Syck Mar 27, 2018 @ 6:12am
Caso a Steam chegue a falência...
Vi uma discussão sobre isso aqui, e vi muitos falando sobre perdermos totalmente os jogos disponíveis, caso isso aconteça, porém gostaria de saber a opinião de vocês sobre a seguinte questão; Eu acho que se isso acontecesse, iriamos ter outra plataforma substituindo a própria Steam. Logo, poderia ocorrer transições de seus jogos para essa outra plataforma, com base de alguma manifestação popular, ou até mesmo, naturalmente tendo capacidade disso. O bem da verdade é que; Eu acho meio sem nexo falar que perderíamos todos os jogos. Pois mesmo estando na Licença de Uso da Valve, que estamos apenas utilizando seu serviço, acho meio improvável, a mesma, ou até outras empresas, não nós derem suporte nessa!
< >
Showing 31-39 of 39 comments
Blaquicat Mar 28, 2018 @ 5:33pm 
Originally posted by Lance:
Muitos de nós vamos morrer antes disso, seja de doença, acidente, violencia ou velhice e do limbo, vamos nos sentir idiotas pelo tempo dedicado a preocupação com a possibilidade de "viver sem algo que comprou e não foi prometido que seria eterno, por achar que viveria mais do que isto"
Ahh, o futuro é muito incerto, mas por outro lado a steam está "bem firme" no mercado.
Zaphre Mar 28, 2018 @ 5:47pm 
Originally posted by Lance:
Originally posted by DskillerBR:
Nunca que seus jogos seriam transferidos pra outra plataforma, se a steam acabar, vai depender exclusivamente de cada publisher/desenvolvedor o que vai acontecer com os jogos que você comprou.

Não. As publishers nao tem poder sobre os jogos que nós ja temos aqui.

Muitas delas já faliram, nao existem mais, foram vendidas para outras empresas, já removeram seus jogos da plataforma por vencerem contratos.

E
NÓS
CONTINUAMOS
COM
OS
JOGOS
AQUI.
E jogando eles.

Os jogos são nossos, para sempre, enquanto o steam como plataforma disponibilizar servidores para que baixemos eles para jogar.

E uma vez que alguem comprasse o "steam falindo" e disponibilizasse estrutura pra isso, vc ainda teria como baixar e jogar essas coisas.

E se algum dia se a steam nao disponibilizar download de jogo X que já saiu de todas as lojas por vencer contratos com musicas e tudo mais, por motivo Y?

Ai finalmente vcs realizaram o sonho do fogo no $@# e poderão encher o peito e gritar: PERDI! PERDI O JOGO! É TETRA!!!

Igual quando seus cds de playstation arranhavam.

Claro que tem nego, vai dar uma lidinha na Lei Nº 9.609. Licenciamento de software é legalmente um empréstimo, e a licença pode ser revogada pelo detentor dos direitos autorais. O único direito que vc tem sobre o jogo é de jogar ele, não é garantida a propriedade sobre ele.

Você permanece com o seu jogo por opção da publisher, não por que a steam garante. O próprio termo de uso da Steam diz que a sua cópia pode ser revogada sem nenhum aviso prévio.
Last edited by Zaphre; Mar 28, 2018 @ 5:50pm
Lance Mar 28, 2018 @ 6:13pm 
Sim, brancão, a licença pode ser revogada, mas nao é quando da vontade nos caras. Apenas mediante a motivos especificos.

É por isso que você vai morrer de velhice, 3 encarnações, e não terá um exemplo de jogo do steam removido de todos os usuários que compraram porque assim a empresa quis.

Como eu te citei exemplos, ainda que vc viva em medo por ter lido todas as 9.609 leis do sabe-se lá que caralhos, de jogos que a empresa faliu, perdeu na justiça direito de comercializa-los, decidiu descontinuar.

E pasme:

- Estão todos nas bibliotecas das pessoas que os compraram.

Ué, mas as licenças para uso das musicas venceram, foram obrigados a tirar o produto de todas as lojas para nao vincular as musicas a seu produto.

Por que eles nao invocaram a "lei 9609 branca de olhos azuis" de uma vez e tiraram o jogo de todo mundo que comprou virtualmente, afinal, só era emprestado mesmo?

Eu vou te dar um motivo para nenhuma publisher usar a tal "lei do emprestimo e eu tomo quando eu quiser" em uma plataforma desse tipo:

- Vendas de licenças virtuais é o futuro. É mais barato e rápida do que as famigeradas midias fisicas. Atende de forma muito mais eficiente os dois lados. Não ha motivo para quebrarem a confiança do publico baseado na lei "É emprestado, eu vou tomar hein? Olha que eu tomo hein! Então eu vou tomar!"

Mas mais do que isso: - Toda a minha vida comprando midias fisicas (filmes, cartuchos, cds, dvds, mini dvdzinhos, cartuchinhos). Nunca tive um que tenha durado 7 anos.

