Voltar a um save antigo da Steam Cloud
Boa tarde raça nobre.

Eu estava pensando um pouco sobre a Nuvem Steam... Ela é uma funcionalidade discreta, você não pode ver nem gerenciar o conteúdo que está dentro dela. Automaticamente, após fechar um jogo, a Steam faz o upload dos seus saves para a Nuvem, para que, ao reinstalar o jogo, você continue de onde parou. A Steam não faz muita questão de esclarecer como de fato ela funciona, então vou recorrer à experiência da comunidade.

1) Se eu excluir a pasta dos saves de um jogo, iniciá-lo e fechá-lo logo em seguida, a Nuvem fará backup de uma pasta vazia, então perderei meu progresso?

2) Caso eu acidentalmente exclua algum save dentro do jogo (quero dizer, a partir do próprio jogo) e queira desfazer a burrada, poderia desligar o computador imediatamente (desligando-o da tomada, por exemplo), iniciar o Windows em modo de segurança, excluir a pasta dos saves e depois ligar o computador normalmente para que o meu progresso seja recuperado? Ou a Nuvem só restaura os saves no caso do jogo ser reinstalado?

3) Existe alguma ferramenta que funcione melhor que a Nuvem Steam? Porque não me sinto seguro em relação a ela.

Something went wrong while displaying this content. Refresh

Error Reference: Community_9743614_
Loading CSS chunk 7561 failed.
(error: https://community.cloudflare.steamstatic.com/public/css/applications/community/communityawardsapp.css?contenthash=789dd1fbdb6c6b5c773d)
Showing 1-8 of 8 comments
Lance Jul 8, 2018 @ 5:54pm 
Ele nao faz backup da pasta, ele faz dos saves dos jogos especificos. Se vc enfiar musicas e fotos ali, ele nao vai pra nuvem. Se nao tiver nada ali, e ao abrir o jogo nenhum novo arquivo for salvo, nada irá para lá.

E não vai só o ultimo arquivo, (a menos que sua pasta tenha só um). Os saves manuais e os automaticos são arquivos diferentes. Todos eles vão. (Lembro do meu saints row, que toda vez que eu baixo, meus 3 perfis estão lá, graças a nuvem)

Se vc excluir o save dentro do jogo e fizer todo esse apocalipse, é provavel que nada da nuvem desapareça, pois o upload que envia os dados atualizados para ela inicia quando finalizamos o jogo (pelo menos é o que eu percebo ao finalizar os meus)

Existem vários programas e aplicativos que oferecem a mesma coisa. A nuvem steam não é diferente do google documentos, drop box, e outros programas que trabalham especificamente com jogos e saves (nao lembro o nome)

A diferença é que o steam fará sozinho automaticamente, e acessará sozinho e automaticamente quando vc for usar onde estiver, os outros vc farão manualmente e dependendo de coisas especificas.

Vc nao confiar no steam nos jogos que oferecem nuvem, vc nao deve confiar em você mesmo em dobro pelo visto. Então faça o backup em outros lugares, dropbox, google, email, pendrive. Todos estes são tão seguros quanto a nuvem

Mas nenhum é imune a batatices que os usuários possam vir a fazer.
Last edited by Lance; Jul 8, 2018 @ 5:56pm
meheezen Jul 8, 2018 @ 7:20pm 
fiquei curioso em relação a alguns pontos mencionados pelo Lance, decidi testar.
seguem alguns comentários:
# testei o Steam Cloud Save com o jogo Borderlands 2 em Linux. é possivel que outros jogos se comportem de outra forma (será?)
- antes de abrir o jogo, o Steam baixa o conteúdo armazenado na "nuvem" e salva no diretório com o perfil do jogo
- quando o jogo termina a execução, o Steam pega o perfil local e copia para a "nuvem"

- com o jogo aberto, removi alguns saves e copiei um mp3 para o mesmo diretório dos saves
- fechei o jogo e deixei ele "copiar para a nuvem"
- apaguei a pasta com o perfil e abri o jogo de novo
- o Steam restaurou o perfil com as informações da "nuvem", incluindo o mp3 e depois abriu o jogo
- os saves que havia apagado não foram restaurados quando abri o jogo (não perdi nada, tenho backup)
ANTEDEGUEMON Jul 9, 2018 @ 1:22pm 
Originally posted by meheezen:
fiquei curioso em relação a alguns pontos mencionados pelo Lance, decidi testar.
seguem alguns comentários:
# testei o Steam Cloud Save com o jogo Borderlands 2 em Linux. é possivel que outros jogos se comportem de outra forma (será?)
- antes de abrir o jogo, o Steam baixa o conteúdo armazenado na "nuvem" e salva no diretório com o perfil do jogo
- quando o jogo termina a execução, o Steam pega o perfil local e copia para a "nuvem"

