Lance Oct 30, 2020 @ 10:42am
O Fim de um mistério que durou 15 anos! (Ragnarok Online LuG)
A história que vocês acompanharão agora realmente aconteceu.




O ano era 2006, Ragnarok online se consolidava como o mmrpg mais jogado do país após o lançamento em 2005.
Eu, um jovem estudante pobre, seguia no projeto do meu segundo personagem, desta vez seguindo um plano, uma build uma meta.

Glenn era o nome do meu personagem, que viria a se tornar um templário Grand Cross full int, que todos duvidavam do potencial mas que eu sabia que, quando o dia chegasse, junto a atualização, o esforço de upar um espadachim full Int, com apenas 9 de Força, se pagaria.


Apenas jogando uma vez por semana. Sim, você não leu errado: Uma vez por semana. Mas especificamente aos sábados após as 14 horas (Domingo era dia do irmão mais velho, e eu não tocava no computador), utilizando internet discada, a missão foi cumprida.

Quando a atualização trouxe novas classes eu estava pronto. Como eu havia imaginado: Com Grand Cross e cura, meu personagem se tornava auto sustentável, tornando possível jogar sozinho e usar bem o tempo.


Tudo caminhava bem, semana após semana, mensalidades pagas, level 79 alcançado e o Heal quase maximizado no lvl 10 (Já curava igual sacerdote)

Naquela noite, após alguns tempo em Glast Heim, farmando nos Raydrics e Cavaleiros do Abismo, finalmente dropei um Escudo Espelhado com slot! Era parte da build: Um escudo com resistência mágica que reduziria parte do dano que eu recebia de volta quando usava a Grand Cross e com um slot!

Já era quase 22:00, eu estava satisfeito, comemorei com os amigos e ia sair do jogo.


Até que uma coisa aconteceu que mudaria minha vida (ou os sábados após as 14:00).


Inicialmente, parecia sorte.


Um amigo meu, coincidentemente o que me presenteou com o jogo um ano antes, durante o beta gratuito, decidiu parar de jogar. Diferente de mim, ele jogava diariamente. Era um garoto rico da cidade, sentia falta do jogo anterior que ele jogava e decidiu por fim me presentear no ultimo dia dele.

Parecia muita sorte.


Eram tantos itens. Ele foi me passando coisas de todos os personagens dele. Eu nem sabia como agradecer. Eu levaria dias para separar o que eu usaria, o que eu venderia e mais tempo ainda pra decidir como usar o dinheiro. Mas sabia que seria no Glenn e na meta de pegar level 99.


Eu teria levado 15 anos jogando apenas ao sábados após as 14:00 para conseguir aquilo tudo no minimo. Agradeci o amigo pelos itens e sai do jogo feliz. Me despedi dos amigos pelo MSN e fui dormir fazendo planos. Mal podia esperar pela próxima semana.


Mas quem aqui conhece a história "A menina do Leite"?


Mal sabia eu o que me aguardava no dia seguinte.


No dia seguinte, domingo, eu fui visitar um amigo que também jogava na padaria do pai dele, onde ele ajudava aos fins de semana. Eu queria contar a novidade, o que eu não precisasse, iria dividir. Poderíamos até criar o nosso clã já que um dos itens era um emperium (Item necessário para abrir um clã, e também muito caro na época)

Mas ele também parecia que tinha algo pra me contar e não era coisa boa.


Ele jogava durante a madrugada diferente de mim, e me disse que naquela madrugada, alguém acessou a minha conta e falou com algumas pessoas da lista de amigos.
A pessoa que acessou a minha conta, falou para ele e um outro amigo nosso, que eu havia usado Bot, e que os itens na minha conta eram fruto disso, e que eu receberia uma punição por isso. A pessoa perguntou também quem mais na minha lista usava. Meus amigos tentaram argumentar que era impossível alguém que só jogava aos sábados, com internet discada usar bot e juntar qualquer coisa.

Mas a pessoa estava decidida. Disse que removeria meus itens como punição e não daria wipe na minha conta. Deixaria apenas minhas flechas no arqueiro para eu continuar jogando.



Eu não acreditei a principio. Eu voltei pra casa, esperei o meu irmão usar o pc e pedi uns 30 minutos pra eu confirmar isso.

Era verdade. Todos os meus itens de todos os personagens e da Kafra tinham sido levados. Não só os que eu ganhei no dia seguinte, como os que eu já tinha. Tbm tinha um email de aviso da LUG falando da punição, que eu mal li inteiro de tanta raiva que eu senti. Eu apenas deletei todos os personagens da conta e não mudei a senha. Eu queria que ele tentasse voltar algum dia a espera de conseguir mais coisas, e não achasse nada lá.