Meus jogos do steam, que pelos quais eu paguei menos do que os fisicos citados, já estão indo para o 8 anos.

Se esse é o "emprestado perigoso sob risco da lei 9609, as publishers irão tomar de mim a qualquer momento"...

https://youtu.be/NZ8u7RqihgA
Lance Mar 28, 2018 @ 6:18pm 
Até os jogos que a valve baniu da plataforma as publishers, estão aí - ainda que nao contem como jogos na biblioteca, nao deem cartas, nao possam mais ser vendidas no mercado, estão disponiveis para serem baixados nos servidores da steam.

Ai a pergunta: Por que os desenvolvedores banidos pela Valve, agora que nao podem lucrar mais nada com esses jogos, não "tiram das pessoas invocando a caralhuda da lei que eu nao li" (Afina, no caso desses jogos, eles deram a maioria de graça mesmo, tomar nao seria problema)?

Por que eles são bonzinhos? Ou porque ta faltando alguma lei que vc nao leu que os impede disso?

Eu é que nao vou perder tempo procurando para provar o obvio que qualquer um pode concluir só olhando.
Zaphre Mar 28, 2018 @ 6:38pm 
Material provando que você não é dono dos seus jogos na steam é oq não falta no google.
https://kotaku.com/5883435/do-we-own-our-steam-games

Não sei oq vc está querendo discutir aqui, você não é dono dos seus jogos na steam e isso é um fato conhecido há anos já. Outra prova disso é o family sharing da steam, quem decide se um jogo poder ser usado no family sharing é a publisher, não a valve.

Ninguém falou que eles vão revogar sua licença, mas eles PODEM por qualquer motivo,. Basta uma leitura de 2 minutos pra saber disso, está em todos os termos de uso dos jogos que você compra na Steam.

Mas fique ai com seus textões sem conteúdo, quer pagar de espertão mas nem se da ao trabalho de pesquisar.
Blaquicat Mar 28, 2018 @ 6:40pm 
Muitos colegas tem o Bully Scholarship Edition, mesmo não sendo mais comercializado e ainda proibido no Brasil.

Material provando que você não é dono dos seus jogos na steam é oq não falta no google.
Li parcialmente até aqui:

"According to our records, you have made a large amount of gift purchases on the Russian Storefront. Additionally, these purchases of high value items were all gifted to many various users. Please confirm these purchases and explain this activity."

Violação do SSA clara, por isso o cara teve a conta suspensa, não foi "do nada" nem por vontade de alguém especifico.
Last edited by Blaquicat; Mar 28, 2018 @ 6:47pm
Zaphre Mar 28, 2018 @ 7:39pm 
Originally posted by Blaquicat:
Muitos colegas tem o Bully Scholarship Edition, mesmo não sendo mais comercializado e ainda proibido no Brasil.

Li parcialmente até aqui:

"According to our records, you have made a large amount of gift purchases on the Russian Storefront. Additionally, these purchases of high value items were all gifted to many various users. Please confirm these purchases and explain this activity."

Violação do SSA clara, por isso o cara teve a conta suspensa, não foi "do nada" nem por vontade de alguém especifico.

O FATO é que legalmente o detentor dos direitos autorais pode revogar uma licença. Seja por violação dos termos uso ou não.

É assim que propriedade intelectual funciona em todos os países desenvolvidos. Não é uma opinião minha ou achismo. Licença de software, como o nome implica, é uma permissão de uso e não uma aquisição de produto.

Empresa nenhuma vai sair revogando licença sem um bom motivo, mas o FATO é que eles podem e são totalmente resguardados pela lei.

Então, voltando ao tópico, caso a Steam feche as portas, cabe ao detentor dos direitos e unicamente a ele a permissão de transferência da licença pra outra plataforma ou até mesmo a disponibilidade do conteúdo.
Blaquicat Mar 28, 2018 @ 7:41pm 
É verdade.
Mas devemos considerar o impacto negativo de tal ação, a desenvolvedora poderia ficar queimada e alguns usuários a boicotarem..
Last edited by Blaquicat; Mar 28, 2018 @ 7:44pm
Zaphre Mar 28, 2018 @ 7:56pm 
Originally posted by Blaquicat:
É verdade.
Mas devemos considerar o impacto negativo de tal ação, a desenvolvedora poderia ficar queimada e alguns usuários a boicotarem..
Exatamente por isso que eles nao revogam licenças sem um motivo.

Mas por exemplo, vc comprou uma cdkey legalmente nos g 2 a da vida, a publisher descobre que essa Key foi desviada e não poderia ter sido vendida.

Eles podem revogar aquela Key mesmo após vc ter ativado e não tem que te dar satisfação nenhuma.
Last edited by Zaphre; Mar 28, 2018 @ 7:58pm
< >
Showing 31-39 of 39 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Mar 27, 2018 @ 6:12am