Silveira Feb 3, 2017 @ 2:46pm
GêDoisA é confiável?
Resposta: Não.
A Nuuvem tem um post explicando muito bem o mercado cinza: http://blog.nuuvem.com/como-funcionam-os-grey-markets-de-games/

A Nuuvem não é um mercado cinza, eles são autorizados a vender keys, eles funcionam da mesma forma que Saraiva, Walmart, GameStop...

Mas o que realmente aconteceu e qual o motivo desse post que estou fazendo?
Alguns dias atrás teve um AMA (em tradução literal: me pergunte qualquer coisa) no Reddit sobre a GêDoisA. Um usuário afirmou que eles não têm controle ou autentificação nenhuma com as keys que são vendidas, e qualquer um pode muito bem vender keys roubadas, clonadas ou compradas ilegalmente sem problemas. Claro que negaram a afirmação. O usuário insistiu e colocou prints comprovando que o sistema não tem verificação alguma. Resultado? O usuário perdeu sua conta GêDoisA com todo o saldo.

A conversa do reddit: http://imgur.com/gQhoEmH
Last edited by Silveira; Feb 3, 2017 @ 2:49pm

Something went wrong while displaying this content. Refresh

Error Reference: Community_9734361_
Loading CSS chunk 7561 failed.
(error: https://community.fastly.steamstatic.com/public/css/applications/community/communityawardsapp.css?contenthash=789dd1fbdb6c6b5c773d)
< 1 2 >
Showing 1-15 of 16 comments
> GêDoisA

E esse aí é equivalente Mercado Livre das keys ativáveis em serviços de venda de conteúdo. É sempre preferível comprar com fornecedores autorizados, como é o caso da Nuuvem (que inclusive fornece full refund se você não quiser gerar a key, após comprar a licença, coisa que essas lojas genéricas não fazem).
Last edited by DEVOLVE MINHA CACHAÇA!; Feb 3, 2017 @ 2:51pm
Silveira Feb 3, 2017 @ 3:05pm 
Uma grande desvantagem em relação ao Mercado Livre, é que no Mercado Livre, geralmente, você compra algo físico, mesmo que não seja físico, é algo que não necessita de autentificação, pode ser pirata, pode ser ruim, mas ainda é seu. No caso do mercado cinza de jogos, o desenvolvedor descobre, anula as keys e o comprador final se fod3 (e com razão).
Originally posted by Sr. Heleno:
Uma grande desvantagem em relação ao Mercado Livre, é que no Mercado Livre, geralmente, você compra algo físico, mesmo que não seja físico, é algo que não necessita de autentificação, pode ser pirata, pode ser ruim, mas ainda é seu. No caso do mercado cinza de jogos, o desenvolvedor descobre, anula as keys e o comprador final se fod3 (e com razão).

Por essas e outras que as lojas implementam junto às publishers sistemas de region lock. Isso não existia no Steam até pouco tempo atrás. Nego compra de lojas legítimas em um país, e vendem para gente de outro. O que deve ter de maracutaia nessas lojas com keys de terceiros não é brincadeira.

Sanções aplicadas a todos por culpa de alguns poucos malandrinhos. É bem normal isso.
Last edited by DEVOLVE MINHA CACHAÇA!; Feb 3, 2017 @ 3:19pm
Nunca tive problema com o GêDoisA ou o Kinnguin :v
Só fazer com o seguro
Last edited by Dougfull The Collector; Feb 3, 2017 @ 3:22pm
Originally posted by Dougfulll "The Collector":
Só fazer com o seguro

