Ser pago(a) no Steam  >>  Perguntas frequentes sobre informações de pagamento
Informações de contacto
P. Posso usar caracteres únicos do meu idioma local para preencher os formulários?
R. Não, não utilize caracteres especiais que sejam únicos de um idioma que não seja o Inglês.
P. Posso enviar os meus itens para o Steam Workshop antes de fornecer informações de contacto?
R. Não, não poderá finalizar as divisões de receitas do Steam Workshop antes de nos fornecer informações bancárias, fiscais e de contacto válidas.
P. Posso inserir um nome alternativo/alcunha?
R. Não. Tem de inserir o seu primeiro e último nome legais no processo de registo. Não insira um nome alternativo, pseudónimo nem alcunha.
P. O que devo inserir como nome legal da empresa?
R. O nome que inserir deve ser o da entidade legal detentora dos direitos do item e que assinará o Acordo de Distribuição Steam e os Termos Suplementares do Workshop. O nome da empresa aqui preenchido deve ser igual ao nome escrito nos documentos oficiais do seu banco e nos documentos tributários do IRS dos EUA ou documentos tributários estrangeiros, se aplicáveis.
P. O que devo inserir como nome legal da empresa se eu for um empresário em nome individual?
R. Não insira o seu "nome de negócios" (DBA - Doing Business As), "nome familiar" nem nome alternativo/alcunha. Por favor, insira o seu nome legal completo. O nome aqui inserido deve ser igual ao nome escrito nos documentos oficiais do seu banco e nos documentos tributários do IRS dos EUA ou documentos tributários estrangeiros, caso aplicável.
P. Inseri o meu nome incorretamente. O que é que eu faço?
R. Desde que o seu item não tenha sido aceite para venda no Steam Workshop, pode alterar o seu primeiro e último nome nas Informações de Contacto.
P. Mudei o meu nome legal (e as minhas informações bancárias e fiscais). Como posso aplicar estas alterações na minha conta do Workshop?
R. De momento, não podemos alterar nomes no Steam Workshop.
P. Onde posso alterar a minha morada?
R. Pode alterar a sua morada através da sua conta do Steam Workshop. Lembre-se que caso se mude de país de residência, será necessário preencher o questionário fiscal novamente, para determinar a sua nova taxa de retenção de impostos com base nas suas novas circunstâncias.
P. Posso preencher a documentação enquanto parceria?
R. Se tiver uma parceria registada nos Estados Unidos ou se a sua parceria existir fora dos EUA e a parceria é tributada ao nível da parceria, sim. Se por outro lado a sua parceria existir fora dos EUA, e a parceria for tributada ao(s) parceiro(s) particular(es) e não ao nível da parceria, não. Devido à complexidade em obter a documentação fiscal devida, não podemos suportar parcerias de fora dos EUA enquanto entidades legais no Workshop.
P. Porque é que as minhas informações de contacto aparecem como incompletas? Introduzi todos os dados pedidos.
R. Por favor, verifique se introduziu o seu nome e morada completos nesta secção.
P. Existem alguns países/regiões, entidades ou indivíduos com os quais a Valve não pode fazer negócios?
R. O "Office of Foreign Assets Control" (Gabinete de Controlo de Bens Estrangeiros, ou OFAC), do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, administra e garante o cumprimento de sanções económicas e comerciais com base na política externa e metas de segurança nacional dos EUA contra certos países, regimes, terroristas, traficantes de narcóticos internacionais, entidades envolvidas em atividades relacionadas com a proliferação de armas de destruição em massa e outras ameaças à segurança nacional, política externa ou economia dos Estados Unidos. O OFAC publica listas de tais grupos (Specially Designated National List) com os quais a Valve, enquanto empresa situada nos EUA, está proibida de fazer negócios. Além disso, o OFAC administra programas de embargo e sanções comerciais contra países específicos (Sanctioned Countries), o que proibe ou restringe qualquer tipo de transação sem licença. Muitas, mas não todas, das limitações impostas pelo OFAC também são reforçadas por países que não sejam os EUA.

