Guitambosi 2016 年 11 月 21 日 下午 4:32
Queda de FPS
Olá pessoal, estou abrindo este tópico para ver se alguém consegue me ajudar em uma questão.

Sempre fui gamer de console mas recentemente (semana passada) resolvi comprar um PC para poder jogar também. Como não entendo muito das configurações para poder rodar bem os jogos AAA atuais, pesquisei na internet e acabei comprando um PC com as seguintes configurações:

Processador: i7-6700 CPU @ 3.40GHz;
Placa de vídeo: GTX 1070 - 8Gb;
RAM: 16Gb.

Acredito que essas configurações são capazes de rodar os jogos muito bem, certo?

Aqui vem a principal questão que está me deixando confuso: comprei Rise of the Tomb Raider aqui na Steam e coloquei as configurações do jogo no Ultra pensando que ia rodar liso. Ele até roda em 60fps na maior parte do tempo, mas quando vou para as áreas do jogo onde são muito grandes, o fps cai para 50-55 ou até 40 às vezes. No princípio achei estranho e pensei que era problema de otimização, mas quando fui procurar na internet encontrei testes em um pc semelhante ao meu rodando o jogo também no Ultra e os fps do teste mostraram mais de 100 em 1920x1080p (resolução que eu uso conectada em um HDMI diretamente na TV - 60Hz).

Link de um dos testes: http://www.guru3d.com/articles-pages/nvidia-geforce-gtx-1070-review,13.html

Alguém tem alguma ideia do que pode ser? O máximo que atingiu no meu pc foi 61fps, realmente não estou entendendo se é alguma configuração ou algo de errado com o PC ou a Placa de Vídeo. Instalei o Geforce Experience e por lá baixei todas as atualizações do drive da PdV, então acredito que problema de drive desatualizado não é.

Obrigado :)
最后由 Guitambosi 编辑于; 2016 年 11 月 21 日 下午 4:37
< >
正在显示第 1 - 9 条,共 9 条留言
Dane 2016 年 11 月 21 日 下午 5:33 
Viu se o Vsync do jogo está desativado?
Verificou se os drivers estão atualizados?
marcelocn 2016 年 11 月 21 日 下午 7:44 
qual monitor vc esta usando? e a freq?
Guitambosi 2016 年 11 月 22 日 上午 12:50 
引用自 Cavaleiro Renegado
Os drivers eu vi que estão atualizados (o da placa de vídeo pelo menos está, tem algum outro que devo verificar?).
O Vsync lembro que estava marcado com "buffer duplo", quando chegar em casa à noite vou marcar a opção "desativado" pra ver. Obrigado!
Guitambosi 2016 年 11 月 22 日 上午 12:52 
引用自 marcelocn
qual monitor vc esta usando? e a freq?
Na verdade eu uso a TV como monitor, é uma LG de 42". Pelo que eu vi no dxdiag, a frequência lá aparece 60hz (pensei que isso pudesse influenciar limitando os jogos de alguma maneira à 60fps, mas o Dirt 3 roda com mais de 100fps tranquilo).
Guitambosi 2016 年 11 月 22 日 上午 2:10 
引用自 Cavaleiro Renegado
Caramba, deu muito certo! Percebi que com o vsynch sincronizado ficou meio estranho na hora de girar a câmera, mas nada que atrapalhe o gameplay. Os FPS passam de 60 tranquilamente.. muito obrigado!!!
Corvo 2016 年 11 月 22 日 上午 5:40 
Vsync limita framerate, e é até bom pra não dar muito trabalho pra placa de vídeo (a menos que você seja crítico com FPS), com ele desligado pode haver anomalia gráfica na tela, o famoso "tearing".
Guitambosi 2016 年 11 月 22 日 上午 7:00 
引用自 Corvo
Vsync limita framerate, e é até bom pra não dar muito trabalho pra placa de vídeo (a menos que você seja crítico com FPS), com ele desligado pode haver anomalia gráfica na tela, o famoso "tearing".
É esse tearing mesmo que agora tá acontecendo, mas as lagadinhas pela queda do FPS de 60 pra 40 pararam pelo menos...
Silveira 2016 年 11 月 22 日 上午 8:56 
Já te ajudaram, resolveu, mas só pra dar uma complementada, aí vc pode decidir de acordo com cada jogo se ativa ou desativa.
BASICAMENTE V-sync é sincronização vertical, ele sincroniza a imagem(frame) produzida na placa com o tempo de atualização do monitor; Se a GPU atrasar na produção da imagem, sem o v-sync, a imagem é lançada pela metade e por isso causa as imagens quebradas(tearing). Buffer duplo, quando a placa de vídeo demora na produção do frame futuro, o frame atual é repetido, o que dá um delay, input-lag(o que pode transformar seu inimigo morto em você morto), mas não tem o tearing. E o Buffer triplo, o melhor, acaba com o tearing e diminui muito o input-lag, mas requer mais memória(no seu caso, é o que não falta): a GPU produz frames e colocam eles na fila: 1º frame é o atual, o 2º frame é o frame futuro e o 3º frame está em produção. Mesmo que o 3º frame se atrase, terá o tempo do 2º até chegar o momento do 3º frame entrar que já vai ser tempo suficiente para o 3º frame ser terminado sem que haja atraso ou tearing.