A questão não é ter problema ou não. Comprar keys obtidas de forma fraudulenta é equivalente a receptar produtos roubados.
M@X1MU$ Feb 3, 2017 @ 4:01pm 
Bom, no site tem o sistema de proteção pra evitar problemas só que aí vc tem que pagar por ele acho que é 1 dólar por semana, não lembro o valor, deve ser mais. Sim eu já usei. Esse cara só mostrou que sabe postar keys fraudadas no site e ainda ensinou como fazer kkkkk. Fora que tem o sistema de +rep lá, quando vc compra um item ou jogo de alguém vc tem a opção de dar a nota depois. Então nem sempre comprar o item mais barato vale a pena se essa pessoa só fez 10 vendas ou nenhuma e não tem nenhuma classificação enquanto tem gente com 5000 vendas e 99% de aprovação. Gêdoisâ é só um mercado livre de keys praticamente, e patrocina campeonatos grandes de csgo e dota.
Last edited by M@X1MU$; Feb 3, 2017 @ 4:03pm
Silveira Feb 3, 2017 @ 4:21pm 
O shield só pra dar dor de cabeça pra ambos. E essa nen é a questão, até aí você tem como resolver. Mas e depois que ativa a key? Se a desenvolvedora revogar a key, quem comprou toma na jabiraca, perde o jogo e ainda tem chance de ter qualquer transação financeira bloqueada na conta Steam. Mercado cinza só é bom para os donos e os revendedores.
Last edited by Silveira; Feb 3, 2017 @ 4:22pm
M@X1MU$ Feb 3, 2017 @ 4:27pm 
Eu ainda não comprei uma key cinza pra saber como funciona, mas acredito que o suport que costuma responder na hora deva fazer algom supondo que vc usa o shield, mas como eu disse, aquilo é praticamente um mercado livre, é muita ingenuidade alguém chegar lá comprar tudo que é jogo e achar que nunca vai vim um tijolo no lugar. Fora que esse site é uma das várias onde se pode retirar o dinheiro da steam, seja vendendo os seus gifts do inventário ou mesmo suas skins.
Last edited by M@X1MU$; Feb 3, 2017 @ 4:28pm
Silveira Feb 3, 2017 @ 4:45pm 
Não vou ser hipócrita e dizer que nunca comprei. Sim, eu já comprei algumas keys de lançamentos sendo vendidas a 30% do preço da Steam, e o vendedor tinha ótima reputação. Acho que não há dúvidas que as tais keys são de alguma forma fraudulenta. Eu estava ciente que poderia dar merda na antiga conta (e até hoje pode), mas fui assim mesmo. Hoje não compro mais nos grey markets, o máximo é Nuuvem.
JpR Feb 3, 2017 @ 5:46pm 
Tenho minhas dúvidas se a Steam bloqueia contas por causa de fraudes em sites de terceiros. A empresa não tem como verificar quem aplicou o golpe e se foi ele que ativou a chave. Provavelmente a única coisa que deve acontecer é a revogação das keys e quem adicionou o game acabará ficando sem ele.
Silveira Feb 3, 2017 @ 7:58pm 
Originally posted by JpR:
Tenho minhas dúvidas se a Steam bloqueia contas por causa de fraudes em sites de terceiros. A empresa não tem como verificar quem aplicou o golpe e se foi ele que ativou a chave. Provavelmente a única coisa que deve acontecer é a revogação das keys e quem adicionou o game acabará ficando sem ele.
Se não me engano é aplicado um banimento parecido com o de chargeback (bloqueia qualquer transação financeira da conta). Quem perde a conta é quem ativou, o revendedor fica de boas. Mas, enfim, só de ter o jogo retirado da conta já é um prejuízo.
Originally posted by Dry Guts:
Originally posted by Dougfulll "The Collector":
Só fazer com o seguro