A Valve não faz negócios e não efetua nem facilita transações que envolvam indivíduos ou entidades sujeitas a sanções ou outras restrições de comércio aplicáveis. Isto inclui, mas não está limitado a, grupos incluídos nas listas de "Specially Designated Nationals" (SDN) e "Foreign Sanctions Evaders" (FSE) mantidas pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. Além disso, a Valve não faz negócios e não efetua nem facilita transações com indivíduos ou entidades na lista de "Sanctioned Countries" (Países Sancionados), incluindo Crimeia, Cuba, Irão, Coreia do Norte, Sudão e Síria.
Informações da conta bancária
P. Existem alguns caracteres que não posso/devo usar na minha informação bancária?
R. Deve apenas usar letras do alfabeto inglês, números e espaços quando introduzir os seus dados bancários. Não use travessões nem espaços nos campos referentes à conta, SWIFT ou IBAN. Outros caracteres quaisquer poderão ser aceites mas provavelmente irão causar problemas quando processarmos o seu pagamento.
P. Posso enviar os meus itens para o Steam Workshop antes de fornecer informações bancárias válidas?
R. Não, não poderá finalizar as divisões de receitas do Steam Workshop antes de nos fornecer informações bancárias, fiscais e de contacto válidas.
P. Preciso de fornecer informações bancárias mesmo se eu não quiser receber parte das receitas do(s) item(ns)?
R. Sim, terá de nos fornecer informações bancárias válidas, independentemente do seu item ser pago ou gratuito.
P. Estou a receber a mensagem de erro "O nome do titular da conta deve ser igual ao nome inserido no Steam." O que devo fazer?
R. O nome do titular da conta bancária fornecido na secção "Informações bancárias" não corresponde ao nome legal fornecido na secção "Informações de contacto". É necessário que o mesmo nome legal seja introduzido nas secções "Informações de contacto", "Informações bancárias" e "Informações fiscais". Quaisquer variações (Sr. J. Silva em vez de João Silva, por exemplo) não serão aceites. Por vezes é melhor copiar e colar o nome no ecrã onde se inserem os dados bancários. Note que isto significa que não pode utilizar a conta bancária de outra pessoa de forma a receber os seus pagamentos.
P. Como posso alterar as minhas informações bancárias?
R. Pode alterar as suas informações bancárias clicando no seguinte link: https://steamcommunity.com/login/home/?goto=%2Fmy%2Fworkshoppaymentinfo
P. Porque é que estou a ver um endereço URL que não é da Valve quando estou a inserir informações bancárias?
R. Utilizamos WorldPay, um prestador de pagamentos externo, para realizar os pagamentos mensais feitos a si. A página de informações bancárias é fornecida pela WorldPay.
P. Posso receber pagamentos na minha conta PayPal ou outro tipo de contas não-bancárias semelhantes?
R. Não. Os pagamentos apenas podem ser recebidos via transferências interbancárias.
P. Fazem pagamentos sem ser em dólares dos EUA?
R. Pagamos apenas em dólares dos EUA. Se a sua conta bancária está associada a outra moeda, a conversão para a moeda que usa será feita pelo seu banco quando receber o pagamento. Por favor, confirme com o seu banco se este pode receber dólares dos EUA (USD) - alguns não aceitam USD. Se o seu banco não aceita USD, terá de fornecer informações bancárias de um banco que aceite USD para que possa receber pagamentos.
P. O que é um código SWIFT?
R. Um código SWIFT é o código de identificação única para um banco particular, de acordo com os padrões aprovados pela Organização Internacional Para Normalização (ISO). Estes códigos são utilizados ao transferir dinheiro entre bancos, especialmente para transferências internacionais, bem como para a troca de outras mensagens entre bancos.

Pode procurar o seu código SWIFT utilizando o nome do seu banco, cidade ou código postal. Se não souber e não conseguir encontrar o código SWIFT do seu banco, por favor contacte o seu banco para o obter.

