0.0 hrs last two weeks / 31.5 hrs on record (31.5 hrs at review time)
Posted: Jan 3, 2017 @ 11:59am
Updated: Sep 12, 2021 @ 6:37pm

Quake

Caso queira saber mais sobre as expansões clássicas, veja estas análises:

Quake Mission Pack 1: Scourge of Armagon
Quake Mission Pack 2: Dissolution of Eternity

Pontos Positivos

+ A nova atualização deixou o jogo muito mais acessível à novatos, juntando todas as expansões em um lugar só e eliminando a necessidade de instalar um source port.
+ Boa gameplay;
+ Boa duração. A campanha original dura em torno de 6 horas, Scourge of Armagon e Dissolution of Eternity duram em torno de 4 horas cada, Dimension of the Past dura em torno de 1 hora e Dimension of the Machine dura em torno de 3 horas totalizando 18 horas de conteúdo na dificuldade "Nightmare";
+ Ambientes muito bons. A campanha original possui temas góticos influenciados pelas histórias de H.P. Lovecraft, mas também possui temas medievais e futuristas;
+ Variedade de armas decente;
+ Variedade de inimigos boa;
+ Trilha sonora boa. Graças à nova atualização, não é necessário baixá-la separadamente;
+ Os modelos remasterizados das armas são decentes;
+ Dimension of the Machine é uma excelente adição.

Pontos Negativos

- Há uma falta de bosses notável na campanha original.
- Os modelos das armas das expansões não foram refeitos.
- Dimension of the Past é decepcionante.
- É comum ficar sem munição em Scourge of Armagon e especialmente em Dimension of the Past.

Resumo

Quake foi talvez o mais revolucionário do catálogo clássico da id Software, introduzindo a primeira versão da id Tech, cujo código muito provavelmente ainda está enterrado nas engines de alguns dos seus jogos modernos favoritos.
Apesar de revolucionar na questão técnica, a gameplay não é muito diferente de Doom. O arsenal é praticamente o mesmo com poucas novas adições, como o machado e o lança-granadas.
Os inimigos são notavelmente resistentes e eles aparecem em quantidades bem menores por conta da limitação dos computadores da época. Isso torna o combate mais lento, especialmente no começo dos episódios quando você não tem acesso a todas as armas.
A trilha sonora é um dos aspectos mais memoráveis de Quake. Composta pelo lendário Trent Reznor, do Nine Inch Nails, ela é feita em sua maior parte de trilhas ambientes. Ela é uma peça essencial da atmosfera sombria do jogo, a trilha do menu é uma das melhores músicas de qualquer jogo da id Software
O remaster inclui as duas expansões clássicas: Scourge of Armagon e Dissolution of Eternity. Eu diria que vale a pena jogar as duas, mas elas tem seus defeitos. Veja minhas análises individuais de cada uma dessas expansões (que eu inclui no começo desta análise) se você quer mais detalhes.
As duas novas expansões são provavelmente o ponto mais atraente para aqueles que já são familiares com o jogo.
Dimension of the Past foi bem decepcionante. Ela dura apenas 1 hora e seus ambientes não são muito diferentes do que os dos episódios originais. Além disso, a expansão é bem desbalanceada na nova dificuldade Nightmare. Fraca e nada memorável.
Dimension of the Machine, por outro lado, é uma expansão excelente. Os mapas são muito maiores e mais complexos, a quantidade de inimigos é maior e os efeitos visuais do remaster contribuem muito para a atmosfera. O único problema é que ela também não é muito longa, durando apenas 3 horas.
Quake é sem dúvidas um dos melhores jogos do gênero FPS já criados. Jogá-lo ficou ainda mais fácil com esse remaster, sem contar que incluindo as expansões você tem 18 horas de conteúdo à seu dispor. Altamente recomendado.

Diga se a review foi útil ou não, e se não foi, comente por que. Eu Agradeço.
1 Comments
Rafael S. Guimarães Aug 19, 2021 @ 4:53pm
Como sempre, uma excelente análise. Você poderia também fazer a análise do recém update do Quake, seria interessante no seu ponto de vista, como comentou de Blood.
:Bloodpuddle: :metalhorns: