Sendo pago no Steam  >>  Perguntas frequentes sobre dados de pagamento
Dados de contato
P. Posso usar caracteres especiais do meu idioma local para preencher a papelada?
R. Não, não use letras acentuadas ou quaisquer caracteres especiais de idiomas que não o inglês.
P. Posso enviar os meus itens para a Oficina Steam antes de fornecer dados de contato?
R. Não. Você não poderá finalizar as divisões de receita de itens na Oficina Steam antes de preencher dados bancários, tributários e de contato válidos.
P. Posso preencher um nome alternativo/apelido?
R. Não. Você deve preencher o seu nome e sobrenome legais durante o cadastro. Não preencha um nome alternativo ou apelido durante o preenchimento dos dados.
P. O que devo preencher como razão social da empresa?
R. O nome preenchido deve ser o da entidade legal detentora dos direitos ou de autorização para distribuição do jogo e que assinará o Acordo de Distribuição do Steam e os Termos Suplementares da Oficina. O nome da empresa aqui preenchido deve coincidir com o nome escrito nos documentos oficiais do seu banco e nos documentos tributários do IRS dos EUA ou documentos tributários estrangeiros caso aplicável.
P. O que devo preencher como razão social da empresa caso seja um empresário individual?
R. Não insira o seu nome de negócios ("DBA" — Doing Business As), "nome fantasia" ou nome alternativo/apelido. Por favor, preencha o seu nome legal completo. O nome aqui preenchido deve coincidir com o nome escrito nos documentos oficiais do seu banco e nos documentos tributários do IRS dos EUA ou documentos tributários estrangeiros caso aplicável.
P. Preenchi o meu nome incorretamente. O que eu faço?
R. É possível alterar o nome e sobrenome dos dados de contato até o item ser aceito para venda na Oficina Steam.
P. Alterei a razão social (e respectivos dados bancários e tributários). Como efetivo tais alterações na conta da Oficina?
R. Atualmente não há como alterar o nome na Oficina Steam.
P. Onde altero o meu endereço?
R. Você pode alterar o seu endereço pela sua conta da Oficina Steam. Observe que, caso altere o seu país de residência, será necessário passar pelo questionário novamente, a fim de determinar a sua nova taxa de retenção de impostos de acordo com as suas novas circunstâncias.
P. Posso preencher a papelada como uma sociedade?
R. Caso tenha uma sociedade registrada nos Estados Unidos ou esta exista fora dos EUA e seja taxada no nível da sociedade, então sim, mas caso ela exista fora dos EUA e o(s) sócios(s) seja(m) taxado(s) individualmente, não. Devido à complexidade de se obter as documentações tributárias apropriadas, não podemos aceitar tais sociedades estrangeiras como uma entidade legal na Oficina.
P. Por que aqui diz que os dados de contato estão incompletos? Preenchi todos os campos obrigatórios.
R. Por favor, certifique-se de que preencheu o seu nome e endereço completos nesta seção.
P. Há países/regiões, entidades ou pessoas físicas com os quais a Valve não pode fazer negócio?
R. O OFAC (Office of Foreign Assets Control), do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, administra e fiscaliza sanções econômicas e comerciais com base na política externa e metas de segurança nacional dos EUA a certos países, regimes, terroristas, traficantes internacionais de narcóticos, entidades envolvidas com a proliferação de armas de destruição em massa e outras ameaças à segurança nacional, política externa ou economia dos Estados Unidos. A OFAC divulga listas de tais grupos (Specially Designated National List) com os quais a Valve, por ser uma empresa situada nos EUA, está proibida de fazer negócios. Ademais, a OFAC administra sanções e embargos comerciais a certos países (Sanctioned Countries), tornando transações não licenciadas que envolvam países embargados proibidas ou restritas. Muitas, mas não todas, as limitações importas pela OFAC também são feitas por países que não sejam com os EUA.

A Valve não faz negócios, realiza ou facilita transações que envolvam pessoas ou entidades sujeitas a sanções ou outras restrições de controle de comércio aplicáveis. Isso inclui, mas não está limitado a, grupos listados nas listas de Specially Designated Nationals (SDN) e Foreign Sanctions Evaders (FSE) mantidas pelo Departamento do Tesouro dos Estado Unidos. Ademais, não fazemos negócios, realizamos ou facilitamos transações com pessoas ou entidades na lista de Sanctioned Countries, incluindo Crimeia, Cuba, Irã, Coreia do Norte, Sudão e Síria.
Dados da conta bancária
P. Há caracteres que não posso/devo usar nos dados bancários?
R. Use apenas letras A-Z (sem acentos) do alfabeto inglês, números 0-9 e espaços ao preencher os seus dados bancários. Não insira traços ou espaços nos campos da Conta, SWIFT ou IBAN. Quaisquer outros símbolos podem ser aceitos, mas podem causar problemas quando tentarmos processar os seus pagamentos.
P. Posso enviar os meus itens para a Oficina Steam antes de preencher dados bancários válidos?
R. Não. Você não poderá finalizar as divisões de receita de itens na Oficina Steam antes de preencher dados bancários, tributários e de contato válidos.
P. Preciso fornecer dados bancários mesmo quando não quiser receber uma parcela da receita dos itens?
R. Sim, você precisará fornecer dados bancários válidos independentemente do seu item ser pago ou gratuito.
P. A mensagem de erro "O nome do titular da conta deve coincidir com o nome inserido no Steam." está sendo exibida. O que devo fazer?
R. O nome do titular da conta bancária preenchido na seção "Dados bancários" não coincide com o nome legal preenchido na seção "Dados de contato". É obrigatório que o mesmo nome legal seja fornecido nas seções "Dados de contato", "Dados bancários" e "Dados tributários". Quaisquer variações (Sr. J. S. Silveira x João Silva Silveira) não serão aceitas. Os nomes precisam ser iguais, caractere por caractere. Pode ser útil copiar e colar o nome na tela de preenchimento de dados bancários. Observe que isso significa que não é possível usar a conta bancária de outrem para receber o seu pagamento.
P. Como posso alterar os dados bancários?
P. Por que vejo um URL que não é da Valve no formulário de dados bancários?
R. Usamos a WorldPlay, um serviço de pagamentos de terceiros, para a realização de pagamentos mensais. O formulário de dados bancários é um modelo fornecido pela WorldPay.
P. Posso receber pagamentos na minha conta do PayPal ou outro serviço não bancário similar?
R. Não. Pagamentos apenas poderão ser recebidos como transferências interbancárias.
P. Vocês pagam em alguma moeda além de dólares americanos?
R. Só pagamos em dólares americanos (USD). Se a sua conta bancária é movimentada com outra moeda, a conversão para a sua moeda local será feita pelo banco quando o pagamento for transferido. Por favor, verifique com o seu banco para ter certeza que podem receber em USD — alguns bancos não aceitam USD. Caso não aceitem, você precisará preencher os dados bancários de um banco que aceitará USD para que possa receber pagamentos.
P. O que é um Código SWIFT?
R. Um código SWIFT é um código de identificação único para um determinado banco que segue os padrões estabelecidos e aprovados pela Organização Internacional para Padronização (ISO). Esses códigos são usados quando é necessário fazer uma transação monetária entre bancos, particularmente para transferências bancárias internacionais, e também para a troca de outras mensagens entre bancos.

Você pode procurar o código SWIFT usando o nome, cidade ou código postal do banco. Caso você não saiba e não consiga achar o código SWIFT do seu banco, entre em contato com seu banco para obtê-lo.

Ao inserir um código SWIFT, por favor, não use espaços.
P. O que é um número de roteamento?
R. É um código bancário de nove dígitos que identifica uma instituição financeira localizada nos EUA. Você pode solicitar este número ao seu banco ou você pode encontrá-lo normalmente na parte inferior do seu cheque.

Ao inserir um número de roteamento (Routing Number), por favor, não use espaços.
P. O que é um número IBAN?
R. O Número Internacional de Conta Bancária (International Bank Account Number ou IBAN) é um padrão internacional para identificação de contas bancárias. Normalmente é usado na Europa. Veja o link abaixo, que contém uma ferramenta de validação de IBAN, para assegurar-se de que nos forneceu um IBAN válido.

Validador IBAN

Ao inserir um número IBAN, por favor, não use traços ou espaços.
P. O que País do Banco significa?
R. O país do banco é onde a sua agência está localizada, não a localização da central.
P. Onde preencho os dados bancários do meu correspondente?
R. Por favor, preencha a seção bancária com as informações do banco que receberá o pagamento, já que não precisamos do banco correspondente para concluir uma transferência.
P. Posso preencher as informações de uma conta FFB (for further benefit) ou FFC (for further credit)?
R. Não, as informações da sua conta bancária devem estar no seu nome. Não podemos processar pagamentos que requerem instruções adicionais para serem concluídos.
P. Posso usar uma conta conjunta?
R. O nome do favorecido da conta bancária deve coincidir com o nome do colaborador da Oficina na seção "Dados de contato". Normalmente contas conjuntas possuem nomes adicionais e, portanto, não funcionarão.
P. Posso dividir o pagamento das minhas vendas?
R. Não. Só podemos pagar a um favorecido por conta da Oficina.
P. Há alguma data-limite mensal para alterações na conta bancária?
R. Observe que realizamos pagamentos no dia 30 do mês e há alguns dias necessários para prepará-los. Para assegurar que as alterações nos dados bancários sejam aceitos no sistema a tempo do pagamento, conclua quaisquer alterações até o dia 20 do mês.
P. Por que aqui diz que os dados bancários estão incompletos? Preenchi todos os campos obrigatórios.
R. Um administrador da Valve precisa aprovar os dados bancários antes que sejam dados como completos, o que pode levar até uma semana.
Dados tributários — Questionário
P. Posso enviar os meus itens para a Oficina Steam antes de preencher dados tributários válidos?
R. Não. Você não poderá finalizar as divisões de receita de itens na Oficina Steam antes de nos fornecer dados bancários, tributários e de contato válidos.
P. Posso escolher não concluir o questionário tributário e ter retenção de impostos?
R. Não. Todos os colaboradores devem concluir o questionário tributário, mesmo que escolha ter retenção de impostos.
P. Como posso fornecer os dados tributários necessários para a Valve?
R. Como parte do processo de cadastro da Oficina Steam, você receberá um link para iniciar o questionário tributário, o qual dura de 5 a 10 minutos e lhe fará uma série de perguntas para lhe guiar pelo preenchimento de um dos formulários tributários (W-9 ou W-8BEN). Você também pode acessar o questionário tributário pelo seguinte link: https://steamcommunity.com/login/home/?goto=%2Fmy%2Fworkshoppaymentinfo
P. O que preciso ter em mãos antes de responder ao questionário tributário?
R. Obrigamos todos os colaboradores a fornecer identificação de contribuinte (TIN) válida a fim de atender as normas de declarações tributárias dos EUA. Para colaboradores nos EUA, o seu TIN é um EIN (Número de Identificação de Empregador — Employer Identification Number) ou um SSN (Número de Segurança Social — Social Security Number). Para colaboradores que não sejam dos EUA, um TIN estrangeiro é obrigatório para reclamar benefícios de tratados.
P. Por que vejo um URL que não é da Valve ao clicar no link para iniciar o questionário tributário?
R. Usamos um serviço chamado TaxIdentity, fornecido pela empresa Lilaham, para a realização do questionário tributário.
P. Posso parar o preenchimento do questionário tributário no meio e continuar depois?
R. Não. Não é possível salvar o progresso no questionário, devendo assim ser concluído de uma vez só. O questionário dura de 5 a 10 minutos.
P. Posso usar um nome diferente do preenchido nos dados de contato durante o questionário tributário?
R. Não. O nome preenchido no questionário tributário deve ser o mesmo do fornecido nos dados de contato. Caso forneça um nome diferente do preenchido nos dados de contato, o seu questionário tributário será automaticamente invalidado e você não poderá enviar itens para a Oficina.
P. Por que o meu TIN não está sendo validado instantaneamente?
R. O TIN é validado pelo Internal Revenue Service (IRS). Esse processo está sujeito a quedas no banco de dados do IRS, que podem atrasar o processo. Além disso, TINs recém-emitidos podem demorar até 30 dias para serem processados devido à necessidade de atualização do banco de dados que usamos para validá-lo.
P. O que acontece se eu refizer o questionário tributário?
R. O questionário anterior será excluído, mesmo que tais informações tenham sido verificadas e validadas. O questionário só deve ser refeito caso haja uma alteração nas circunstâncias (por exemplo, mudou de país) ou há informações adicionais, como um TIN dos EUA ou estrangeiro, que foram omitidas na primeira vez.
P. Acabei de me mudar. Preciso refazer o questionário tributário?
R. Caso tenha se mudado dentro do mesmo país fornecido no questionário original, não é necessário refazê-lo. Caso tenha se mudado para outro país, será necessário refazer o questionário.
Dados tributários — Retenção de impostos
P. Qual a alíquota de retenção de impostos aplicada aos meus pagamentos?
R. A alíquota (em %) de retenção de impostos lhe será exibida após a conclusão do questionário tributário. A alíquota pode ir de 0% a 30% de retenção da receita com fonte nos EUA com base nos dados informados durante o questionário. Caso a alíquota seja de 30% e o seu país de residência tenha um tratado tributário com os EUA, é aconselhável refazer o questionário e fornecer um TIN dos EUA ou estrangeiro para reduzir a alíquota de retenção. A lista de países com tratados tributários com os EUA pode ser encontrada aqui:

https://www.irs.gov/businesses/international-businesses/united-states-income-tax-treaties-a-to-z
P. O que acontece se não houver um tratado tributário entre o meu país de residência e os Estados Unidos?
R. Precisaremos, por causa da IRS, reter 30% do pagamento da sua parte da receita e remetê-la para o IRS. Aconselhamos consultar um especialista em imposto de renda para saber se você pode recuperar tais impostos como um crédito tributário estrangeiro na sua restituição.
P. Caso atualize o questionário tributário para incluir um TIN dos EUA ou estrangeiro e isso resulte em uma redução da alíquota de retenção de impostos, a Valve reembolsará valores anteriormente retidos dos meus pagamentos?
R. Não, a Valve não reembolsa impostos retidos quando há uma alteração de alíquota que decorra do fornecimento de um TIN, já que esses valores já terão sido repassados ao IRS. Consulte um especialista em impostos para saber se / como você pode ser restituído.
Dados tributários — TINs dos EUA
P. O que eu preciso para obter um Número de Identificação Individual de Contribuinte (Individual Taxpayer Identification Number/ITIN)?
R. Normalmente, uma pessoa física estrangeira está sujeita a impostos dos EUA na sua fonte de renda estadunidense. A maioria dos tipos de fonte de renda estadunidenses recebidos por uma pessoa física estrangeira está sujeita a uma alíquota de 30% de impostos. Uma alíquota reduzida ou mesmo sua isenção pode ser aplicada se houver um tratado tributário entre o país de residência do indivíduo estrangeiro e os Estados Unidos. Para poder reivindicar os benefícios do tratado tributário, você precisará preencher o formulário W-8BEN, que requer um TIN estrangeiro ou dos EUA. A lista de países com tratados tributários com os EUA pode ser encontrada aqui:

https://www.irs.gov/businesses/international-businesses/united-states-income-tax-treaties-a-to-z

Caso resida na Eslováquia, você precisará fornecer um TIN dos EUA durante o preenchimento do formulário W-8BEN para reclamar benefícios de tratados tributários e aplicar uma isenção da alíquota de retenção. Um TIN estrangeiro não será suficiente.
P. Preciso, ao solicitar um Número de Identificação de Contribuinte (Taxpayer Identification Number ou TIN), declarar imposto de renda dos EUA?
R. Solicitar um ITIN com o propósito de reivindicar os benefícios de um tratado tributário não requer que você declare imposto de renda dos EUA.
P. Que tipos de Número de Identificação de Contribuinte (Taxpayer Identification Number ou TIN) dos EUA existem?
R. Para cidadãos que não sejam dos EUA, um TIN pode ser um EIN (Número de Identificação de Empregador — Employer Identification Number) para pessoas físicas e jurídicas, ou um ITIN (Individual Taxpayer Identification Number — Número de Identificação Individual de Contribuinte) apenas para pessoas físicas.
P. Sou pessoa física, posso solicitar um EIN ou ITIN?
R. Sim, uma pessoa física pode solicitar um EIN ou um ITIN.
P. Como obtenho um TIN dos EUA?
R. Um EIN (Número de Identificação de Empregador — Employer Identification Number) para pessoas físicas (indique que é um "sole proprietor" — empresário individual) e empresas pode ser obtido pelo telefone ligando para +1 (267) 941-1099. A ligação para este número será cobrada e tarifas de DDI podem ser aplicadas. Um EIN também podem ser obtido com o preenchimento do "Form SS-4, Application for Employer Identification Number" por fax, o que pode levar aproximadamente quatro dias úteis, ou por carta, o que pode levar aproximadamente quatro semanas. Mais informações sobre o Formulário SS-4 estão disponíveis no site do IRS.

http://www.irs.gov/pub/irs-pdf/fss4.pdf
P. Quanto tempo demora para o IRS expedir um Número de Identificação Individual de Contribuinte (Individual Taxpayer Identification Number ou ITIN)?
R. A obtenção de um ITIN pode demorar alguns meses ou mais.
Dados tributários — Declaração
P. Quais declarações tributárias vocês fornecem?
R. Os royalties de colaboradores nos EUA no ano-calendário anterior serão declarados no formulário 1099-MISC. Emitimos tais formulários anuais antes ou no dia 31 de janeiro de cada ano.

