0.0 hrs last two weeks / 28.5 hrs on record (20.4 hrs at review time)
Posted: Feb 12, 2014 @ 7:05pm
Updated: Mar 25 @ 4:47pm

"The year's at the spring.
And day's at the morn;(...)
God's in His heaven--
All's right with this world..."
Robert Browning. 1812-1889

-Introdução-

A SNK foi fundada em 1978 com sua sigla sendo criada em 81, num misto de querer inovação, padronização de desenvolver jogos entre outros o sistema Neo Geo MVS foi criado em 1988, no ano de 1994 para esse sistema arcade foi criado o primeiro crossover oficial da empresa chamado "The King of Fighters 94" sendo o destaque o embate entre os times de Art of Fighting e Fatal Fury, mesmo assim havia outras franquias representadas como Ikari Warriors e Athena.

A franquia King of Fighters por muito tempo carregou a empresa nas costas junto de Metal Slug, finalmente depois do Neo Geo e Atomiswave já era hora de aposentar os sprites feitos para resolução 480p, SNK ousou em inovar com sprites com bastante detalhes de cores e animação, porém isso se tornou caro e custoso sendo lançado The King of Fighters XII em 2009 para Taito X-Type com um cast bem reduzido comparado aos jogos anteriores e escolhas estranhas quanto ao gameplay.

A SNK ouviu as criticas e deu a ultima cartada em jogos pixel art com o update King of Fighters XIII em 2010 para arcades e 2011 para consoles, infelizmente isso não impediu uma fase dura na empresa mas o jogo ainda hoje é reconhecido pelo seu primor gráfico, sistemas interessantes e uma ótima despedida dos sprites para a franquia e empresa...finalmente em 2013 ela portou o jogo para a Steam, valeu a pena?

-TL;DR-

O pacote aqui é bem competente e o jogo já contém todos os DLCs de console (exceto o de cores do customize), há um bom numero de modos para single player, um story mode legalzinho, um dos modos de desafio combos mais desafiadores de todos os tempos e um online que envelheceu e agora esperamos que haja uma atualização ou até mesmo uma versão separada com rollback.

Compre em promoção caso tenha um amigo que tenha o jogo, seja curioso e que queira arriscar se o delay netcode vai funcionar com vocês, senão é outro jogo para se jogar solitariamente no seu PC ou nas raras oportunidades de jogatinas offline, em apresentação gráfica e um dos pixel arts mais legais que o genero já teve e provavalmente vai ser por um bom tempo...

-Personagens-

Reviews de KOF97GM, KOF98UM e 2002UM irão mais a fundo dos personagens mais clássicos da franquia, irei me focar nos personagens/times introduzidos nessa "saga ASH" ou que estão com gameplay radicalmente modificados.

Time Yagami: The King of Fighters XI o elvis colegial japonês teve seus poderes roubados por Ash Crimson assim como aconteceu com Chizuru Kagura, isso não impediu sua raiva e agora trajando um novo vestuário ele improvisa ainda com a violência que lhe resta focando mais em curta-distância mas isso não fazendo ele ser menos apelão, Mature e Vice retornam com moveset mais limitado mas ainda com gameplay parecido dos KOFs anteriores.

Time Elisabeth: Unidos para finalmente darem uma lição em Ash Crimson e conseguir respostas com o magrelo Elisabeth já tendo a confiança de Duo Lon agora tem a adição do violento Shen Woo, Elisabeth teve vários cortes em seus golpes mas agora é mais fácil de jogar apesar de ser mais repetitiva ainda causa um dano considerável, tanto Duo Lon e Shen Woo seguem também com menos golpes mas ainda jogando parecido com os jogos anteriores.

Time Kim: Finalmente Chang e Choi tiveram férias... infelizmente o heel Raiden e Hwa Jai acharam que entrando no time de Kim conseguiriam arranjar umas coisas legais, só não esperariam do Kim realmente achar que eles precisavam ser reabilitados. Hwa Jai teoricamente é um clone de Joe mas superior com uma gama de ferramentas interessantes e armadilhas e mobilidade aerea, Raiden é um novo grappler para a franquia com normais safe, cross ups depois do agarrão especial e apesar de nerfado o seu dropkick não é para se subestimar.

Saiki: Ancestral de Ash Crimson e o principal antagonista da trama, pode ser resumido como um Ash Crimson de "comando" porém é mais defensivo e com chance de bons combos no canto como também a partir de counters.

Billy Kane: Estranhamente não junto de Geese o capanga Billy é um personagem para encher cutucando enquanto tenta manter pressão e tentar confirmar seus botoões em combos.

Iori(Chamas): Antigamente um char DLC pago, Iori novamente com seu moveset completo e chamas purpuras, bastante forte e mais eficaz que o Iori do jogo base.

Kyo(NESTS): Trajando suas vestes da fase crente de 99-02 aqui está novamente Kyo com rekkas e moveset expandido, um personagem com uma base forte.

Mr.Karate: Poderia ser considerado um pay to win nos consoles, não mais apenas um headswap de Takuma (apesar de ainda estar disponível) seu moveset tem dano, prioridade, utilidade e seu potêncial de combos é absurdo.

Além desses personagens e times há mais 22 personagens resumindo a maioria sendo suas formações de KOF 94 mais time de K', Maxima e Kula, pode parecer meio pequeno apenas 36 personagens mas há uma boa variedade de gameplays além de todos os personagens serem muito bem animados e com personalidade.

-Gameplay-

O básico de KOF continua aqui: dois socos e dois chutes, uses os botões fortes para executar um ataque poderoso, use os botões fracos para esquivar, uma barra de especial que pode ir até 5 cargas que podem ser usados para supers ou algo mais poderoso sendo o "NeoMax", você também pode usar parte das cargas para "golpes EX", versões melhoradas dos seus golpes especiais.

KOF XII já tinha retirado o sistema de tag de KOF XI retornando ao velho esquema de trios cada um com sua vez na luta, porém novamente voltaram ainda mais com algo mais tradicional tendo uma barra de super com vários níveis porém com novidades como "Drive Cancel" e a barra de "Hyper Drive".

Drive Cancel permite que seja possível cancelar praticamente todos os movimentos ofensivos uns aos outros porém limitado a carga da barra "Hyper Drive", esta caso esteja cheia você pode "estourar" para entrar num modo que você causa mais dano porém permite muito mais cancels de golpes em um combo até a barra esvaziar toda, dando um grande potêncial de combos.

-Modos e Online-

Uma seleção competente de modos, há um simples tutorial, o clássico arcade mode, versus para contras offline, practice, options, replay e gallery.

Mais interessante é ser o primeiro KOF com Story Mode apesar de ser apenas um arcade mode com algumas cutscenes e dialogos a mais, um potêncial desperdiçado mas que é interessante quem quer o desfecho da "saga Ash".

Modo Mission são desafios de combos que possívelmente deve ser um dos mais dificeis do genero, um modo que muitos trophy hunters sonham em completar para conseguir uma das platinas mais dificeis da geração.

Customize você enquanto mais joga um personagem mais cores você habilita para se divertir e personalizar uma gama de cores que pode ser usado tanto offline quanto online, uma pena não estar disponiveis em mais jogos da franquia.

Finalmente chegamos no modo Online que na época era passável mas hoje é dificil retornar a um modo online limitado por delay, para mais sal na ferida a SNK fez uma versão atualizada de KOF XIII com rollback...apenas para consoles deixando nós que jogamos em PC a ver navios.
5 Comments
八神アンドレ伊織 Aug 23, 2015 @ 12:16am
Eu nem ligo pra DLC de cores,tow abrindo td na raça msm u.u
Saikyo Aug 6, 2014 @ 9:02pm
Só no próximo Kof e com poucas chances...
Henrique Barone Aug 6, 2014 @ 8:58pm
Lancem essa porra pro Linux !
Saikyo Feb 14, 2014 @ 4:09pm
Cara, agora que notei, porque "glorious nippon" tá censurado?
totalweeb3000 Feb 14, 2014 @ 3:31pm
Curioso é que na versão console tem DLC para as cores... não vejo porque não dar essa opção aos donos da SE também.