Eu inicialmente não pensei se tratar da LUG. Nem meus amigos que jogavam comigo. Eles tinham certeza que eu tinha clicado em algo, um keylogger, e perdi a senha por isso (E era uma senha fácil e idiota de fato)

Mas parte de mim nunca comprou essa história por inteiro. Como um ladrão "hacker" saberia a hora exata que a conta, da pessoa que jogava apenas um dia por semana, teria coisas? Pra que ele inventaria uma história? Pra que ele conversaria com meus amigos da lista? E aquele email?

Alguém da LUG poderia saber. O combate a bots era intensificado, e analisar contar com movimentações suspeitas era parte desse trabalho. Eles teriam como saber o dia em que a minha conta recebeu coisas. Talvez aquele meu amigo tivesse usado bot a vida inteira (Engraçado ele nunca ter sido punido mas eu sim)

Mas se tinha sido a LUG, não existia punição "vou logar sua conta" menos ainda "vou levar seus itens". Punição contra Bots era: Bloqueio da conta.



Vivi com essa dúvida até hoje. Quando histórias do tipo surgiam em conversas, eu falava que pra mim, tinha sido um GM ou alguém de lá.


Até que hoje me deparo com esse vídeo:

https://youtu.be/O9nya9OS5CA?t=66

Começa aos 01:06 do vídeo.

Nesse corte do Flow com um cara da LUG, ele diz que na epoca descobriram um esquema entre os GMs, que consistia em, para não chamar a atenção criando itens, eles acessavam contas banidas para tirar os itens delas, e depois voltar a bani-las.

Mas a minha não era uma conta banida. Mas imaginemos um cenário onde todos os GMs estão fazendo isso, e a matéria prima passa a ficar escassa. Como resolver? Cria-se novas fontes, punindo e limpando antes que outras pessoas peguem.

Tudo fez sentido. O email da LUG falando de punição, as conversas com meus amigos. Até o fato de não terem trancado a conta, afinal, essas são auditoradas. O esquema era abrir contas já banidas que ninguém mais olharia. Mas uma conta nova banida seria olhada, e após isso daria tempo de outro deles pegar os itens.



Eu me sinto estranho finalmente sabendo o que aconteceu. Na época fiquei chateado, mas sempre lidei bem com o fato de que: Aqueles itens não eram meus. Eu não os tinha conquistado. Talvez o amigo que me deu merecia um banimento.

Mas eu sabia que não tinha sido uma punição mas um roubo. Eu não merecia a punição. Por não trapacear e porque, po, eu só jogava um dia por semana. Pagava mensalidade pra jogar 4 dias.

Enfim, após o acontecimento, eu parei de jogar, foquei só nos estudos.



No final, a LUG descobriu. Eles perderam o emprego aos prantos. Eu perdi o tempo e dinheiro dedicados, mas pude me dedicar aos estudos e outras atividades. Me tornei menos ingenuo e mais seletivo. Estou feliz e satisfeito com o que eu tenho e onde estou. Espero que eles também estejam.








Mas é claro, se eu tivesse a chance de olhar nos olhos de um desses ex-GMs da LuG demitidos e falar uma coisa, eu os deitaria na porrada, enquanto pediria pra ele usar alguma "skill de gm" pra tirar a minha mão da cara dele. Seria uma ótima forma de fechar esse capítulo.
Last edited by Lance; Oct 30, 2020 @ 10:50am
< >
Showing 1-15 of 24 comments
Quem liga pra Ragnarok, esses MMORPG são tudo pay to win
Lance Oct 30, 2020 @ 11:00am 
Originally posted by KUBARK USSR LAIKA DOG:
Quem liga pra Ragnarok, esses MMORPG são tudo pay to win

Naquela epoca era mensalidade :/
mas naquela época tinha como comprar com dinheiro real, eu lembro, toda revista gamer tinha propaganda desse jogo, algumas vinham até com cd...sempre foi pay to win
Lance Oct 30, 2020 @ 11:10am 
Originally posted by KUBARK USSR LAIKA DOG:
mas naquela época tinha como comprar com dinheiro real, eu lembro, toda revista gamer tinha propaganda desse jogo, algumas vinham até com cd...sempre foi pay to win



Não tinha loja, nem item costumizavel.

Essas coisas começaram em 2007, quando abriram um servidor gratis. O gratis vc comprava até carta com dinheiro real. No de mensalidade passou a vender itens tbm.


Mas o meu relato é pré essa epoca. Nessa epoca era limpo.


Mas enfim, leia o relato po :/
Ace ⚡︎ DC Oct 30, 2020 @ 11:15am 
Li tudo esperando que no final o culpado seria o cara do Orkut com chapéu de Cowboy. Plot twist 10/10. Aliás, tem um momento neste podcast que ele menciona os prêmios que alguns atendentes da LUG receberam, foi algo que eu particularmente achei engraçado, ainda mais agora com esse seu relato, devido ao amadorismo deles, ou pelo menos de parte da equipe.

