally posted by Duncay:
Eu começaria pelo driver de vídeo, tentaria um antigo. . .se não resolver, faria a reinstalação física de cada uma da peças começando pela Gpu. Culpar a fonte de cara não rola.
Voce ja passou por problemas de TDR timeout antes? Como resolveu?

No meu caso a placa vinha com overclock de fabrica e os 6pinos de alimentaçao extra nao bastavam, reduzi pra frequencia base e nao tive mais problemas. Tambem podia modificar a placa e aumentar a entrega de energia, mas nao valia a pena.

Indiferente disso, a fonte esta sub-dimencionada e recomendo trocar para evitar diversos outros problemas
Last edited by meheezen; Jan 22, 2020 @ 5:52am
Duncay Jan 22, 2020 @ 6:06am 
Voce ja passou por problemas de TDR timeout antes? Como resolveu?

No meu caso a placa vinha com overclock de fabrica e os 6pinos de alimentaçao extra nao bastavam, reduzi pra frequencia base e nao tive mais problemas. Tambem podia modificar a placa e aumentar a entrega de energia, mas nao valia a pena.

Indiferente disso, a fonte esta sub-dimencionada e recomendo trocar para evitar diversos outros problemas

TDR acontece quando a Gpu trabalha com alta carga gráfica, daí acontece do driver reiniciar e etc, pode acontecer jogando ou até mesmo assistindo um vídeo no youtube, já passei por isso com minha GTX 970 alimentada por uma corsair 650.

Meu caso foi driver, por isso dei dica de verificar isso primeiro, até mesmo reinstalar directX e Visual C++, últimos casos fazer essa checagem da instalação das peças e até mesmo formatar. Posso estar completamente errado no caso dele, mas não acredito que seja a fonte.
meheezen Jan 22, 2020 @ 11:51am 
TDR acontece quando a Gpu trabalha com alta carga gráfica, daí acontece do driver reiniciar e etc, pode acontecer jogando ou até mesmo assistindo um vídeo no youtube, já passei por isso com minha GTX 970 alimentada por uma corsair 650.

Meu caso foi driver, por isso dei dica de verificar isso primeiro, até mesmo reinstalar directX e Visual C++, últimos casos fazer essa checagem da instalação das peças e até mesmo formatar. Posso estar completamente errado no caso dele, mas não acredito que seja a fonte.
^não descarto o que você disse em relação a driver, é um fator a se considerar sim, mas volto a repetir que a fonte está subdimensionada.

apenas complementando informações sobre o "erro":
http://developer.download.nvidia.com/NsightVisualStudio/2.2/Documentation/UserGuide/HTML/Content/Timeout_Detection_Recovery.htm
TDR stands for Timeout Detection and Recovery.

https://docs.microsoft.com/en-us/windows-hardware/drivers/display/timeout-detection-and-recovery
Timeout detection in the Windows Display Driver Model (WDDM)

The GPU scheduler, which is part of the DirectX graphics kernel subsystem (Dxgkrnl.sys), detects that the GPU is taking more than the permitted amount of time to execute a particular task. The GPU scheduler then tries to preempt this particular task. The preempt operation has a "wait" timeout, which is the actual TDR timeout. This step is thus the timeout detection phase of the process. The default timeout period in Windows Vista and later operating systems is 2 seconds. If the GPU cannot complete or preempt the current task within the TDR timeout period, the operating system diagnoses that the GPU is frozen.

resumindo: o sistema oparacional detecta que a placa de video não reportou algum status, acha que ela "travou" e reinicia o driver. algo que já mencionei acima.

temos 2 fatores comuns que causam esse tipo de erro:
1- driver defeituoso, como você mencionou (e como o OP mencionou que o PC é "novo" e já verificou os drivers, eu fui "de boa fé", e preferi não mencionar novamente algo que já foi verificado)
2- instabilidade do hardware:
A) hardware defeituoso (OP mencionou que o PC é novo, acho pouco provavel, mas não impossivel)
B) sobreaquecimento (novamente acho pouco provavel considerando um PC "novo")
C) alimentação inadequada, podendo ser elevado nivel de ruído no circuito (comum em fontes "genericas", que não é o caso) ou falha em suprir a demanda (que, como mencionei acredito ser o fator de maior influencia neste caso, e recomendei medir o consumo real do equipamento para ter certeza)

reforçando meu argumento:
visto que o OP não mencionou o modelo exato da fonte, estou supondo que possui um desses dois modelos:
- EVGA 100-W1-0500-KR https://www.evga.com/products/product.aspx?pn=100-W1-0500-KR
tem o "selo" 80+White, mas na aba "features" não menciona garantia de eficiencia
na aba "specs" diz que a "temperatura operacional" é de 0° a 40° C

- EVGA 100-BR-0500-K1 https://www.evga.com/products/product.aspx?pn=100-BR-0500-K1
tem o "selo" 80+Bronze (que é o minimo que recomendo), na aba de "features" menciona que a eficiencia pode passar de 85% sob carga media e possui PFC ativo (algo que a outra nem menciona)
na aba "specs" menciona que a "temperatura operacional" é de 0° a 30° C, algo que no Brasil é inviavel visto que a "temperatura ambiente" costuma passar disso, e todo mundo sabe que equipamento que trabalha acima da temperatura recomendada tem menos eficiencia

ou seja, nenhuma delas vai aguentar o PC dele durante jogos sem causar instabilidade.

em todo caso, estão aqui as informações que achei pertinentes, use-a como quiser
< >
Showing 1-11 of 11 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Jan 21, 2020 @ 11:01am