A renda com fonte nos EUA de colaboradores que não sejam dos EUA será declarada anualmente no formulário 1042-S do IRS. Emitimos tais formulários anuais antes ou no dia 15 de março de cada ano e são a declaração detalhada dos seus royalties e quaisquer valores retidos durante o ano-calendário anterior.
Pagamentos
P. Por que ainda não recebi os meus pagamentos?
R. É necessário que todos os dados bancários e tributários tenham sido preenchidos para que possamos realizar os pagamentos. Por favor, confirme que todos os dados foram preenchidos e verificados.

Como usamos WorldPay, um serviço de pagamentos de terceiros, a descrição do pagamento na sua fatura pode estar como "WorldPay" ou "Valve Corporation". Por favor, verifique se recebeu pagamentos de uma das instituições.

Caso tenha verificado e não tenha visto um pagamento da WorldPay ou Valve Corporation, envie um e-mail para nós e tentaremos encontrá-lo. Observe que esse processo pode demorar alguns dias antes de podermos lhe atualizar. Caso o pagamento tenha falhado e voltado para nós, notificaremo-lo do motivo para que possa corrigi-lo. Assim corrigido, ele será incluído no próximo pagamento mensal. Não podemos realizar pagamentos fora do ciclo.
P. Há uma receita mínima que devo alcançar antes de receber um pagamento?
R. Sim. Há custos associados com a emissão de cada pagamento, assim como possíveis tarifas bancárias cobradas de você ao receber o pagamento que tornam proibitivo realizar pagamentos de pequenos valores. Assim, podemos segurar o seu pagamento até que tenha um valor mínimo de US$ 100 para receber.
P. Qual é o ciclo normal de pagamentos?
R. Pagamos no dia 30 do mês seguinte às vendas. Por exemplo, pagaremos você pelas vendas do mês de fevereiro em 30 de março. A transferência à sua conta bancária pode levar alguns dias úteis. Nesse caso, seguindo o exemplo acima você poderá ver o pagamento no seu extrato durante os primeiros dias de abril.
P. Qual a forma de pagamento usada?
R. Você será pago por transferência eletrônica de fundos, que é uma transferência de banco para banco. Não oferecemos outras formas de pagamento atualmente — confirme que pode receber pagamentos dessa forma. A Valve não poderá fornecer documentação adicional para ajudá-lo a receber o valor.
P. O meu banco está pedindo documentação adicional que comprove o motivo dos pagamentos. Como proceder?
R. Você pode acessar os acordos que assinou através da sua conta da Oficina. Inicie a sessão no Steam, abra a Oficina, selecione "Os seus arquivos na Oficina" e então "Acordos Legais". Aqui você terá acesso ao Acordo de Assinatura do Steam e o seu acordo de divisão de receita da Oficina.
P. Quem é WorldPay e por que estou vendo pagamentos deles?
R. Usamos um serviço de pagamentos de terceiros para realizar os nossos pagamentos mensais. É possível que a descrição associada com o seu pagamento do Steam esteja no nome de WorldPay.

O endereço registrado da WorldPay é:

The Walbrook Building,
25 Walbrook,
Londres,
EC4N 8AF
Reino Unido
P. Posso dividir o meu pagamento para mais de uma conta bancária?
R. Não, pagamentos são associados a colaboradores e contas um a um. Quaisquer divisões ou pagamentos adicionais que precisam ser realizados são de sua responsabilidade já que não podemos processar mais de um pagamento para o mesmo colaborador.
P. Não alterei os dados bancários a tempo deste ciclo de pagamento. Vocês podem refazer o pagamento para a minha nova conta bancária?
R. Realizamos pagamentos uma vez por mês. Caso seu pagamento volte para nós, seja qual for o motivo, ele será incluído no próximo pagamento mensal. Não podemos realizar pagamentos fora do ciclo.
P. Não estou pronto para receber os pagamentos do Steam. Vocês podem segurar a grana?
R. Assim que os itens tenham sido lançados, tenha preenchido dados bancários e tributários válidos e haja vendas pendentes dos seus itens, pagaremos-lhe. Não podemos segurar a grana para você.
Relatórios de vendas
P. Onde posso ver dados detalhados das minhas vendas? Pontos de dados como número de unidades, dólares de vendas, etc. para cada item meu?
R. Assim que tiver conteúdo aceito em uma Oficina paga de itens selecionados, você verá um link para "Ver a sua receita" na página "Os meus itens na Oficina". Caso ainda não tenha conteúdo aceito, agora é uma ótima hora para participar!