Quando introduzir o seu código SWIFT, por favor não use espaços.
P. O que é o routing number?
R. É um código bancário de nove dígitos que identifica uma instituição financeira baseada nos Estados Unidos. Pode pedir este número ao seu banco ou pode normalmente encontrá-lo no fundo do seu cheque.

Quando introduzir o seu routing number, por favor não use espaços.
P. O que é um número IBAN?
R. O número de conta bancária internacional (mais conhecido por IBAN) é um padrão internacional para identificar contas bancárias. É tipicamente usado na Europa. Veja a ligação abaixo para uma ferramenta de validação de IBAN para assegurar que nos deu um IBAN válido.

Validador de IBAN

Quando introduzir o número IBAN, por favor não use espaços ou travessões.
P. O que significa País do Banco?
R. O país do banco é onde a sua filial específica do banco se situa e não a localização da sede do banco.
P. Onde introduzo a informação do meu banco correspondente?
R. Por favor complete a secção bancária com a sua informação de conta bancária beneficiária, uma vez que não necessitamos do banco correspondente para que a transferência seja completa.
P. Posso introduzir uma conta FFB (for further benefit, ou "de benefício suplementar") ou uma conta FFC (for further credit, ou "de crédio suplementar")?
R. Não, as informações da sua conta bancária necessitam de estar em seu nome. Não podemos processar pagamentos que precisem de instruções adicionais para serem completados.
P. É possível utilizar uma conta conjunta?
R. O nome da pessoa/entidade beneficiária na conta bancária tem de ser igual ao nome do colaborador do Workshop na secção de "Informações de contacto". Normalmente, uma conta conjunta tem nomes adicionais, e por isso não irá funcionar.
P. Posso dividir o pagamento das minhas vendas?
R. Não. Apenas podemos pagar a uma pessoa/entidade por conta do Workshop.
P. Existe algum limite mensal para alterações da conta bancária?
R. Por favor, note que realizamos os pagamentos no dia 30 de cada mês e que existe um tempo de espera para a preparação destes. Para que as mudanças bancárias sejam aceites pelo sistema e assim receber os pagamentos a tempo, assegure-se que qualquer mudança bancária seja feita antes do dia 20 do mês.
P. Porque é que as minhas informações bancárias aparecem como incompletas? Introduzi todos os dados pedidos.
R. Um administrador da Valve precisa de aprovar as suas informações bancárias antes de aparecerem como completas. Isto poderá demorar até uma semana.
Informações fiscais - Questionário fiscal
P. Posso enviar os meus itens para o Steam Workshop antes de fornecer informações fiscais válidas?
R. Não, não poderá finalizar as divisões de receitas do Steam Workshop antes de nos fornecer informações bancárias, fiscais e de contacto válidas.
P. Posso escolher não completar o questionário fiscal e ter retenção de impostos?
R. Não. Todos os colaboradores devem completar o questionário fiscal, mesmo que queira ter retenção de impostos.
P. Como é que forneço à Valve as informações fiscais necessárias?
R. Como parte do processo de registo do Steam Workshop, ser-lhe-á fornecido um link para iniciar o questionário fiscal. O questionário fiscal dura de 5 a 10 minutos e ser-lhe-á feita uma série de questões para guiá-lo através do preenchimento final dos formulários fiscais (W-9 ou W-8BEN). Também pode aceder ao questionário fiscal clicando no seguinte link: https://steamcommunity.com/login/home/?goto=%2Fmy%2Fworkshoppaymentinfo
P. O que é que preciso de ter disponível antes de iniciar o questionário fiscal?
R. Necessitamos que todos os colaboradores forneçam identificação fiscal válida de acordo com as regulações de declarações fiscais dos Estados Unidos. Para colaboradores dos EUA, o TIN será ou o Número de Identificação de Empregador (EIN - Employer Identification Number) ou o Número de Segurança Social (SNN - Social Security Number). Para colaboradores de fora dos EUA será necessário um TIN dos EUA ou um TIN estrangeiro para poder obter benefícios de acordos.
P. Porque é que estou a ver um endereço URL que não é da Valve ao clicar no link para iniciar o questionário fiscal?
R. Utilizamos um serviço chamado TaxIdentity, fornecido por uma empresa de terceiros chamada Lilaham para realizar o questionário fiscal.
P. Posso guardar o que já fiz a meio do questionário fiscal e continuar mais tarde?
R. Não. Não pode parar a meio porque o questionário tem de ser completado na mesma sessão. O questionário fiscal dura de 5 a 10 minutos.
P. Posso usar um nome diferente daquele que introduzi nas informações de contacto para preencher o questionário fiscal?
R. Não. O nome usado no questionário fiscal tem de ser o mesmo nome que nos forneceu nas informações de contacto. Se introduzir um nome diferente daquele que introduziu nas informações de contacto, o questionário fiscal será automaticamente invalidado e não será capaz de enviar itens através do Workshop.
P. Porque é que não estou a receber uma validação instantânea do meu TIN?
R. O TIN é validado pelo Internal Revenue Service (IRS). Este processo está sujeito a falhas na base de dados do IRS que o podem atrasar. Para mais, TINs atribuídos recentemente podem demorar até 30 dias a serem processados, pois o IRS tem de atualizar a base de dados que verificamos.
P. O que acontece que eu voltar a preencher o questionário fiscal?
R. O questionário fiscal anterior será eliminado mesmo que as informações fiscais tenham sido verificadas e validadas. O questionário fiscal só deve ser preenchido novamente se houver uma alteração de circunstâncias (por exemplo, se se mudar para um país diferente) ou se existirem informações adicionais, como um TIN dos EUA ou um TIN de fora dos EUA que foi omitido originalmente.
P. Acabei de me mudar. Preciso de preencher novamente o questionário fiscal?
R. Se a sua mudança ocorreu dentro do mesmo país que declarou no questionário fiscal original, então não será necessário preencher novamente o questionário. Mas se se mudou para um país diferente, então será necessário preencher novamente o questionário fiscal.
Informações fiscais - Retenção de impostos
P. Quanto é que a retenção de impostos irá deduzir dos meus pagamentos?
R. No fim do questionário fiscal, ser-lhe-á atribuída a percentagem da taxa de retenção. Esta taxa pode ir dos 0% aos 30% de retenção no rendimento fonte dos EUA, com base nas informações que forneceu no questionário fiscal. Se a sua taxa de retenção for 30% e o seu país de residência tiver um tratado fiscal com os EUA, talvez queira preencher novamente o questionário e fornecer um TIN dos EUA ou um TIN estrangeiro (de fora dos EUA) para reduzir a taxa de retenção. Países que possuem um tratado fiscal com os EUA podem ser encontrados aqui:

https://www.irs.gov/businesses/international-businesses/united-states-income-tax-treaties-a-to-z
P. O que irá acontecer se não existir um tratado fiscal entre o meu país de residência e os Estados Unidos?
R. Precisaremos, devido ao IRS, de 30% do pagamento da sua parte das receitas e remetê-la para o IRS. Recomendamos que se informe junto dos seus consultores fiscais sobre a recuperação destes impostos na forma de taxas de crédito estrangeiras na sua declaração de impostos.
P. Se eu atualizar o meu questionário fiscal para incluir um TIN norte-americano ou estrangeiro e reduzir assim a minha taxa de retenção na fonte, irá a Valve reembolsar as quantias anteriormente retidas dos meus pagamentos?
R. Não, a Valve não reembolsa impostos retidos quando há uma alteração de taxa resultante do fornecimento de um TIN, uma vez que a Valve já teria remetido essas quantias para o IRS. Consulte un especialista fiscal para saber se pode, e como, recuperar esses fundos.
Informações fiscais - TINs dos EUA
P. Porque tenho de obter um Número de Identificação Fiscal Individual (ITIN)?
R. Normalmente, um indivíduo cuja nacionalidade não seja norte-americana ("estrangeiro") está sujeito a impostos dos EUA se a sua fonte de rendimento for norte-americana. A maioria dos tipos de fonte de rendimento norte-americana recebidos por um indivíduo "estrangeiro" está sujeita a uma taxa fiscal de 30%. Uma taxa reduzida, incluindo a sua isenção, pode ser aplicada se houver um tratado fiscal entre o país de residência do indivíduo "estrangeiro" e os Estados Unidos. Para poder obter os benefícios do tratado fiscal, terá de preencher o formulário W-8BEN, que requer um TIN "estrangeiro" ou um TIN dos EUA. Seguem-se os países que têm tratados fiscais com os Estados Unidos:

https://www.irs.gov/businesses/international-businesses/united-states-income-tax-treaties-a-to-z

Se reside na Eslováquia, terá de fornecer um TIN (número de identificação fiscal) dos EUA quando completar o Formulário W-8BEN para pedir benefícios fiscais e requerer uma taxa de retenção isenta. Um TIN estrangeiro (de fora dos EUA) não é suficiente.
P. A solicitação de um número de identificação fiscal (Taxpayer Identification Number, ou TIN) exige-me a apresentar uma declaração fiscal dos EUA?
R. Candidatar-se a um ITIN para fins de exercer os benefícios sob o tratado fiscal não exige que você apresente uma declaração fiscal dos EUA.
P. Que tipos de TIN dos EUA (número de identificação fiscal) existem?
R. Para cidadãos que não sejam dos EUA, o TIN pode ser um número de identificação de empregador (Employer Identification Number, ou EIN) para indivíduos e particulares; ou um número de identificação fiscal individual (Individual Taxpayer Identification Number, ou ITIN), apenas para particulares.
P. Se eu for um particular, posso escolher candidatar-me para um EIN ou um ITIN?
R. Sim, um particular pode solicitar um EIN ou um ITIN.
P. Como obtenho um TIN (número de identificação fiscal) dos EUA?
R. Um número de identificação de empregador (EIN), para particulares (é necessário indicar que é um empresário em nome individual) e empresas, pode ser obtido telefonando para (267) 941-1099. Este não é um número verde e podem ser aplicadas tarifas interurbanas. Um EIN pode também ser obtido preenchendo o formulário "Form SS-4, Application for Employer Identification Number", que pode ser enviado por fax (durando aproximadamente quatro dias úteis) ou por correio (durando aproximadamente quatro semanas). Mais informações sobre este formulário estão disponíveis no site do Internal Revenue Service.

http://www.irs.gov/pub/irs-pdf/fss4.pdf
P. Quanto tempo o IRS irá demorar a emitir um Número de Identificação Fiscal Individual (ITIN)?
R. Pode demorar alguns meses a obter um ITIN.
Informações fiscais – Relatórios
P. Que tipo de declarações fornecem para assuntos fiscais?
R. Colaboradores dos E.U.A. terão os royalties ganhos no ano fiscal anterior declarados no formulário 1099-MISC. Emitimos estes formulários anuais no dia 31 de janeiro (ou antes) de cada ano.

Colaboradores de fora dos EUA terão o rendimento fonte norte-americano declarado anualmente no formulário 1042-S do IRS. Emitimos estes formulários anuais no dia 15 de março (ou antes) de cada ano, e é uma declaração informativa dos seus royalties e quaisquer quantias retidas durante o ano fiscal anterior.
Pagamentos
P. Porque ainda não recebi pagamentos?
R. Tem de nos fornecer informações bancárias e fiscais completas para que possamos realizar os pagamentos. Por favor, certifique-se de que nos forneceu todas as informações completas e verificadas.

Como estamos a utilizar o WorldPay, um prestador de serviços de pagamentos externo, a descrição no fim do seu pagamento pode dizer "WorldPay" ou "Valve Corporation". Por favor, certifique-se que recebeu pagamentos de um dos dois.

