0.0 hrs last two weeks / 13.6 hrs on record (12.3 hrs at review time)
Posted: Apr 30, 2014 @ 11:10am
Updated: Jun 11, 2014 @ 1:42pm

"Um JRPG indie Ocidental que não é indie e que se passa no séc. XIX entre Áustria e Lemúria". Essa definição monstro por aí esconde toda a simplicidade do jogo.
Child of Light começa com um título: o jogo mais bonito que já joguei: Os detalhes pelo cenários são praticamente pinturas, a trilha sonora é muito leve, o jogo é todo em rima e dublado em português(há pouquíssimas falas,é um jogo em texto) , tornando-o acessível a qualquer um.

Um começo típico: Aurora dorme e é transportada para Lemúria, ainda criança e se desenvolve com o passar do tempo/lutas. Nisso encontra companheiros e as surpresas começam aqui:

- Igniculus será sua assistência, controlada em coop ou por um dos analógicos, podendo lhe curar ou tornar o tempo de recarga dos inimigos mais lentos, o que é vital. Cada ataque tem um tempo de execução diferente, evitar ataques pode facilitar muito a sua vida. Igniculus é algo muito mais vital que o Murfy de Rayman Legends, tornando o Coop mais interessante.
- Os outros personagens, cada um com sua história(ajudar, encontrar, recuperar, etc, típicas de contos de fadas), tem suas particularidades, como uma palhaça que não rima(e os outros personagens o corrigindo);
- A troca de personagens durante a batalha também é vital, maximizar só um será uma perda de tempo;
- A árvore de habilidades é bem simples, basicamente se divide em 3 caminhos e cada personagem começa em pontos diferentes(e a árvore é diferente para cada um). Não há set/gear/equipamentos, os Oculis(gemas) são usadas no lugar, e a combinação(baseada em cores) deles os refina, lhe dando uma resistência ou ataque melhor, novamente: simplicidade;
- Poções e Oculis são dropados em batalhas, ou coletados pelo caminho, então fique atento a lugares escondidos e não corre de várias batalhas. Também há poemas escondidos, então se gosta de extras, mais um motivo para explorar;
- Os puzzles não irão lhe queimar neurônios, mas lhe dão alguma recompensa(abrem um caminho, resgatam algo, lhe dão alguma habilidade), não estão simplesmente emperrando sua passagem;

Até por ser curto(10~13 horas), CoL não é um JRPG típico, mas não quer dizer que sua experiência seja ruim. Os detalhes de Lemúria, o texto em rimas e as batalhas que lhe exigem timing são suficientes para lhe dar uma grande imersão.

Child of Light é como se mostra: Uma poesia jogável, digna de qualquer conto de fadas clássico.

Sobre DLCs e Saves
Não os comprei. Ignore-os: Oculis são facilmente encontrados e você encontrará companheiros pela história, o jogo já dá conteúdo suficiente. A não ser que esteja muito ansioso por uma nova quest em Lemúria, os DLCs são dispensáveis.

Edit: Na atualização de 11/06/2014 incluíram save slots no jogo, então é possível curtir Lemuria mais tranquilamente :D
Só há um slot para save, não sei o que acontece após zerar o new game plus, mas se estiver na campanha e quiser voltar por alguma razão, terá que limpar o jogo salvo no menu de opções.
11 Comments
Ogih May 10, 2014 @ 8:24am
Sussa, eu que agradeço por ter lido :D
Katyzinhaz May 10, 2014 @ 8:22am
Ahhhh entendi ^^ Neste caso você tem razão :)
Obrigada pela análise mais um vez.
Ogih May 10, 2014 @ 1:11am
Katyzinhaz, obrigado por ter gostado da análise.
JRPG é no sentido de gênero mesmo. CoL tem batalha em turnos, grupo de personagens, histórias marcantes/bem definidas e o plot de salvar o mundo.
Jogos hoje tem nomenclaturas que se misturaram demais, mas o que quis dizer foi isso :)
Katyzinhaz May 9, 2014 @ 10:37pm
Legal sua análise, mas o jogo não é JRPG ( Japanese Role Playing Game ) Ele é Francês / Canadense.
GausZero May 6, 2014 @ 8:13pm
Muito boa a análise.
Ogih Apr 30, 2014 @ 12:51pm
Obrigado ^^
Everaldo Apr 30, 2014 @ 12:19pm
Gostei da maneira que vc escreveu.
Ogih Apr 30, 2014 @ 11:30am
Valeu :D. Estava ansioso para jogar desde o anúncio e.e