Dekune Apr 30, 2018 @ 6:28pm
Posso por ligar minha fonte em um estabilizador ?
Meu filtro de linha quebrou, e por enquanto vou ficar sem ele.
Dei uma fuçada na minha casa e achei um estabilizador, posso utilizar ele provisoriamente, ou dá ruim ?
< >
Showing 1-13 of 13 comments
Sekkuar666 Apr 30, 2018 @ 6:50pm 
Depende.

Estabilizador geralmente tem potência muito baixa (100W ou menos).

Se a sua fonte tiver potência menor do que a potência do estabilizador, aí pode ligar sem problemas. Mas muito difícil tendo em vista que qualquer fonte vagabunda para PC gamer já vai ter uns 400W no mínino.
Dekune Apr 30, 2018 @ 6:52pm 
Originally posted by Sekkuar666:
Depende.

Se a sua fonte tiver potência menor do que a potência do estabilizador, aí pode ligar sem problemas. Mas muito difícil tendo em vista que qualquer fonte vagabunda para PC gamer já vai ter uns 400W no mínino.
500W PFC ativo.
É, acho que tenho um problema.
Sekkuar666 Apr 30, 2018 @ 6:53pm 
Originally posted by Dekune:
Depende.

500W PFC ativo.
É, acho que tenho um problema.
Então se seu estabilizador for menos que 500W (200% de chance), ou ele queima, ou o PC vai ficar desligando sozinho.
Sekkuar666 Apr 30, 2018 @ 7:01pm 
Mas falando outra coisa aqui: filtro de linha não serve para nada. Estabilizador menos ainda.

A única coisa útil do filtro de linha é o fusível, mas isso qualquer fonte já vem com um.
Se tiver uma variação de tensão muito grande (que é difícil ocorrer) o fusível da própria fonte queima para proteger.
Se a variação for baixa, a própria fonte corrige.

Eu tenho um no break aqui que tem uma saída USB para monitorar a qualidade da rede. Geralmente ele marca entre 124V a 126V.

Uma fonte de computador (monofásica) vai funcionar sem problemas com qualquer voltagem entre 110V e 130V (sendo a voltagem padrão 115V).

Uma bifásica pode chegar até 240V sem nenhum problema.

Portanto, pode usar tranquilo direto na tomada mesmo, eu já usei assim por anos e nunca queimei uma fonte.
Dekune Apr 30, 2018 @ 7:24pm 
Mas falando outra coisa aqui: filtro de linha não serve para nada. Estabilizador menos ainda.

A única coisa útil do filtro de linha é o fusível, mas isso qualquer fonte já vem com um.
Se tiver uma variação de tensão muito grande (que é difícil ocorrer) o fusível da própria fonte queima para proteger.
Se a variação for baixa, a própria fonte corrige.

Eu tenho um no break aqui que tem uma saída USB para monitorar a qualidade da rede. Geralmente ele marca entre 124V a 126V.

Uma fonte de computador (monofásica) vai funcionar sem problemas com qualquer voltagem entre 110V e 130V (sendo a voltagem padrão 115V).

Uma bifásica pode chegar até 240V sem nenhum problema.

Portanto, pode usar tranquilo direto na tomada mesmo, eu já usei assim por anos e nunca queimei uma fonte.
Tá aí o problema, como irei ligar o monitor ?
O cabo de força dele é do padrão antigo.
Ligar a fonte em uma adaptador T da ruim ?
M@X1MU$ Apr 30, 2018 @ 7:28pm 
Pesquisei sobre filtro de linha e encontrei isso: Procure por descrições como “Protetor contra surtos”, incluindo características de cuidados contra curto-circuito, sobrecargas e descargas elétricas.

Se for verdade, tudo isso já é evitado com o disjuntor da tua casa(duvido que não tenha pelo menos 1) então esse filtro assim como estabilizador é inútil.
Dekune Apr 30, 2018 @ 7:29pm 
Originally posted by ████M@X1MU$████:
Pesquisei sobre filtro de linha e encontrei isso: Procure por descrições como “Protetor contra surtos”, incluindo características de cuidados contra curto-circuito, sobrecargas e descargas elétricas.

Se for verdade, tudo isso já é evitado com o disjuntor da tua casa(duvido que não tenha pelo menos 1) então esse filtro assim como estabilizador é inútil.
Umhhh, entendi.
Agradeço o apoio de vocês.
M@X1MU$ Apr 30, 2018 @ 7:30pm 
O pior que pode acontecer é vc derreter o ''T'' por ''puxar'' corrente acima do limite que o ''T'' suporta.
Sekkuar666 Apr 30, 2018 @ 7:34pm 
O pior que pode acontecer é vc derreter o ''T'' por ''puxar'' corrente acima do limite que o ''T'' suporta.
Pode ligar o T sem problemas também.

Esses geralmente só começam a dar problema se você colocar 800W pra cima neles.

Recomendo ligar o PC direto no T, e o estabilizador também, e ligue os periféricos somente no estabilizador, já que esses são mais fracos.
Dekune Apr 30, 2018 @ 7:34pm 
É, vou ter que me virar aqui.
Andei pesquisando e vi que uma extensão cairia bem, vou fuçar aqui para ver se acho uma.
M@X1MU$ Apr 30, 2018 @ 7:37pm 
Vc chama o monitor de periférico? Eu só conhecia teclado, mouse, headset como periférico e eles não são ligados na tomada...

Se for o monitor e se estiver escrito 110/220 atrás dele vc pode ligar sem se preocupar.
Last edited by M@X1MU$; Apr 30, 2018 @ 7:39pm
Sekkuar666 Apr 30, 2018 @ 7:41pm 
Vc chama o monitor de periférico? Eu só conhecia teclado, mouse, headset como periférico e eles não são ligados na tomada...
Qualquer coisa que envie (entrada) ou receba (saída) sinais de um computador é considerado um periférico.

Pode tanto usar a energia do próprio computador ou ter sua própria fonte de energia, isso não faz diferença.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Periférico
M@X1MU$ Apr 30, 2018 @ 7:58pm 

Não sabia...
< >
Showing 1-13 of 13 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Apr 30, 2018 @ 6:28pm