Os Hz do seu monitor não limitam a produção dos frames, mas limitam a visualização deles. Sua placa produz 100 frames, mas seu monitor só mostra 60. Minha configuração de hardware é bem parecida com a sua, em alguns jogos eu coloco V-sync, a placa para de trabalhar loucamente, fica fixo nos 60FPS e não perco a experiência. Em outros que são muitos movimentados, deixo desligado, a placa produz 100FPS loucamente com algumas quedas para 70, só vou enxergar 60FPS que o meu monitor mostra, vou desperdiçar quase metade dos frames, mas o jogo fica fluído, jamais, será exibido menos de 60FPS. E para outros que ficam chorando nos 30FPS...não é algo "nossa, que horrível os jogos ficam, impossível jogar", mas 60FPS é mais confortável.

Se vc usa W10, no aplicativo do Xbox, nas configurações, desative o DVR em jogos que melhorará ainda mais o desempenho.
Guitambosi 2016 年 11 月 22 日 上午 11:36 
引用自 Sr. Heleno
Já te ajudaram, resolveu, mas só pra dar uma complementada, aí vc pode decidir de acordo com cada jogo se ativa ou desativa.
BASICAMENTE V-sync é sincronização vertical, ele sincroniza a imagem(frame) produzida na placa com o tempo de atualização do monitor; Se a GPU atrasar na produção da imagem, sem o v-sync, a imagem é lançada pela metade e por isso causa as imagens quebradas(tearing). Buffer duplo, quando a placa de vídeo demora na produção do frame futuro, o frame atual é repetido, o que dá um delay, input-lag(o que pode transformar seu inimigo morto em você morto), mas não tem o tearing. E o Buffer triplo, o melhor, acaba com o tearing e diminui muito o input-lag, mas requer mais memória(no seu caso, é o que não falta): a GPU produz frames e colocam eles na fila: 1º frame é o atual, o 2º frame é o frame futuro e o 3º frame está em produção. Mesmo que o 3º frame se atrase, terá o tempo do 2º até chegar o momento do 3º frame entrar que já vai ser tempo suficiente para o 3º frame ser terminado sem que haja atraso ou tearing.

Os Hz do seu monitor não limitam a produção dos frames, mas limitam a visualização deles. Sua placa produz 100 frames, mas seu monitor só mostra 60. Minha configuração de hardware é bem parecida com a sua, em alguns jogos eu coloco V-sync, a placa para de trabalhar loucamente, fica fixo nos 60FPS e não perco a experiência. Em outros que são muitos movimentados, deixo desligado, a placa produz 100FPS loucamente com algumas quedas para 70, só vou enxergar 60FPS que o meu monitor mostra, vou desperdiçar quase metade dos frames, mas o jogo fica fluído, jamais, será exibido menos de 60FPS. E para outros que ficam chorando nos 30FPS...não é algo "nossa, que horrível os jogos ficam, impossível jogar", mas 60FPS é mais confortável.

Se vc usa W10, no aplicativo do Xbox, nas configurações, desative o DVR em jogos que melhorará ainda mais o desempenho.
Caramba, muito obrigado pela explicação!
Então dependendo da fluidez do jogo, como a tv reproduz só 60hz, nem faz sentido eu colocar a placa pra trabalhar loucamente e mostrar mais do que isso sendo que nem vai ser aproveitado.

Joguei cerca de 15 - 20 min o Tomb Raider com o VSync desligado e em certas áreas notei um pico de 100 fps e quando giro a câmera, baixa pra 40 por alguns segundos e a imagem dá um pequeno tearing. Acredito então que pra esse jogo a melhor opção seria colocar o Buffer Triplo pra que tente fixar o máximo em 60fps e mostrar uma imagem menos "quebrada". Tanto com o VSync desligado quanto em buffer duplo ou triplo eu notei essa queda brusca de fps quando vou para algumas áreas do jogo.

Muito obrigado mais uma vez pela explicação detalhada! :)
< >
正在显示第 1 - 9 条,共 9 条留言
每页显示数: 1530 50

发帖日期: 2016 年 11 月 21 日 下午 4:32
回复数: 9