Install Steam
login
|
language
简体中文 (Simplified Chinese)
繁體中文 (Traditional Chinese)
日本語 (Japanese)
한국어 (Korean)
ไทย (Thai)
Български (Bulgarian)
Čeština (Czech)
Dansk (Danish)
Deutsch (German)
Español - España (Spanish - Spain)
Español - Latinoamérica (Spanish - Latin America)
Ελληνικά (Greek)
Français (French)
Italiano (Italian)
Bahasa Indonesia (Indonesian)
Magyar (Hungarian)
Nederlands (Dutch)
Norsk (Norwegian)
Polski (Polish)
Português (Portuguese - Portugal)
Português - Brasil (Portuguese - Brazil)
Română (Romanian)
Русский (Russian)
Suomi (Finnish)
Svenska (Swedish)
Türkçe (Turkish)
Tiếng Việt (Vietnamese)
Українська (Ukrainian)
Report a translation problem
Claro que tem nego, vai dar uma lidinha na Lei Nº 9.609. Licenciamento de software é legalmente um empréstimo, e a licença pode ser revogada pelo detentor dos direitos autorais. O único direito que vc tem sobre o jogo é de jogar ele, não é garantida a propriedade sobre ele.
Você permanece com o seu jogo por opção da publisher, não por que a steam garante. O próprio termo de uso da Steam diz que a sua cópia pode ser revogada sem nenhum aviso prévio.
É por isso que você vai morrer de velhice, 3 encarnações, e não terá um exemplo de jogo do steam removido de todos os usuários que compraram porque assim a empresa quis.
Como eu te citei exemplos, ainda que vc viva em medo por ter lido todas as 9.609 leis do sabe-se lá que caralhos, de jogos que a empresa faliu, perdeu na justiça direito de comercializa-los, decidiu descontinuar.
E pasme:
- Estão todos nas bibliotecas das pessoas que os compraram.
Ué, mas as licenças para uso das musicas venceram, foram obrigados a tirar o produto de todas as lojas para nao vincular as musicas a seu produto.
Por que eles nao invocaram a "lei 9609 branca de olhos azuis" de uma vez e tiraram o jogo de todo mundo que comprou virtualmente, afinal, só era emprestado mesmo?
Eu vou te dar um motivo para nenhuma publisher usar a tal "lei do emprestimo e eu tomo quando eu quiser" em uma plataforma desse tipo:
- Vendas de licenças virtuais é o futuro. É mais barato e rápida do que as famigeradas midias fisicas. Atende de forma muito mais eficiente os dois lados. Não ha motivo para quebrarem a confiança do publico baseado na lei "É emprestado, eu vou tomar hein? Olha que eu tomo hein! Então eu vou tomar!"
Mas mais do que isso: - Toda a minha vida comprando midias fisicas (filmes, cartuchos, cds, dvds, mini dvdzinhos, cartuchinhos). Nunca tive um que tenha durado 7 anos.
Meus jogos do steam, que pelos quais eu paguei menos do que os fisicos citados, já estão indo para o 8 anos.
Se esse é o "emprestado perigoso sob risco da lei 9609, as publishers irão tomar de mim a qualquer momento"...
https://youtu.be/NZ8u7RqihgA
Ai a pergunta: Por que os desenvolvedores banidos pela Valve, agora que nao podem lucrar mais nada com esses jogos, não "tiram das pessoas invocando a caralhuda da lei que eu nao li" (Afina, no caso desses jogos, eles deram a maioria de graça mesmo, tomar nao seria problema)?
Por que eles são bonzinhos? Ou porque ta faltando alguma lei que vc nao leu que os impede disso?
Eu é que nao vou perder tempo procurando para provar o obvio que qualquer um pode concluir só olhando.
https://kotaku.com/5883435/do-we-own-our-steam-games
Não sei oq vc está querendo discutir aqui, você não é dono dos seus jogos na steam e isso é um fato conhecido há anos já. Outra prova disso é o family sharing da steam, quem decide se um jogo poder ser usado no family sharing é a publisher, não a valve.
Ninguém falou que eles vão revogar sua licença, mas eles PODEM por qualquer motivo,. Basta uma leitura de 2 minutos pra saber disso, está em todos os termos de uso dos jogos que você compra na Steam.
Mas fique ai com seus textões sem conteúdo, quer pagar de espertão mas nem se da ao trabalho de pesquisar.
Li parcialmente até aqui:
"According to our records, you have made a large amount of gift purchases on the Russian Storefront. Additionally, these purchases of high value items were all gifted to many various users. Please confirm these purchases and explain this activity."
Violação do SSA clara, por isso o cara teve a conta suspensa, não foi "do nada" nem por vontade de alguém especifico.
O FATO é que legalmente o detentor dos direitos autorais pode revogar uma licença. Seja por violação dos termos uso ou não.
É assim que propriedade intelectual funciona em todos os países desenvolvidos. Não é uma opinião minha ou achismo. Licença de software, como o nome implica, é uma permissão de uso e não uma aquisição de produto.
Empresa nenhuma vai sair revogando licença sem um bom motivo, mas o FATO é que eles podem e são totalmente resguardados pela lei.
Então, voltando ao tópico, caso a Steam feche as portas, cabe ao detentor dos direitos e unicamente a ele a permissão de transferência da licença pra outra plataforma ou até mesmo a disponibilidade do conteúdo.
Mas devemos considerar o impacto negativo de tal ação, a desenvolvedora poderia ficar queimada e alguns usuários a boicotarem..
Mas por exemplo, vc comprou uma cdkey legalmente nos g 2 a da vida, a publisher descobre que essa Key foi desviada e não poderia ter sido vendida.
Eles podem revogar aquela Key mesmo após vc ter ativado e não tem que te dar satisfação nenhuma.