annaesec Mar 4, 2020 @ 4:29pm
Estabilizador pode estragar o PC?
Quando meu primo trouxe meu pc aqui em casa, ele trouxe junto um estabilizador, então uns dois dias depois o pc começou a desligar do nada, e já falei pra ele e pros meus pais que o problema pode ser o estabilizador, mas eles nem ligaram.
Ainda não fiz o teste sem o estabilizador por receio de estragar, já que meus pais disseram que se eu quero usar o PC, tenho que usar o estabilizador.
Mas e aí? Usar o estabilizador pode estragar o PC?
Obrigada :)

Something went wrong while displaying this content. Refresh

Error Reference: Community_9734361_
Loading CSS chunk 7561 failed.
(error: https://community.cloudflare.steamstatic.com/public/css/applications/community/communityawardsapp.css?contenthash=789dd1fbdb6c6b5c773d)
Showing 1-9 of 9 comments
{St} Stalyy Mar 4, 2020 @ 4:39pm 
É mais provável que o pc esteja esquentando demais e a fonte indo pro saco (ou a fonte não é potente o bastante para comportar o restante das peças do pc, processador, placa de vídeo e tals).

Mas o caso de desligar o pc pode ser um monte de coisas, sujeira, falta de pasta térmica no processador, até vírus pode fazer isso. Pode ser o estabilizador também, mas dai estaria mais relacionado ao fato dele estar indo pro saco também e não porque o estabilizador em si "estrague" o pc. Pode ser a tomada, pode ser o cabo de energia, enfim um monte de coisas como disse antes.

O pc desliga só quando você está jogando?

Chad Howard Mar 4, 2020 @ 4:50pm 
PC se usa filtro de linha.
annaesec Mar 4, 2020 @ 4:55pm 
Originally posted by {St} Stalyy:
É mais provável que o pc esteja esquentando demais e a fonte indo pro saco (ou a fonte não é potente o bastante para comportar o restante das peças do pc, processador, placa de vídeo e tals).

Mas o caso de desligar o pc pode ser um monte de coisas, sujeira, falta de pasta térmica no processador, até vírus pode fazer isso. Pode ser o estabilizador também, mas dai estaria mais relacionado ao fato dele estar indo pro saco também e não porque o estabilizador em si "estrague" o pc. Pode ser a tomada, pode ser o cabo de energia, enfim um monte de coisas como disse antes.

O pc desliga só quando você está jogando?

Meu PC tem uns 3 meses, 4 no máximo. Minha fonte é uma Corsair VS 550.
Toda vez que penso no que pode ser, imagino que o meu primo pode não ter colocado pasta térmica.
Ele já tinha vindo aqui em casa porque eu tinha falado que tava desligando direto, e era problema de aquecimento, pois o fan do processador não estava resfriando-o.

Já desligou quando eu estava vendo vídeo no YouTube, desenhando e principalmente quando eu estou jogando.

Mas varia bastante, desde que ele veio aqui em casa (e algumas semanas depois troquei o estabilizador por um que a minha mãe usava, de 1000W) deu uma parada, então tem dias que desliga até três vezes e tem dias que nada acontece.
< blank > Mar 4, 2020 @ 4:55pm 
Depende da fonte,se for aquelas genéricas(as de metal e 20 watts ATX(KKKKK)) eu usaria,mas caso seja uma fonte confiável tipo corsair,gammemax...Eu não vejo motivo para usar.
Aqui eu uso direto na tomada porém eu colocaria em um filtro de linha ou um Senoidal(a depender do pc)
annaesec Mar 4, 2020 @ 4:57pm 
Originally posted by Arcanum:
PC se usa filtro de linha.

Já disse isso mil vezes aos "entendedores" aqui de casa, mas ninguém escuta...
annaesec Mar 4, 2020 @ 5:00pm 
Originally posted by Takestar:
Depende da fonte,se for aquelas genéricas(as de metal e 20 watts ATX(KKKKK)) eu usaria,mas caso seja uma fonte confiável tipo corsair,gammemax...Eu não vejo motivo para usar.
Aqui eu uso direto na tomada porém eu colocaria em um filtro de linha ou um Senoidal(a depender do pc)

É uma Corsair VS 550

Eu também não vejo muita necessidade de usar, mas né...
annaesec Mar 4, 2020 @ 5:28pm 
Acho que já sei o que está acontecendo: a minha fonte (como disse antes, é uma Corsair VS550) já faz a estabilização da voltagem, e o estabilizador faz isso também, meio que tirando a "função" da fonte, digamos assim.
Vou perguntar pro meu primo se quando ele fez os testes o PC estava plugado no estabilizador. Estou torcendo pra ele dizer que não.
EnZiBm Mar 4, 2020 @ 6:17pm 
problema é que o pessoal compra estabilizador com a capacidade inferior a fonte do pc ou do consumo total do pc e monitor se for só isso ligado a ele, se comprar na potencia certa, não estraga, agora o pessoal compra o mais barato que é geralmente o de 300va = +- 180w e coloca numa fonte mais horrivel que existe 200w mas vai consumir 300w dependendo da sua máquina + o monitor que depedendo do modelo vai consumir mais uns 20w, então ultrapassa a carga, alguns até desligam o pc, isso é um exemplo, mas o ideal mesmo é usar um nobreak e se não tiver condição, usar pelo meons um filtro de linha, o filtro te protege contra raios ( ou não ) mas não te protege de baixa tensão ( subtensão ) que é o que mais estraga pc e nem sobretensão, ideal é uma fonte bivolt automática geralmente as 80 plus.
Showing 1-9 of 9 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Mar 4, 2020 @ 4:29pm