Se ainda não vê um pagamento vindo de WorldPay ou Valve Corporation, por favor envie-nos um e-mail e iremos localizar o pagamento. Note que este processo pode durar alguns dias antes que possamos informá-lo com novidades. Se o pagamento falhou e nos for devolvido, iremos notificá-lo sobre a razão da falha para que possa resolver o problema. Assim que o problema for corrigido, o pagamento será incluído na ronda de pagamentos do próximo mês. Não podemos realizar pagamentos fora do ciclo habitual.
P. Existe alguma receita mínima a alcançar antes que eu possa receber um pagamento?
R. Sim. Existem custos associados à emissão de cada pagamento individual, assim como potenciais taxas dos bancos que lhe são cobradas ao receber dinheiro, o que torna proibitivo o pagamento de pequenas quantias de dinheiro. Portanto, podemos reter o seu pagamento até que o valor mínimo de 100$ seja atingido.
P. Quando é que o pagamento me é efetuado?
R. Pagamos no dia 30 de cada mês após as vendas. Por exemplo, o pagamento referente às vendas de fevereiro será efetuado no dia 30 de março. Poderá demorar alguns dias úteis para que o pagamento apareça na sua conta bancária. Se for esse o caso, poderá ver o pagamento na sua conta bancária durante os primeiros dias de abril, conforme o exemplo que foi dado.
P. Que método de pagamento vocês usam?
R. Faremos pagamentos por Transferência de Fundos Eletrónicos que é uma tranferência interbancária. Atualmente não disponibilizamos outros tipos de pagamento, por favor tenha a certeza de que está apto a receber os pagamentos desta maneira. Valve é incapaz de fornecer a documentação adicional para o ajudar a receber os seus fundos.
P. Preciso de fornecer documentação adicional ao meu banco por causa dos pagamentos. O que devo fazer?
R. Pode aceder aos acordos que assinou através da sua conta do Workshop. Inicie sessão no Steam, vá ao Workshop, selecione "Os teus ficheiros do Workshop" e depois "Acordos legais". Aqui terá acesso ao acordo de distribuição e ao acordo de partilha de lucros de vendas do Workshop.
P. O que/quem é o WorldPay e porque é que estou a ver pagamentos vindos deles?
R. Utilizamos um prestador de serviços de pagamentos externo para realizar os pagamentos mensais. Por esta razão, é possível que alguns pagamentos que receba do Steam digam WorldPay.

A morada registada do WorldPay é:

The Walbrook Building,
25 Walbrook,
London,
EC4N 8AF
United Kingdom
P. Pode o meu pagamento ser dividido por mais do que uma conta bancária?
R. Não, os pagamentos estão associados a um colaborador e uma conta. Qualquer partilha ou pagamentos adicionais que necessitem de ser efetuados são da sua responsabilidade, uma vez que não podemos efetuar múltiplos pagamentos a um só colaborador.
P. Não alterei as informações da minha conta bancária a tempo do pagamento. Podem emitir novamente o pagamento para a minha nova conta bancária?
R. Fazemos os pagamentos uma vez por mês. Se o seu pagamento foi-nos reembolsado por alguma razão, este será incluído no pagamento do próximo mês. Não podemos fazer pagamentos fora do ciclo.
P. Não estou pronto a receber os pagamentos do Steam. Podem-nos guardar o dinheiro?
R. Após o seu item ser lançado, e de nos ter enviado as informações bancárias e fiscais, sempre que houver vendas do seu item, iremos efetuar o pagamento no fim do ciclo de pagamento. Não poderemos guardar o dinheiro para lhe pagar mais tarde.
Relatórios das vendas
P. Onde posso ver dados detalhados das minhas vendas? Dados como número de unidades, vendas em dólares, etc. para cada item em que colaborei?
R. Assim que conteúdo de um utilizador for aceite num Workshop moderado e pago, aparecerá um link a dizer "Ver receitas" na página "Os meus ficheiros do Workshop". Para quem ainda não tem nenhum conteúdo aceite, agora é uma excelente altura para começar!