A questão não é ter problema ou não. Comprar keys obtidas de forma fraudulenta é equivalente a receptar produtos roubados.
Ahh cara isso sempre vai ter um "mercado cinza", apesar que acho mais bonito mercado negro.
E não tem como saber se a key é legal ou não...
Eu ainda não tive nenhum problema desses ainda. Só tive uma chave duplicada e reclamei e me deram outra kkk...
Eu só compro jogos muito caros por aqui. 200+ Bethesda por exemplo :v
E lançamentos tbm lá é mais em conta...
E comecei a pouco tempo comprar pela Nuuvem tbm e é muito bom. Esta quase uma Steam BR :v Se eles lançarem um app proprio vai ser uma grande concorrente por aqui ^^.
Quanto mais concorrencia melhor pra gente.
Last edited by Dougfull The Collector; Feb 3, 2017 @ 8:56pm
JpR Feb 3, 2017 @ 10:29pm 
Se não me engano é aplicado um banimento parecido com o de chargeback (bloqueia qualquer transação financeira da conta). Quem perde a conta é quem ativou, o revendedor fica de boas. Mas, enfim, só de ter o jogo retirado da conta já é um prejuízo.

Se for assim, todo mundo que participa de sorteios na SteamGifts ou pela Gleam corre risco. Já tive joguinhos desses distribuídos de graça que foram revogados, não que tenha existido fraude, a desenvolvedora deu as keys para sortearem e depois voltou atrás. Em 2011 vazou uma lista com 3 milhões de chaves de Dirt3, maior galera pegou e ninguém levou ban, só perdeu o jogo. É meio difícil acreditar que a Steam bloqueie a conta por causa de golpes que ela nem sabe como aconteceram.
Silveira Feb 3, 2017 @ 11:04pm 

Se for assim, todo mundo que participa de sorteios na SteamGifts ou pela Gleam corre risco. Já tive joguinhos desses distribuídos de graça que foram revogados, não que tenha existido fraude, a desenvolvedora deu as keys para sortearem e depois voltou atrás. Em 2011 vazou uma lista com 3 milhões de chaves de Dirt3, maior galera pegou e ninguém levou ban, só perdeu o jogo. É meio difícil acreditar que a Steam bloqueie a conta por causa de golpes que ela nem sabe como aconteceram.
Realmente. Eu utilizo o SteamGifts e já pensei nessa possibilidade quando o sorteador entrega por key.

Voltando aos GêDoisA da vida, eu não utilizo mais mercado cinza por consciência com o desenvolvedor, mais do que medo de perder a conta, eu poderia criar outra conta só pra ativar as keys pra isso.

Mas sobre o ban, segue o trecho que retirei de um artigo:
Originally posted by Steam:
O que é que acontece à minha conta quando um código de produto é revogado?
A sua conta não ficará restringida; contudo, o código de produto que ativou será removido. Se gostaria de jogar o jogo novamente no futuro, terá de comprá-lo na Loja Steam, ativar outro código de produto ou ativar outra cópia-presente do jogo.

Mas também tem isso:
Originally posted by Steam:
Existe uma política de tolerância zero para qualquer violação do Acordo de Subscrição Steam e do Código de Conduta Online. Todas as contas de um utilizador serão suspensas por qualquer uma das seguintes atividades:
[...]
Pirataria ou hacking
Isto inclui utilizar uma aplicação Steam sem autorização ("hackeada") para aceder ao Steam, tentar registar códigos de produto (CD keys) falsos ou tentar registar um código de produto que foi publicado na internet.
Pagamentos fraudulentos
Qualquer uso de cartões de crédito fraudulentos, estornos com cartões de crédito, ou estornos com Paypal (independentemente de quando o pagamento ocorreu).
Ativar presentes fraudulentos
Nunca aceite um presente de um utilizador desconhecido. Qualquer conta envolvida com um presente ativado a partir de uma fonte fraudulenta pode ser suspensa.[...]
Last edited by Silveira; Feb 3, 2017 @ 11:06pm
76561198063124591 Feb 4, 2017 @ 12:23am 
Nunca ouvi falar em GêDoisA.
< 1 2 >
Showing 1-15 of 16 comments
Per page: 1530 50

Date Posted: Feb 3, 2017 @ 2:46pm