- com o jogo aberto, removi alguns saves e copiei um mp3 para o mesmo diretório dos saves
- fechei o jogo e deixei ele "copiar para a nuvem"
- apaguei a pasta com o perfil e abri o jogo de novo
- o Steam restaurou o perfil com as informações da "nuvem", incluindo o mp3 e depois abriu o jogo
- os saves que havia apagado não foram restaurados quando abri o jogo (não perdi nada, tenho backup)

Nossa, quanto empenho, parabéns. Então, descobrimos que a Nuvem, pelo menos para alguns jogos, faz backup da pasta, e não dos arquivos específicos. Muito bem, supondo então que eu queira "voltar no tempo" ao excluir acidentalmente um save dentro do jogo.

Sabemos que a Steam só faz backup ao fechar o jogo. Isso significa que se eu desligar o computador repentinamente e ligá-lo em seguida, a Nuvem não fará backup da minha burrada. Basta então eu apagar todos os saves e restaurar o backup contido na Nuvem. A questão é como fazer isso... será que só é possível reinstalando o jogo inteiro?
ANTEDEGUEMON Jul 9, 2018 @ 1:27pm 
Durante uma peregrinação através das propriedades dos jogos na Steam, me deparei com o fato de que cada jogo tem uma quantidade de armazenamento reservada para ele. Exemplificando: Life is Strange tem uns 20 MB de espaço na Nuvem. The Witcher Enhanced Edition tem aproximadamente 1 GB. Pasmem que, desse Gigabyte, tenho uns 770 MB utilizados (!). Isso significa que quando meus saves somarem 1 GB, a Nuvem simplesmente deixará de sincronizar meu progresso?
Last edited by ANTEDEGUEMON; Jul 9, 2018 @ 1:27pm
meheezen Jul 9, 2018 @ 7:09pm 
^entendo que há 2 formas de descobrir:
1- faça um teste
2- entre em contato com o suporte
JPzin Aug 2, 2023 @ 12:16pm 
O meu save na nuvem de the wither 3 bugou, eu fui entrar normalmente e ao invés de ir pro save mais recente ele foi pra um save antigo q sobreescreveu meu save recente, agora eu não sei oq eu faço!
Obs: jogo pelo geforce now, então eu só consigo usar o save da nuvem
Dréco (inactive) Aug 2, 2023 @ 12:26pm 
Originally posted by Senhores, eu me caguei:
O meu save na nuvem de the wither 3 bugou, eu fui entrar normalmente e ao invés de ir pro save mais recente ele foi pra um save antigo q sobreescreveu meu save recente, agora eu não sei oq eu faço!
Obs: jogo pelo geforce now, então eu só consigo usar o save da nuvem

Verifique se realmente está habilitado o save na nuvem... Mas continue jogando até chegar onde parou. The Witcher 3 é um ótimo jogo e por mim, não ligaria de jogar 10x
Originally posted by ANTEDEGUEMON:
Boa tarde raça nobre.

Eu estava pensando um pouco sobre a Nuvem Steam... Ela é uma funcionalidade discreta, você não pode ver nem gerenciar o conteúdo que está dentro dela. Automaticamente, após fechar um jogo, a Steam faz o upload dos seus saves para a Nuvem, para que, ao reinstalar o jogo, você continue de onde parou. A Steam não faz muita questão de esclarecer como de fato ela funciona, então vou recorrer à experiência da comunidade.

1) Se eu excluir a pasta dos saves de um jogo, iniciá-lo e fechá-lo logo em seguida, a Nuvem fará backup de uma pasta vazia, então perderei meu progresso?

2) Caso eu acidentalmente exclua algum save dentro do jogo (quero dizer, a partir do próprio jogo) e queira desfazer a burrada, poderia desligar o computador imediatamente (desligando-o da tomada, por exemplo), iniciar o Windows em modo de segurança, excluir a pasta dos saves e depois ligar o computador normalmente para que o meu progresso seja recuperado? Ou a Nuvem só restaura os saves no caso do jogo ser reinstalado?

3) Existe alguma ferramenta que funcione melhor que a Nuvem Steam? Porque não me sinto seguro em relação a ela.
E nuvem corrompeu meu save, não sei se ela não subiu direito, aí quando fui joga no dia seguinte já era todo meu progresso de 30h, não confie, o client da steam eh bugado debais
Showing 1-8 of 8 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Jul 8, 2018 @ 5:43pm