0.0 hrs last two weeks / 2.4 hrs on record (1.1 hrs at review time)
Posted: Mar 12, 2015 @ 11:57pm
Updated: Mar 13, 2015 @ 12:03am

Contém spoilers, leia por sua conta e risco

Como analisar Proteus? Antes de tudo, eu diria que ele não é exatamente um jogo porque ele não tem um objetivo. Ele seria mais um simulador de caminhada em primeira pessoa. Você, é o único sobrevivente de um naufrágio, aparentemente, e deve viver numa ilha deserta.
O jogo dura em torno de 1 hora, e a cada 15 minutos troca-se a estação do ano. Você começa na primavera e o jogo termina no inverno.
A primeira vez que eu joguei esse jogo achei ele uma experiência inédita, eu nunca havia jogado nada parecido, e tem o lance da descoberta, a primeira vez que tu joga, você tenta abstrair a situação pra tentar entender o que está acontecendo, por isso a primeira vez que tu joga ele, é a melhor vez.
Por muito tempo foi um dos meus jogos indie preferidos. Agora, tendo rejogado ele, eu já percebo que ele sofre do mesmo problema do Journey de PS3. Só deve ser jogado uma vez. Apesar de toda vez que você inicia o jogo, é gerado uma ilha aleatória, basicamente os eventos são os mesmos.

O destaque desse jogo é o visual, em cell-shading, um dos visuais mais bonitos que eu já vi em jogos, esse jogo é uma obra de arte, nesse quesito, ao lado de Okami. Os objetos, arvores, e mesmo os animais, tem um estilo de Atari 2600, com objetos que vagamente lembram a forma que eles querem representar. Bem parecido com o minecraft mas muito mais colorido e com o visual mais abstrato.
Até aí tudo bem.
Aí vem um ponto que pode afastar muito gente, o som. A trilha é totalmente psicodélica, e viajada, parece uma mistura de new age com pink floyd. Ela pode relaxar algumas pessoas, como pode ao mesmo tempo perturbar outras.
Certas partes do cenário iniciam eventos bem estranhos e inexplicáveis, como um ponto do cenário que está cheio de particulas de luz brancas. Ao chegar nessa parte, formam-se no céu retângulos colossais de pé, cujo formato lembram prédios, ou mesmo as barras de sons de um player de música. O final desse jogo não tem pé nem cabeça também.

Eu recomendo esse jogo, apesar da curta duração, ele é único e deve ser experimentado por todos.
2 Comments
Shadaloo Mar 17, 2015 @ 2:15am
Vlw rapaz, é que eu leio muito hehe.
felipe Mar 16, 2015 @ 9:56pm
Caralho! Snake a enciclopédia da steam...