Lembro de uns boatos que rolavam sobre o motivo de eles terem deixado de aceitar prints como provas em denúncias, que supostamente seria por culpa de um sujeito que forjou uma imagem de Combat Arms e eles tiveram que ressarcir a conta do cara denunciado injustamente.

Não sei até que ponto esse boato dos prints é verídico, mas eu tenho uma tendência a acreditar nele porque eu mesmo me beneficiei de um dos erros deles; houve uma atualização de C.A que premiava o jogador com alguns itens bônus ao alcançar determinadas patentes, acontece que na época eu não recebi uma mochila básica desbloqueada na patente de sargento. Após reclamar com eles, o item que me enviaram foi uma mochila que só era dada à quem chegava na patente de major e, se bem me lembro, ainda habilitava um slot a mais para armas. :profgenki:

Last edited by Ace ⚡︎ DC; Oct 30, 2020 @ 12:15pm
Final Oct 30, 2020 @ 11:22am 
Gm é uma raça imunda, é um pessoal que não faz picas nenhuma e quando faz algo só pode ser merd*.
Last edited by Final; Oct 30, 2020 @ 11:22am
eu nao lembro de ragnarok sem nada pra comprar com dinheiro real, desde a primeira vez que joguei tinha como comprar coisa...então quer dizer que teve uma época que mmorpg era legal?
TORIITO :c Oct 30, 2020 @ 11:24am 
Lance de férias já em outubro?!
Lance Oct 30, 2020 @ 11:28am 
Originally posted by Ace:

Esse cara de barretos foi no PW. Mas eu não lembro de ter criado tópico sobre essa história ainda. Eu te contei ela quando?

Eu descobri que eu ainda tenho a menina de minas, que era motoboy, na lista de contatos do hotmail até hoje (Eu só uso gmail desde 2011). Perfect World daria uns 20 tópicos desses. O do cara que era bancado pela namorada do PW de outro estado já contei?


Alias, é engraçado pra qualquer um que ainda tenha um hotmail entrar e descobrir que as pessoas da epoca do msn ainda existem em listas mantidas lá.
Lance Oct 30, 2020 @ 11:29am 
Originally posted by TORIITO :c:
Lance de férias já em outubro?!



HAUHEUAHEUAHEUHAUEHAUH Eu nem vou poder tirar férias esse ano.
EnZiBm Oct 30, 2020 @ 11:30am 
Maluco, vc fez um textão danado que eu acordei 5 da manhã hoje só de começar ler me deu vontade de dormir.
Konata Oct 30, 2020 @ 11:34am 
Gosto de ler histórias de jogos online que nunca joguei, curti muito o relato. Altos 7mentos.
Ace ⚡︎ DC Oct 30, 2020 @ 11:42am 
Originally posted by Lance:
Originally posted by Ace:

Esse cara de barretos foi no PW. Mas eu não lembro de ter criado tópico sobre essa história ainda. Eu te contei ela quando?

Você chegou a comentar esse caso em algum tópico sobre MMOs (que aparentemente não resistiu ao martelo da moderação). Lembrei enquanto lia este tópico de agora e caí na risada de novo.

Originally posted by Lance:
O do cara que era bancado pela namorada do PW de outro estado já contei?

Receio que não. Porém minha memória é horrível, então não tenho certeza.
Last edited by Ace ⚡︎ DC; Oct 30, 2020 @ 11:59am
Lance Oct 30, 2020 @ 11:42am 
O engraçado é que eles culpam a chegada da Blizzard e Riot ao brasil pela queda livre deles. Não, foi a falta de profissionalismo e incompetencia deles mesmo.




Eu lembro de uma vez que coloquei cash para participar de uma guerra no perfect world, e o cash não caiu.

Abri um ticket e explicando: Coloquei 20 de cash e não caiu. Vocês poderiam ver o que aconteceu?


E me enrolavam, duvidavam, perguntavam coisas. E eu dizendo: "Gente, olha meu histórico de compras, já gastei centenas de reais com vocês, podem ter certeza que não seria a essa altura do campeonato que eu começaria a dar golpe em vocês, menos ainda por 20 reais. É só olharem o LOG da conta, não caiu, eu não usei, não gastei"


Até que responderam que devolveriam, mas minha conta ficaria em analise, porque SE confirmassem que eu menti, minha conta seria bloqueada até eu pagar os "vintão".

Sim, pra me entregar o que eu paguei, eles me ameaçaram.

Foi meu ultimo mês no jogo. Em dezembro eu ja estava jogando WOW que acabava de chegar ao brasil.



E a diferença entre os suportes e atendimento ao cliente é brutal. Os caras te ajudam, são educados. Acreditam em vocês. Não tem comparação. Nesse aspecto a blizzard sempre foi extremamente profissional.
EnZiBm Oct 30, 2020 @ 12:03pm 
Originally posted by Lance:
Mano kkkkkkk vc é escritor ou jornalista?
< >
Showing 1-15 of 24 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Oct 30, 2020 @ 10:42am
Posts: 24